• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"Crepúsculo" (Twilight, Stephenie Meyer)

Qual seu Cullen preferido?

  • Edward

    Votos: 39 52,7%
  • Alice

    Votos: 26 35,1%
  • Rosalie

    Votos: 2 2,7%
  • Esme

    Votos: 0 0,0%
  • Carlisle

    Votos: 4 5,4%
  • Jasper

    Votos: 2 2,7%
  • Emmett

    Votos: 1 1,4%

  • Total de votantes
    74
Eu acho que deveríamos ter uma enquete mais objetiva nesse tópico, em vez dessa besteira de "seu Cullen favorito".

Que tal: "Você gostou do livro? ( )Sim ( )Não"

Bem melhor! O que acham?

Numa enquete dessa eu assino embaixo, pois nesta que aqui fica eu nem votei, e não votarei.
 
Olá... vou responder sem ter lido o tópico todo... pois já são 2h da manhã... rs... enfim...

Argh, tenho ouvido falar mais desse livro do que gostaria...

Confesso que estou dividida, porque li e ouvi muitas opiniões a respeito [de leitores adolescentes, leitores maduros e até de críticos profissionais] que, ao invés de me ajudarem a decidir, só pioraram minha indecisão.

Mas essa série me irrita... demais. Os motivos são, admito, fúteis e basicamente 2:

1º O lance "romancesco" não me atrai nem um pouco e me dá náuseas. E já sei, antes mesmo de ler ou ver o filme, que "jamé" Edward faria meu tipo "homem ideal"... eu posso fazer uma listas de uns 500 personagens que, na minha humilde opinião, são mais "ideais" que ele. [Faramir por exemplo :grinlove:]
E, se eu quiser ler romance proibido, "Romeu e Julieta" ainda pode ser encontrado nas livrarias. E esse assunto já foi TÃO explorado que enjoou...

2º A relação forçada com HP. Sim, porque o próprio texto postado lá no início deste tpc já falava em "fãs órfãos" e "lacunas preenchidas".
E, pra minha enorme surpresa, metade do fandom "migrou" para Crepúsculo. O que me irrita não é se tornarem fãs de Crepúsculo, mas sim que isso me cheira a coisa de poser... Povo que diz que é fã ardoroso só pra fazer tipo porque a série tá na moda!
Antes mesmo de acabar HP surgiu Eragon... virou moda, teve 1 filme... e agora cadê os fãs do Paolini?! Pois é, o povo nem lembra mais da Trilogia da Herança [que eu ainda não li... tá na fila da minha estante.. antes vou terminar Hobbit e a trilogia Fronteiras do Universo - só falta Luneta. Ou seja... Crepúsculo vai lááááá pro fim de tudo... rs]
Sem contar o ator em comum que, curiosamente, nunca consegue se manter vivo, coitado :lol:

Minha relação com Crepúsculo:

Conheci Crepúsculo através de uma amiga [que aliás, nos conhecemos graças à HP], mas na época ainda não era moda. Ela me perguntou se eu gostava de vampiros e eu disse que não, então ela me disse que talvez gostasse desse livro porque, embora seja sobre vampiros, foge totalmente de uma história tipicamente vampiresca.
Ela ficou de me emprestar e to esperando até agora... :tsc:
Nesse meio tempo virou moda e todo mundo, de repente, esqueceu do Universo e começou a falar só nisso.

Vi esses dias uma promoção excelente no Submarino com toda a série, mas decidi esperar até ler o 1º emprestado pra ter certeza se vale a pena continuar.

Sobre a descaracterização de Vampiros:

Nesse ponto sou obrigada a defender a Meyer. Veja um trecho do que é dito no verbete "vampiro" em O Manual do Bruxo [que explica os mitos que aparecem até o 4º livro de HP]:

"As descrições de seu físico variam em cada cultura, desde uma fera de olhos vermelhos com cabelos verdes ou cor-de-rosa (China) até uma criatura parecida com uma serpente e com cabeça de mulher (a Lamia grega)..."

Mas não posso negar que um vampiro que brilha no sol me soa pouco convincente :lol:

Essa coisa de "mito intocado" sobre vampiros eh uma balela sem tamnho tmb. O Rony Wesley, do Harry Potter, tem um vampiro guardado no sótão.

Enfim. preguiça.

Maldita Lia Wyler!!!
Essa mulherzinha que diz que traduziu HP, além de traduzir nomes, fez um monte de confusões desse tipo!!! Vamos lá...

O que os Weasley têm em casa é, na verdade, um Ghoul. Se você leu os últimos livros de HP vai ver que um vampiro de verdade (leia-se que bebe sangue) aparece. E além disso, no fim do 3º livro um dos alunos faz uma piadinha tipo "o que será nosso prof. ano que vem? Com sorte um vampiro?"
Se um vampiro pode ser prof. de Defesa, então não pode ser uma criaturinha que vive no sótão dos Weasley.

Felizmente em "Animais Fantásticos" aparecem tanto o nome original do inglês de cada criatura como a maravilhosa tradução inconpetente da Lia Wyler:

"GHOUL (VAMPIRO)

O ghoul (vampiro), embora feio, não é uma criatura particularmente perigosa. Parece um ogro escorregadio e dentuço e, geralmente, habita sótãos ou celeiros de propriedade de bruxos onde come aranhas e mariposas. Ele geme e de vez em quando atira objetos pela habitação, mas é em essência simplório que, na pior das hipóteses, rosna assustadoramente para todos com quem se depara."


Isso me lembra fortemente o Mal e o Godofredo do Castelo Rá-Tim-Bum :lol::lol::lol:

E no Manual do Bruxo diz:

"Embora tenham encontrado seu lugar no folclore ocidental, os ghouls surgiram nas lendas antigas do mundo árabe mulçumano, onde pertenciam a uma raça rebelde de espíritos malignos. Basicamente habitantes dos desertos - embora também fiquem à espreita em grutas, vagueiem por regiões despovoadas e farejem locais onde seres humanos tenham morrido recentemente -, esses demônios, com seus habitos canibais de roubar sepulturas, são temidos em todo o norte da África, no Oriente Médio e na Índia."

e segue com descrições detalhadas.
Embora não seja um vampiro, é um bom exemplo da licença poética usada por Rowling para adequar o mito original às suas necessidades.

E sim, os vampiros foram criados pela Igreja para impedir as pessoas de sairem na rua a noite, por isso que não se tira o Sol, é parte da graça da coisa toda. Alguém leu "A Hora do Vampiro" do Stephen King, é bem legal como ele aborda esse ponto, e a incapacidade humana de lidar com a putrefação causada pelo Sol.

Calma lá!
Onde você viu que os vampiros foram criados pela Igreja???

A maioria dos mitos foram adequados, no mundo ocidental, às necessidades da Igreja para impor a cultura cristã católica... Mas já existiam séculos antes... não são invenções.

Essa aparência e comportamento clássicos que vemos nas histórias de vampiros atuais são as que foram moldadas ao longo do tempo e se tornaram clássicas graças à literatura e cinema... e é uma imagem que continua sendo perpetuada. Mas não é, nem de longe, a original.

Mais uma vez vou citar O Manual do Bruxo:

"Os vampiros fazem parte do folclore há centenas de anos, mas só atingiram realmente notoriedade em 1987, quando foi publicado o livro clássico de Bram Stoker, Drácula.
(...)
É bem provável que o Conde Drácula tenha sido baseado em Vlad Tepes, o governante da Walachia (parte da atual Romênia) no século XV, famoso por sua crueldade e violência. Vlad era conhecido por empalar seus inimigos com uma estaca no coração e por se banhar no sangue dos mortos depois de uma batalha especialmente árdua. Com o tempo esses hábitos se tornaram elementos importantes da lenda do vampiro. Vlad, aparentemente um sujeito bastante dramático, assinava suas cartas como "Vlad Drácula", algo como "Vlad, filho do Diabo". "


E segue falando de como foram ligados aos morcegos, lobos e "ganharam" poderes... E também fala da fraqueza em relação ao Sol, pois este representa a verdade e a bondade. E de outras formas de se matar vampiros (aí entra cruz, alho e outras coisas).


Desculpem se me baixou a Hermione Granger, rs... Mas não resisti!
 
Última edição:
Nossa, que bizonho esse lance da Lia Wyler. Ainda li só até a Camara Secreta, mas já achava estranho ter um vampiro no sotão, como se fosse um animal guardado. Saber que é um Ghoul (Baseado em tudo que li e vi sobre) muda muito as coisas. Pqp, essas traduções livres confundem muito.

Igual o lance do Hobbit. No encontro com os Orcs nas montanhas, falam que no original são Goblins, o que muda sim toda a cena e tals.
 
UAu, nem foi tão Hermione assim, eu nem sabia que aquela tradução do HP sobre o vampiro dos Ruivos estava errado, eu vivia discutindo com as potteniana que teimavam em dizer que aquilo era vampiro.

:roll:
 
Minha namorada terminou a série e me contou o final!

Ca**lho, é muuuuuito tosco!!!

Se você NÃO quer saber o FINAL, NÃO leia o que está dentro do spoiler:

Vampiros e lobisomens estão em guerra. Por algum motivo, a Bella Balela vira vampira também e tem poder de proteger quem ela quiser. Óbvio que ela usa o poder pra proteger os vampiros, e assim eles ganham a guerra.

Edward e Bella têm uma filhinha. E a filha deles forma um casalzinho lindinhho com Jacob!!!

Opa, mas peraí. Isso é pedofilia!!!
Não não, porque a filha da Bella atinge a maturidade em apenas (mais ou menos) 6 meses!!!

E todos vivem felizes para sempre!!!

:rofl:

É ridículo!!!!!! :lol:
 
Não tem guerra entre vampiros e lobisomens.

Há um conflito, mas isso é no começo do livro. O conflito final, que requer a tal da proteção da Bella é contra os volturi mesmo, então ela não tem que escolher entre vampiros e lobisomens, não.

Mas ridículo na minha opinião é falar de algo que vc nem leu. Acaba falando umas bobagens como essa que acabou de falar. ;)
 
Edward e Bella têm uma filhinha. E a filha deles forma um casalzinho lindinhho com Jacob!!!

Opa, mas peraí. Isso é pedofilia!!!
Não não, porque a filha da Bella atinge a maturidade em apenas (mais ou menos) 6 meses!!!

E todos vivem felizes para sempre!!!

Isso é que é ter filho fácil!!!
Se na vida real fosse assim... Se em 6 meses os filhos já se tornassem adultos, eu já teria uns 5 :lol: Molezinha... :yep:
 
mais um falando bobagem. :dente:

é livro de fantasia. se for assim "hahaha, que ridículo, o anel faz o frodo ficar invisível" :roll: a personagem é filha de vampiro, me parece até bastante lógico que ela não seria normal.

de qualquer modo, mais uma vez o lance de falar de algo que não foi lido só mostra como esse ato é burro.
não, ela não atinge a maturidade em seis meses. ela se desenvolve mais rápido, mas no final da história ainda é uma criança.

Se bem que eu nem sei pq me dou ao trabalho de explicar isso, né. Aparentemente a birra é tão grande que é só um caso de ridicularizar por ridicularizar. Daqui a pouco vão dizer que a autora é feia, chata e cara de melão. Ebaaa, estamos na quinta série de novo \o/
 
mais um falando bobagem. :dente:

é livro de fantasia. se for assim "hahaha, que ridículo, o anel faz o frodo ficar invisível" :roll: a personagem é filha de vampiro, me parece até bastante lógico que ela não seria normal.

de qualquer modo, mais uma vez o lance de falar de algo que não foi lido só mostra como esse ato é burro.
não, ela não atinge a maturidade em seis meses. ela se desenvolve mais rápido, mas no final da história ainda é uma criança.

Se bem que eu nem sei pq me dou ao trabalho de explicar isso, né. Aparentemente a birra é tão grande que é só um caso de ridicularizar por ridicularizar. Daqui a pouco vão dizer que a autora é feia, chata e cara de melão. Ebaaa, estamos na quinta série de novo \o/

1º Estranho, eu não lembro de ter ridicularizado... eu me lembro de ter achado engraçado e de ter dito que eu teria uns 5 se fosse fácil assim.

2º eu já disse várias vezes que ainda não li. Eu comentei o comentário. E, sim, eu mesma admiti que tenho "birra" dessa historinha, mas mesmo assim estou disposta a ler, me informar mais sobre e conversar com quem gosta...

3º Mesmo achando, pelo pouco que sei, que a autora "viajou na maionese", ainda assim eu a defendi. Você leu meu post anterior?

4º Sinceramente, você se estressar não vai resolver nada.
Tem muita gente que falar bobagem da JK Rowling, inclusive aqui no fórum mesmo. Vai adiantar eu reclamar de todo mundo que não gosta de HP?! Não... as opiniões das pessoas não vão mudar por isso... Mas, mesmo não gostando, elas também tem direito de se manifestar.

5º Eu ia fazer um comentário sobre minhas impressões do filme [que nem foram tão ruins], que vi esses dias... Mas acho melhor deixar pra lá ;)
 
não, ela não atinge a maturidade em seis meses. ela se desenvolve mais rápido, mas no final da história ainda é uma criança.
Ela ainda é uma criança com corpo de adulto e tem um caso com Jacob.
Corrigindo o que eu disse ali em cima: isso É pedofilia!!!

Seria o mesmo de se aproveitar de uma mulher adulta com paralisia cerebral. Maturidade zero num corpo adulto.
 
Embirro com o Twiligth. Não li, ok, é verdade, mas vi o filme e fiquei pensando o que as pessoas vêm naquilo. Tão previsivel, tão gasto. Tá, é um filme que é bom para uma pessoa ver quando não tem nada de melhor para fazer, mas ler aqueles calhamassos (ou seja como for que se escreva) por uma coisa tao sem graça? No, thanks.

P.S.: Minha opinião, espero que nao me venham mandar cruxificar por isso :roll:
 
Que horror eu ja não tinha coragem de passar da pagina 35 ou voltar a ler essa coisa, agoro com esse final ridiculo, não volto mesmo a pedir emprestado o livro.
 
Minha ex comentou sobre esse livro, que ela estava interessada, então lhe dei de presente.
Ela só falava do livro, sério, passamos por quase um mês no relacionamento em que não existia um diálogo construtivo, qualquer converssa virava "Como a Bella faria.." "O Edward é tão carinhoso..". Então acabei criando uma pré-indisposição com a obra.

Mais tarde eu vi o filme e não gostei, aliás, achei bem fraco, o que acabou minando qualquer interesse que eu pudesse ter em ler a série. Quem sabe daqui uns anos eu mude de opnião.. rsrs
 
Em primeiro lugar eu gostaria de comentar que achei o final do último livro ridículo. Ela conseguiu montar um cenário bem interessante, mas na hora do "vamo ver" simplesmente brocha.

Mas se eu cheguei até o ultimo livro, quer dizer que eu devo ter gostado dos anteriores, não?

Só que sim, eu concordo com os companheiros , chega a irritar ter que ler a cada página o quanto o Edward é perfeito, é lindo, é bonito...

E eu tb acho completamente ridicula essa birra que alguns tem contra a série.
É um romance. Quando eu comecei a ler pensei que seria mais que isso.

Quem ler e gostar, que elogie. Quem nao ler, que de preferencia nem comente. Agora quem ler e nao gostar, tem todo o direito de criticar. É justo. Gosto é gosto alguem já disse e não se discute.
 
Provavelmente não sou o primeiro a dizer, e nem tem muito objetivo nisso, mas me senti com vontade de atormentar hoje. :devil:

Olha só, já falo de cara, não tive paciência para ler a obra completa e critica-la como um todo, então me baseio apenas na primeira parte dela, e talvez em breves comentários que ouvi sobre as seguintes...

Eu sinceramente não concordo em defender a "originalidade" da autora, porque, pelo menos até onde pude ver, a maior parte de tudo que ela faz é reciclar conceitos ( não sei você, mas eu tenho certeza que o "vampirinho principal" não foi o primeiro hematófago, se é que ele merece o título, que eu tenha visto com o poder especial dele, que não é uma característica vampírica comum ). Eu poderia citar muitos outros pontos, mas vou me limitar a comentar que Vampiros vs. Lobisomens também não é lá... NADA original.

Além de que, a escritora não escreve especialmente bem e está mais que óbvio que a série foi escrita quase que estritamente como literatura comercial.

Provavelmente estou batendo na mesma tecla. Não estou dizendo que as pessoas não devem ler ou algo assim ( claro que com tanta coisa melhor ai, não é o mais indicado ), leitura é também um passatempo e não há nada de errado em ler algo que lhe agrade, só gosto que as pessoas percebam que os livros não são isso tudo não...

E sim, eu gosto menos ainda deles por semem "modinha" óbvio.

Lembrando, não tive intenção de ofender ninguem.
 
Que horror eu ja não tinha coragem de passar da pagina 35 ou voltar a ler essa coisa, agoro com esse final ridiculo, não volto mesmo a pedir emprestado o livro.


ah! naum é tão ruim assim!
eu li todos os livros tambem!
e ate que gostei!!!!
obvio que ja li livross melhores, mas a serie crepusculo naum é ruim!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo