• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Copa América 2011 - Argentina

O que importa é que até 2014 o Renight assume e a gente leva o hexa. Com gol do Ygor.
 
Nem tanto também. O Kaká na Copa já estava abaixo do que rendia normalmente. Luis Fabiano estava no mesmo nível do Pato de hoje. Ele não era craque, só fazia mais gols que o Pato, pois não ficava com estrelismo.
Po. Durante a era Dunga o Kaká foi melhor do mundo e ficou entre os 5 nas demais votações.
Hoje em dia o Kaká é reserva de Di Marias e Ozils (que são bons, mas não serão melhor do mundo).



O material era outro mais ou menos. Tínhamos apenas jogadores mais experientes com torneios importantes do que hoje, mas nem por isso o Mano deixa de ter um bom material para convocar. Se ele fez algumas escolhas erradas, ai é culpa dele sim. Quem manda ficar montando Seleção para imprensa? Quem manda papar da Globo? O Dunga ao menos montava seu time sem se preocupar com os outros. Foi uma pena ter perdido aquele jogo para a Holanda, pois o Brasil era sim um dos favoritos.
A questão é que ele foi posto lá justamente porque o "vilão" da era dunga foi a questão do esquema e de não levar os aclamados pelo publico, AKA Neymar e Ganso.
É questão de ideologia. Ele tenta montar seu esquema para os jogadores considerados melhores. Ao invés de chamar jogadores para se moldarem ao esquema dele.
Senão teríamos um Gilberto Silva nesse meio de campo aí.



Escalando certo? Acha mesmo? Deixar um Neymar isolado na ponta esquerda sem apoio daquele André Santos e tendo que resolver tudo, acha mesmo certo? Deixar o Robinho que não joga bem a muito tempo e pensa que é craque lá na titular para ficar fazendo dribles bobos e sem objetivo? E se fosse para renovar, tiraria o Lúcio e entrava com o David Luis na zaga, pois esse vem se mostrando um bom zagueiro.
Eu até concordo em algumas coisas.
André Santos é um absurdo. Mas é um absurdo que começou com o Dunga até, não com o Mano.
Colocar Neymar e Ganso pra resolver, no caso de hoje em dia, infelizmente é o que temos. O Felipão fez o mesmo armando um ferrolhão e colocando Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho pra resolverem. E não teria dado certo se o Ronaldinho (que na época não era RONALDINHO) não tivesse em um dia iluminado contra a Inglaterra.



E se não colhermos nada? A culpa será de quem? Não acha que deveríamos ter um plano mais audaz sendo que a próxima Copa do Mundo é no Brasil? Se fizermos feio por aqui vão ficar com a história de que o Brasil está em renovação?
O que seria um plano audaz com o que temos?
Futebol de resultado? Ferrolhão e bola alta pra cabeça do Fred/Pato/etc?
Tirar da aposentadoria os craques Romario e Ronaldo?



O complicado é que nada nos garante que dará certo no futuro. O Ganso pode ir muito bem jogar na Europa e sumir como foi com o Diego. Ai teremos que procurar outro camisa 10 e ficar esperando que resolva tudo.
Mas vai apostar em quem mais?
Ou aposta nele, ou parte pra estratégia igual do Dunga. Mas ele foi contratado pra fazer o primeiro, não o segundo.


Eu também prefiro o Muriçoca como treinador. Principalmente se for pra simplesmente ser campeão.
Mas ser campeão com o Muriçoca é ser apenas campeão. Nunca ser campeão e relembrado como grande seleção da história. Só ver que ele pegou um time goleador e transformou em um time mais pragmático de 1X0.
 
Concordo com praticamente tudo que o Fusa disse.

Sobre o André Santos, concordo que ele não está rendendo na Seleção nem um décimo do que fazia no Corinthians (não vejo jogos do Fenerbahçe pra saber como ele está lá agora), mas, de cabeça, não me lembro de algum lateral esquerdo para tomar a posição dele. Léo? Juan? Talvez, mas eles chegam à Copa? Aliás, se não for pra chegar à Copa, que chamem de volta o Roberto Carlos!
 
Pô Olórin, o Marcelo fez uma temporada muito boa com o Mourinho. Merecia muito mais que André Santos.
 
O que você faria de diferente do mano na escalação dos 11 titulares contra a Venezuela?

Eu nao sou o Turgon, mas que tal:

Convocar o Marcelo em vez do Andre Santos, que e bem melhor com a bola no pe e seria perigoso na combinacao com o Neymar(de forma como sao muito perigosas as combinacoes entre ele e Cristiano Ronaldo no Real Madrid), botar o Hulk, que jogou um campeonato sensacional no Porto que ganhou tudo que podia ganhar, na direita em vez do Robinho para ter um jogador que chuta bem de fora da area e que seja fisicamente mais forte do que os tres atacantes escalados e mandar o Ganso jogar mas recuado, longe do gol e da marcacao, como terceiro meia, para ter mas espaco e tempo para tomar decisoes e ser uma opcao de passe mais facil para os dois volantes.

Alem disso convocar uma outra opcao creativa para a posicao do Ganso, penso aí no Hernandes do Lazio(eu sei, que no ultimo amistoso tomou aquele cartao vermelho inessecario), que contra times que jogam na retranca como a Venezuela tambem poderia jogar como segundo volante, para facilitar o passe de bola no meio de campo.

Eu nao estou a favor da decisao de Fred em vez de Nilmar mas tambem nao posso avaliar o jogo dele no Flu.

Edit:
Provavelmente tambem eu iria favorecer o Sandro na dupla de volantes, para pelo menos ter um volante "verdadeiro" que distroi (contra)ataques
 
Última edição:
To com o Fro nessa. As tres opções que ele deu eu acho interessante. Mas vale como opção, não é uma solução pronta.
 
Mas o Hernanes não é exatamente um meia/volante "criativo", né?

Na Lazio ele tá jogando assim, de camisa 10. Mais armador e menos meia-atacante, mas ainda assim.

Acho que Hulk, Hernandes e Sandro deveriam estar nesse time, nem que fosse como opção. Melhor que o Elias o Hernandes é com certeza assim como o Hulk é melhor que Leandro Damião e está em melhor fase que o Fred. Mas isso faz parte dos testes do tecnico. Não é como se o Romário tivesse sendo deixado de fora do time por birra do treinador.
 
O Hernanes foi fritado pelo Mano pela expulsão dele no seu último jogo pela seleção.

Hulk foi convocado, mais de uma vez. Mas não mostrou futebol NENHUM. Querendo ou não, Fred fez gol no seu último amistoso. Teve a chance e aproveitou.

E aí, vocês acham MESMO que Hernanes e Hulk são a solução pro Brasil? São uma alternativa, nada mais que isso. O Mano acertou em 20 dos convocados. Foi bem. Fez o que todos queriam: Futebol ofensivo com 3 atacantes. Mas tem de esperar.
 
Na Lazio ele tá jogando assim, de camisa 10. Mais armador e menos meia-atacante, mas ainda assim.

Acho que Hulk, Hernandes e Sandro deveriam estar nesse time, nem que fosse como opção. Melhor que o Elias o Hernandes é com certeza assim como o Hulk é melhor que Leandro Damião e está em melhor fase que o Fred. Mas isso faz parte dos testes do tecnico. Não é como se o Romário tivesse sendo deixado de fora do time por birra do treinador.
Jogar com a camisa 10 na Itália não quer dizer muita coisa em termos de meia armador criativo, né?
Lá a prioridade é o rompante e a força.
Que nem o Kaka que nunca foi, pra mim, um meia armador. Mas tinha que fazer esse papel no Milan de dar assistencias. E até que teve 1 ou 2 anos bons nisso.
 
Bem, o Hernanes no Lazio é como o Pirlo era no Milan ou na seleção da Itália.

Acho que o Hulk merece mais chances, mesmo não tendo feito bonito até agora. O próprio Luiz Fabiano demorou até engrenar na seleção. Foi só na sua volta contra o Uruguai no Morumbi q ele chegou já pegando a 9 pra ele.
 
Eu concordo, que as minhas ideias sao opcoes e nao jogadores concorrentes ao "Ballon d'or".
Mas e essa a situacao da selecao brasileira. Deixando o orgulho ao lado, temos que adimitir que nao possuimos os melhores
jogadores do mundo na nossa selecao e por isso devemos trabalhar com o que temos. Uma decisao a favor dum Hulk(mostrar futebol
nenhum em 10 minutos de jogo nao significa nada), por exemplo, pode sim fazer uma diferenca. A minha ideia de um time de futebol
e que esse se basea em 11 especialistas e nao em 11 craques.

Referendo ao Hernanes: Eu tenho que adimitir que nao vi muitos jogos da Lazio no ano passado. Mas pelo o que vi ele joga como armador
e pelo o que ouvi(e vi) ele faz um bom papel. O problema aqui e mais a falta de opcao nessa posicao tao importante. Mesmo assim e importante
ter uma alternativa no banco, mesmo que ela nao tenha muita qualidade. Eu tambem pensei no Anderson que atualmente joga no United(mais como volante-armador, que meia-armador) mas infelizmente ele se lesiona muitas vezes e nao e possivel avaliar o jogo dele por muito tempo.

Eu nao quero avaliar o trabalho do Mano ja agora, esta muito cedo. E jamais e possivel convocar e escalar os jogadores de uma forma que todo mundo fica feliz. Mas jogar com 3 atacantes nao garante automaticamente jogo ofensivo e bonito(o ultimo jogo ja aprova isso - o segundo tempo foi pior que algum jogo que eu lembro da era Dunga) e nem tudo que Dunga fez foi mal feito.
 
O Luis Fabiano era o cara da vez lá em 2004. Quando o Adriano passou por cima de todo mundo e pegou a vaga.
Mas o Luis Fabiano também tinha o problema de ser porra loca.
 
O Luiz Fabiano era muito mais produtivo q o Pato. Olha a média de gols dele. O Pato na seleção até hoje é nulo. Sempre foi. Mesmo com o Dunga.
O Kaka não jogou na Copa, mas ele tava lá nas eliminatórias e jogando bem na Copa das Confederações... competições q vc citou para suportar seu apoio ao Dunga. Ele tava mal na competição que perdeu.
Digo Luis Fabiano e Pato em seus clubes na época e de hoje. São os jogadores importantes e os marcadores de gols. Tanto que o Pato levantou o caneco do italiano, algo que o Luis Fabiano não fez no espanhol. Ok, querer que ele vença o espanhol é muito, tendo Real Madri e Barcelona como adversarios. Mas o nível técnico não está muito diferente.

:rofl: Turgon, você é muito chato.
:rofl:

-O técnico do nosso Palmeiras não ganha um título a 9 anos. Mano ganhou 3 pelo Corinthians em 3 semestres. A questão não é título. É de escalar e convocar certo. O que você faria de diferente do mano na escalação dos 11 titulares contra a Venezuela?
Série B, Copa do Brasil e Paulista contam mesmo? Se fosse ao menos uma Libertadores ou Brasileirão Série A eu até apoiaria mais esse conceito.

-Você não gosta do Mano, como não gostava do Dunga, e provavelmente não gostava do Parreira.
Do Parreira e do Mano não gosto. Do Dunga no começo não gostava, mas passei a gostar no decorrer. Se mostrou um bom técnico, mesmo não acertando sempre. Sem contar que fez um belo trabalho na Copa do Mundo. Montou uma Seleção que impunha respeito nos adversários. A Globo, principalmente, que tentou estragar sua imagem ao máximo depois dele barrá-la na concentração. O Dunga sempre foi um exemplo ali, tanto que os jogadores gostavam dele e lutaram até o fim.

O Turgon não admite mas sente saudade do Dunga :mrgreen:
Ao menos trazia uns resultados bons. Vencia os grandes europeus e trouxe gosto de assistirmos uma Copa do Mundo, depois do que foi 2006.

Po. Durante a era Dunga o Kaká foi melhor do mundo e ficou entre os 5 nas demais votações.
Hoje em dia o Kaká é reserva de Di Marias e Ozils (que são bons, mas não serão melhor do mundo).
Mas o Kaká está meio como o Messi na Argentina. No clube estourando, mas na seleção não chega a render o mesmo.

A questão é que ele foi posto lá justamente porque o "vilão" da era dunga foi a questão do esquema e de não levar os aclamados pelo publico, AKA Neymar e Ganso.
É questão de ideologia. Ele tenta montar seu esquema para os jogadores considerados melhores. Ao invés de chamar jogadores para se moldarem ao esquema dele.
Senão teríamos um Gilberto Silva nesse meio de campo aí.
Se ele acha melhor o Gilberto Silva, coloque o Gilberto Silva. O que não dá é ficar montando Seleção para imprensa e ficar obtendo resultados ruins. Esse sinceramente não parece uma escalação feita e montada por ele apenas. Parece mais que ouviu um monte de bocas e foi lá convocando. Cadê aquela destreza de barrar um Romário de uma Copa do Mundo? Ele não possui isso e é um dos motivos pelo qual não o considero um grande técnico.

André Santos é um absurdo. Mas é um absurdo que começou com o Dunga até, não com o Mano.
Colocar Neymar e Ganso pra resolver, no caso de hoje em dia, infelizmente é o que temos. O Felipão fez o mesmo armando um ferrolhão e colocando Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho pra resolverem. E não teria dado certo se o Ronaldinho (que na época não era RONALDINHO) não tivesse em um dia iluminado contra a Inglaterra.
Pera. André Santos era no máximo reserva com o Dunga. O Gilberto não chegou a perder a titularidade.

O mesmo ocorreu com a Holanda. Sneijder teve um dia iluminado e eliminou o Brasil. Ai vem o Ricardo Teixeira e tenta montar um Seleção do povo agora. Antes era por falta de raça, agora é uma seleção em que o povo escolhe. Quando colocaremos um técnico competente que faça suas próprias escolhas como o Dunga fez ou o Felipão?

O que seria um plano audaz com o que temos?
Futebol de resultado? Ferrolhão e bola alta pra cabeça do Fred/Pato/etc?
Tirar da aposentadoria os craques Romario e Ronaldo?
Futebol de resultado é importante quando vamos jogar uma Copa do Mundo no Brasil. O Muricy sabe fazer isso e seria uma boa.

E porque não dá mais chance ao Hulk, sem colocá-lo faltando 5 minutos? Muitos criticaram o Dunga quando ele o chamou, mas o Hulk tem sido destaque no Porto, tanto que foi campeão da UEFA pelo time. É um jogador alto que pode fazer gol de cabeça, pois Pato, Robinho e Neymar dificilmente o farão.

Eu também prefiro o Muriçoca como treinador. Principalmente se for pra simplesmente ser campeão.
Mas ser campeão com o Muriçoca é ser apenas campeão. Nunca ser campeão e relembrado como grande seleção da história. Só ver que ele pegou um time goleador e transformou em um time mais pragmático de 1X0.
Mas será que aquele time goleador teria sido campeão da Libertadores como esse foi? Complicado responder isso.

E dificilmente essa Seleção será lembrada. O nível está mais baixo sim, o que é uma pena.

Fro disse:
Convocar o Marcelo em vez do Andre Santos, que e bem melhor com a bola no pe e seria perigoso na combinacao com o Neymar(de forma como sao muito perigosas as combinacoes entre ele e Cristiano Ronaldo no Real Madrid), botar o Hulk, que jogou um campeonato sensacional no Porto que ganhou tudo que podia ganhar, na direita em vez do Robinho para ter um jogador que chuta bem de fora da area e que seja fisicamente mais forte do que os tres atacantes escalados e mandar o Ganso jogar mas recuado, longe do gol e da marcacao, como terceiro meia, para ter mas espaco e tempo para tomar decisoes e ser uma opcao de passe mais facil para os dois volantes.
Havia escrito sobre o Hulk antes de ler o post, mas é bem isso mesmo!

Robinho está muito estrelinha para um jogador que não vem jogando bem. O Hulk tem obtido ótimos resultados. É a questão de treiná-lo na Seleção. Deixá-lo jogando e não botar pressão. Tem tudo para render bem.

Quanto ao Marcelo, a desculpa do Mano foi que ele não quis jogar um amistoso e por isso barrou o jogador. Barrou um jogador titular do Real Madri que vem ajudando muito a equipe ao lado do Cristiano Ronaldo. Um jogador que avança (ouviu André Santos?) para o ataque e volta quando necessário. Um jogador que sabe tocar a bola (ouviu André Santos?) e chutar para o gol (ouviu André Santos?). Não dá para acreditar na desculpa do Mano.

Neithan disse:
E aí, vocês acham MESMO que Hernanes e Hulk são a solução pro Brasil? São uma alternativa, nada mais que isso. O Mano acertou em 20 dos convocados. Foi bem. Fez o que todos queriam: Futebol ofensivo com 3 atacantes. Mas tem de esperar.
Solução é o Robinho?
 
O André Santos chegou a ser titular em vários jogos com o Dunga, se não me engano.
Eu lembro de ficar me descabelando de desespero com o André Santos desde a época do Dunga.
Ele não foi pra copa por problema disciplinares e de atrasos constantes.
 
O André Santos chegou a ser titular em vários jogos com o Dunga, se não me engano.
Eu lembro de ficar me descabelando de desespero com o André Santos desde a época do Dunga.
Ele não foi pra copa por problema disciplinares e de atrasos constantes.
Segundo ele foi por perder um ônibus.

Enfim, ao menos ele não seria titular de qualquer forma. :mrgreen:
 
Bom.
Voltando a competição.

As 3 grandes forças não começaram impressionando. 3 empates.
Na verdade a primeira rodada da copa foi muito xoxa. Um monte de empates e 2 vitorias com 1 gol de diferença.

Vamos ver se a segunda rodada melhora.


E mais uma vez a conmebol deixa os mexicanos esculhambarem com uma competição oficial e tradicional da america do sul.
Tá certo que em edições anteriores a argentina e o brasil também já destrataram a competição. Mas nas ultimas edições tem se buscado resgatar o prestigio que a copa america já teve um dia.
Não bastava colocar reservas pra jogar a Libertadores, os mexicanos agora levam os sub-20 pra jogar a copa america.
Fala sério. É muito descaso. Ferra com a competição, vira motivo de chacota, mas o bolso do senhor Leon está cheio de pesos mexicanos. E isso é o que acaba contando no final.
 
Argentina com mais um empate.

Tevez e Messi não jogaram bem, novamente! Enquanto o Batista não colocar o Messi em sua devida posição, certeza de que não será o Messi do Barcelona. O mesmo vale para o Tevez, que não vem jogando nada e pouco apareceu no segundo tempo principalmente.

A entrada do Aguero dessa vez não resolveu os problemas. Nem com Higuain a Argentina conseguiu dar perigo. A Colombia era para ter vencida, pois as melhores chances foram deles. Pena que a bola não entrou.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo