• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

SERÁ J.K.ROWLING FÃ DE TOLKIEN????

A entrevista disse:
Hello, I was wondering how much Tolkien inspired and influenced your writing?

J.K.R: Hard to say. I didn't read The Hobbit until after the first Harry book was written, though I read Lord of the Rings when I was nineteen. I think, setting aside the obvious fact that we both use myth and legend, that the similarities are fairly superficial. Tolkien created a whole new mythology, which I would never claim to have done. On the other hand, I think I have better jokes.

Tradução livre que tira dúvidas disse:
Olá, estive imaginando o quanto Tolkien inspirou e influênciou em sua escrita?

J.K.R.: Díficl dizer. Eu não havia lido 'O Hobbit' antes de terminar de escrever o primeiro 'Harry Potter', porém li 'O Senhor dos Anéis' aos dezenove anos. Creio, deixando de lato o fato óbvio que ambos usamos mitos e lendas, que as similiradades são meramente superciais. Tolkien criou toda uma nova mitologia, fato que eu nunca declararia ter feito. Por outro lado, prefiro as minhas piadas.

:wink:
 
A JK não é fã do Tolkien! Ela pode gostar dos livros (mesmo tendo lido só uma vez) e achar que o Tolkien foi um gênio, pelo menos ela nunca disse sou fã de...

Muitas pessoas falam que Tolkien foi um gênio, e não significa que são fãs dos livros dele.

As únicas entrevistas que tiveram perguntas sobre os livros do SdA foi a que eu postei antes, e mais essas três:

Comic Relief - March 2001

Live Chat

Andreas: What do you think about Tolkien's "Lord of the Rings"?

J.K.Rowling: I read it when I was about twenty, I think, and I liked it a lot though I've never re-read it, which is revealing (usually with my favourite books I re-read them endlessly) but he created a whole mythology, an incredible achievement.


The Connection - 12 October 1999

Tolkien, C. S. Lewis?
J.K.Rowling: I’ve read both of them. Both of them were geniuses. I’m immensely flattered to be compared to them, but I think I‘m doing something slightly different again.


The Guardian - Saturday July 8, 2000

Harry, Jessie and me

Simon Hattenstone

Did she call herself JK because she fancies being a modern-day Tolkien? "No, it was the publisher's idea," she says. "They were wary of me being a woman." Bloomsbury thought it might put off the boys, so they made her androgynous. "I was so grateful to be published, it didn't matter to me." We talk some more about life after Harry Potter, and she's getting increasingly enthusiastic. "You know, one day, I'd like to experience life as a woman," she says.


Esse site tem todas as entrevistas que a JK já deu, se alguém quiser ver... e por falar nisso, o The Leaky Cauldron não é qualquer site de HP. É uma fonte confiável.

Sobre ela ser oportunista e tudo mais, é lógico que os livros tem que ter suspense! Seria ruim se não tivesse.
A série vai ter 7 livros, e cada livro forma o próximo.
Nunca daria para fazer a série toda em uma só edição. Se vocês acham que ela escreve aquilo tudo só para 'encher salsicha', nem sei o que falar.
Praticamente quase todos os detalhes são importantes.
 
Bom eu não sei aonde eu li, mas ela já disse sim ser fã de Tolkien. É claro q ela ñ deve ser igual a gente aqui do fórum, mas o livro influenciou bastante HP, oia só:
pag 706, Senhor dos Áneis; edição completa.
Faramir conversando com Frodo sobre Gandalf;
"...a Grande Batalha que foi travada em Dagolard nos primórdios de Gondor, na qual aquele que não nomeamos foi derrotado...."
E depois Faramir faz várias referências a Sauron como o q ñ-deve-ser-nomeado, assim como Voldemort.
 
Acho que fã msm ela não é, acho q como todo mundo devia fazer, ela respeita o Tolkien ´pela sabedoria dele... mas se ela não faz isso, acho q ela vai se ver comigo.. heheh :twisted: Eu não gosto dela, eu acho q ela é mto convencida, e oportunista, além de gostar de um marketing emcima da curiosidade dos outros... Mas ao falar de "suas piadas" ela foi mto infeliz, pq no livro dela não tem piada nenhuma e nada de engraçado pra fazer vc rir... Talvez ela esteja se referindo q os livros dela são uma piada.. heheh 8-)
 
Talvez ela esteja se referindo q os livros dela são uma piada.. heheh
Foi um pouco preconceituoso da tua parte...

A Rowling pode não ser fã do Tolkien, mas ele inspirou ela, com certeza...
Não sei se alguém já citou, mas também tem a semelhança entre os dementadores e os Nazgûl... ambos, cada um do seu jeito, suga toda a alegria, transmite pânico e talz...
 
Lady_Eowyn disse:
Talvez ela esteja se referindo q os livros dela são uma piada.. heheh
Foi um pouco preconceituoso da tua parte...

A Rowling pode não ser fã do Tolkien, mas ele inspirou ela, com certeza...
Não sei se alguém já citou, mas também tem a semelhança entre os dementadores e os Nazgûl... ambos, cada um do seu jeito, suga toda a alegria, transmite pânico e talz...
eu tb vejo varias semelhancas entre SdA e HP, inclusive essa. E tambem aquele negocio de nao pronunciar o nome do carinha lá que eu nao lembro o nome .... :lol:
 
Lady_Eowyn disse:
Não sei se alguém já citou, mas também tem a semelhança entre os dementadores e os Nazgûl... ambos, cada um do seu jeito, suga toda a alegria, transmite pânico e talz...


Bom, não sei quase nada sobre os Nazgûl, mas sei que a JK criou os dementadores quando ela estava em depressão.


Os dementadores esgotam a paz, a esperança e a felicidade em suas vítimas.
Não se deixam enganar por disfarces, truques e nem capas da invisibilidade. Até os trouxas sentem sua presença, embora eles não os vejam.

Os Nazgûl transmitem pânico, como você disse, só que os dementadores causam uma depressão profunda na vítima.


Os Nazgûl foram homens, não?

Os dementadores não. Eles são os guardas da prisão Azkaban. Para formar outro dementador, é preciso ser realizado o 'beijo do dementador' que não mata, mas tira a alma da pessoa.

Os Nazgûl tem que usar armas para fazer isso.


Um jeito que existe para deter os dementadores é conjurando Patrono, que é um espécie de anti-dementador, age como um escudo entre você e o dementador.
Segundo o Prof. Lupin “O Patrono é um tipo de energia positiva, uma projeção da coisa de que o dementador se alimenta: esperança, felicidade, desejo de sobrevivência, mas ele não consegue sentir desesperança, como um ser humano real, por isso o dementador não pode afetá-lo”. Ou seja, os dementadores se alimentam de emoções das pessoas que eles chegam perto.

Do livro "O Mundo Mágico de Harry Potter":

Em uma entrevista, Rowling confirmou que os dementadores representam a doença mental conhecida como depressão:
"É exatamente o que eles são. Foi uma coisa inteiramente consciente e totalmente tirada da minha experiência. A depressão foi a coisa mais desagradável que vivenciei.É uma impossibilidade de imaginar que você algum dia será uma pessoa alegre novamente. A ausência da esperança.Um sentimento de apatia muito diferente da tristeza. A tristeza machuca, mas é um sentimento saudável, uma coisa necessária. Depressão é outra história".


Os Nazgûl e os dementadores tem similaridades sim, mas ao mesmo tempo eles são diferentes.


Agora sobre Voldemort:

I am Gandalf disse:
pag 706, Senhor dos Áneis; edição completa.
Faramir conversando com Frodo sobre Gandalf;
"...a Grande Batalha que foi travada em Dagolard nos primórdios de Gondor, na qual aquele que não nomeamos foi derrotado...."
E depois Faramir faz várias referências a Sauron como o q ñ-deve-ser-nomeado, assim como Voldemort.

Ainda hoje em dia, tem muita gente que tem medo de dizer 'Satanás' por achar que vai acontecer alguma coisa ruim com ela, ou que depois de dizer o nome ele irá aparecer.

Essa é quase a mesma razão pela qual os bruxos falam Você-Sabe-Quem, já que o Voldie matou muitas pessoas quando ele estava no auge de seu poder.
É só uma supertição.

A JK poderia ter se inspirado nisso...
 
Meu, por mais que HAJAM diferenças, EXISTEM muitas semelhanças entre sda e Hp... Eu SOU fan de HP também, e mesmo assim eu reconheço isso..
Por mais que a Rowling não seja fan de Tolkien, ela con ceretza se inspirou em algo que teve o influência do Tolkien.
Beijos
Lu
 
Lu-thien disse:
Meu, por mais que HAJAM diferenças, EXISTEM muitas semelhanças entre sda e Hp... Eu SOU fan de HP também, e mesmo assim eu reconheço isso..
Por mais que a Rowling não seja fan de Tolkien, ela con ceretza se inspirou em algo que teve o influência do Tolkien.
Beijos
Lu

Acho, que se você parar um pouco e pesquisar, tem muitas chances de encontrar outras explicações ao invéz de J.K.Rowling copiou Tolkien e etc...

Ainda não acredito que a JK se inspirou nele; ela usa mitologia, que nem ele usou... mas não foi Tolkien que criou todas aquelas coisas que tem nos livros dele.

E mesmo se ela tiver se inspirado nele, e digo se, idaí? Milhares de escritores são inspirados por outros.
 
Eu não vejo problema algum na Rowling ter se inspirado no Tolkien. Parece que fãs de ambas as partes entendem isso como um insulto.
Milhares de escritores são inspirados por outros.
É isso mesmo. Milhares de escritores.
Tolkien usou mitologia pra escrever a obra dele, a Rowling tb usou. Mas se ela tirou uma coisa ou outra da obra do Tolkien, qual é o problema nisso? Ela não vai ser superior ou inferior a ele por isso. Cada um é bom pro estilo que escreve. Eu gosto de HP também, acho que a história é boa, prende, e tal... mas já vi algumas influencias do Tolkien perdidas por lá e achei isso legal... foi por causa do HP que me interessei por SdA...
Não vejo mal algum se for o caso de ela ter se inspirado. E se ela for fã dele, ótimo. Pelo menos ela tem bom gosto.
 
Dizer que HP se baseou em certas coisas de SdA tudo bem, mas dizer que SdA é cópia de HP é ignorância...
Só estou postando isso aqui para levantar a discussão, já que um moderador bloqueou o tópico sobre isso para que viéssemos aqui...
 
Pode crer, uma idéia soh eh boa na cabeça de quem a teve...
Tolkien com suas obras ...
J.K. Rowling com as suas ...
... e tantos outros com suas respectivas idéias ...
Só ñ podemos esquecer que o público alvo de Tolkien são bem mais velhos que o público de HP neh
 
Imadofus disse:
Dizer que HP se baseou em certas coisas de SdA tudo bem, mas dizer que SdA é cópia de HP é ignorância...
Só estou postando isso aqui para levantar a discussão, já que um moderador bloqueou o tópico sobre isso para que viéssemos aqui...


Realmente, é muita ignorância. e eu acho que, com certas exceções (Nazgul/Dementadores, Gandalf/Saruman, Espírito de Voldemort/Olho de Sauron) básicas, dizer que Sda é imitação de HP, ou o contrário, é muita ignorância. Os dois se basearam nas mesmas lendas ao escrever seus livros, então é óbvio que algumas coisas fiquem parecidas, com certeza.
 
Eu já falei, cada um é bom pro estilo que escreve... gosto mto de HP e de SdA e consigo conciliar os dois numa boa...
Só não consigo entender pq tanta neura em cima disso... o que teria de problema se a Rowling realmente se inspirasse no Tolkien? *já que negam que não, ok... afinal, eles podem apenas terem se baseado na mesma coisa, claro!*
 
SdA-_Legolas_- disse:
Se ela não é fãn, ela bazeia o Harry Potter com As obras de Tolkien!!
Ela usa Elfos e tudu mais!

Os Elfos Domésticos são bem diferentes dos Elfos de Tolkien...nossa, não tem nem comparação... u.u

Quando a JK leu SdA ela tinha 19 anos.
Ela tem 40 anos agora.

Se ela demorou 5 anos para escrever o 1° livro, e ele foi lançado em 1997:
= 28/9 anos

É meio difícil ela lembrar sobre a história, nomes dos personagens e etc, depois de ter lido os livros só uma vez...
E foi 10 anos depois que ela teve a idéia de escrever 'Harry Potter e a Pedra Filosofal'.
 
Lady_Eowyn disse:
Eu já falei, cada um é bom pro estilo que escreve... gosto mto de HP e de SdA e consigo conciliar os dois numa boa...
Só não consigo entender pq tanta neura em cima disso... o que teria de problema se a Rowling realmente se inspirasse no Tolkien? *já que negam que não, ok... afinal, eles podem apenas terem se baseado na mesma coisa, claro!*

Sim.. tipo, sem problemas da rowling ter se inspirado nele ou não! Eui só disse que existem coisas pareceudas entre os dois e isso é fato! Eu não disse que ninguém copiou ninguém! Até porque a idéia dos dois livros são totalmente diferentes!

Beijos
Lu
 
Imadofus disse:
Lady_Eowyn disse:
Realmente é ignorância. SdA é muito mais antigo que HP!
45 anos, mais ou menos...

Uma coisa que eu fico MUITO puta é quando as pessoas que não estão ligadas nisso vão no cinema ver a câmara secreta e vêem a Aragog (uma aranha gigante, que por acaso também é usada no segundo livro da série) e depois vêem a Laracna no Retorno e falam: Nossa! Copiou do Hp!
Ou então comparam o Gollum com o Dobby.. Eu fico MUITO puta quando comparam os dois...

Beijos
Lu
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo