• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Suposta aparição de Nossa Senhora em Ceilândia

Ah é, me esqueci que quando um ateu cita a Bíblia está sempre fora de contexto.



No meu caso é no sentido que a Lindoriel postou. Não acredito em nada espiritual.



Sou tudo isso aê.

Então Morfs, normalmente todo o ateu é um pouco disso tudo que eu citei, esses exemplos que eu dei são os chamados "tipos ideais", porém eles não existem 100% de forma pura na sociedade, eles se misturam, se atravessam, dialogam entre si. Muito raro achar um ateu que é unica e exclusivamente uma dessas coisas.
 
Em outras palavras, espiritismo kardecista, neo-espiritualismo de forma geral, teosofismo e ocultismo são todos movimentos modernos mais ou menos com o mesmo 'espírito', diferindo apenas nos meios e nas formas com que se apresentam, e algumas diferenças cosmológicas. Enfim, é uma salada do cacete, de modo que é fácil se atrapalhar com as terminologias.

Há várias correntes "modernas" msm, mas a crença em espíritos, em reencarnação, resgate de karma e etc, é tão antiga quanto a humanidade. Vale ressaltar que lááááá nos primórdios, os hebreus eram um dos poucos povos a crer num Deus único - o resto era tudo politeísta e cria em diversas divindades, vida espiritual e etc.

Alan Kardec codificou o espiritismo, mas há muitos elementos "cristãos" na doutrina espírita. Eu mesma admiro Jesus mas não o considero messias. No entanto o hinduísmo, o budismo e etc têm ideias de resgate de karma, reencarnação e etc semelhantes, embora haja certas divergências entre eles.

De resto, tem muita gente "adaptando" espiritualidade pra própria realidade. Creio que deve ser algo mais "sentido" do que adaptado, e é por isso que eu evito igrejas, templos e denominações.

Mas, mas, mas... ele não é ortodoxo grego?

Mas não chama de católica tbm? :dente:

Nesse negoço de terminologias eu danço... XD
 
Não existe reencarnação no budismo e no hinduísmo nem em nenhuma religião antiga. Reencarnação é uma doutrina moderna.

E o karman tradicional não tem nada a ver com a igualmente moderna doutrina do karma.

haters gonna hate
 
  • Amei
Reactions: JLM
Dei uma googlada ae e vi que realmente eles não crêem em reencarnação, e sim renascimento... pq não seria uma personalidade a renascer em outro corpo, apenas algumas características a serem "relembradas" de outras vidas.

Diferente pra carilho do que eu pensava... mas então pra que toda aquela roda de Samsara e etc?
 
Dei uma googlada ae e vi que realmente eles não crêem em reencarnação, e sim renascimento... pq não seria uma personalidade a renascer em outro corpo, apenas algumas características a serem "relembradas" de outras vidas.

Diferente pra carilho do que eu pensava... mas então pra que toda aquela roda de Samsara e etc?

Não sei qual a utilidade, mas creio que é para que seu atma (o senso de self) não se prenda à avidya (ignorância alheia, mesmo do self), o que levaria a um renascimento. Temos, então, que tomar cuidado com nossas atitudes e pensamentos para que o ciclo (a Samsara) seja interrompido. Estou certo, Paganus? (Sei de algumas coisas por alto, mas nunca fui muito além no Budismo). :lol:
 
Pesquisei na gnosis (que crê em reencarnação) que haveria um número de vidas para a pessoa interromper o ciclo.

Mas a gnosis parece um "mix" de um monte de crenças...
 
Dei uma googlada ae e vi que realmente eles não crêem em reencarnação, e sim renascimento... pq não seria uma personalidade a renascer em outro corpo, apenas algumas características a serem "relembradas" de outras vidas.

Diferente pra carilho do que eu pensava... mas então pra que toda aquela roda de Samsara e etc?

O samsara é a esfera sublunar dentro de um ciclo de manifestação corporal, nela atuam as influências telúrico-lunares que não tem NENHUM poder sobre o espírito, mas apenas sobre o devir das almas, ou seja, de fragmentos, influências psíquicas, elementos impessoais que se 'espalham' por todos os entes e não tem NADA a acrescentar ou retirar do espírito. A Lua só atua sobre o cosmo manifestado e o Sol (espírito) é a parcela irredutível do homem, aquilo que define seu Self, como o Bruce colocou, até porque seguindo a linha do Vedanta, o espírito do homem (atman) é metafisicamente idêntico ao Espírito Absoluto (Brahman). Exercícios ascéticos (como a ioga) visam a extração do espírito do mundo sublunar (samsara) e sua viagem rumo ao Absoluto (moksha). O moksha é uma libertação do samsara apenas no sentido de que libera o atman da 'prisão do devir' e o 'joga' em outras esferas superiores, supralunares, solares. O mundo sublunar passa a ser designado como o véu de maya desde a época védica.

Além do Vedanta existem outras escolas hindus, como o Samkhya-Yoga que ensinam que todo o mundo manifestado, assim como a consciência individual (atman, o espírito) é uma ilusão criada por uma 'ignorância metafísica' do próprio Absoluto e que entre o Absoluto e o atman individual não existe diferença. Toda diferença e oposição são produto dessa ilusão, desse véu de maya extremo. E, bom, é uma visão extrema que caracteriza o smakhya-ioga. Lembrando também que o samkhya é ateu.

A questão do budismo é mais complicada e não tenho muita capacidade de falar dele.

Sobre a gnose se trata de um fenômeno presente em TODAS as religiões do globo, desde as mais modernas até os paganismos mais selvagens.
 
Além do Vedanta existem outras escolas hindus, como o Samkhya-Yoga que ensinam que todo o mundo manifestado, assim como a consciência individual (atman, o espírito) é uma ilusão criada por uma 'ignorância metafísica' do próprio Absoluto e que entre o Absoluto e o atman individual não existe diferença. Toda diferença e oposição são produto dessa ilusão, desse véu de maya extremo. E, bom, é uma visão extrema que caracteriza o smakhya-ioga. Lembrando também que o samkhya é ateu.

Tava pensando justamente nisso enquanto voltava pra casa. O problema em si está em libertar-se (atma) dessa ilusão inerente que é maya, que faz você crer que as realidades tanto externa quanto interna são factuais. A samsara acaba se tornando um processo que possibilita que um dia você se dê conta disso, anulando não só a "impressão"/projeção daquilo que você acredita constituir a Realidade mas a própria percepção de si a fim de que sejamos um com o Brahman (algo indefinível mesmo pros budistas, mas que no Ocidente uns diriam se tratar de Deus, Absoluto, etc. Uma "força vital que engloba tudo" soa melhor).
 
Talvez você quisesse dizer "naturalista", porque "materialistas" até os religiosos podem ser. :lol:

Prefiro o termo materialista mesmo. Acho que descreve melhor.

Então você é naturalista mesmo.

Não conhecia esse termo. Significa a mesma coisa?

E daí que cita? Vc não é o único ateu do fórum.

Você disse que eu não coloquei o contexto. Então qual o contexto para aqueles versículos? Ou eles não corroboram o machismo, a misoginia e a escravidão dos hebreus como eu disse?
 
Prefiro o termo materialista mesmo. Acho que descreve melhor.

Por conta da sua orientação política, presumo.

Não conhecia esse termo. Significa a mesma coisa?

Significa que a Natureza (uma antropormofização que na verdade envolve o meio, os sistemas e a consciência social/coletivo) contém as bases que explicam tudo, não existindo nada além disso (não há metafísica aqui). Há quem ache que isso possa levar a uma visão determinista, mas creio que isso é deturpação da ideia da mesma forma como o Darwinismo Social. Na minha opinião, você acredita nos sistemas, nas leis físicas, etc. Apenas isso.

Você disse que eu não coloquei o contexto. Então qual o contexto para aqueles versículos? Ou eles não corroboram o machismo, a misoginia e a escravidão dos hebreus como eu disse?

Acho que ele quis se referir à discussão do post, mas eu só "acho".
 
Você disse que eu não coloquei o contexto. Então qual o contexto para aqueles versículos? Ou eles não corroboram o machismo, a misoginia e a escravidão dos hebreus como eu disse?

A única coisa que existe nessas tuas acusações espúrias é denúncia social feita a partir de uma mentalidade moderna e ideologicamente orientada em um sentido progressista, ignorando totalmente o contexto histórico, social, espiritual e filosófico da época. Ou seja, é uma descontextualização grotesca.

Podes meter quantos versículos 'misóginos', 'homofóbicos' e 'escravocratas' quiseres aí que isso só comprova o quanto ignoras todo o seu contexto e que só estás a defender teus preconceitos ideológicos.
 
Última edição por um moderador:
A única coisa que existe nessas tuas acusações espúrias é denúncia social feita a partir de uma mentalidade moderna e ideologicamente orientada em um sentido progressista, ignorando totalmente o contexto histórico, social, espiritual e filosófico da época. Ou seja, é uma descontextualização grotesca.

Podes meter quantos versículos 'misóginos', 'homofóbicos' e 'escravocratas' quiseres aí que isso só comprova o quanto ignoras todo o seu contexto e que só estás a defender teus preconceitos ideológicos.

Então se eu não posso olhar pra 2 mil anos atrás com olhos de 2013, então ninguém pode olhar pra 2013 com olhos de 2 mil anos atrás.
 
Mas o Morfs não crê em santos... e aí se inicia o círculo vicioso de novo...

Por isso não dá certo tentar convencer ngm de nada em âmbito religioso/espiritual.
 
Então se eu não posso olhar pra 2 mil anos atrás com olhos de 2013, então ninguém pode olhar pra 2013 com olhos de 2 mil anos atrás.

Historiadores vão dizer que isso é impossível considerando a evolução das sociedades humanas - aliás, um dos argumentos usados pelos antropólogos para tratar dos choques culturais que ocorreram no mundo todo. Você pode questionar as ideias do Passado e dizer, "ei, elas não têm lugar no Presente". Ao mesmo tempo, há coisas do Passado que ainda são úteis. Mas temos sempre que lembrar que todo período tem suas idiossincrasias, suas fases - todo um contexto natural e social diferente.
 
Mas o Morfs não crê em santos... e aí se inicia o círculo vicioso de novo...

Por isso não dá certo tentar convencer ngm de nada em âmbito religioso/espiritual.

Pensei que fosse óbeveo que se tratava de uma brincadeira.

Ninguém prevê o futuro excepto certos sanctos. Sacaste?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo