• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

300 (idem, 2007)

Eu não vejo no filme toda essa viadagem que o pessoal tá vendo. Quer dizer... são apenas homens com tanquinho usando sunga e um Deus-Rei excentrico. Se um festival de homens sarados e com tanquinho é algum tipo de simbologia e uma ode aquele Teletubie boiola, oq seria uma competição de natação masculina se não um culto ao gay? Eu acho q vcs tão exagerando. No cinema onde eu vi o filme em nenhum momento houve algum comentário nesse sentido, ao contrário do que aconteceu em certas cenas de Senhor dos Anéis envolvendo Frodo e Sam (o que eu igualmente achei tosco.)

Falando do filme em si, acho que ele cumpre satisfatoriamente o seu papel, que é entreter o público utilizando como pano de fundo uma ficção histórica. As cenas de batalha são muito boas, principalmente quando abusa-se da camera lenta(recurso que eu gosto bastante) em angulos que fogem do padrão, o que me fez lembrar de Oldboy. Sangue, muito sangue, de um jeito estilizado, com uma boa trilha sonora de new-metal... vale a pena.

O que me encheu o saco foi quando não dava pra ler a legenda devido ao fundo muito claro. Será q nesses casos não seria possivel o uso da legenda amarela? Enfim...

Se fosse pra dar nota daria uns...
4 de 5
* * * *
 
É que espartanos mesmo usavam mais proteção (armadura). O problema é o
Frank Miller, heheh :mrgreen: (a esposa coloriu, né?)
 
Revendo o filme, reparei numas coisas. Se alguém for ao filme para "catar piolho" vai encontrar cosias como: sangue mto digital que não suja ninguém.
Tipo, não que isso incomode, mas pessoas que são mais exigente com o "realismo" e detalhes técnicos vão encontrar esse e outros "piolhos".

Ponto positivo: A atuação de Gerard Butler, como Leônidas. Ele tá mto bom no filme, mto mesmo. O Rodrigão tb, embora apareça pouco no filme, ele teve um trabalho de corpo mto bom ("atuação corporal").

Em trabalho de maquiagem da batalha, algumas pessoas poderiam achar que poderia ser um pouco mais realista (corpos limpos d+). Novamente, Coração Valente é bom exemplo de maquiagem de batalha mto bem feitas (oscar de melhor maquiagem).

Mas ainda achei o filme mto bom.
 
Última edição:
Se fosse para dar uma nota ao filme eu daria algo como 7.5 ou 8 (de 10). A duração um tanto curta (épicos do estilo geralmente tem entre 2 e 3 horas, como Senhor dos Anéis, Ben Hur, Spartacus, Gladiador, Coração Valente, e em geral são 2-3 horas bem desenvolvidas, não é só enrolação) e ainda a ausencia de algumas cenas da HQ fazem para quem leu a mesma (não que sejam tão necessárias assim). Detalhes de maquiagem durante a batalhas, trilhas sonoras que poderiam ter tido um "tom emotivo" diferente em algumas cenas (felizmente são poucas que poderiam mudar) e alguns detalhes de narração impederiam do filme de ganhar uma nota maior, em minha opinião. São pequenos detalhes que sozinhos não tem tanta importancia, mas que juntos, para mim diminuiram a nota, que poderia ter sido até 10 se um pouco mais trabalhado.


EDIT: Talvez uma das razões de Miller ter posto os Espartanaos sem armaduras, esteja nessa pintura histórica: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/96/Jacques-Louis_David_004.jpg Como vc pode notar, é similar aos desenhos de Miller para seu "300".
 
Última edição:
Eu vi o filme no domingo, e eu adorei. Amei. Atuações boas, especialmente Gerard Butler (dava pra notar o sotaque escocês em algumas cenas do filme), as cenas de batalha estavam lindas, música completamente foda (indo de orquestral até rock, em algumas cenas) e ao final, me deu aquela sensação assim de "wow".

Só algumas coisas me perturbaram no filme, sendo eles

As cenas em que vem o rinoceronte e os elefantes, achei que os espartanos derrotaram os bichos com MUITA facilidade. Po, os elefantes foram empurrados do abismo por causa de lancinhas de merda? Fala sério. Mesmo assim, as cenas eram empolgantes.

Filme absolutamente lindo e bem-feito, especialmente

Nas cenas onde mostravam os campos intermináveis de trigo, refletindo o sol. Aquela cor forte dourada ficava muito bonito com as capas vermelhas dos soldados. Também na última cena, batalha de Platea, aqueles 40.000 gregos gritando ficou FODA. FODA. pqp.

Enfim, eu dou um 92 de 100 pro filme. Não gostei de pouca coisa, e o filme me emocionou MUITO. Muito bom.
 
  • 300 - 63*
O filme é bom. Divertido e com uma boa história. A adaptação do visual, das falas e cenas são extremamente bem feitas. As atuações são até boas, mas não chegam a salvar a coisa toda. A fotografia é foda, mesmo sendo inteira feita em CGI, tanto que enche os olhos em diversos momentos. As batalhas muitas vezes são bem empolgantes, mas não chegam em nenhum momento a serem muito fodas.

Mas os pontos positivos param por ai.

O filme é muito carregado de slow motion. Isso é legal durante algumas batalhas, mas ficou exagerado demais. Em algumas, que podiam ser muito fodas, ele acaba estragando por deixar longa demais. Isso, inclusive, é um dos pontos que também me fizeram desgostar. O filme parece esticado, várias partes poderia ser cortadas e reduzidas, para dar mais agilidade ao filme como um todo. A inserção da mulher do Leônidas é interessante, mas é longa demais. Poderia ser mais enxuta e rápida.

Mas é isso. O filme é bom, mas não chega a entrar na categoria de melhores adaptações de quadrinhos.

*Legenda:
Excelente - 90 / 100
Muito Bom - 70 / 89
Bom - 50 / 69
Regular - 30 / 49
Ruim - 11 - 29
Péssimo - 0 / 10
 
Última edição:
O que é uma batalha foda então? Exemplos:

Uma batalha foda não tem as cenas em slow motion de 2 em 2 segundos. Pode te ajudar a ver o escudo entrando no olho do infeliz, mas perde um pouco da sensação de velocidade.

Exemplos :
- Investida dos Rohirrim nos campos de Pelennor (Retorno do Rei):
Uma cena muito rápida que fica foda justamente por esse fator.

- Desembarque dos soldados em Omaha Beach (Resgate do Soldado Ryan):
Não é tão rápida, mas acontece tanta coisa ao mesmo tempo que você nem tem tempo de olhar.

- Batalha contra as bigas (Gladiador):
O filme não é lá essas coisas mas essa batalha é legal bagarai. A tensão que é criada com as bigas correndo pela arena e como ela é vencida (estratégia de combate) ficou bem cool, sem precisar de nenhum efeito mais pesado.

As batalhas de 300 não criam nenhum tipo de expectativa durante o combate propriamente dito. É legal ver a antecipação, os exércitos se chocando e a supremacia dos espertanos em combate, mas durante o combate o slow motion deixa a batalha meio previsivel, lenta.
 
Algumas considerações:

Eu não sei, eu me precavi, li sobre a Graphic Novel, sabia como seria, mas ainda assim não consegui me cativar com o filme. Eu queria torcer para os Espartanos, mas eles eram arrogantes demais, pareciam deuses; era impossível identificar-se com eles. Sendo assim, não havia possibilidades, IMO, de se inspirar com a história: eles são, ao invés de homens comuns (soldados) corajosos dando o máximo de si para defender a pátria, super-homens que lutam por prazer (excetuando-se Leônidas).

Por sinal, Leônidas é a figura mais coerente dos Espartanos, já que vemos na sua expressão (como na maravilhosa cena dos barcos persas partindo-se no mar) que ele sabe o quão difícil é a situação de Esparta.

Snyder exagerou no slow motion, e as gritarias são demasiadas. Creio que não consegui entrar no espírito "testosterona-heróico", ainda mais com o fato de a história ser extremamente rasa e não sobreviver a uma análise mais profunda. Os personagens (excetuando-se Leônidas, mais uma vez) são fracos, o que foi uma decepção para mim, tendo em vista que o próprio Hartigan do Sin City é uma figura extremamente mais interessante e rica que todos os personagens de 300.

Porém, essa análise não é o objetivo do filme: o grande "tchan" da película é o significado da Batalha das Termópilas, a grande virtude dos espartanos em sobreviver a milhares de soldados persas com apenas centenas. Como o filme tira o peso dessa virtude, como que eu vou me empolgar? Muito mais inspirador é o documentário "Inacreditável - A Batalha dos Aflitos", sobre o jogo entre o Grêmio e o Náutico nas finais da Série B de 2005.

Afora tudo isso, as batalhas são bem coreografadas, mas ficam um pouco chatas com o slow motion. Outra falha do filme é justamente com o suposto companheirismo dos homens: não chega nem aos pés daquele mostrado nas batalhas de "O Senhor dos Anéis", entre outros.

Talvez se eu fosse fã da Graphic Novel eu gostaria mais do filme, já que ele parece ser uma transposição quase perfeita para a tela grande. As cenas mais graficamente belas, pelo que eu vi, são tiradas diretamente do desenho original.

Ah, outra coisa: na sessão que eu fui a platéia riu demais no momento em que Xerxes diz para Leônidas, botando as mãos em seu ombro: "Não é do meu chicote que eles têm medo.".
 
Última edição:
Uma batalha foda não tem as cenas em slow motion de 2 em 2 segundos. Pode te ajudar a ver o escudo entrando no olho do infeliz, mas perde um pouco da sensação de velocidade.

Exemplos :
- Investida dos Rohirrim nos campos de Pelennor (Retorno do Rei):
Uma cena muito rápida que fica foda justamente por esse fator.

- Desembarque dos soldados em Omaha Beach (Resgate do Soldado Ryan):
Não é tão rápida, mas acontece tanta coisa ao mesmo tempo que você nem tem tempo de olhar.

- Batalha contra as bigas (Gladiador):
O filme não é lá essas coisas mas essa batalha é legal bagarai. A tensão que é criada com as bigas correndo pela arena e como ela é vencida (estratégia de combate) ficou bem cool, sem precisar de nenhum efeito mais pesado.

As batalhas de 300 não criam nenhum tipo de expectativa durante o combate propriamente dito. É legal ver a antecipação, os exércitos se chocando e a supremacia dos espertanos em combate, mas durante o combate o slow motion deixa a batalha meio previsivel, lenta.

Realmente, essas batalhas q vc citou são muito boas, principalmente a do Resgate do Soldado Ryan. A do Senhor dos Anéis tb é foda, mas pra mim ela perde um pouco da tensão principalmente pela forma como ela acaba, quer dizer, uma batalha quase impossivel de ser ganha acaba sendo vencida facilmente com a partipação dos mortos, mas isso não tira o merito. Principalmente no embate Eowyin x Rei Bruxo, q é foda.

Eu tb considero foda o ataque final dos americanos contra os japoneses em ALEM DA LINHA VERMELHA, sem muitos efeitos especiais, mas com uma puta energia. Só pra citar outras: A primeira batalha em CORAÇÃO VALENTE e em RAN.

Mas... eu achei foda as batalhas de 300 justamente pelo motivo q vc não achou, a camera lenta. Claro, em alguns momentos foi um pouco exagarada, mas pra mim nunca ficou cansativo, e aquele festival de sangue e heavy metal me empolgou! Mas gosto é gosto, só queria saber o seu! ;)
 
Eu queria torcer para os Espartanos, mas eles eram arrogantes demais, pareciam deuses; era impossível identificar-se com eles. Sendo assim, não havia possibilidades, IMO, de se inspirar com a história: eles são, ao invés de homens comuns (soldados) corajosos dando o máximo de si para defender a pátria, super-homens que lutam por prazer (excetuando-se Leônidas).

isso não seria o esperado? Afinal, se são homens livres lutando contra escravos, muito provavelmente eles veriam-se como "melhores" que os persas.

Mas mesmo dentre os gregos, cada cidade-estado tinha sua "identidade" e orgulho da mesma. É célebre a rixa entre Atenas e Esparta, um desmerecendo a outra porque tinham valores diferentes. Não é muito diferente do mundo de hoje, principalmente quando somos jovens e desdenhamos aqueles que tem valores diferentes dos nossos (se um tem como valor a inteligência, desdenha a beleza e quem é bonito, se a pessoa é bonita, desdenha os inteligentes porque tem de compensar a falta de beleza com cabeça, etc..)

Até os deuses gregos, um desdenhava do outro, se pararmos para pensar! Hefesto tinha de compensar seu defeito físico (imperdoável entre deuses) se tornando exímio metalurgista.

o filme verei quando passar essa doideira.
 
isso não seria o esperado? Afinal, se são homens livres lutando contra escravos, muito provavelmente eles veriam-se como "melhores" que os persas.

Mas mesmo dentre os gregos, cada cidade-estado tinha sua "identidade" e orgulho da mesma. É célebre a rixa entre Atenas e Esparta, um desmerecendo a outra porque tinham valores diferentes. Não é muito diferente do mundo de hoje, principalmente quando somos jovens e desdenhamos aqueles que tem valores diferentes dos nossos (se um tem como valor a inteligência, desdenha a beleza e quem é bonito, se a pessoa é bonita, desdenha os inteligentes porque tem de compensar a falta de beleza com cabeça, etc..)

Até os deuses gregos, um desdenhava do outro, se pararmos para pensar! Hefesto tinha de compensar seu defeito físico (imperdoável entre deuses) se tornando exímio metalurgista.

O esperado? Talvez. Porém, no filme é realçado nos personagens um sentimento de tamanha superioridade que o esperado era que eles ganhassem dos persas até com menos de 300 soldados. Eu não penso em entrar muito na discussão, porque eu acabo caindo para o argumento da incoerência histórica, que é gritante, mas, eu repito, é conhecido por todos e todos sabem que não é de jeito nenhum um dos âmbitos do filme.
 
Uma coisa é certa: Depois de "300", Ricardão que se cuide, que o Raul tá chegando pra dominar a mulherada.

Será que tem curso pra se tornar um "Raul"? Pelo visto é uma profissão interessante.

XDXDXDXDXDXDXD

Agora, voltando ao filme, concordo que algumas partes é desnecessário a camera lenta. Algumas vezes, em batalhas, é até legal, mas outras nem tanto. E tb concordo que poderiam ter dado mais profundidade e desenvolvimentos dos outros personagem (fora Leonidas, que tem mto bem no filme), oq resultaria num filme mais longo.

Ainda assim, fico com a nota que dei.
:)
 
Visualmente lindo, mas a estória é pouco desenvolvida e os personagens são rasos...uma pena, daria um filmão. Nota 6,0.
 
Claramente não é um filme pra procurar história e/ou personagens com sentimentos.

Tanto que o único sentimento demonstrado no filme é o de arrependimento por não ter mostrado mais sentimentos.
 
Claramente não é um filme pra procurar história e/ou personagens com sentimentos.

Tanto que o único sentimento demonstrado no filme é o de arrependimento por não ter mostrado mais sentimentos.

Isso. Não é filme de historinha, é espetáculo visual e testosterona. Dá pra fazer como o Skywalker e fazer uma seleção de músicas do Manowar que combinariam mil vezes melhor do que a porcaria do New Metal que tocou em determinada parte do filme.

"Run berserk-spreading fear and pain
Black shield and weapons, black our chain.
None can harm us-not their fire-
Iron or steel-for we have the
Will to power-with power we will
Kill

Kill with power-die die
Kill with power-die die"

"Livin' in fear ain't livin to me
(...)
I'll die for my country
But I'll die like a man

Violence and Bloodshed
Violence and Bloodshed
Violence and Bloodshed"

As câmeras-lenta em alguns momentos foram exageradas, mas não nas cenas de batalha. Eu tou de saco cheio de ver filmes de guerra em que simplesmente não se tem guerra, só flashes da batalha. Finalmente eu vi pernas e braços sendo cortados, não apenas voando; lanças indo e indo até a gargante, e não só uma sugestão disso; uma parede de escudos de verdade, etc. A idéia não era ser realista, ou melhor, isso fazia parte, mas não era o principal. O filme tem monstros, e filmes com monstros não querem ser realistas. O filme quer ser fantástico, e mostrar como os espartanos são militarmente fantásticos em relação aos persas.

Uma ode à violência e só, e é fo-da. As sugestões de ocidente X oriente são simplistas e superficiais, e nisso o filme peca. Mas que dá vontade de ficar cantando "Kill with power! DIE DIE!", dá!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo