• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

SERÁ J.K.ROWLING FÃ DE TOLKIEN????

E paranóia 8-) ,

Eles se basearam em mitologias parecidas, são parecidos em referências mitológicas mas não são plágios pq num foram eles q criaram a mitologia
 
Já ouvi falar que essa doida ia querer dar continuidade a obra do Tolkien... :roll:

Pra mim ela é fã dela mesma. Tem lá seu talento, mas acho ela convencida demais. Além disso, Harry Potter é plágio de um roteiro, se não me engano do Neil Gaiman...
 
Samwise Português disse:
É dificil um escritor/a ingles/a criar um livro de fantasia em ter lido Tolkien e depois de ter lido é dificil não ser fã.

Pronto, acho que vc disse td!

Não pode se falar que é plágio, porque não foi o Tolkien qeu criou a mitologia, mas por basear-se na mesma mitologia, é lógico que vão haver muitas semelhanças.
 
Bem acho que ao falar que "li o 1º livro quando tinha 18 anos mas não me interessei mais. Acho o meu humor melhor" ela já está humilhando Tolkien, e não humildemente... E concordo, realmente não tem como comparar Harry Potter com SdA, que se trata de uma obra que levou praticamente um vida inteira e muita pesquisa. Tolkien é incomparável. Quanto a HP, prefiro os Livros da Magia.
 
Bem acho que ao falar que "li o 1º livro quando tinha 18 anos mas não me interessei mais. Acho o meu humor melhor" ela já está humilhando Tolkien, e não humildemente... E concordo, realmente não tem como comparar Harry Potter com SdA, que se trata de uma obra que levou praticamente um vida inteira e muita pesquisa. Tolkien é incomparável. Quanto a HP, prefiro os Livros da Magia.
 
Bem acho que ao falar que "li o 1º livro quando tinha 18 anos mas não me interessei mais. Acho o meu humor melhor" ela já está humilhando Tolkien, e não humildemente... E concordo, realmente não tem como comparar Harry Potter com SdA, que se trata de uma obra que levou praticamente um vida inteira e muita pesquisa. Tolkien é incomparável. Quanto a HP, prefiro os Livros da Magia.
 
Comparar HP com SdA é uma absurdo! SdA é muitoooooooooooooooooooooooo melhor! Ela é fã de Tolkien sim. Eu vi em uma entrevista ela dizendo que se baseou nos livros de Tolkien tb.
Essa história de plágio é viagem! São dois livros totalmente diferentes. Elfos já existiam :mrgreen: , ñ foi Tolkien que criou. HP é um livro infanto-juvenil, ela escreveu pra um público totalmente diferente do de Tolkien.
 
Eu não gosto nem um pouco da J.K.Rowling... ela é uma oportunista que fica fazendo suspense e deixando a gente curioso pra vender seus livros...
*Ela disse numa entrevista que não havia se inspirado em nada do SdA e que preferia o seu jeito de escrever... ela é doida!! Não tem nem comparação!! Ele é mestre enquanto ela é apenas professora de escola primária!!!*
 
Eu achei a entrevista, só que ela é em inglês:


Scholastic.com

October 16, 2000

Online Chat


Pergunta: Hello, I was wondering how much Tolkien inspired and influenced your writing?

J.K.R: Hard to say. I didn't read The Hobbit until after the first Harry book was written, though I read Lord of the Rings when I was nineteen. I think, setting aside the obvious fact that we both use myth and legend, that the similarities are fairly superficial. Tolkien created a whole new mythology, which I would never claim to have done. On the other hand, I think I have better jokes.


> http://www.the-leaky-cauldron.org/quickquotes/articles/2000/1000-scholastic-chat.htm


Não acho que a JK é fã de Tolkien ou retirou idéias dele.

Os livros podem ter algumas coisas parecidas, já que a JK também usa mitologia, mas como ela mesma disse, forra isso, as semelhanças são bastante superficiais...


Alustriel EveningFall disse:
ela é apenas professora de escola primária!!!*

É verdade, ela foi professora, (não sei se era de primário) mas também estudou Francês e Clássicas na universidade de Exeter.
 
Alustriel EveningFall disse:
[...] ela é uma oportunista [...]
Condordo e discordo... sobre ela ser oportunista... se ela quer ficar famosa e fazer dinheiro ela tem de ser um pouco oportunista pra chamar a atenção pro trabalho dela. Mas convém, antes de acreditar que ela disse isso ou disse aquilo, verificar a fonte... site na internet colocam o que querem para se promoverem ou promover o autor. Será que, se ela falou todas essa coisas mesmo, ela não estava apenas tentando criar polêmica pra fazer seus livros venderem mais soltando na mídia comentários que podem não corresponder com o gosto dela de verdade?

Alustriel EveningFall disse:
[...] que fica fazendo suspense e deixando a gente curioso pra vender seus livros [...]
Essa coisa de fazer suspense pra vender livro é verdade e o pior é que funciona :?
 
Que eu saiba el é fã dele sim... e como eu amo as duas obras acho muito bom... ... eu mesmo conheci hp bem antes de sda,e alguns dos meus amigos pottermaniacos como eu agora me aconselharam o senhor dos anéis... e agora sou totalmente louca pelo livro... :mrgreen:
 
Eu não acho que ela seja fã de senhor dos anéis, e não encontro muitas referencias a tolkien em seus livros , que li antes de conhecer tolkien, apesar de me considerar um grande fã de senhor dos aneis, tambem considero muito a obra dela, e o suspense oportunista que ela inteligentemente faz foi usado pela editora de tolkien que convenientemente separou o livro em três partes e os lançou em epocas diferentes para aguçar a mente e o bolso dos leitores da epoca, isso é uma estrategia de marketing usada em todos os aspectos da economia, um otimo exemplo, é a trilogia no cinema, como vocês estão se sentindo agora que "acabou"?
 
na mitologia escandinava, os elfos nao sao nem deuses nem homens, pois possuem poderes, além de serem divididos em elfos da luz, e elfos do escuro, também sao seres comumentes associados a natureza, vivendo em bosques, montanhas, e possuem poderes de cura, hmmm alguma semelhanca com Tolkien?
os vikings tb chamavam o plano onde vivemos de TERRA MEDIA, e logo acima ficava VALINOR que era a terra dos deuses que eram "comandados" por Odin, e no "país" Alfheim viviam os Elfos da luz e seu Lider era DAIN, que por coicindencia tb era o nome de un dos primeiros anoes existentes, que junto com GANDAF, NAIN, FILI, KILI, entre outros deram inicio a uma raca que vive debaixo da terra no subterraneo, e sao habeis com as maos, podendo construir nao soh armas como tb joias, mas sao gananciosos diante de metais preciosos...

e agora...sera que Tolkien copiou ou se influenciou na mitologia escandinava?

tem tb, mitologia inglesa, quem nunca ouviu falar de Rei Arthur e os cavaleiros da tavola redonda? pois eh, eles contavam com os conselhos do Mago Merlim, que eh tem uma enorme semelhanca com gandaf..

nao sou fã de Rowling, pra fala a verdade, HP me enoja, mas como ja foi dito aqui, eh absurda a comparacao de Rowling com Tolkien, pois os propositos sao totalmente diferentes, tolkien fui motivado pelo amor que sentia aos filhos, enquanto JRK eh pura industria, negocio dela nao eh fazer bons livros, mas apenas livros pra vender, marketing total, ou sera que alguem ai, caiu naquela do roubo do ultimo livror de HP? ta ai, senao uma boa escritora, uma otima marketeira...

Dizer que Rowling copiou Tolkien, eh a mesma coisa que dizer, que o professor roubou os elfos dos vikings, e Gandaf da mitologia de seu "país"

eu tava pensando aqui, essa discussao so foi tao adiante, pq estamos num forum de fas de tolkien, que ja tem tendencia a achar que tudo que tem de mais, eh puro plagio, mas se esta fosse uma lista de discussao de estudiosos da literatura escandinava, provavelmente a discussao tb iria longe, mas ai, o copiador seria Tolkien, e nao os vikings...

Slade Abdala
 
ah, desculpem, fiz uma confusao total, Asgard eh o pais dos deuses (alguem se lembro de CDZ?), valinor creio que eh um palacio de Odin, que fica em asgard...

Slade Abdala
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo