• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Simbolismo Francês

Lórien

Última General de Nanto
Eu sou uma grande fã do simbolismo francês. É uma fase da literatura muito interessante, porque exige bastante do escritor e principalmente do leitor. O que vocês acham do simbolismo francês? Estou falando do francês especificamente porque sou apaixonada por esse movimento na França. Mas o simbolismo brasileiro, por exemplo, também é ótimo. Bem, vocês conhecem? Mallarmé, Rimbaud, Rostand, Verlaine... O que vocês acham?
Já assistiram ao filme Cyrano de Bergerac, baseado na obra de Edmond Rostand? É muito legal, as falas são iguais ao do livro original, eles falam rimando, e a atuação é bem teatral. É ótimo, vale a pena ver.
Gostaria de comentar mais sobre essa área da literatura, que tanto me fascina.
 
Eu realmente gosto do simbolismo frances, em especial dois autores que eu conheço melhor, Rimbaut e Verlaine. Alias, eles são fascinantes em sua estética belissima que na minha opinião não é destituida de sentimentos, como algumas pessoas insistem tolamente, quaisquer que sejam essas pessoas, ainda que os autores. Entre o sentimento e a obra escrita sempre havera um planejamento, é inevitavel.
 
Estes aqui são os tópicos que definiriam o que se chama de "o drama baudelaireano":

-A obsessão pelo exílio

-A obsessão pelo tempo

-A sede de pureza

-A importância da beleza

-A embriaguês, a viagem, a morte

É muito interessante um texto de Baudelaire, "Enivrez-vous", em que ele fala da necessidade de se estar sempre embriagado. Mas não de álcool ou drogas apenas, ele termina o texto dizendo "de vinho, de poesia, de virtude, à sua escolha". É um texto muito legal, só que só tenho em francês e não sou boa em traduzir francês. Se vocês quiserem que eu poste em francês mesmo... avisem...
 
Baudelaire :grinlove: :grinlove: :grinlove:

Adoro Baudelaire... estou sempre com "As Flores do Mal" a mão... É complicado explicar pq gosto tanto de Baudelaire, pq os simbolistas nem são a minha praia, mas tem uma coisa na poesia dele que eu acho apaixonante.

Da passagem que a Lorien citou eu conheço mais ou menos assim: Para não serdes os escravos do tempo, embriagai-vos, embriagai-vos sem cessar! Com vinho, com poesia ou com virtude, a vosso gosto.

Show!!! Depois volto para postar mais, Baudelaire merece :mrgreen:
 
No Simbolismo Francês temos também o amor da minha vida, meu amado, idolatrado, insuperável Arthur Rimbaud... até tatuei ele em mim :wink:
Paul Verlaine, Anatole France, Pierre Loti, Edmond Rostand também são simbolistas franceses. Rostand escreveu Cyrano de Bergerac, tem em filme, é fantástico... Vale a pena.
 
Lorien disse:
Edmond Rostand também são simbolistas franceses. Rostand escreveu Cyrano de Bergerac, tem em filme, é fantástico... Vale a pena.

Caramba, vou ter que ser sincera agora: eu não sabia que Rostand era simbolista. :oops:

Mas Cyrano de Bergerac é muito booooom!! Eu acho que tinha uns 14 quando li, fase difícil.. acabei me identificando muito com o Cyrano. Tem uma frase dele que eu lembro até hoje "Molière foi um gênio e Cristiano era belo"... ai ai... excelente!! Eu sei que tem um livro muito famoso entre os adolescentes (hihihi) "A Marca de Uma Lágrima", do Pedro Bandeira, que é tipo um "remake" do Cyrano. Humm.. e "The Truth about Cats and Dogs", o filme.. também é tipo um remake da história.

obs. no filme tem até aquela frase muito cuti da Roxanne "Amei apenas uma pessoa e a perdi duas vezes!" caramba!!!! preciso ler Cyrano de novo!!!
 
Baudelaire é fantástico. Rimbaud eu acho legal, mas acho q ele é meio superestimado por causa até da história meio folhetinesca da sua vida. Verlaine não conheço bem, mas gostei muito do pouco que já li. O problema é que é muito difícil de ler os poemas deles... não sou muito bom em Francês e o vocabulário é bem problemático, então cada poema leva alguns dias ou semanas para serem lidos...

Putz, lembro até hoje do "Tu me déchires, ma brune, / Avec un rire moqueur, / Et puis tu mets sur mon coeur. / Ton oeil doux comme la lune" numa aula de Francês... esses versos do Baudelaire nunca saíram da minha cabeça, até porque na época, parecia até que ele tinha escrito exatamente sobre o q eu estava passando. Tá aí, acho q estou precisando reler Baudelaire...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo