• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"Crepúsculo" (Twilight, Stephenie Meyer)

Qual seu Cullen preferido?

  • Edward

    Votos: 39 52,7%
  • Alice

    Votos: 26 35,1%
  • Rosalie

    Votos: 2 2,7%
  • Esme

    Votos: 0 0,0%
  • Carlisle

    Votos: 4 5,4%
  • Jasper

    Votos: 2 2,7%
  • Emmett

    Votos: 1 1,4%

  • Total de votantes
    74
Ana, desculpa se meu exemplo te ofendeu, mas acredito que para nós ele já tenha se tornando, como outros personagens, mais um icone do que um personagem em si, afinal representa tudo o que queremos em um líder. Quando me referi ao Aragorn eu me referi ao icone viril de liderança. Pode até ser preconceito da minha parte, mas você já parou para pensar, que por mais que as pessoas mexam com caracteristicas essenciais de mitos da literatura, algumas coisas são inamoviveis. Por exemplo, as fadas sempre voam, os gnomos sempre são pequenos e as princesas sempre são belas, até mesmo as vilãs. Por isso que eu digo que trazer a tona um vampiro que não bebe sangue e que saí na luz do Sol, é um tanto absurdo. Afinal de contas, eles são grandes incones da vilãnia dúbia que reside na sua essencia imortal e perturbada de não poder desfrutar de prazeres humanos e de ter que para sobrivever se alimentar daquilo o que foram. Por mais perturbado e cheio de complexos que você traga um vampiro, como o Brad Pitt, da "entrevista com vampiro", você não vai conseguir retirar dele aquilo o que ele é. E foi isso o que a autora fez, ela retirou toda a diversão mórbida da história, tudo o que torna as histórias de vampiros interessantes, e apenas inseriu elementso fracos e inocentes para suprir a falta e atrair um público diferenciado.
 
Ana, desculpa se meu exemplo te ofendeu,

Não me ofendeu. Quando disse "infeliz" quis dizer "mal colocado" e "fraco".

mas acredito que para nós ele já tenha se tornando, como outros personagens, mais um icone do que um personagem em si, afinal representa tudo o que queremos em um líder.

Mesmo que represente um ícone para você, ainda assim é uma personagem, e não um mito. Você pode ter sua própria opinião sobre o assunto, mas não pode jogar tudo em um mesmo balaio quando está argumentando com outras pessoas.

Quando me referi ao Aragorn eu me referi ao icone viril de liderança.

Sim, eu entendi isso. Mas como disse, você pegou uma personagem específica para quando estávamos falando de algo geral. Vampiros existem diversos na literatura, cada um com suas características próprias. Aragorn só tem um, que "pertence" a um autor apenas.

Pode até ser preconceito da minha parte,

É, o lance do Aragorn gay é preconceito mesmo, mas aqui é o fórum de Literatura e eu não vou entrar em discussões homofóbicas. ;)

mas você já parou para pensar, que por mais que as pessoas mexam com caracteristicas essenciais de mitos da literatura, algumas coisas são inamoviveis.

A questão é quando um determinado mito tem variadas facetas e o autor pode escolher quais serão as que caracterizam a personagem como tal mito e quais ele deixará de fora. É uma opção do autor. Você pode gostar ou não gostar, mas os escritores fazem isso já antes da Meyer.

Por exemplo, as fadas sempre voam, os gnomos sempre são pequenos e as princesas sempre são belas, até mesmo as vilãs.

Eu acho que afirmações desse tipo precisam de provas, ahn. Porque você coloca aqui o termo SEMPRE quando bem, eu já li variados livros nos quais as coisas não apareciam assim. E parte da 'graça' da história estava nessa quebra.

Por isso que eu digo que trazer a tona um vampiro que não bebe sangue

Oi, você leu mesmo o livro? Eles bebem sangue. O que a Meyer fez aqui é colocar a opção: eles bebem sangue humano (os malvados) ou não. E para falar bem a verdade, isso aqui nem é novidade. O Louis da Anne Rice passou um bom tempo se alimentando de sangue de rato porque não suportava a idéia de beber sangue humano. Como disse, ela não é a primeira a mexer no mito que você considera "imexível".

e que saí na luz do Sol, é um tanto absurdo.

Dentro do universo criado pela Meyer para Crepúsculo, não é. Eu acho que talvez tenha faltado para você ler o livro como um livro novo.


Afinal de contas, eles são grandes incones da vilãnia dúbia que reside na sua essencia imortal e perturbada de não poder desfrutar de prazeres humanos e de ter que para sobrivever se alimentar daquilo o que foram.

Não vejo onde em Crepúsculo isso não apareça. Aliás, o foco central do romance entre Bella e Edward reside justamente na questão de ele querer muito o sangue dela, mas por outro lado estar apaixonado por ela. Ele poderia ser o monstro, e opta por ser o mocinho. Em nada isso escapa do que você acabou de descrever nesse parágrafo.


Por mais perturbado e cheio de complexos que você traga um vampiro, como o Brad Pitt, da "entrevista com vampiro", você não vai conseguir retirar dele aquilo o que ele é.

Oi, Brad Pitt? Aqui é o fórum de Literatura. Louis, não Brad Pitt. Se você não leu o livro então é melhor não comentar sobre ele para citar exemplo, até porque como já coloquei aqui, o Edward e o Louis são muito parecidos na essência - com a diferença que Edward mata humanos no começo e passa depois a se alimentar de animais, e Louis faz o oposto.


E foi isso o que a autora fez, ela retirou toda a diversão mórbida da história, tudo o que torna as histórias de vampiros interessantes, e apenas inseriu elementso fracos e inocentes para suprir a falta e atrair um público diferenciado.

Basicamente o que te chateou foi o fato de eles não se alimentarem de gente, acredito. Bom, eu não sei se você chegou até o fim do livro, mas sim, há personagens que se alimentam de gente. Então não, ela não tirou toda a diversão.

Eu entendo que o livro tenha te desagradado e que você está colocando uma opinião pessoal sobre a sua relação com a obra. O único ponto que eu estou discutindo aqui é sobre a questão de mitos não poderem ser alterados. Fazem isso em literatura desde que ela existe, inclusive o "rompimento" com conceitos pré-estabelecidos é uma das brincadeiras favoritas do autor ao escrever uma história com um mito. Se isso não te agrada, ok. Mas você não pode chegar aqui dizendo como se fosse uma verdade universal que 1) Meyer foi a primeira a fazer isso e 2) Qualquer um que faça isso está cometendo um crime literário.
 
Última edição:
hohohoho Quebrando desse geito sem ler como um todo facilita a interpretação...

Sim, eu entendi isso. Mas como disse, você pegou uma personagem específica para quando estávamos falando de algo geral. Vampiros existem diversos na literatura, cada um com suas características próprias. Aragorn só tem um, que "pertence" a um autor apenas.
É, o lance do Aragorn gay é preconceito mesmo, mas aqui é o fórum de Literatura e eu não vou entrar em discussões homofóbicas. ;)

Meu preconceito não está nos gays:yep:, meu preconceito está na quebra de paradigmas literarios, algo que eu admito como um grande preconceito e defeito, mas todos nós temos os nossos próprios. Mas, eu sempre gostei de ler meus contos de fadas como contos de fadas e as minhas histórias de terror como tal. Aragorn pode até ser um personagem uno, com suas caracteristicas próprias, que pertence a um único autor. Mas, ele não deixou de ter sido construído com base em uma idéia geral de um herdeiro heróico que precisa se superar para conseguir o prêmio no final (e por favor entenda aqui, que eu não falo do Aragorn e sim do tipo geral de herói na qual ele se encaixa).

A questão é quando um determinado mito tem variadas facetas e o autor pode escolher quais serão as que caracterizam a personagem como tal mito e quais ele deixará de fora. É uma opção do autor. Você pode gostar ou não gostar, mas os escritores fazem isso já antes da Meyer.
Eu acho que afirmações desse tipo precisam de provas, ahn. Porque você coloca aqui o termo SEMPRE quando bem, eu já li variados livros nos quais as coisas não apareciam assim. E parte da 'graça' da história estava nessa quebra.
Oi, você leu mesmo o livro? Eles bebem sangue. O que a Meyer fez aqui é colocar a opção: eles bebem sangue humano (os malvados) ou não. E para falar bem a verdade, isso aqui nem é novidade. O Louis da Anne Rice passou um bom tempo se alimentando de sangue de rato porque não suportava a idéia de beber sangue humano. Como disse, ela não é a primeira a mexer no mito que você considera "imexível.
Dentro do universo criado pela Meyer para Crepúsculo, não é. Eu acho que talvez tenha faltado para você ler o livro como um livro novo.Não vejo onde em Crepúsculo isso não apareça. Aliás, o foco central do romance entre Bella e Edward reside justamente na questão de ele querer muito o sangue dela, mas por outro lado estar apaixonado por ela. Ele poderia ser o monstro, e opta por ser o mocinho. Em nada isso escapa do que você acabou de descrever nesse parágrafo.

Oi, você realmente leu o meu post? Por mais facetas que tenha um personagem quando da construção de um personagem você ou constrói algo totalmente novo, o que ela não fez. Ser apaixonado por ela e tentar não beber o sangue dela, não o transforma a coisa toda em nova, você deve ter lido 'Os Noturnos', quando Hiram se apaixonou pela mocinha ele não bebia o sangue dela, mas bebia o alheio. E não beber o sangue alheio, como faz o Eddie, não o transforma em mocinho, só em um pouco mais perturbado. Vampiros com problemas psicológicos sempre existiram e sempre vão existir, (e não é pecado não lembrar o nome do Bradd Pitt no filme), beber sangue de rato não é o problema, até porque no fundo ele jamais, por mais que tentasse, conseguiu negar aquilo o que ele era, nenhum dos dois personagens, tanto o Eddie qnt o Bradd, no final a busca sempre continua.

Basicamente o que te chateou foi o fato de eles não se alimentarem de gente, acredito. Bom, eu não sei se você chegou até o fim do livro, mas sim, há personagens que se alimentam de gente. Então não, ela não tirou toda a diversão.

Esse é um ponto em que eu concordo ctg Ana, toda a diversão ela não tirou, e depois eu sempre gostei das mantanças, talvez por isso eu goste tanto do André Vianco, até porque eu nunca levei a coisa toda muito a sério, sempre procurei me divertir.

E bem, é verdade que é a minha opinião pessoal, mas aqui também está a sua e independentemente de o quanto a gente alongue essa discussão, nunca conseguiremos chegar em um conseso. kkkkkkkk E o que eu falo não tome como verdade universal, são as minhas verdade, e ninguém é obrigado a aceitá-las, mas em uma coisa você há de convir comigo, existem livros de vampiros muito melhores, assim como filmes.
(desculpa pela demora é que eu to no estágio, daí ficam me chamando, daí fica dificil de concentrarkkkk).
 
Só vou deixar aqui a minha opinião de que Breaking Dawn tá sendo um SACO!

Mas estou gostando muito da série como um todo. Mas ainda me preocupo com o desfecho desse maldito livro. =P
 
Bom, só acabei de ler o livro hoje e só O Crepúsculo, então não posso dar opinião sobre a série como um todo. Gostei do jeito da Meyer escrever. Ela é casual, leve, e mesmo quando descreve as coisas, não se torna cansativa. Acho que ela conseguiu criar uma boa protagonista. Gostei muito da Bella, apesar de todo o clichê 'a menina boa que se apaixona pelo vampiro e não tem medo dele'. Ela e sua observações peculiares são interessantes.
Como foi citado aqui, cada um tem suas concepções sobre o mito do vampiro. As dela são bem diferentes das minhas, como as de Anne Rice também, mas vejo tudo como uma obra a mais sobre o tema. Afinal não posso esperar que todos os autores se adequarem a idéia que eu faço do mito em si.
Ela aborda a coisa toda de forma bem superficial até, mas gostei. Centra no romance em si a obra e o resto é o pano de fundo, as contingências que vão complicar o desenrolar da história.
Acho que o final peca por mais descrição. Queria saber exatamente o que aconteceu naquela sala de ballet. Mas nada é muito citado ou explicado. Como tb o lance do 'rastreador', que é meio jogado sem qualquer explicação. Isso até que fica subentendido posteriormente, mas acho que podia ter sido mais explicitado.
No mais, gostei tanto que li o livro todo hoje. É uma narrativa envolvente, que pelo menos a minha atenção e curiosidade conseguiu prender. Só sosseguei quando terminei de ler.
Mais um para me ajudar na minha obra sobre vampiros e mais um que recomendo aos interessados...
 
Eu ainda não li, mas tem umas amigas minhas que estão lendo e disseram que é muito bom. Depois que eleas terminarem eu vou ler.
 
Oi!
Deixando minha apnião sobre a saga: muito boa, tem alguns clichès mas nada que não possa ser ignorado...
O problema é quando o Jacob narra a história... muito chato, ele reclama demais!!!
De resto, os livros são muito bons e vale a pena ler... estou amando o rascunho inacabado...
Abraços!!!
 
Relendo os três livros eu passei a desgostar menos do Jacob. Ele continua um saco, porque só faz caca e empata foda, mas enfim, acabei entendendo um pouco mais a personagem. A única coisa que eu não entendo é como a coisa se desenrola ao longo de Breaking Dawn...

No primeiro livro (narrado pela Bella) e no segundo (narrado pelo Jacob) todos os Cullen parecem estar criando um tipo de amizade com o Jacob, menos a Rosalie, é óbvio. Ok. Aí no terceiro livro (narrado pela Bella) eles começam a tratar o Jacob como tratavam lá no Lua Nova, como se não tivesse rolando todos os acontecimentos do Eclipse e das primeiras partes do Breaking Dawn. Voltam a chamá-lo de cachorro e tudo o mais, e isso inclusive a Alice. Não acho que o lance da impressão seja razão suficiente para isso, ficou meio estranho. É quase como se não tivesse o terceiro livro, tivessem pulado do fim do Lua Nova para o Breaking Dawn.
 
gente, uma dúvida: leio o livro antes de assistir ao filme ou tanto faz?
 
Ouvi falar muito bem do livro e acabei baixando o e-book por curiosidade.
Ainda estou no começo, não tenho muito o que comentar. Quer dizer, só o fato do Edward ser o Gatão (ou seria Vampirão?) que toda mulher gostaria de ser mordida. :obiggraz:
A impressão que tive foi que a autora idealizou o homem da vida dela, acho que ela tava carente quando escreveu. :hihihi:
 
Ué, pq?

Mas é melhor ler do que ver o filme.
Se o filme for ruim vc vai desanimar de ler o livro depois.
ahh.. o filme parece ser bom..
Enfim, vou ver se a Anigel tem pra me emprestar, o livro é muito grande? eu tenho vestibular o mês de novembro todo e tals..
 
Bom tinha lido O crepúsculo e ontem terminei de ler o Lua Nova. E achei bem chato.
Bella se lamenta demasiadamente sobre Edward. Fica um saco mesmo a parte que ela tá toda amiguinha do Jacob, que tava mais que na cara que era lobisomem.
Acho que Meyer meio que se empolgou demais no drama nessa obra. Ela não explica nada sobre a origem dos vampiros e dos lobisomens, só o lance la dos quileutes, que é praticamente zero. E depois joga novos personagens desconhecidos na trama. Além dos que as coisas são fáceis demais. Os personagens se movem de um país a outro com uma facilidade imensa, que chega a ser ridículo. Além do que as descrições dela nunca têm um final empolgantes. Com James ela nada descreveu do que houve. Com os Volturi, todos se safam de novo. Isso cansa. Além do que esses vampiros são todos bonzinhos demais. Ninguém nunca ataca a Bella. Ninguém faz ela virar vampira logo. E o Edward é idealizado demais. Se torna cansativo e chato a leitura, porque o mané é muito idiota e corretinho apesar de ser vampiro. Quando ela vai colocar alguém do Cullen realmente agindo como vampiro e matando outra pessoa? Quando vai fazer Edward e Bella saírem desse chove e não molha?
Espero sinceramente que o Eclipse seja melhor. Nesse Lua Nova ela deixou bastante a desejar.
 
Li toda a série, e acho bem mulherzinha sim. Gostei bastante, li todos os livros em pouco mais de uma semana, mas tenho mil ressalvas e críticas à série. Concordo com o colega que falou sobre a descaracterização dos vampiros, também não gostei e achei forçada, como que um esforço da autora para ser original. Sei que tem de haver liberdade literária, mas ícones devem ser respeitados...não que não possam haver alterações, mas o cerne tem de ser mantido. Uma colega de outro fórum (Maeve, do PDL) escreveu um post interessante sobre esse mesmo assunto: "[...]Não vou discutir qualidade literária, mas se ela ia modificar pressupostos abssolutos no mito Vampiro tinha que criar um contexno no qual suas afirmações fossem verossímeis, pra simplificar, Estephenie não criou seu próprio mundo, ela alterou certas coisas de um mundo construído por outros." E eu concordo com ela.


Para quem é diabético o livro não é recomendado, pq é uma melação só. Talvez por eu não ser mais uma adolescente (há muuuuiiito tempo) isso tenha me incomodado. Fora que a Bella é bem chatinha e o Edward um mala...gosto mesmo é do Jacob, mas parece que estou sozinha nessa ...

Algumas críticas...só algumas, hein!

1. Gente, se o Jasper partiu para cima da Bella por causa de um reles corte com papel, como ele aguentava ficar, por exemplo, numa sala de aula com várias, ou mesmo apenas uma, menina menstruada? E o Edward com a Bella? Como ele conseguiria se controlar (no início) nesta mesma situação? Só lembrar que ele "matou" a aula de biologia em que seria feito o teste de tipagem sanguínea.

2.Para mim o pior de tudo foi a gravidez da Bella. Pensa só...vampiros são mortos-vivos, certo? Daí serem frios, sem batimentos cardíacos e tal...então, como que o Edward pode ter espermatozóides, pelo amor de Deus!!! Acho que a Stephenie forçou muito a barra aí.

3. O Jake (que é o meu personagem preferido) ter a impressão com a Renesmee também foi muito forçado, fora que isso é meio pedófilo... Uma tentativa desesperada da autora em fazer um final feliz, cada um com seu parzinho, vivendo felizes para sempre. Putz!

4. As resoluções das "crises" são muito simplistas e "tudo azul", acho que poderia haver mais tensão e perigo real para os Cullen.

5. Considerando que o público alvo do livro é adolescente, acho complicado aquele lance de o Edward e a Bella ficarem alimentando a idéia de suicídio caso o outro morresse. Isso põe caraminhola em cabeças fracas.

6. Uma futilidade agora, admito: não tinha um nome pior para a garotinha não, hein? Parece aquela coisa de pobre que gosta de inventar nome diferente, junta nome de pai e mãe, avô e avó, coloca vários w, y, nn, etc...

Apesar de tudo, acreditem, gostei bastante da série, recomendo, e estou ansiosa para ver o filme.
 
Última edição:
"[...]Não vou discutir qualidade literária, mas se ela ia modificar pressupostos absolutos no mito Vampiro tinha que criar um contexto no qual suas afirmações fossem verossímeis, pra simplificar, Stephenie Meyer não criou seu próprio mundo, ela alterou certas coisas de um mundo construído por outros."

Anawil,

Acho que a sua colega resumiu brilhantemente a realidade de escrita da Meyer. Se a gente para pra comparar ela com Tolkien ( e eu sei que isso seria ingenuidade) vemos como os argumentos literários dela são fracos. Ao que me parece ela quis uma desculpa para fazer novos livros e dai o vampirismo em sua obra. Pq Bella e Edward fora isso, seriam um par romântico qlq, e ela até podia ter colocado algum conflito entre suas famílias, conflito de classe, o que fosse. Mas preferiu algo 'diferente' que impedisse os pombinhos desse romance adolescente de ficar juntos.
Tolkien e até Rowling, criaram mundos novos. Claro que o professor foi perfeito nesse assunto, mas mesmo JK cria explicações coerentes para as coisas que aborda em seus livros. Ela se inspira em muita coisa, como Tolkien tb o fez. Mas eu vejo mais conteúdo na obra dela do que na de Meyer.
Como já li os dois primeiro, até vou ler os dois últimos dá série. Mas pelas coisas que vi nos spoilers, já estou irritada por antecedência....
 
Oi!
Já li todos da série, tem coisas que são bem legais sim, e outras que ficaram mal explicadas...
Mas o ponto que Anawil tocou eu achei crucial se ela cheirava tão bem para Edward, quando ela ficava menstruada ele deveria sair saltando no pescoço dela!!!
Mas é um típico romance adolescente, não dá pra exigir muito...
Abraços!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo