• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

SERÁ J.K.ROWLING FÃ DE TOLKIEN????

Essa história de que a Rowling é satanista pra mim é o maior papo furado... Pode juntar com essas histórias de que os livros dela encaminham as crianças pra magia negra e coisas assim e jogar no lixo... Já vi dezenas de crianças lendo Harry Potter e nunca vi ninguém tentando voar na vassoura ou tentando fazer a poção polissuco... Acho que qualquer criança em idade pra conseguir ler um livro da Rowling (que não são finos) tem condições de entender que aquilo é tudo ficção. Além do fato de que não há nada de apologia ou culto ao demônio e coisas assim...
 
Shy Unicorn disse:
A matéria é bem engraçada, a "JK" fica explicando algumas coisas enquanto come sanduíche de pepino...hehe... :roll:

http://www.vivalegre.com.br/materias/materia.asp?cod=1060

1º Esse site é evangélico. Eu já li muitas matérias parecidas em sites e revistas evangélicas sobre HP, e não considero nenhum deles confiáveis, todos eles me parecem querer convencer os evangélicos, para manipulação de fiéis.

2º Achei esse trecho muito interessante e ele mesmo tira o crédito dessa "matéria".
[...]"Com a turbulência dos fatos recentes, Sra. Satan foi indagada por que negou este assunto no passado. [...] 'O poder dado pelo meu mestre esta em seu ponto mais alto. Somente agora eu posso revelar o verdadeiro propósito do meu trabalho. Somente com a liberação de Harry Potter e a Câmara Secreta estreando nos cinemas Norte Americanos em 15 de Novembro, esta demasiado tarde para que qualquer mortal impotente possa tira-lo do ar.' " [...]

É pensar que ela mencionou 15 de Novembro (de 2002) torna-se engraçado pensar que até hoje, 31 de janeiro de 2004, ela não deu outra entrevista como essa em nehum jornal, p/ nenhum outro repórter. Posso garantir pra vcs que se ela desse uma entrevista desse tipo seria um furo, jornais iriam disputar pra levá-la ao público, mas pelo contrário só o sortudo enviado do site vivalegre teve o privilégio dessa "entrevista".

Lendo a notícia, dá pra reparar a maneira com a qual Roney Kumpel (o homem que diz ter estrevistado J.K. e escreveu a matéria) usa de estratégias para envolver o leitor qd diz: "[...] Ela jogou sua cabeça para trás, riu estranhamente, acariciou seu gato explicando calmamente [...]. O intuito do autor aí foi de envolver o leitor mais desatento em sua matéria caracterizando J.K. pela narrativa de suas supostas ações durante a entrevista. Tal recurso é usado na literatura e nunca em textos jornalísticos pois tende a tornar o texto tendencioso e a aumentar a credibilidade do público no texto. O autor do texto se colocou no final da matéria como escritor, o q explica os recursos que citei acima.
Cuidado gente, na internet coloca-se no ar qualquer coisa, não há compromisso ético com a verdade. Lendo o texto não achei nada confiável e sim tendencioso.

Pippin JR disse:
SIM, quem a ajudou a escrever os livros foi o demu, ela mesmo disse isso a um jornal canadense.
Eu procurei no jornal em questão e não achei nada. Como eu disse a entrevista só foi dada ao sortudo enviado autor do texto. A desculpa é que o texto foi retirado do site de jornal.
 
Gil_Gaer disse:
o que mais me deixou surpresa :o são as aranhas gigantes que aparecem no livro "Harry Potter e a Câmara Secreta" e elas não são muito amigáveis, Elas te fazem lembrar algo?
Será que Hagrid criou alguns dos filhos de Ungoliant?

Eu ia dizer "me lembrou", mas isso só se fosse semelhante, o que não foi, foi igual às aranhas n'O Hobbit. :eek:

Lúthien de Beren disse:
Ela nem tenta esconder as semelhanças :wink:

Realmente, um pouco mais de sutileza a faria bem. :?
 
Nao acho que ela seja nem um pouco fa de Tolkien mas é ridiculo falar que nao se inspirou nem um momento. Para mim o exemplo mais claro é o inico de O Hobbit e o inicio de HP. A descricao dos bolseirod e dos surlei é quase igual. Nao gostavam de coisas inesperadas, tinham medo do que os outros iriam falar, deem uma lida... É muito parecido. Nao acho que seja plagio, mas ela com certeza se inspirou em alguns pontos. Gosto dos dois, mas Tolkien é infitamente melhor.
 
QUE? 8O
Que bisuuurdo.

A Rowling mesmo já disse que leu Senhor dos Anéis, parece que ela teve que ler por causa do colégio, faculdade, não sei e não gostou.

Muito engraçado então. Até parece que foi o Tolkien que inventou as fadas, elfos e etc.

A Rowling realmente pode ter se inspirado em estórias mágicas SIM, pois ela é uma fã delas, mas em Tolkien NÃO.
.
.

Ah, e caso citem os dementadores, eles NÃO foram inspirados no Tolkien de maneira nenhuma. Eles foram inspirados por um livro espiritualista, que me foge o nome da memória agora que fala de "demented spirits", espíritos inferiores e também são baseados na experiência própria da autora com uma doença chamada Depressão.
 
Independente dela ter gostado ou não da história, ela teve influencias. Não estou falando que ela "copiou" SdA, porque realmente não foi isso.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo