• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

BARDOS!!! Uma classe em extinção?

Nunca joguei - o Fëanor está montando um jogo - e eu escolhi "Bardo" - todos foram muito gentis comigo - não me disseram que eu tinha tendências sub-conscientes para 'pato' - :lol: - Bem que eu achei que estava difícil levar alguma vantagem, ou... sobreviver até ter competência pra me defender - mas, valeu esse debate para eu perceber no que me meti. :hanhan:

VOCE SE METEU NA MELHOR OPÇÃO DA SUA VIDA E SÓ...:abraco:


Lembrando sempre que tem muito pato bom por aí...

http://youtube.com/watch?v=XDS4fy8jwu8

demais o videozinho..hauhauhuahau
 
Correções: Nível 5: O mago lança uma fireball subitamente maximizada.

Só resta você falar em qual livro o Mago pode lançar magias de 6º círculo (por favor, não me diga que vou precisar desenhar...) no 5º nível...

Vamos aos danos:

Mago 5º Nv: Fireball 5d6 = 30 de dano; Guerreiro tem 60 PV (Con 14 e Pvs maximizados)
Guerreiro 5º Nv: Greatsword + Weapon Specialization + For 16: 12 + 2 + 6 = 20, em um acerto crítico 40; Mago tem 30 PV (Mesmo esquema).

:hanhan:
 
Eu falei que atacar com magias é pior... mas com buffs, um mago pode pegar um guerreiro de porrada, e com outras magias ele pode facilmente vencê-lo. Tipo, Armadura Arcana, Escudo Arcano, Lesser Luminous Armor, Piscar, Reflexos, etc: qual a chance de um guerreiro acertar um golpe que seja?
E a bola de fogo é subitamente maximizada, um talento do Complete Arcane (ou do Complete Mage, não sei) que permite que 1 vez por dia ele maximize a magia sem aumentar o nível dela.

Voltando ao assunto do tópico, Bardo é uma das melhores classes, e uma das mais legais de jogar. Além disso, você ainda pode se especializar nas magias (Sublime Chord), nas músicas (Virtuoso), ou ganhar novas habilidades com Seeker of the Song (músicas que se conectam com os elementos primordiais do mundo, permitem por exemplo aumentar a resistência a tipos de energia - e soltar cones dessa mesma energia, uma vez por rodada) e Stormsinger, que ganha o poder de controlar tempestades.
 
Foi mal, não prestei a devida atenção.

Pois é (me prendendo um pouco nesse assunto ainda), mas tem o número reduzido de magias que ele pode soltar nesse nível, além da necessidade de escolha prévia. Um Mago de 5º nível geralmente tem uma CA por volta de 13 ou 14, com Escudo Arcano fica 17 ou 18 (BBA 5 + WF 1 + For (3) = 9, seria necessário um 8 ou 9 no dado...), Piscar e Reflexos ainda oferecem uma chance pra acertar (não conheço Lesser Luminous Armor, então não posso falar sobre ela), mas, o principal é que, mesmo que ele pudesse soltar todas elas, ele teria que gastar suas primeiras ações o fazendo, enquanto a única preocupação do guerreiro é acertar o golpe, mas mesmo que ele conseguisse soltar todas elas sem levar um golpe que seja, o que ele faria depois?Realmente concordo que magias de dano não são o melhor meio de derrotar um adversário, mas nesse caso também não são os buffs. Magias de Encantamento provavelmente surtiriam mais efeito, ou alguma combinação de outras magias que inutilizassem o dito cujo (Como Pedra em Lama e depois alguma magia de chuva ou algo do gênero, como já aconteceu no grupo antigo de um dos membros do grupo, mas no caso o jogador estava com um Druida).

Agora voltando aos bardos...

Seeker of the Song e Stormsinger são de que suplemento? Como já disse no outro post, gosto muito do Conhecimento de Bardo, que acho uma das melhores habilidades de classe que existem, e os talentos do Canção e Silencio, como Requiem e Audiencia Vegetal, que concedem a habilidade de passar por cima de uma das maiores restrições do jogo: a imunidade de mortos vivos e vegetais à encantamentos. Pode não parecer, mas é uma mão na roda desgraçada quando se lida com os dois tipos de criatura.
 
Eu falei que atacar com magias é pior... mas com buffs, um mago pode pegar um guerreiro de porrada, e com outras magias ele pode facilmente vencê-lo. Tipo, Armadura Arcana, Escudo Arcano, Lesser Luminous Armor, Piscar, Reflexos, etc: qual a chance de um guerreiro acertar um golpe que seja?

Assumindo que o mago esteja com todas essas magias ativas na hora do duelo, né? Porque se os dois começarem do zero, tipo duelo mesmo, bye bye, maguinho amigo.

Voltando ao assunto do tópico, Bardo é uma das melhores classes, e uma das mais legais de jogar. Além disso, você ainda pode se especializar nas magias (Sublime Chord), nas músicas (Virtuoso), ou ganhar novas habilidades com Seeker of the Song (músicas que se conectam com os elementos primordiais do mundo, permitem por exemplo aumentar a resistência a tipos de energia - e soltar cones dessa mesma energia, uma vez por rodada) e Stormsinger, que ganha o poder de controlar tempestades.

O bardo é uma classe legal, mas é como dizem uma quinta roda. Pega um grupo de quatro jogadores.

É melhor ter um mago ou um bardo?
É melhor ter um clérigo ou um bardo?
É melhor ter um ladrão ou um bardo?
É melhor ter um guerreiro ou um bardo?

Em todas as perguntas a resposta correta é a primeira opção, claro. Pois todas essas classes têm um papel muito mais importante que o do bardo num grupo de D&D.

E esse ponto das quatro classes principais é que é um dos alvos da 4E. Eles querem que não só o clérigo possa ser o principal curador de um grupo. Que não só o mago tenha a capacidade de lançar magias foderosas.

Quero só ver como farão isso. :joy:
 
Não vou mais nem discutir o mago... com as magias certas (e pergaminhos), o mago pode contornar tudo isso (tipo, se afastando mais que o guerreiro pode correr, ou ficando invisível e lançando as outras magias).
O Canção e Silêncio é desatualizado, agora bardo é coberto pelo Complete Arcane, com tudo o que o outro tinha e muitas outras vantagens... Embora o bardo da 3.5 não tenha Armadura Arcana e seja em geral um pouco mais fraco (agora não adianta só evoluir Atuação para pegar as músicas, só evoluindo de bardo mesmo).
O Stormsinger é do Frostburn, um livro para se mestrar em ambientes gelados; o Seeker of the Song é do Complete Mage. No frostburn tem ainda um talento, Snowflake Wardance, que permite aos bardos somar Carisma no ataque (ou no dano, não lembro). Eu ia pegar Seeker of The Song com o meu bardo, é uma classe muito interessante. O foco dela é alguém que quer entrar em contato com a essência do universo através de sua música, e vai desenvolvendo músicas mais elementais, além de poder tocar mais músicas ao mesmo tempo; uma música, por exemplo (essa é pega no nível 1), dá resistência a fogo, e a cada rodada você pode gastar mais um uso de música de bardo para soltar o refrão e lançar um cone de fogo (de deixar dragão com inveja) como uma swift action. Ele só não continua a evoluir magias... mas é muito legal.
O Virtuoso já é um astro dos palcos, ele evolui principalmente as músicas, ganhando novas músicas muito boas e tal, mas com menos níveis de conjurador.
O Sublime Chord é o contrário, ele evolui as magias do bardo e ainda ganha novas (em certos níveis, ele pega uma magia de mago para usar). Ele é um bardo que percebe que a magia e a música são a mesma coisa, e começa a unir as duas coisas.
O Stormsinger é um bardo que usa a música das tempestades, e convoca a força dos céus sobre seus inimigos...

E quanto a ele não ser necessário, bem, ele é legal, e cumpre bem o papel de um mago (não é tão forte, mas é melhor supporter. O Bárbaro também é menos útil que um guerreiro (na minha opinião, embora digam o contrário), feiticeiro é pior que mago, e classes de suplementos muitas vezes são menos úteis. Mas elas são divertidas, e tem algumas vantagens que em certos casos podem fazer a diferença...
 
bem, gente, gosto é gosto ; abri o topico pra ver como iam ser as msg, curti pra cacete mas muita gente é contra bardo por mais q fale q naum e esta claro aqui....mas é isso ae, o bardo é o melhor...huauahhuauua
 
Bardos não são piores que outras classes. Mecanicamente, são até melhores que outras, a menos que o jogador seja pior que outros...
E no roleplay, depende do gosto. Eu acho bardo muito legal, é uma das três classes que eu mais gosto, mas gosto é que nem bunda, cada um tem o seu. Ou não.
 
Ahe :think:, galera sou ate q nova no D&D e meu 1º personagem foi um bardo, particularmente adorei jogar com ele, e concordo que muitas vezes pareia mais um ladino que outra coisa, mas fala serio kual de vcs nunk teve um Super galho quebrado pelas façanhas de um bardo no seu grupo???? :hihihi
 
Ahe :think:, galera sou ate q nova no D&D e meu 1º personagem foi um bardo, particularmente adorei jogar com ele, e concordo que muitas vezes pareia mais um ladino que outra coisa, mas fala serio kual de vcs nunk teve um Super galho quebrado pelas façanhas de um bardo no seu grupo???? :hihihi

OLHA AE Q COISA LINDA MEU DEUS...MULHER E BARDO AO MESMO TEMPO...fala serio...gente bardo é a classe das classes..:joy:
 
Não. Qualquer um que goste de resolver conflitos de forma pacífica e inteligente pode achar isso. Em termos de roleplay, não há como se dizer qual classe é a melhor. E, em termos de poder mecanicamente falando, ele é com certeza melhor que o Monge (óbvio...), o Guerreiro, e o Bárbaro.
 
Em relação ao guerreiro, há controvérsias. Mas ele é bem pior que o mago, feiticeiro, ladrão, clérigo, paladino...
 
Sim, criadas por quem gosta do guerreiro... Infelizmente deu pau no orkut e não estou conseguindo abrir a build de bardo que sola um dragão vermelho e não toma um ponto de dano que seja, mas esse era UM exemplo de bardo que batia mais que um guerreiro. Eu mesmo demorei para acreditar no que via, mas era irrefutável. Lembrando que Bardo tem Usar Instrumento Mágico, o que lhe permite usar qualquer magia.
Já que não achei essa build, aqui tem mais alguns argumentos que mostram que o "patinho feio" de vocês é um cisne real: http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=3343618&tid=2511285747549868303
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=3343618&tid=2517906559895736591&na=1&nst=1
 
É. Mas se comparar com classes de verdade... nomeu grupo, o fighter no lvl 20, tirou 210 de dano em uma rodada, então....
 
Imagine o quanto ele não daria se tivesse um bardo então... +14 para cada ataque, daria acho que +56 em um ataque total, e isso seria para cada membro do grupo, e supondo que o bardo só cante e não faça mais nada.
Se é questão de dano, o bárbaro pode dar muito mais que isso de dano. Ou um Paladino/Cavalier. E um mago pode dar dano ilimitado com um efeito de morte. Mas faça o seu guerreiro resistir ao blefar de um bardo, lembrando que falar é ação livre... Ou então a uma contingência (lançada através de pergaminho, já que o bardo tem Usar Instrumento Mágico) de Dança Irresistível de Otto ativada no ataque... o guerreiro tenta atacar, perde sua ação, e o bardo pode andar calmamente para longe e fazer o que quiser. O que, com algumas CdPs, pode ser muito letal...
 
Então já chegamos a conclusão (de sempre, por sinal): nenhuma classe é a melhor, afinal D&D não é jogo individual, e todos os personagens são vitais.

O segredo é o que o Shazan disse: Player loser = char ruined. Aposto que se o Sky, um dia, jogasse de monge, o char não ficaria ruim (lógico que ele poderia fazer melhor com outras classes)
 
Aposto que se o Sky, um dia, jogasse de monge, o char não ficaria ruim (lógico que ele poderia fazer melhor com outras classes)

Não. Um monge sempre vai ficar ruim. Se bater com as mãos fosse bom, porque existiriam armas? E o monge ainda é uma classe com conceito mal-trabalhado, não combina com o jogo, e ainda não tem nada de divertido. Ainda bem que pouparam papel e tinta retirando-o da quarta edição.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo