• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Sul-americanos relançam candidatura conjunta para sediar Copa de 2030

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Troféu da Copa do Mundo exposto em evento da Fifa em janeiro de 2020 - REUTERS/Mohamed Abd El Ghany

Troféu da Copa do Mundo exposto em evento da Fifa em janeiro de 2020Imagem: REUTERS/Mohamed Abd El Ghany

As autoridades governamentais e esportivas de Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai ratificaram hoje (16) a decisão de relançar a candidatura conjunta desses países para sediar a Copa do Mundo de 2030.

O vice-presidente do Paraguai, Hugo Velázquez, presidiu o encontro de representantes das quatro nações em Assunção.

"Nosso objetivo é voltar a lançar a intenção dos quatro governos de levar adiante o Mundial de 2030", disse Velázquez em entrevista coletiva após a reunião.

O político anunciou que será formada uma mesa de trabalho em Montevidéu, em menos de um mês, para estabelecer um calendário que contemple as ações a serem executadas para promover a candidatura conjunta.

Velázquez destacou que os quatro países não podem competir em termos econômicos com as potências mundiais e que, por isso, "o que se quer é recorrer à história e, sobretudo, ao que o futebol representa para esta parte do continente, aos efeitos para que o torneio seja disputado em Paraguai, Chile, Argentina e Uruguai".

O vice-presidente paraguaio disse que os quatro países terão a obrigação de estabelecer obras de infraestrutura, que após a realização da competição ficarão como legado para o futebol.

Velázquez comentou que o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) se ofereceu para ser financiador das construções necessárias, caso a proposta vá adiante.

"Queremos lembrar que a primeira Copa do Mundo foi na América do Sul (no Uruguai, em 1930), o continente que exporta os melhores jogadores do mundo", ressaltou.

O político disse que os protagonistas do encontro, presidentes das federações de futebol dos quatro países, instruíram o presidente da Conmebol, Alejandro Domínquez, "para que isto se torne realidade".

 
4 países é complicado. Muito deslocamento durante o torneio. Deveriam ter se limitado em apenas 2 para terem mais chances. Argentina e Uruguai apenas seria uma boa. Duas com nome e perto.
 
2 países já estava de ótimo tamanho, pois um abriga o jogo de abertura e o outro a final, além de ambos poderem fazer as semifinais.

Com mais países e ainda mais que argentinos e chilenos são rivais em várias coisas além do futebol, quero só ver como ficaria a repartição dos jogos, já que o Uruguai sonhava muito em ter a final da Copa do Centenário no seu território.
 
4 países é complicado. Muito deslocamento durante o torneio. Deveriam ter se limitado em apenas 2 para terem mais chances. Argentina e Uruguai apenas seria uma boa. Duas com nome e perto.
mas o Brasil é maior em deslocamento que esses 4 países.
Da pra fazer e seria bom pra região, gostei da proposta!
 
mas o Brasil é maior em deslocamento que esses 4 países.
Da pra fazer e seria bom pra região, gostei da proposta!

Se ficasse em Argentina, Uruguai e no máximo Paraguai as sedes ficariam concentradas numa área não muito grande próximo a bacia do Prata. Entrou o Chile aí tem que vencer a cordilheira.

Mas deve dar uma briga feia pra quem ficaria com os jogos. O Paraguai provavelmente ficará o mesmo papel de trouxa de México/Canadá de 2026 ficando só com fase de grupos e no máximo algum das oitavas.
 
Complicado isso dar certo, considerando o histórico do relacionamento dos países envolvidos e seus próprios problemas internos, já é complicado para um país latino-americano realizar um evento desses quando só há uma "cabeça pensante, calculem 4.
 
Antes disso tudo, tem que levar em conta que seria a primeira vez que teríamos duas copas seguidas no continente americano. Os europeus certamente virão com tudo pra impedir isso, porque nunca aconteceu deles ficarem três edições seguidas sem sediar uma.

O Uruguai sonha alto em fazer a Copa do Centenário, mas não ficarei surpreso se acontecer o mesmo que Atenas, que também sonhou muito em fazer a Olimpíada do Centenário, mas foi atropelada por Atlanta e Sydney e só foi sede 8 anos mais a frente.
 
Pronto pelo menos param de tirar de sarro do nosso Fuleco.

Só que se eles não ganharem a candidatura, eles vão ter que chupar! :lol:
 
Pra ser a Copa perfeita pro Brasil, tem que pegar a Argentina na semi pra vingar 1978 e Uruguai na final pra vingar 1950. Essa é a Copa dos sonhos!
 
Que nome que escolheram! Poderiam ter mudado a ordem disto aí. Não precisa nem pensar para fazer piada com nossos hermanos.

Agora 4 países para sediar é um exagero! Os 4 países já ganham a vaga direta? Apesar que com este aumento de Seleções, ficará difícil alguma seleção Sul-americana ficar de fora.
 
Só não está o mundo inteiro fazendo meme porque a palavra formada faz mais sentido pra nós de origem latinoamericana.

Mas duvido que em outros países vizinhos ao nosso não estejam também achando bem estranho, já que chupar é o mesmo significado tanto em português quanto em espanhol.

Agora 4 países para sediar é um exagero! Os 4 países já ganham a vaga direta? Apesar que com este aumento de Seleções, ficará difícil alguma seleção Sul-americana ficar de fora.

Já acho 3 um absurdo. Se aprovarem, com a nova regra de classificar 6 vagas diretas e 1 pra repescagem, aí passaríamos a ter apenas 2 vagas diretas e 1 pra repescagem entre 6 países. Dessa forma, o Brasil não poderia vacilar nas eliminatórias já que haveriam menos vagas, apesar dos times que sobrarem as maiores forças seriam Colômbia e Equador.
 
Ridiculo demais essa proposta da Ucrânia. É basicamente pra surfar na narrativa de "coitadinha" e ter ganhos financeiros e esportivos com isso.

E na boa, qualquer amante de futebol tem que concordar que 2030 PRECISA ser com uma final no Centenário. Qualquer coisa fora isso é patifaria da FIFA.
 
Essa guerra da Ucrânia pode durar muito tempo e o país estará bem arrasado.
Mais do que nunca a Conmebol precisa reforçar sua posição pra fortalecer sua candidatura.
 

Alguma coisa me diz que ao darem pro Marrocos a sede do Super Mundial de Clubes com 32 times, será uma forma de agradarem eles agora e ao mesmo tempo mais a frente tira-los de concorrer com essas candidaturas triplas e quadruplas malucas, já que o sonho dos marroquinos era receber a Copa sozinho.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo