• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Boatos, Hoax, Lendas Urbanas, Fraudes e Golpes na Internet

Clara

Perplecta
Usuário Premium
Depois de ler o post da Maniaca do Miojo no tópico "Notícia Bizarras" sobre o moço que (literalmente) morreu de tanto estudar, e a posterior revelação por parte do JLM de que a "notícia" era um hoax

Segundo a Wikipédia:
Dá-se o nome de hoax (embuste, farsa) a histórias falsas recebidas por e-mail, sites de relacionamentos e na Internet em geral, cujo conteúdo, além das conhecidas "correntes", consiste em apelos dramáticos de cunho sentimental ou religioso; supostas campanhas filantrópicas, humanitárias, ou de socorro pessoal; ou, ainda, avisos sobre falsos vírus cibernéticos que ameaçam contaminar ou formatar o disco rígido do computador.

Devo confessar que tenho uma certa fascinação por essas coisas.
Não falo dos chatíssimos e-mail de correntes (que apago sem nem me dar ao trabalho de abrir) mas das notícias como essa que a Maníaca mostrou, ou aquelas lendas urbanas escabrosas, absurdas, algumas até engraçadas que aparecem, desaparecem e depois de um tempo inexplicavelmente ressurgem, às vezes com algumas pequenas modificações.

No título escrevi "na Internet" mas é claro que esse tipo de notícia (história, caso) é muito antigo.

Recentemente li um conto de Isak Dinesen (Karen Blixen) que gira em torno justamente disso, a mesma história que há anos os marinheiros contam da mesma maneira, como se tivesse acontecido com eles e os outros a escutam com interesse, mesmo sabendo ser uma lenda.

Fico imaginando onde isso começou.
Quem foi o primeiro mentiroso criativo (pois a maioria dos mentirosos é bem criativa) que lançou a história?
E porque as pessoas repassam como verdadeira essa história? Mesmo que, muitas vezes, elas saibam que não é verdadeira?

E aí? Qual é a sua história, notícia, lenda?
Você já caiu numa delas?
Já passou alguma pra frente, acreditando nela inocentemente ou mesmo sabendo que era mentira?

=====================================================

Vou começar pela primeira história que lembro de ter ouvido nesse estilo e que, acredito, seja onde começou meu fascínio por esse tipo de coisa.

Eu era adolescente e tinha uma amiga de quem eu gostava muito porque achava ela sincera e bacaninha.
Um dia ela veio me contar uma história que tinha acontecido, naquele mesmo dia, com a mãe dela, que era o seguinte:

A mãe havia saído pra fazer compras no centro da cidade e, ao voltar, contou pra filha que estava no trem lotado e de repente notou que seu relógio de pulso havia sumido. Logo ela desconfiou de um homem que ficou um bom tempo, durante a viajem, atrás dela e que estava, naquele momento, parado em frente a porta do vagão, pronto para descer na próxima estação.
Sem querer fazer escândalo mas indignada por ter seu relógio roubado pelo homem, ela se aproxima do sujeito e cochicha em seu ouvido "Põe o relógio na minha bolsa agora! Ou eu desço com você na estação e faço o maior escândalo!"
O homem, assustado, coloca o relógio na bolsa da mãe da minha amiga, desce na estação seguinte e desaparece.
Quando chega em casa a mãe, orgulhosa, conta essa história pra filha que diz: "Mas mãe, você saiu de casa sem o relógio! Eu tentei te avisar mas você já tinha saído e deixou ele ali, em cima da mesa." .
A mulher então olha na bolsa pra ver o que o suposto ladrão tinha colocado ali e encontra um relógio de pulso, masculino.

Fim da história com a minha amiga rindo e comentando o quanto a mãe dela é maluca. ¬¬

Bem, acho que eu até teria acreditado nessa história da minha amiga não fosse pelo fato de que, quando criança, eu assistia na TV um seriado famoso e bem antigo chamado "I Love Lucy" no qual a protagonista, uma loira meio maluquete, passa por uma situação dessas em um dos episódios.
Mais tarde eu vi essa mesma situação em outros seriados americanos ou contada por outras pessoas (mais como piada, na verdade) e aí eu sempre me lembro da Nely (o nome da minha amiga) e da mãe dela. :hahano:

(Detalhe, lembro de ter me certificado de que essa menina não assistiu "I Love Lucy" que passava quando eu era criança e assistia com a minha mãe, de maneira que, imagino, ela ouviu essa história de outra pessoa.)
 
Bacana esse site, Anica. Não conhecia.

A história do coelho que, depois de morto, volta pra gaiola, é clássica!
Aparece em vários lugares.
E eu já ouvi de uma pessoa com algumas variações (era uma gato e não um coelho) e que aconteceu com um vizinho.
 
Engraçado se algum dia uma dessas coisas acontecem de verdade, porém ninguém vai acreditar :happyt:
 
Muito Bom Clara!

Um tópico em minha homenagem :cool:

Confesso que sou bem influenciável, por exemplo, do Jesus homossexual eu de primeira ia acreditar em tal polêmica
claro q não acreditar dele ter saído do armário, mas, sim da polêmica dos filmes hehehe que é engraçado

As histórias de vírus que pegam e não sei o que mais, isso eu acredito, às vezes, é o medo xD
tb de alguma doença louca, acreditei uma vez num email que chegou dizendo que o cara tomou suco de limão puro e qdo saiu no sol começou a passar mal, então evitava de tomar limonada forte e sair no sol
teve outra vez que eu li que podia comer o papel do Trident que era comestível e eu mascava o papel junto

qdo jogava tibia, falaram que se fizesse muito pão eu ganhava mais hp o_O
todo dia plantava milho, esperava crescer, depois colhia e ia assar os pães, depois começaram a me chamar de padeira ¬¬'


Mas, o que me pegou foi o de misturar mentos e coca cola a pessoa podia explodir.Sorte que não tomo coca!
coca%2Bcola%2Be%2Bmentos.jpg


Coca-cola+e+mentos.png

http://www.e-farsas.com/coca-cola-com-mentos-morte.html

é eu sei ..
im-a-little-noobie-noobs-teapot-demotivational-posters-1297900918.jpg


tive uma ideia, isso pode ser tema de um nerdcast, vou mandar um email para eles =D

Obs: nunca experimentei coca e mentos.
 
A mãe havia saído pra fazer compras no centro da cidade e, ao voltar, contou pra filha que estava no trem lotado e de repente notou que seu relógio de pulso havia sumido. Logo ela desconfiou de um homem que ficou um bom tempo, durante a viajem, atrás dela e que estava, naquele momento, parado em frente a porta do vagão, pronto para descer na próxima estação.
Sem querer fazer escândalo mas indignada por ter seu relógio roubado pelo homem, ela se aproxima do sujeito e cochicha em seu ouvido "Põe o relógio na minha bolsa agora! Ou eu desço com você na estação e faço o maior escândalo!"
O homem, assustado, coloca o relógio na bolsa da mãe da minha amiga, desce na estação seguinte e desaparece.
Quando chega em casa a mãe, orgulhosa, conta essa história pra filha que diz: "Mas mãe, você saiu de casa sem o relógio! Eu tentei te avisar mas você já tinha saído e deixou ele ali, em cima da mesa." .
A mulher então olha na bolsa pra ver o que o suposto ladrão tinha colocado ali e encontra um relógio de pulso, masculino.

Já me contaram isso! Só que foi na linha vermelha do metro de SP e não consigo lembrar agora se foi com a pessoa que me contou ou com algum parente próximo dela :rofl:
 
Agora que recomeça o período de eleição, devem voltar com força os hoaxes politiqueiros. Esses me incomodam bastante. Cada lado parece que quer vencer na base da invenção e da mentira. Quando a eleição é para presidente então, vixe... Final de 2010 toda hora chegava alguma corrente por e-mail, do tipo "se Dilma for eleita não poderá entrar nos EUA, pois é considerada foragida da justiça" ou "se Serra for eleito vai acabar com o bolsa-família"... :rolleyes:

O último hoax que recebi foi sobre a Mega-Sena:

A GRANDE FARSA É DESCOBERTA!
BRASIL: O PARAÍSO DA SACANAGEM.....

SE VOCÊ FAZ APOSTAS, ESTÁ SENDO ENGANADO!!!

A Polícia Federal desconfiou que estivesse havendo algum tipo de fraude na MEGA SENA e, mal começaram as investigações, pegaram várias pessoas envolvidas no esquema, entre elas, funcionários, auditores, e muito peixe grande, ligadas diretamente ao governo.

Era muita gente envolvida no esquema. Eles fraudavam o peso da bolinha, fazendo sempre dar os números que eles quisessem e botavam 'laranjas' para jogar em diferentes Estados.

(...)
 
Já me contaram isso! Só que foi na linha vermelha do metro de SP e não consigo lembrar agora se foi com a pessoa que me contou ou com algum parente próximo dela :rofl:

Isso é muito legal! :sim:

Sabe que eu nem fico brava quando alguém me conta essas coisas, Bel?
Acho divertido e fico ouvindo pra ver até onde ela vai, depois tento imaginar o motivo de ela precisar contar uma mentira boba dessas.
Será que é carência? Falta de assunto ou o quê?

Agora que recomeça o período de eleição, devem voltar com força os hoaxes politiqueiros. Esses me incomodam bastante. Cada lado parece que quer vencer na base da invenção e da mentira. Quando a eleição é para presidente então, vixe... Final de 2010 toda hora chegava alguma corrente por e-mail, do tipo "se Dilma for eleita não poderá entrar nos EUA, pois é considerada foragida da justiça" ou "se Serra for eleito vai acabar com o bolsa-família"... :rolleyes:

E o Lula? Foi a mesma coisa quando ele concorreu a presidente (antes de ganhar) era um blablabla de que o Brasil ia se tornar comunista e os mais exagerados diziam até que o país mudaria o nome pra "Cubão"! :lol:

O último hoax que recebi foi sobre a Mega-Sena:

A GRANDE FARSA É DESCOBERTA!
BRASIL: O PARAÍSO DA SACANAGEM.....

SE VOCÊ FAZ APOSTAS, ESTÁ SENDO ENGANADO!!!

A Polícia Federal desconfiou que estivesse havendo algum tipo de fraude na MEGA SENA e, mal começaram as investigações, pegaram várias pessoas envolvidas no esquema, entre elas, funcionários, auditores, e muito peixe grande, ligadas diretamente ao governo.

Era muita gente envolvida no esquema. Eles fraudavam o peso da bolinha, fazendo sempre dar os números que eles quisessem e botavam 'laranjas' para jogar em diferentes Estados.

(...)

O mais legal é que essas "notícias" são tão impactantes mas nunca se fala qual é a fonte e também elas nunca aparecem nos principais jornais do país.

Já pensou se esse papo da Mega Sena fosse verdade?
Como estaria a CEF agora?
 
O último hoax que recebi foi sobre a Mega-Sena:

A GRANDE FARSA É DESCOBERTA!
BRASIL: O PARAÍSO DA SACANAGEM.....

SE VOCÊ FAZ APOSTAS, ESTÁ SENDO ENGANADO!!!

A Polícia Federal desconfiou que estivesse havendo algum tipo de fraude na MEGA SENA e, mal começaram as investigações, pegaram várias pessoas envolvidas no esquema, entre elas, funcionários, auditores, e muito peixe grande, ligadas diretamente ao governo.

Era muita gente envolvida no esquema. Eles fraudavam o peso da bolinha, fazendo sempre dar os números que eles quisessem e botavam 'laranjas' para jogar em diferentes Estados.

(...)

http://www.quatrocantos.com/lendas/566_fraude_mega_sena.htm

e a sua variação:

http://www.quatrocantos.com/lendas/572_casa_caiu_mega_sena.htm
 
Isso é muito legal! :sim:

Sabe que eu nem fico brava quando alguém me conta essas coisas, Bel?
Acho divertido e fico ouvindo pra ver até onde ela vai, depois tento imaginar o motivo de ela precisar contar uma mentira boba dessas.
Será que é carência? Falta de assunto ou o quê?
Neste caso específico, acho que a pessoa quer passar a imagem de "minha família é badass" hehehe
 
Essa de que o Lula ia mudar o nome do Brasil para Cubão eu não sabia... rs

Clara disse:
O mais legal é que essas "notícias" são tão impactantes mas nunca se fala qual é a fonte e também elas nunca aparecem nos principais jornais do país.

Verdade, esses boatos com frequencia querem que você acredite que está recebendo uma informação privilegiada, passar aquela sensação de que agora você faz parte do grupo dos "esclarecidos". Lembrei agora da "Bruxa de Blair", que começou pequenininho, mas com o rumor de que seria um video de verdade, o que levou o filme de $60 mil a uma bilheteria de $248 milhões.
 
flanelinha com ácido na garrafinha

esse eu recebi ontem encaminhado por uma amiga da cidade. ñ suspeito dela, é claro, mas o fato é q já havia recebido o mesmo email, com as mesmas histórias, acontecidas em goiânia e salvador. ou seja, além d fake, tem os espertinhos q mudam os dados p parecer q o caso foi local.

_______________________________________________________________________

[h=1]FW: Ácido em sinaleiro de Anapolis[/h]
CUIDADO!

IMPORTANTE!!
Dia 6, uma pessoa dirigia seu carro na rua Sete de setembro ; (sempre anda com os vidros fechados e com a bolsa escondida embaixo do banco).
No sinal, próximo ao Angeloni , ela foi abordada por um menino flanelinha, daqueles com um borrifador de plástico e uma flanela nas mãos.
Ao invés de já começar a limpar o vidro dianteiro, sem perguntar nada, como normalmente fazem, o rapaz (que aparentava ter uns 12/13 anos) veio tentar conversar.
Acenou dizendo que não tinha dinheiro com ela, e não deu muita atenção.
O jovem começou a ficar nervoso, como se estivesse drogado, tentando fazer com que ela abrisse a janela.
Ficou assustada, mas fingiu que não era com ela.
Esperou o sinal abrir e saíu normalmente com o carro. Pouco depois, percebeu que o rapaz havia borrifado aquela espuma na janela lateral.
Na hora não se preocupou. Ao estacionar o carro, no pátio da firma, percebeu que o vidro estava sujo, desgastado em algumas partes.
O segurança da empresa perguntou se isto havia sido feito por algum menino de rua.
Ele disse que ela teve sorte de estar com os vidros fechados, pois aquilo que o menino de rua havia jogado na janela era ÁCIDO.
O segurança afirmou que sua cunhada, enfermeira do Hospital, já atendeu três casos, todos envolvendo mulheres que dirigiam sozinhas no carro.
Em um dos casos foi necessária uma cirurgia plástica reconstrutiva de parte do rosto.

Outro Caso
Meu nome é José Carlos Maia Santos. Acabo de receber esta mensagem e quero endossar esta denúncia sobre esta nova modalidade de assalto.
Não são apenas as mulheres o alvo dos assaltantes.
Eu mesmo fui vítima desse tipo de assalto.
No dia 24, por volta das 13h30min, retornava de um aniversário nas proximidades do Shopping.
Em um sinal um garoto, portando um borrifador e uma esponja, abordou meu amigo, Guilherme, que estava a meu lado e pediu cinco reais.
Guilherme respondeu que não possuía os cinco reais, mas que procuraria uma moeda.
Fez um movimento no banco para colocar a mão no bolso e virou o rosto para dentro do carro. Foi sua sorte.
O garoto borrifou o líquido na cabeça de Guilherme e saiu correndo.
Em poucos segundos Guilherme começou a sentir uma queimação no pescoço.
Corremos para o Hospital.
Lá fomos informados que se tratava de ácido muriático. Após o atendimento, Guilherme (que terá de se submeter a uma cirurgia corretiva e poderia ter ficado cego) e eu fomos fazer um boletim de ocorrência.
Na delegacia fomos informados que está aumentado este tipo de ocorrência.
Soubemos, ainda que onze menores (meninos e meninas), entre12 e 15 anos, todos usuários de drogas, já foram identificados e encaminhados a instituição de menores infratores.
Soubemos que um desses menores, quando abordado pelos policiais, reagiu, borrifando o ácido nos mesmos.
Três dos policiais tiveram queimaduras graves nos braços e peito.
SOLICITO QUE ESTAS MENSAGENS SEJAM REPASSADAS PARA O MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE PESSOAS.
NÃO ABRAM O VIDRO POR NADA !!!!!!!!!!!!!!!!
 
Mas nenhuma lenda impressiona mais do que o "homem do saco", né? :lol:
E lá em Caconde tinha um mendigo, o Zula, que tinha fama de ser o homem do saco. Eu mudava de calçada, fazia desvios enormes de trajeto, só pra não passar perto dele ><
 
bah o homem do saco é clássica, é que sempre tem um mendigo com um baita saco neh
triste qdo judiam do homem
aqui perto de casa, havia um, sempre fazia o mesmo trajeto, o pessoal do bar dava banho nele, eu tinha medo pq ele tinha uma barba enorme e falava coisas sem nexo, e tb tinha o homem do chifre, esse é pq andava com um chifre de boi..
 
Uma vez eu e meus amigos de 1ª série tentamos fazer aparecer a loira do banheiro, cada um em suas casas, dando três descargas... eu morria de medo :rofl:

ah, já ouvi falar tbm que naquelas tatuagens de chiclete eles punham droga, aí quando a criança aplicava a tattoo, a substância entrava pela pele... depois de ouvir isso, nunca mais pus essas tattoos :dente:
 
Uma que eu tinha medo na infância era da mula sem-cabeça... Os vestígios dela eram materiais não identificados de cor branca na rua, que o povo chamava de "bosta da mula sem-cabeça". Aí você estava andando tranquilão e de repente... Suspense. Bosta da mula sem-cabeça. E era o crepúsculo do dia. (...)

Tinha também a lenda urbana da mulher cobra, que um dia bateu muito na mãe e a mãe, caída no chão, chamou a filha de "cobra" e ela, a filha, se transformou metade numa cobra e metade ficou como mulher mesmo. Fiz até uma redação sobre isso na escola :D (mas eu nunca entendi direito porque tinha medo disso, se a lenda não falava em vingança ou acerto de contas)

Agora já o véi do saco... Ah: esse minha mãe contava só pra trollar mesmo, quando a molecada tava pentelhando demais.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo