• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Suposta aparição de Nossa Senhora em Ceilândia

Vc não sai, mas muita gente sim...

E de um modo que:

não converte ninguém, não inspira, só faz o contrário, afasta as pessoas de Deus e de Sua Igreja.

Isso fecha a questão. Rs.
 
O problema é que a consciência das pessoas parece contaminada pelas críticas iluministas e não percebem que um religioso considerar outro, de outro credo, como herege ou apóstata é NORMAL, é consequência direta da existência de uma verdade absoluta e sua defesa contra todo tipo de erro. Não há mal nisso, o mal está em querer sair queimando todo mundo que discorda de suas reformas e ideias na fogueira.

Eu mesmo nem me incomodo que o Cálion me chame de "herege" - só acho que, no caso dos muçulmanos, chamar alguém de apóstata por nascer já não-vinculado à sua crença é algo meio forte. Ocorre que "nosso amigo em comum" tem um problema sério de não querer ir além da própria confissão de fé, esquecendo mesmo que a base analítica da qual ele faz uso precede os fundamentos que ele segue. Daí eu dizer para ele que "a Igreja não tem monopólio terminológico", como fiz em outro tópico. Mas acredito que é possível estar fora e dentro - paradoxal, mas acho possível - de um mindset ideológico na hora da discussão, visto que esta só tem a ganhar quando as partes envolvidas se colocam no lugar do outro a fim de entender se aquela coesão pretensa se sustenta ou não.
 
Fora que é bem babaca. Eu sei que todos os cristãos nesse fórum são hereges, oras, porque não são ortodoxos! Isso é óbvio mas se você tirar a carga ofensiva atribuída ao termo e considerar que eu não saio utilizando o termo de forma ofensiva nem acusando ninguém de ser aquilo que, pra mim, ele obviamente é, ele se torna novamente aquilo que ele é: um termo teológico que designa uma realidade eclesial. Isso corta todo relativismo ao mesmo tempo que restaura a maculação do termo por séculos de discurso de ódio.

Véi, esse é um dos pontos que mais incomoda no cristianismo. Pra você, os demais cristãos não-ortodoxos são hereges. Para o Calion, é o oposto. Para um evangélico, ambos o são. Nem entre os cristãos a bíblia é a mesma. Muito menos seus significados.

Enfim, só entrei pra dizer isso, e pra falar que sentia falta de posts do Paganus nesses tópicos. :lol:
 
Véi, esse é um dos pontos que mais incomoda no cristianismo. Pra você, os demais cristãos não-ortodoxos são hereges. Para o Calion, é o oposto. Para um evangélico, ambos o são. Nem entre os cristãos a bíblia é a mesma. Muito menos seus significados.

E -q.

Ou seja, era isso q eu estava tentando dizer desde o começo do tpc. Há divisões mesmo dentro do próprio Cristianismo, então como definir a heterodoxia ou a ortodoxia, se cada um a monopoliza para si?

Claro que todos têm o direito de crer ou deixar de crer no que desejarem, e inclusive questionar... mas daí a apontar o dedo pra todos que pensam diferente e dizer "herege"... sem necessidade alguma...
 
Véi, esse é um dos pontos que mais incomoda no cristianismo. Pra você, os demais cristãos não-ortodoxos são hereges. Para o Calion, é o oposto. Para um evangélico, ambos o são. Nem entre os cristãos a bíblia é a mesma. Muito menos seus significados.

Enfim, só entrei pra dizer isso, e pra falar que sentia falta de posts do Paganus nesses tópicos. :lol:

O meu problema com o catolicismo romano permanece. Roma ainda afirma que é necessário estar submisso ao Pontífice Romano para se salvar. Eu acho isso blasfemo. Dizer que a Igreja é autenticamente católica e preserva a reta doutrina não lhe dá autoridade de dizer o que Deus pode ou não pode fazer. Reflexos de um racionalismo escolástico que pode ser considerado um dos precursores do mundo moderno.

A Ortodoxia afirma que a Igreja tem origem divina e é o único corpo teantrópico, formado por homens falíveis mas governada e dirigida pelo infalível Espírito Santo, mas não só não nega que Deus atue em diversas outras instâncias religiosas, mesmo não-cristãs, como ignora que alguém 'diga' a Deus quem deve se salvar mesmo que os parâmetros dessa salvação sejam inumanos. Isso é absurdo. O Espírito realmente sopra onde quer, a deificação opera em qualquer lugar e época embora se dê de maneira específica onde existam certas características que indicam a verdadeira fonte da verdadeira espiritualidade emanada de e firmada em Cristo, a saber, a Tradição Apostólica e tudo o que ela implica.

- - - Updated - - -

E -q.

Ou seja, era isso q eu estava tentando dizer desde o começo do tpc. Há divisões mesmo dentro do próprio Cristianismo, então como definir a heterodoxia ou a ortodoxia, se cada um a monopoliza para si?

http://www.goarch.org/en/ourfaith/ourfaith7116.asp

Os cristãos se dividem enquanto se afastam da Verdade, que é Cristo, e tal verdade, delimitada por uma tradição teológica e espiritual tem algumas bases primárias que identificam a verdadeira Igreja.

1- a fé ortodoxa
2- a Tradição da Igreja
3- sucessão apostólica dos bispos

Examinando a história do cristianismo à luz desses princípios eu cheguei à Ortodoxia. Mesmo do ponto de vista da pura razão não é difícil discernir que as Igrejas mais antigas são a de Roma e os Patriarcados do Oriente. Daí é muito estudo, mutos livros de teologia e história, muita oração para ser guiado à verdade plena.

Existem critérios humanos sim, mas o principal é se deixar guiar por uma autêntica experiência espiritual que leve o fiel a experimentar em que 'hospital espiritual' se manifestam mais plena e esplendidamente os efeitos de purificação do coração, iluminação do nous e deificação pelas energias incriadas.

Perspectiva ortodoxa.

Sobre a visão católica-romana perguntem ao Limpe.
 
Última edição por um moderador:
Examinando a história do cristianismo à luz desses princípios eu cheguei à Ortodoxia. Mesmo do ponto de vista da pura razão não é difícil discernir que as Igrejas mais antigas são a de Roma e os Patriarcados do Oriente. Daí é muito estudo, mutos livros de teologia e história, muita oração para ser guiado à verdade plena.

Existem critérios humanos sim, mas o principal é se deixar guiar por uma autêntica experiência espiritual que leve o fiel a experimentar em que 'hospital espiritual' se manifestam mais plena e esplendidamente os efeitos de purificação do coração, iluminação do nous e deificação pelas energias incriadas.

Aí é que está. O cristianismo pregado em Atos é diferente do que o seguido pelos ortodoxos. Se EU fosse crer em cristo, eu escolheria uma posição parecida com pregado pelos apóstolos em alguns trechos do novo testamento. Algo totalmente descompromissado com igrejas, tradições ou coisas do tipo. :think:

Mas, pra mim Jesus foi só um filósofo meio nóia. :lol:
 
Aí é que está. O cristianismo pregado em Atos é diferente do que o seguido pelos ortodoxos. Se EU fosse crer em cristo, eu escolheria uma posição parecida com pregado pelos apóstolos em alguns trechos do novo testamento. Algo totalmente descompromissado com igrejas, tradições ou coisas do tipo. :think:

Mas, pra mim Jesus foi só um filósofo meio nóia. :lol:

Mas não é a vida monástica exatamente uma tentativa de viver o cristianismo como nos tempos apostólicos? =D


:lol: Mas eu entendo o que você quer dizer. O Pe. Georges Florovsky escreveu vários artigos sobre essa tensão que existia entre o Império e o Deserto. O que ele queria dizer era que mesmo no mais áureos tempos da Igreja no Império Bizantino, era abundantes aqueles que preferiam ir pro deserto ascetizar, comendo insentos e bebendo só água, vivendo de oração e comunhão frequente que optar por uma carreira eclesiástica em grandes igrejas catedrais, em meio às intrigas palacianas e corrupção mundana.

Essa tensão não abandonou a Igreja. A multidão de mártires o comprova. Sempre será uma eterna luta contra as paixões enquanto se tenta ser fiel à Igreja dos Apóstolos.
 
Última edição por um moderador:
Aí a gente entra em outra questão: como saber que o que se prega em Atos é realmente a "ortodoxia"?

Como saber se Jesus é essa "ortodoxia"?

(serei chamada de herege, rç).

É que no decorrer da humanidade já existiram tantos deuses, "messias", templos e etc, que não dá pra dizer que Jesus era O messias com 100% de certeza.

(herege again, rç).

De qqr forma, o problema não é crer ou não em Jesus como Messias, ou em quem quer que seja. E sim querer que haja uma única forma de ser "correto".
 
Aí a gente entra em outra questão: como saber que o que se prega em Atos é realmente a "ortodoxia"?

Como saber se Jesus é essa "ortodoxia"?

(serei chamada de herege, rç).

É que no decorrer da humanidade já existiram tantos deuses, "messias", templos e etc, que não dá pra dizer que Jesus era O messias com 100% de certeza.

(herege again, rç).

De qqr forma, o problema não é crer ou não em Jesus como Messias, ou em quem quer que seja. E sim querer que haja uma única forma de ser "correto".

É devido a pilhas de enormes posts tão inúteis como esse, que costumo sumir dos tópicos. Quem tiver dúvidas, me contacte.
 
É devido a pilhas de enormes posts tão inúteis como esse, que costumo sumir dos tópicos. Quem tiver dúvidas, me contacte.

Fóruns de discussão são feitos pra isso, Calion, para discutir um assunto.

Todos têm direito de emitir sua opinião, seja ela qual for, e nenhuma opinião é "inútil" se colocada de forma educada e dentro do contexto.
 
É devido a pilhas de enormes posts tão inúteis como esse, que costumo sumir dos tópicos. Quem tiver dúvidas, me contacte.

Fica na sua, Cálion. Se você tem tanta certeza da sua posição, o problema é seu. Estamos todos aqui para compartilharmos o que sabemos e aprendermos uns com os outros. Se você acha que isso é inútil, o logoff é serventia da casa.
 
Engraçado que o pouco que sei dos dogmas católicos nunca "topei" muito, mas acho as argumentações do Limpë e do Paganus super legais, mesmo não concordando com elas.

Já oq acho q falta pro Calion é um pouco de senso que num fórum as pessoas discordam... ué.

Ele quer que todo mundo concorde e pronto... por isso não dá pra conversar com ele.
 
"Por isso digo: Peçam, e será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta." (Lucas 11:9-10)

No entanto...

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." (Tiago 4:3)

Mesmo quando alguém pede a cura para um parente ou amigo e a pessoa morre? Ah é? Isso seria uma coisa útil. E coincidentemente os deuses de povos que moram em desertos habitam no deserto, povos que moram próximos a florestas habitam nas florestas, o divino pode não ser útil, mas é muito conveniente. Sem falar que os deuses sempre aparecem numa cultura para manter o status quo, numa cultura machista deus diz:

Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda.
Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,
Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.
A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição.
Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.
Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.
E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.
Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação.

1 Timóteo 2:8-15

Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
Fala aos filhos de Israel, dizendo: Se uma mulher conceber e der à luz um menino, será imunda sete dias, assim como nos dias da separação da sua enfermidade, será imunda.

Levítico 12:1-2

Mas, se der à luz uma menina será imunda duas semanas, como na sua separação; depois ficará sessenta e seis dias no sangue da sua purificação.
Levítico 12:5

Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor;
Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.

Efésios 5:22-24

Estando eles alegrando o seu coração, eis que os homens daquela cidade (homens que eram filhos de Belial) cercaram a casa, batendo à porta; e falaram ao ancião, senhor da casa, dizendo: Tira para fora o homem que entrou em tua casa, para que o conheçamos.
E o homem, dono da casa, saiu a eles e disse-lhes: Não, irmãos meus, ora não façais semelhante mal; já que este homem entrou em minha casa, não façais tal loucura.
Eis que a minha filha virgem e a concubina dele vo-las tirarei fora; humilhai-as a elas, e fazei delas o que parecer bem aos vossos olhos; porém a este homem não façais essa loucura.

Juízes 19:22-24

Ou numa sociedade escravocrata deus diz:

Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos senhores, não somente aos bons e humanos, mas também aos maus.
Porque é coisa agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, sofra agravos, padecendo injustamente.
Porque, que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas se, fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus.

1 Pedro 2:18-20

Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus.
Colossenses 3:22

E quanto a teu escravo ou a tua escrava que tiveres, serão das nações que estão ao redor de vós; deles comprareis escravos e escravas.
Também os comprareis dos filhos dos forasteiros que peregrinam entre vós, deles e das suas famílias que estiverem convosco, que tiverem gerado na vossa terra; e vos serão por possessão.
E possui-los-eis por herança para vossos filhos depois de vós, para herdarem a possessão; perpetuamente os fareis servir; mas sobre vossos irmãos, os filhos de Israel, não vos assenhoreareis com rigor, uns sobre os outros.

Levítico 25:44-46
 
Mesmo quando alguém pede a cura para um parente ou amigo e a pessoa morre? Ah é? Isso seria uma coisa útil. E coincidentemente os deuses de povos que moram em desertos habitam no deserto, povos que moram próximos a florestas habitam nas florestas, o divino pode não ser útil, mas é muito conveniente.

Não é por nada, não, Morfs, mas pra quem não acredita, você realmente está bem preocupado com a ideia de um Deus Utilitarista, não? Ocorre que o discípulo, nessa passagem, está chamando à atenção duas coisas: 1) que esse deus em que acreditam tem um propósito. Não é dito que "não cai um fio da cabeça de alguém sem que Deus permita"?; e 2) aparentemente alguém já estava dando os primeiros passos rumo à Teologia da Prosperidade. :lol:

Não lembro se você é marxista, mas se for, então está familiarizado com a ideia hegeliana de Absoluto. Ocorre que a dialética se move em direção a Ele inexoravelmente, sendo Ele tanto a causa como o objetivo desse embate contínuo na História. Nas religiões ocorre a mesma coisa: se tanto o Bem como o Mal provém de um Ser Divino e a meta é alcançá-lo seja pela ascese ou pela conversão, então Deus é Causa Primeira e Fim de Todas as Coisas - Alfa e Ômega, como diria o Apóstolo João. Logo, tudo quanto ocorre debaixo do Céu é permitido porque contribui para que o ser humano se volte para Ele. É, eu sei - esse pensamento é foda e pode ser interpretado como determinista. Resumindo: essa é a Vontade de Deus. Agora arrependam-se, seus pagãos. :lol:
 
Aí a gente entra em outra questão: como saber que o que se prega em Atos é realmente a "ortodoxia"?

Como saber se Jesus é essa "ortodoxia"?

(serei chamada de herege, rç).

É que no decorrer da humanidade já existiram tantos deuses, "messias", templos e etc, que não dá pra dizer que Jesus era O messias com 100% de certeza.

(herege again, rç).

De qqr forma, o problema não é crer ou não em Jesus como Messias, ou em quem quer que seja. E sim querer que haja uma única forma de ser "correto".

Estudo. Crer em alguma coisa e ter horizontes abertos é essencial mas o principal é estudo, sem preconceitos, redomas materialistas, é saber contextualizar, é ler os escritos sacros compreendendo seus diversos contextos, é mergulhar naquilo que os pesquisadores de diversas áreas, metodologias, abordagens. Ler não tudo, mas aquilo que é mais inclusivo, profundo, documentado. É ler, ler, ler.

Assim, e só assim, você abre seu espírito a algo mais profundo que as ideologias modernas, a uma sabedoria transcendente e celeste. Depois que abrir as portas do coração aí é concentrar o intelecto em buscar experiências que vão além da razão e da intuição pura e simples.

Sobre os debatedores aqui.

Ao Morfindel falta contextualização, por isso é inútil discutir com ele sobre religião. Sobre tudo o mais é possível e até agradável. Religião? Não.

Ao Calion só falta estudo e abertura de horizontes. Ou seja, falta tudo. Bloqueiem o cara e sejam felizes. Se tivessem me bloqueado quando eu era babaca assim teriam me ajudado a melhorar mais cedo. O Neithan lembra, já fui muito pior que ele.

Kyrie Eleison.
 
Ao Calion só falta estudo e abertura de horizontes. Ou seja, falta tudo. Bloqueiem o cara e sejam felizes. Se tivessem me bloqueado quando eu era babaca assim teriam me ajudado a melhorar mais cedo. O Neithan lembra, já fui muito pior que ele.

Show de humildade nessa postagem!! :clap:

Mas uma coisa que me deixa meio "assim" com a crença em um Deus único, onipotente e onipresente é que nós não podemos ser "utilitaristas" e pedir coisas "pro nosso proveito", mas esse "Deus" pede - aliás, pede não, exige - um monte de coisas pros fiéis, senão eles não estarão dentro dos parâmetros.

Afinal, Ele poderia nos pedir/exigir isso pq nos teria criado? Não há, então, livre-arbítrio real?

Ao Morfindel falta contextualização, por isso é inútil discutir com ele sobre religião. Sobre tudo o mais é possível e até agradável. Religião? Não.

Mofindel é ateu materialista, pra ele nenhum sistema de crenças faz sentido. E eu, apesar de não ser materialista, estou mais próxima dos ateus por 1 - não ter um dogma ou crença "fixa" ou determinada; e 2 - não crer num Deus pessoal, ou ao menos não num Deus único, onipotente, porém que deixa seus "filhos" sofrerem mas exige deles comportamentos-padrão para que eles se salvem.

Então eu entendo a visão de mundo dele melhor do que um teísta faria, mesmo não sendo materialista como ele é.
 
Última edição:
Mas uma coisa que me deixa meio "assim" com a crença em um Deus único, onipotente e onipresente é que nós não podemos ser "utilitaristas" e pedir coisas "pro nosso proveito", mas esse "Deus" pede - aliás, pede não, exige - um monte de coisas pros fiéis, senão eles não estarão dentro dos parâmetros.

Afinal, Ele poderia nos pedir/exigir isso pq nos teria criado? Não há, então, livre-arbítrio real?

Mas aí voltamos àquele problema do que seria a "verdadeira" ortodoxia, qual seria a manifestação de facto dessa divindade. Eu mesmo aplaudo Cristo ao falar do "sinal do Jonas" quando os judeus lhe pedem um sinal: se eles não conseguiram entender a finalidade real da Lei Mosaica, então não haveria sinal nenhum capaz de convencê-los - aliás, acabaria deturpando e diminuindo (ou mesmo negando) o valor da base de suas crenças. Infelizmente, os caminhos para a Aletheia são múltiplos - e sim, Paganus, eu sei que você vai discordar de mim - se é que existe algum certo. Acho que só podemos esperar que a Busca valha a pena.

E sobre a segunda parte, bem, nem que Deus não existisse teríamos um livre arbítrio real visto que somos inculcados com uma ética alheia e uma imaginação que nos impõe limites. Isso impede que sejamos responsáveis pelos nossos atos? De forma alguma, mas é dentro desse escopo que "podemos" atuar. O que as religiões fazem é tentar mostrar porque render-se à "Vontade de Deus" é mais agradável e mais desejável que tentar viver alheio à Sua existência.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo