Bom, eu me enganei qual é a magia que era para usar, agora lembrei qual é dimension door e realmente ela tem um efeito diferente... Não lembro o nome, teria que consultar, mas é uma magia que abre um portal entre dois pontos do espaço.
Quanto à multiclasse, o que eu pude provar é que a multiclasse com monge só piora o Ladino. Um ladino poderia fazer multiclasse com muitas outras classes e ficaria muito melhor, e até um ladino puro (sem somar níveis com outra classe) fica muito bom (melhor que um monge, com certeza), já que ele tem habilidades boas além do furtivo em níveis altos.
E quanto às armas, ele não pode usar muitas de suas habilidades de classe usando essas armas, incluindo mas não se restringindo ao dano das mãos dele. O monge é extremamente dependente de itens mágicos que lhe dêem bônus (de CA, de atributos, magias que lhe permitam dar mais dano ou atacar mais vezes), então nem vale a pena mesmo assim fazer voto de pobreza para ele. Ele precisa de quase todos os atributos, e para uma classe combatente o BBA dele é ridículo.
O monge pode ser "bom" em alguns casos: mundos em que não existam armas de metal, ou lutando em cima de um ímã gigante em um campo anti-magia, ou com CdPs como Fist of Raziel, ou com multiclasses que utilizem uma ou outra habilidade dele (como o exemplo que você citou), ou para correr muito, ou para ir para os níveis épicos e matar guerreiros pelo menos. Magos nunca. Mas sempre tem uma alternativa melhor: o Frostrager bate melhor na mão, no big-ímã campo anti-magia rangers e até alguns druidas podem se virar, existem muitas CdPs ainda mais fortes, multiclasses melhores (ladino/scout), bárbaro corre bem e é mais forte, e nos níveis épicos as magias se tornam absurdamente fortes.