Re: Os 300 de Esparta (300, 2007)
O Tróia pode ser uma adaptação ruím quanto ao roteiro em relação ao original,(muito embora, eu não definiría como ruím, só acho que o diretor fez algumas adptações equivocadas), mas na minha opinião, em matéria de fotografia, ele foi bastante leal as características históricas, (e isto para mim é algo muito importante em um filme épico, pois já pensaram no SdA, por exemplo, como sería se eles não tivessem se preocupado em manter um visual realista até para as criaturas mais fantasiosas).Também outra coisa interessante no Tróia, foram algumas cenas realmente muito boas, como os navios, os duelos individuais, (entre os melhores do cinema atual), e a recriação das massas (falanges hoplitas) de soldados. Um filme épico que eu achei realmente um "lixo", (perdoem a expressão), foi o tal do "Alexandre"... Se distanciou muito da história real, (e se isto não imposrta, por quê fazer então um filme sobre o histórico Alexandre e não inventar outro guerreiro qualquer, mais ao gosto das excentricidades "hollywodianas")? O roteiro dos 300 parece interessante, mas quanto a fotografia, pelo que deu pra perceber aí... os espartanos até que estão razoáveis, mas os persas... "exótico" é uma definição muito generosa para descrevê-los em seu visual neste filme. Aquele "Xerxes", não tem nada a ver com o figurino de um imperador da Pérsia, com todos aqueles piercings, ele está muito mais para aberração 9porventura não existiría aí uma ponta de preconceito disfarçado, mostrando os gregos espartanos(europeus) como guerreiros de aspecto quase "tolkeniano", e os persas (iranianos), como "punks" da antiguidade?)... Porém, os diálogos podem ser bons, e se o roteiro for conservado, já asseguraría pelo menos um ponto positivo... resta ainda saber se as batalhas serão totalmente estilizadas, (mas aí é só olhar as figurinhas do HQ), ou se haverá toques de realismo, e sobre a tal luz amarela, bem, quanto a isto não considero justo opinar até ver como afetará o desempenho da fotografia durante o andamento do filme em sí... té mais...