1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Elfos, superiores?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por kytarkiton-eru, 16 Dez 2006.

  1. kytarkiton-eru

    kytarkiton-eru Usuário

    Já perceberam? os elfos (de acordo com Tolkien) são mais belos, mais inteligentes e importantes nas historias da TM.

    Não entendo o motivo...grande parte das desgraças ocorridas na Terra-Media foi por culpa dos Elfos: A guerra das Silmarils aconteceu por culpa de um elfo, o fatricidio de Alqualondë (não sei se é este o nome, mas é o dos Nordor contra os elfos que moravam no litoral), a inimizade entre os elfos e anões foi iniciada por um elfo que queria se esnobar usando uma das Silmarils em uma corrente feita pelos anões e até mesmo parte da Guerra do Anel é por culpa deles (grande parte dos elfos deram ouvidos a Sauron, menos Elrond) e por ai vai.

    Falem sua opiniões.
     
  2. Olórin

    Olórin ai que uó

    Isso tudo que você citou mostra que os elfos não são superiores, como de fato não são.
    Os elfos são sim mais sabios, pq vivem mais, tem mais experiencia de vida e etc.
     
  3. kytarkiton-eru

    kytarkiton-eru Usuário

    É isso o que eu quero dizer...mas você lê os livros e percebe que os elfos são mais "bem tratados" do que as outras raças.
    em o Silmarillion fala que dentre as criaturas de Eru, os humanos são os mais próximos...Os elfos chamam os humanos de desajeitados, de todos os reis elficos tem apenas um que importa-se com um humanos...os outros querem expulsá-los.

    Isto é injusto, tudo na TM tem elfos levando vantagem. Porque os humanos não reagiam?
     
  4. Ramalokion

    Ramalokion Mecha-de-Folha

    Os elfos foram concebidos para serem os melhores espécimes "de carne" criados por Eru; porém lembre que perfeito só mesmo Eru - até os Valar fizeram besteiras incriveis! - até pq ele é a Origem de tudo.

    Os homens não se rebelaram contra os elfos pq fiavam encantados com os Filhos Mia Velhos, e além disso percebiam que mesmo o amis fraco dos elfos era superior aos homens.

    Se vc parar pra pensar é um modo sutil de Tolkien passar a velha mensagem cristã de "Somos todos imperfeitos"; se os elfos que eram mais sábios, longevos e inteligentes podiam cometer falhas imagine os pobre Homens?
     
  5. Bagrong

    Bagrong RaG

    Não vejo a coisa bem por aí. Para mim elfos são diferentes dos homens, mas não melhores. Eu nunca senti que Tolkien passava a idéia de superioridade entre raças.

    Acontece que eles tinham habilidades diferentes e, por isso, havia muita invejinha entre esses povos. Principalmente pelo fator da imortalidade. Isso se deve ao fato de que muitos não compreendem com clareza aquilo que são e que têm.

    Na verdade, há lugares que falam da mortalidade dos homens como um dom, uma benção. Os elfos tinham de ficar presos no mundo para sempre, isso pode ser bem chato. E não se sabe ao certo o destino deles após sua morte. Isso também botava medo nos homens. Agora, há a vantagem da dúvida: e se o destino dos homens fosse melhor do que a vida? E se fosse melhor do que dos elfos?

    O que quero demonstrar é que há prós e contras em tudo o que acontece. Os elfos não são elhores queoutras raças, eles apenas têm habilidades diferentes, destino diferente.

    E tem mais: não há motivo para os homens se rebelarem contra elfos. Muito do que eles aprenderam foi lhes ensinado pelos primogênitos e há muitos elfos que trataram com honras e defenderam com a própia vida a raça dos homens.
     
  6. Deriel

    Deriel Administrador

    Claro que passava! Os Elfos vivem mais, são mais ágeis, saudáveis e sábios. Não existe igualdade nenhuma entre as raças. Existe sim gradação entre raças.
     
  7. Bagrong

    Bagrong RaG

    Diferenças, IMO. Os elfos viviam mais, mas isso também pode ser ruim e o destino dos homens pode ser melhor do que a Terra-média. E habilidades não tornam alguém melhor do que outro. Digo, nós não somos piores do que um atleta só porque ele é ágil, nem somos piores do que um professor porque ele é mais sábio.

    Cada qual tem uma função a exercer. E cada um tem as habilidades que lhe são destinadas. Isso é a diferença que existe entre as raças, mas não é necessariamente uma escala comparativa. Pelo menos é assim que eu sempre interpretei o que li.
     
  8. Deriel

    Deriel Administrador

    Somos sim: somos piores fisicamente que o atleta e piores intelectualmente do que o professor. Sem esse lance politicamente correto. Não há igualdade entre as raças de Tolkien, não: há Valar e Maiar (inferiores aos Valar). Há Elfos, Orcs, Humanos e Hobbits nem de longe equivalentes.

    Tem uma maneira nérdica bem simples de provar isso: pegue os feitos de Elfos e Homens e tente montar as fichas de RPG deles, com "igualdade entre as raças". Boa sorte, pois ou você vai concluir que as raças não podem ser iguais ou os Elfos têm mais níveis (ou perícias ou talentos ou whatever)
     
    Última edição: 16 Dez 2006
  9. Bagrong

    Bagrong RaG

    Ok, você está certo.
     
  10. Edu

    Edu Draper Inc.

    Taí uma das primeiras coisas que percebi lendo Tolkien: a superioridade dos elfos. E isso sempre me irritou, porquê, tirando alguns deles (como Fëanor, Fingolfin e Caranthir), não sou muito fã da raça. Sempre achei isso algo meio chato nos livros, porquê todas as glórias ficam para os elfos, tudo é obra dos elfos, todas a beleza vem dos elfos, e os homens e anões participam da história na maioria das vezes como meros coadjuvantes. Mas acho que Tolkien remediou isso (ou não) quando deu o domínio da Quarta Era aos homens, e mandou os elfos todos pra Aman. Mas bem... em Aman os elfos viveriam bem melhor do que na Terra-média, enquanto os homens continuaria lá penando para sobreviver. A única coisa que me consola é saber que o destino dos homens após a morte é incerto, e que por isso talvez seja bem melhor do que o dos elfos :)
     
  11. kytarkiton-eru

    kytarkiton-eru Usuário

    Também penso que os humanos terão uma recompensa maior depois da morte, e até chego a imaginar que os humanos irão habitar nos Palácios Eternos de Iluvatar...

    Nossa o Deriel humilhou os humanos, mas ele tem razão...até no RPG os humanos são mais fracos do que os humanos.
     
  12. Deriel

    Deriel Administrador

    Elfos e humanos representam coisas diferentes dentro da obra :think: Mas não há uma equivalência. O "prêmio" final de ambas as raças é sabido: cantar junto a Ilúvatar uma canção ainda mais impressionante que o Ainulindalë
     
  13. kytarkiton-eru

    kytarkiton-eru Usuário

    É claro, mas isto sera no fim do mundo (é modo de falar...quando for a derrota total de Morgoth), mas enquanto isto os elfos focam em Mandos e os humanos ninguém sabe...então, algumas pessoas, tem a leve esperança de que os humanos irão ficar junto com Iluvatar.
     
  14. Bagrong

    Bagrong RaG

    Sabe eu nunca tinha pensado num ponto deste lance da canção: os elfos, homens e tudo mais nasceram a partir da música dos Ainur. Se, depois do mundo, eles vão cantar uma outra música ainda mais perfeita, seria quase que uma música cantando outra. Ou melhor: o produto da primeira música dando origem à segunda. Interessante. :think:
     
  15. kytarkiton-eru

    kytarkiton-eru Usuário

    As Obras de Tolkien são incriveis...uma coisa interliga-se com as outras.
    Mas isto não salva a superioridade (:disgusti: ) dos elfos sobre os humanos:lol:
     
  16. ShidoSan

    ShidoSan Traí o mov. vegetariano véio

    É verdade, a questão da música na obra de Tolkien é muito interessante mesmo... Principalmente nisso. Sem contar com o duelo de músicas de poder de Finrod com Sauron, as canções de Lúthien, Tom usa seu poder cantando, etc.
    É um assunto que rende muito...
     
  17. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Essa Segunda Música será a realização da Vontade de Ilúvatar, portanto ela não terá a dissonância de Melkor (apenas como parte do passado e que influencia o futuro, mas não como Mal presente). Os elfos terão cumprido seu dever, assim como os Valar e Maiar, que era construir Arda, e os Homens a herdarão. Não é o que está lá pelas bandas do Home X?
     
  18. Kainof

    Kainof Sr. Raposo

    Sim. Os elfos da TM são os ricos de hoje. São superiores (ou se acham) por questão de pura sorte de ter nascido da vagina certa.

    A morte é o maior dom do Homem. Isso é bem arquetípico, mitologia grega fala isso também. E é um negócio bem profundo esse...
     
  19. kytarkiton-eru

    kytarkiton-eru Usuário

    Sim, é verdade...eu não entendo o motivo de nossa "civilização" ter tanto medo da morte (os motivos são óbvios...mas e idea é dificil compreender).
    Os proprios egipcios não temiam a morte, eles até mesmo a "veneravam" e não apenas eles mas quase todas as civilizações passadas tinham esta ideia.
     
  20. Calimbadil Thálion

    Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

    "Os elfos são superiores?"
    Uma daquelas perguntas que sempre acabam em 1000 versões diferentes para não.
     

Compartilhar