• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Resoluções Literárias para 2014

Cantona

Tudo é História
É isso aí, gente, ano de Copa do Mundo, de eleições presidenciais e de muitas leituras.

Apesar do título ser autoexplicativo, vou copiar as sábias palavras do JLM de 2013:

"Mais literatura brasileira, todas as obras de algum autor preferido, algum calhamaço ou coleção completa? Divulgue a sua lista para nós, quem sabe isso além de te animar a ler mais ano que vem não anima outros também?

Para os que, assim como eu, ainda estão dançando (ou já dançaram) com as resoluções literárias de 2012, já dá pra fazer o balanço do que conseguiram cumprir e o que foi meio que viagem e tirar uma base para o ano que vem."


E então, quais os planos literários para o ano do hexa?
 
Não vou estipular número de obras, mas de páginas: 12.000 páginas para o ano todo.
(2013 vou terminar com pouco mais que 8.000, então seria um aumento de quase 50%).

Vou dar preferência a livros em que eu deposito mais fé, seja por ser clássico, ou por ser de algum assunto de real interesse meu, seja porque conheço já o autor e gosto ou porque não conheço mas ouvi falar bem e quero apostar nele. Nada de ler qualquer coisinha sem graça só para encher linguiça. Digo isso porque neste ano li umas 50 obras e poucas realmente fizeram alguma diferença. Hehe.

Quero, dentro das possibilidades, ler mais coisas da nossa literatura (seguindo a relação dos 100 livros essenciais da Bravo).

E claro: gastar no máximo R$ 500,00 com livros novos. É questão de honra, agora. Não me chamem para o tópico de descontos. Hehe.



edit:
Eu tenho algumas preferências para o ano de 2014, mas não chego a dizer que sejam metas.
Quero ler algumas destas coisas, dentro do possível:

"Decameron" de Boccaccio
"Contos da Cantuária" do Chaucer
"O livro de areia" do Borges
"A criação mundo" do Miguel Torga
"Doutor Fausto" do Mann
"Moby Dick" do Melville
"Quantas madrugadas tem a noite" do Ondjaki
"Os três mosqueteiros" do Dumas
"Ulysses" do Joyce
"O senhor dos anéis" do Tolkien

O teatro completo do Shakespeare (pelo menos as tragédias)
As tragédias gregas
Mais algumas peças de teatro aleatórias
Alguma coisa de poesia
"Divina comédia" + "Ilíada" + "Odisseia" + "Eneida"

Os que ainda faltam do Mia Couto, do Hugo Mãe, do Saramago e do Lobo Antunes
Os que faltam da trilogia do William Gibson

Alguns do Vargas Llosa
Alguns do Murakami
Alguns do Lovecraft
Alguns do Philip K. Dick

Reler o "Duna" e "O messias de Duna" do Herbert
Reler os "Cem anos de solidão" do Márquez
Reler "O encontro marcado" do Sabino
Reler o "Ensaio sobre a cegueira" e o "Evangelho..." do Saramago



Enfim... Todos são livros que eu já tenho e que me ocupariam por um bom tempo sem necessidade de gastar dinheiro. Hehe. Aliás, eu poderia ficar uns quatro anos sem comprar mais nada. Mas não exageremos.
 
Última edição por um moderador:
Ler pelo menos um livro por mês.

Desempacar:
As Religiões que o Mundo Esqueceu
O Pequeno Príncipe

E só.
 
Vejamos. Acho que vai ser mais difícil manter minha média de leitura sem o Michael Connelly, mas vou colocar a meta de ler mais livros do que em 2013.

Vou me juntar à onda Moby Dick.
Terminar O arco-íris da gravidade ou queimar o livro.
Ler o Infinite Jest traduzido pelo Galindo. Reclamar incessantemente se o título traduzido for "Infinda graça".
Ler as traduções que saírem do David Mitchell.
Ler um Faulkner.
Reler os quatro grandes do Sebald.
Ler Ilíada e/ou Odisseia.
Ler pelo menos o primeiro volume de Seu rosto amanhã.
Ler pelo menos cinco livros de não ficção.
Ler alguma coisa do Graciliano Ramos.
Ler pelo menos um livro da Alice Munro.
Terminar os 28 contos de John Cheever.
Ler A cartuxa de Parma.
Ler mais um volume, ao menos, do Em busca do tempo perdido.
Ler A dança da morte. Talvez.

Ah, sim, e escrever pelo menos um conto.
 
Tá, vou fazer resoluções só para que no fim de 2014 eu não tenha nada para falar nesse tópico.

- Abrir a mão, comprar e LER Anna Kariênina, na edição da Cosac Naify
- Continuar na leitura dos romances da Agatha Christie em ordem de publicação
- Ler alguma coisa do Gabriel Garcia Márquez
- Ler mais Vargas Llosa
- Ler pelo menos o primeiro volume de 1Q84, do Murakami
- Continuar e (tá, uma promessinha não faz mal a ninguém) TERMINAR a série A Torre Negra, do Stephen King

E deu. Não dá pra prometer muito, essa vida de concurseira me quebra.
 
Nem começou o ano, mas já tenho algumas metas:

"Irmãos Karamazov" e "Os Demônios" do Dostievski;
"Livro do Desassossego" do Fernando Pessoa, que eu nem acredito que não li ainda;
Começar a série "História da Vida Privada";
"As Flores do Mal" do Baudelaire;
Ler mais autores de fantasia nacional;
Ler mais coisas em idiomas estrangeiros;
Ler mais filosofia;
Ler qualquer coisa do Vila-Matas;
Reler "O Homem Revoltado" do Camus.


Depois vem mais....
 
Uhm, deixa eu ver (como sempre, minha listinha é bem grande - listinhas são minhas maiores obsessões, hehehe):

*ler mais um do Em Busca do Tempo Perdido, de Proust;

*achar um tempinho pra degustar o Contra o Dia do Pynchon;

*ler Alice Munro;

*ler cada vez mais Woolf e Lispector - mas essa resolução nem preciso fazer, vai naturalmente <3 ;

*ler Bruno Schulz;

*ler mais Saul Bellow (muito amor ele :amor:);

*Karen Blixen;

*ler Nabokov;

*ler Flannery O'Connor;

*ler mais Gertrude Stein;

*ler mais um Faulkner;

*ler João Ubaldo Ribeiro;

*ler João Antônio;

*ler Lygia Fagundes Telles;

*ler José Lins do Rego;

*tentar dar uma segunda chance pro Lima Barreto;

*ler mais Rosa;

*começar James Joyce com Dublinenses e O retrato do Artista Quando Jovem;

*ler O Amante de Lady Chatterley;

*ler Doris Lessing;

*Hibisco Roxo, da Chimamanda Ngozi Adichie;

*ler mais de Adolfo Bioy Casares e de Borges :amor:;

*ler Andres Neuman;

*ler Roberto Bolaño;

*ler Antonio Lobo Antunes;

*mais Saramago;

*ler mais llosa porque gostei muito dos (quase) três livros que li dele :);

*ler Fitzgerald

*ler Joyce Carol Oates;

*quero muito ler Os embaixadores, do Henry James e depois ler Corpos Estranhos da Cynthia Ozick, que, pelo que entendi, meio que pega o mesmo enredo do livro de James, diferenciando-se no significado;

*tentar recomeçar, e dessa vez ir até o fim, com o lindo do Guerra e Paz (que a faculdade me fez interromper :/ - preciso tentar organizar meu tempo pra caber tudo num dia: leituras, estudos, descanso, hehehe sou horrível em organizar as coisas, acabo sempre deixando a onda me levar :P) e/ou, se der, algum outro grande romance dele Ressurreição, talvez, que eu já tenho aqui);

*ler de uma vez por todas algum romance do Dickens;

*ler Victor Hugo;

*começar a ler Balzac, já que nesse ano falhei miseravelmente nisso :/ ;

*focar nos ingleses todos - poetas e romancistas de tudo quanto é época (essa eu acho que é a mais difícil, por ser a mais ampla e ambiciosa, e eu tenho me mostrado ser falho em minhas ambições literárias :P);

*ler mais Dostoievski :amor:;

*ler alguns russos que ainda não conheço ou conheço pouco (ou seja, quase todos, pq asho que só li o tio Dostô e o Tolstói por enquanto) - o Oblómov, Tcheckhov, Gorki, Turgueniev, Gogol etc;

*ler a Odisseia e/ou a Ilíada;

*ler Satiricon;

*ler mais poesia em geral;

pronto, é "só" isso :dente:
 
Última edição:
Minha meta é conseguir ler 36 livros no ano, ou 3 por mês em média. Acho díficil conseguir mas vou atrás.
 
Ler o Infinite Jest traduzido pelo Galindo. Reclamar incessantemente se o título traduzido for "Infinda graça".

Me lembro que eu, o @Bruce Torres e mais alguns, acho que o Tilion também estávamos conversando sobre isso no grupo do Meia e uma das possíveis traduções seria Zuera Sem Limites. Etimologicamente está certo.
 
Minha meta principal é diminuir as compras literárias. Esse ano li bastante, mas comprei em excesso e a firma tá quase na falência.

Fora isso, pretendo:

- ler muito Jorge Amado, Graciliano Ramos e José Lins do Rego;
- ler O tempo e o vento, Erico Verissimo;
- ler e reler tudo que tenho de/sobre Lima Barreto e António de Alcântara Machado;
- ler Llosa e reler García Márquez e Benedetti;
- buscar outros autores latino-americanos;
- buscar literatura africana.


Feito isso, o resto é lucro.
 
Última edição:
  1. Comprar mais livros de poesia contemporânea, e não apenas lê-los pela internet;
  2. Descobrir mais sobre literatura latino-americana;
  3. Descobrir de vez literaturas africanas;
  4. Ler mais prosa russa [Doistoiévski, Tolstói, Gógol, Púchkhin];
  5. Ler Thomas Mann [Doutor Fausto, A Montanha Mágica];
  6. Ler "Mar de Fertilidade" do Yukio Mishima;
  7. Ler "Em Busca do Tempo Perdido" de cabo a rabo;
  8. Acompanhar poesia contemporânea de outros países [estadunidense e latino-americana, na medida do possível];
  9. Criar 5 tópicos de Autores da Semana;
  10. Ler sobre literatura japonesa;
  11. Explorar mais a biblioteca da UFG;
  12. Ler literatura jurídica [Kelsen, Dworkin, Hart, Alexy, Schmitt, Reale, Streck];
  13. Ler algo em francês [Flaubert, Apollinaire, Sartre, Valéry];
  14. Ler Heidegger [O Ser e o Tempo, A Origem da Obra de Arte];
  15. Comprar e ler o máximo que puder de DFW;
  16. Ler mais em espanhol.

No âmbito das compras, acho que posso manter a média de gastos que tive esse ano, que foi até baixa. Mas concentrá-la em 1 e tendo como base 11, isto é: comprar basicamente livros de poesia contemporânea e, para os outros, ler o que a biblioteca da UFG fornece mesmo.
 
Última edição:
Eu geralmente nem paro para pensar nessas coisas, pois sei que nunca vai dar certo. Mas dessa vez eu pretendo fazer uma listinha simples com algumas coisas que estão em casa há ANOS e nunca foram nem abertos.
Só que o mais importante para mim é: terminar o Cânone de Sherlock Holmes. Eu tinha decidido fazer isso depois da 2ª temporada da série da BBC; dois anos se passaram e só li UM livro dessa coleção...mas dessa vez, eu vou conseguir!! XD pelo menos eu já comecei...
 
Estou com muita coisa acumulada que quero ler e não sei se vou ter muito tempo para ler ano que vem (com sorte? com azar?)... A ver. Mas não custa colocar umas resoluções.

1. Ler O Senhor dos Anéis (ou pelo menos algum dos livros. A Sociedade do Anel?)
2. Ler Saramago + António Lobo Antunes
2. Ler mais filosofia (ou pelos menos reler a Poética de Aristóteles + Kant)
3. Ler mais poesia (ou ler Rimbaud, Jules Laforgue, Tristan Corbière, Apollinaire, Eliot, Frost...)
4. Ler (ou ler mais) quem eu não consegui ler esse ano (Bolaño, Pynchon?, Bellow, Foster Wallace, Nabokov, Faulkner...)

Na verdade vou aceitar o que der.
 
Última edição:
Esse ano li pouco apesar de ter comprado/ganhado/achado muitos livros (acho que minha coleção de ~15 pulou pra uns 100)

Minha resolução priori será ler tudo o que virar de minha propriedade, antes de que tipo de coisas pretendo ler.

Então, sabendo que vou ler tudo o que for meu, quero:

Ler pelo menos um livro de cada estilo/época literária (obras brasileiras - quero conhecer melhor a literatura brasileira, da qual nunca fui muito adepta, mas que esse ano despertou meu interesse)

Ler Machado de Assis (tenho muita coisa dele e li muito pouco)

Não ler nenhum livro mais de uma vez (com exceção dos livros do Tolkien) (² perdi muito tempo esse ano lendo livros que já li muitas vezes só porque pego pra dar uma folheada a acabo lendo tudo)

Ler pelo menos um livro todo em inglês (sempre desisto no meio do caminho)

Acho que são as principais.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo