• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

SERÁ J.K.ROWLING FÃ DE TOLKIEN????

Dheano Elwin disse:
É uma cópia barata com certeza... :D :D

Agora que HP se tornou um alvo fácil de intelectualóides, com seu sucesso e frisson atual, é muito cômodo tomar o caminho fácil da falta de análise e da pré-julgamento infundado.

Já você constatando "com certeza" pelo menos umas duas vezes nesse tópico. Que tal apresentar alguns argumentos válidos pra apoiar sua "certeza", hein? :obiggraz:
 
Fox disse:
Dheano Elwin disse:
É uma cópia barata com certeza... :D :D

Agora que HP se tornou um alvo fácil de intelectualóides, com seu sucesso e frisson atual, é muito cômodo tomar o caminho fácil da falta de análise e da pré-julgamento infundado.

Já você constatando "com certeza" pelo menos umas duas vezes nesse tópico. Que tal apresentar alguns argumentos válidos pra apoiar sua "certeza", hein? :obiggraz:

A cópia barata que falei nao foi no sentido de ser uma porcaria...
foi no sentido de falar que ele tirou varias idéias de SDA...

Antez de dar uma "bronca" em mim, espere para voce saber do que se trata...
 
A cópia barata que falei nao foi no sentido de ser uma porcaria...
foi no sentido de falar que ele tirou varias idéias de SDA...

Justamente, o que o Fox questionou foi dentro dessa sua explicação aí.

E ter tirado "várias idéias do SdA" faz com que a obra da Rowling seja uma "cópia barata"?

E se eu te disser que ela teve várias influências de várias outras obras e contextos mitológicos?

E se eu te disser que - resguardadas as devidas proporções - o que Tolkien fez não ficou nem muito longe disso?

Eu sinceramente não entendo o porquê dessas críticas tão ferrenhas... o que a mulher escreveu não tem o nível do Tolkien, isso é óbvio, mas mesmo assim tem seu valor e merece todo nosso respeito. :)
 
E é sempre bom lembrar... São obras pra públicos diferentes e com objetivos diferentes...
 
Knolex disse:
O espelho de Ojesed? Ele não tem nada a ver com o Espelho da Galadriel... Ele reflete sod esejos das pessoas... o da galadriel pode mostrar qualquer coisa... passad, futuro, medos, desejos...

Já o Salgueiro, sim, são bem parecidos, mas suas funções nas tramas são completamente diferentes... o que torna o Salgueiro dela "independente" do de Tolkien... ela soube usar a influencia em algo novo... uma cena criativa e legal...

Eu não disse q ela simplismente "recortou" essas passagens do SDA mais q ouve inspiração houve e isso ´inegavel mesmo ate no caso dos espelhos eu acho ela so mudou a forma de ver a coisa mais a escencia é a mesma :D
Gosto muito de hp gosto mesmo mais leio sem esperasr coisas mirabolantes ou grandes brilhantismos leio como se tivesse lendo Agatha cristie :obiggraz:
 
Mas eu não vejo semelhanças entre o espelho de Ojesed e o da Galadriel...

A penseira já parece bastante... ela me parece uma influencia clara...
 
Knolex disse:
Mas eu não vejo semelhanças entre o espelho de Ojesed e o da Galadriel...

A penseira já parece bastante... ela me parece uma influencia clara...

Serio??nunca havia pensado na penseira desse modo :o?: pq vc diria q tem algo a ver c/ o espelho da galadriel???
 
Primeiramente por ambos serem espelhos d´água... Ambos são bacias com liquido dentro de onde se pode ver algo...

entre as várias coisas que o espelho da Galadriel mostra, está o passado, que é o que a penseira mostra....
 
É, realmente o livro, apesar de nao ter o nível dos de Tolkien, é um livro bem sucedido... tanto é que tem um número de vendas extraordinário...
Bom, minha opiniao é que o livro nao é bom e que tirou inumeras idéias dos de Tokien. :obiggraz:
 
Bem ela não foi a 1° e nem vai ser a ultima a retirar ideias de Tolkien...assim como o propio tolkien tb tirou ideias de outras mitologias, acho q não pode-se julgar um livro só por isso :D
 
Eu chao que ela recebeu bastante influencia de tolkien, pq vejam, a penceira, éra muito parecida com o espelho de galadriel, como ja foi dito, e tb, éla usou um dos mosntros criados por tolkien em um de seus livros, o trasgo, quem viu o filme legendado pôde muto bem perceber que trasgo em ingles é troll
 
Mas Smaug... não foi Tolkien que criou os trolls... nem mesmo daquela maneir...
Tanto o troll do Tolkien como o da Rowling são baseados nas imagens de trolls da mitologia de séculos atrás...
 
Exatamente Knolex!!! assim como Gandalf e Dumblendor foram inspirados de uma mesma fonte muitop mais antiga Merlin :wink:
 
Odeio essas brigas, é como colocar anões e elfos juntos numa sala...
Largo Cavafundo disse:
3. Morram! Elfos e dragoes foi Tolkien que inventou??? Ja ja vao dizer que ele tambem inventou magia e bruxaria!
Realmente não foi Tolkien que inventou, ele pegou de antigas mitologias e modifiçou as origens dos dragões(mantendo o principal"um grande lagarto que solta fogo") e até mesmo a aparencia dos elfos(não mais aqueles bichinhos baixos verdes)
Quanto aos Trolls eles sempre foram bichos malvados que viravam pedra com o nascer do Sol...

E por que vocês insistem nessas discusões que não levam a nada, daqui a pouco vão comparar Branca de Neve com SDA e Alice no país das maravilhas com HP...os dois livros embora com semelhanças são duas coisas completamente diferentes.
 
caro gamgeeeeeeeee colega de ainu ehhehehehhe
os bichinhos baixinhos nao eram gnomos? nunca pensei em elfo com baixinho (ou sim?)


daki a poko vao querer dizer que o Akira Toryama plagiou tolkien e hp quando aparece em Dragon Ball uma agua q reflete oq acontece na Terra, acho q eh a Agua Ultra Sagrada =P.. servindo como espelhocaro gamgeeeeeeeee colega de ainu ehhehehehhe
os bichinhos baixinhos nao eram gnomos? nunca pensei em elfo com baixinho (ou sim?)


daki a poko vao querer dizer que o Akira Toryama plagiou tolkien e hp quando aparece em Dragon Ball uma agua q reflete oq acontece na Terra, acho q eh a Agua Ultra Sagrada =P.. servindo como espelho

ateh parece q tolkien eh o inventor das mitologias
 
Opa! Uma confusãozinha ae...

Os elfos são os seres com mais interpretações de acordo com a mitologia... o Gamgy falou que Tolkien fez os elfos de forma diferente pq não eram mais os verdinhos... isso não é verdade... os elfos já eram muito similares ao de Tolkiejn na Mitologia nórdica..... Na mitologia céltica(se não me engano, posso estar errado) é que eles eram os baixinhos verdinhos...
 
harry potter teria alguma coisa a ver com sda??

a escritora de harry potter (J.K. ROWLING) teria se baseado em TOLKIEN para fazer seu mega sucesso?????????
 
Mesmo se basease, a presença de "Elfos" não justificaria isso, pois Tolkien não inventou os Elfos, uma vez não inventando-os, baseou-se também na existencia deles, mas fazendo adaptações ao gosto dele, como a J.K. fez.
Acho q tem muita gente q qdo menciona q tal escritor se baseou na obra de alguem, confunde isso com copiar, oq não é o caso de J.K., além disso todos os livros se baseam em algo, não existe livro q não é baseado em nada.
 
Olha eu acho q a fonte dos elfos dos dois autores são de culturas diferentes... observem o filme do HP o qual eh um retrato do filme o mais proximo possivel e observem o filme do sda com a msm funcaum... agora observem Dobby, the house-elf e Legolas, nota-se uma grande diferenca...

Talvez por ambos serem baseados em mitos parecidos confunda-se as obras com plagios. Obvio q algumas inspiracoes existam, mas n plagios...

Cilyë
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo