Eu também achava que era exagero quando meu mestre falava que mago era tudo isso, mas ele conseguiu me provar...
O mago sempre ganha a iniciativa. As magias dele garantem isso (além de que em níveis altos as contingências acabam com essa necessidade). Um feiticeiro não faz nada que um mago não faça, só que demora mais níveis e tem menos opções... Um mago de nível 1 realmente pode perder para um ladino ou outra classe de nível 1 que também tenha Usar Instrumento Mágico como perícia, mas ele ainda é tão bom quanto todas as outras classes nesse nível. Um mago de nível 3 já é superior a todas as outras classes, com magias como raio de chamas e raging fire. Mais forte que um mago, só algumas CdP para magos... Ou você sabe algum modo de impedir um mago nível 20 de parar o tempo, transformar o chão em lava, e prender você com a lava em uma gaiola de força? Tirando, claro, os 3 métodos...
Quanto aos terceiro método de matar um mago nível 20, é um combo complicado: um paladino humano com um talento racial que permite que ele tenha Usar Instrumento Mágico como perícia de classe, talentos que aumentem bastante todos os seus testes de resistência (que já são bons...), algumas magias (pergaminhos) que dão uma resistência à magia bem alta (não lembro direito o valor, nem as magias) e uma vingadora sagrada, entre outros detalhes.
Mas agora, uma verdade é que um mago sempre depende de sua escolha de magias. Em duelos individuais, ele é invencível, mas em uma campanha nem faz tanta diferença... Assim como a extrema fraqueza do guerreiro e de outras classes (em relação a outras)não importa tanto.