Véi, esse é um dos pontos que mais incomoda no cristianismo. Pra você, os demais cristãos não-ortodoxos são hereges. Para o Calion, é o oposto. Para um evangélico, ambos o são. Nem entre os cristãos a bíblia é a mesma. Muito menos seus significados.
Enfim, só entrei pra dizer isso, e pra falar que sentia falta de posts do Paganus nesses tópicos.
O meu problema com o catolicismo romano permanece. Roma ainda afirma que é
necessário estar submisso ao Pontífice Romano para se salvar. Eu acho isso blasfemo. Dizer que a Igreja é autenticamente católica e preserva a reta doutrina não lhe dá autoridade de dizer o que Deus pode ou não pode fazer. Reflexos de um racionalismo escolástico que pode ser considerado um dos precursores do mundo moderno.
A Ortodoxia afirma que a Igreja tem origem divina e é o único corpo teantrópico, formado por homens falíveis mas governada e dirigida pelo infalível Espírito Santo, mas não só não nega que Deus atue em diversas outras instâncias religiosas, mesmo não-cristãs, como ignora que alguém 'diga' a Deus quem deve se salvar mesmo que os parâmetros dessa salvação sejam inumanos. Isso é absurdo. O Espírito realmente sopra onde quer, a deificação opera em qualquer lugar e época embora se dê de maneira específica onde existam certas características que indicam a verdadeira fonte da verdadeira espiritualidade emanada de e firmada em Cristo, a saber, a Tradição Apostólica e tudo o que ela implica.
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E -q.
Ou seja, era isso q eu estava tentando dizer desde o começo do tpc. Há divisões mesmo dentro do próprio Cristianismo, então como definir a heterodoxia ou a ortodoxia, se cada um a monopoliza para si?
http://www.goarch.org/en/ourfaith/ourfaith7116.asp
Os cristãos se dividem enquanto se afastam da Verdade, que é Cristo, e tal verdade, delimitada por uma tradição teológica e espiritual tem algumas bases primárias que identificam a verdadeira Igreja.
1- a fé ortodoxa
2- a Tradição da Igreja
3- sucessão apostólica dos bispos
Examinando a história do cristianismo à luz desses princípios eu cheguei à Ortodoxia. Mesmo do ponto de vista da pura razão não é difícil discernir que as Igrejas mais antigas são a de Roma e os Patriarcados do Oriente. Daí é muito estudo, mutos livros de teologia e história, muita oração para ser guiado à verdade plena.
Existem critérios humanos sim, mas o principal é se deixar guiar por uma autêntica experiência espiritual que leve o fiel a experimentar em que 'hospital espiritual' se manifestam mais plena e esplendidamente os efeitos de purificação do coração, iluminação do nous e deificação pelas energias incriadas.
Perspectiva ortodoxa.
Sobre a visão católica-romana perguntem ao Limpe.