• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

SERÁ J.K.ROWLING FÃ DE TOLKIEN????

Ristow disse:
Em uma entrevista perguntaram se Tolkien influenciou em alguma coisa na sua obra e ela respondeu: "Li o 1º livro quando tinha 18 anos mas não me interessei mais. Acho o meu humor melhor".
Ela humilhou humildamete SdA...
se eu ñ me engano eu vi esta entrevista... mas o q eu tinha visto q estava escrito eh q ela tinha lido e gostado, mas achava o humor dela melhor... pode parecer pouca diferença, mas É uma diferença...

eu acho q os livros sao mt diferentes: sda eh tipo uma super-aventura "Vamos Salvar o Mundo" ( hehe, gostaram da definição? ),
e hp eh tipo cotidiano, escola, soh q c/ magia e c/ serios riscos de morte.


outra coisa: Merlim, Gandalf, Dumbledore, são todos aquela velha imagem q temos de um mago: velho, barba e cabelos brancos, capa etc
 
:idea: Vcs não perceberam!!!!?
no sda em Bri tinha um porteiro, ele se chamava Harry!
Harry o Portteiro!
tudo não passa de uma cópia barata!
 
Finluin disse:
:
no sda em Bri tinha um porteiro, ele se chamava Harry!
Harry o Portteiro!
tudo não passa de uma cópia barata!

Calma, não exagera.
Rowling mais do que se inspirou em obras como Tolkien, mas também não vamos desmerece-la. Conseguiu escrever livros com enredos cativantes e simpáticos, com bom humor e demais etcs. Ela é uma boa escritora sim.

Mas não é tão criativa quanto Tolkien, isso não é (embora ele também não tenha criado absolutamente tudo em suas histórias...)
 
É rídiculo se ela falar que nao se inspirou. É um absurdo. Com certeza ela se inspirou em muitas coisas.
Primeiro, Dumbledore não é parecido com Gandalf, ele é o próprio. Ele não resolve os problemas, mas dá oportunidade deles próprios resolverem.
Os dementadores são os nazgul.
Alguem acha que o salgueiro lutador tem algo a ver com o Velho Salgueiro?
Se o trasgo nao tiver a mesma descricao do troll da montanha eu chuto o balde. Ah, que é isso. O trasgo tem a cabeça pequena,... Hum, é mesmo bem diferente.
E o grande Hagrid, uma grande criação. Ou cópia. O amar aos ainmais também era um traçõ marcante de outro personagem. Beorn era grande, forte, e tb amava os animais.
Adoro Rowling, mas amo Tolkien. Sinto dizer que ele foi muito além de qualquer criação dela ou de qualquer outro.
 
É óbvio q ela se inspirou em Tolkien, pq todas as historias d fantasia medieval vieram da obra tolkieniana. Mas esse negocio d falar q é copia é coisa d quem não leu.

P.S.:Ei, Aeglos, os dementadores nem contam. Quase tudo q é mal parece com os nazgûl: Morte, Comensais (tambem do HP), Jawas (SW), milhares de cartas do jogo Magic... :roll:
 
eu sou fã de Harry Potter, e digo que nao tem lá muuuuuuuuito a ver com SdA.Nada impede que ela tenha lido e tirado informações, mas tb nao é obrigatório, pq o mundo de HP é um festival de mitolgias que só lendo akeles fininhos, "Quadribol através dos séculos" e principalmente "Animais Fantásticos e onde habitam" que eu fui perceber.Tem desde Japão até Egito, passando por muita coisa da mitologia nórdica (por isso eu disse que SdA nao é a fonte única e obrigatória dela)
e qto aos personagens, o Dumbledore nao é o Gandalf.Sinto dizer, mas lendo dá pra ver o abismo.Gandalf era um Maia, ele era tudo, um dos líderes da guerra.Mas o Dumb é mais "humano", entendem?Velho, sábio, inteligente, mas ainda apenas o sr. Diretor.E pessoalmente acho que ele é o "Merlin", ate a roupa dele é o classico azul com chapéu de estrelas!nada a ver com o Gandalf!
E o Voldie e Sauron realmente são parecidos, mas não iguais.Sauron não tem "passado palpável", como quem leu HP e a Câmara Secreta sabe.Voldemort tem motivos ultrapessoais para detonar com os bruxos.
Isso é outra coisa legal q percebo em HP: a questao do preconceito, no caso a metáfora "bruxos q odeiam trouxas e vice-versa", ou foi impressao só minha os Comensais parecerem um bando de nazistas?Mesmo no colégio existem as "familias tradicionais" que dão apelidos depreciativos aos filhos de trouxas, como "sangue-ruim".Uma coisa que existe muito na sociedade, e eu nao sei se foi colocado de proposito ou nao, mas está lá.
além de tudo, os livros sao carismáticos, e pessoalmente acho q comparar qualquer coisa com Tolkien é injusto. :wink:
basicamente:
Tolkien - épico atemporal, fantasia de primeiro nível
Rowling - livro infanto-juvenil, fantasia c/ toques de realidade
 
Washu-chan disse:
e qto aos personagens, o Dumbledore nao é o Gandalf.Sinto dizer, mas lendo dá pra ver o abismo.Gandalf era um Maia, ele era tudo, um dos líderes da guerra.Mas o Dumb é mais "humano", entendem?Velho, sábio, inteligente, mas ainda apenas o sr. Diretor.E pessoalmente acho que ele é o "Merlin", ate a roupa dele é o classico azul com chapéu de estrelas!nada a ver com o Gandalf!

Eses detalhes de o Gandalf ser uma maia e tudo mais são detalhes quando olhamos a essência da coisa. O Dumbledore se assemelha MUITO com o Gandalf velho que veio à Terra-Média. Exceto pela resmunguice ocasional do Gandalf , tudo mais era muito semelhante. A serenidade, sabedoria e esperteza. Os dois têm muito a ver e ambos são bem "humanos", se você prestar bem atenção.

Um que eu acho realmente curioso é o Hagrid que, a principio, me parece uma mistura legal de Beorn com Tom Bombadil. Olhando bem, não me parece que ela fez tal mistura intencionalmente ou conscientemente.

Bem, voltando ao assunto principal, acho que a influência é bem mais indireta do que alguns pensam. Afinal tolkien influenciou muita gente, que influenciou muita gente, que influenciou muita gente... que infleunciaram a Rowling.

Isso é uma possibilidade.

Afinal, há muitas coisas que eu mesmo conhecia, certos "estereotipos" (hoje em dia são considerados até clichês), que eu nem sabia que foram idelizados por Tolkien até ler seus livros.
 
Fox disse:
Bem, voltando ao assunto principal, acho que a influência é bem mais indireta do que alguns pensam. Afinal tolkien influenciou muita gente, que influenciou muita gente, que influenciou muita gente... que infleunciaram a Rowling.
(...)
Afinal, há muitas coisas que eu mesmo conhecia, certos "estereotipos" (hoje em dia são considerados até clichês), que eu nem sabia que foram idelizados por Tolkien até ler seus livros.

É exatamente isso q eu quis dizer!!! :D
 
De fato, podemos observar muitas semelhanças na história de Harry Potter com a de O Senhor dos Anéis. Ela até tentou disfarçar, distorcendo totalmente a imagem do Elfo, mas ela mesma assumiu que leu os livros de Tolkien. O Interessante dos livros dela, é que possui semelhanças, mas não é um plágio, e é muito bom. Não a crucifico por querer mostrar ao mundo a idéia de uma história tão boa, porque eu mesmo adoraria mostrar as minhas.
 
Quando disse cópia não quis dizer ofendendo e sim em sentido figurado. É claro que Rowling fez um grande trabalho com suas criações mas o que quis dizer é que ela se inspirou em Tolkien seja direta ou indiretamente, pois todos os autores posteriores se inspiraram em suas obras.
Quanto a Gandalf, é claro que ele é um maia, mas isto nao tem nada a ver com o que eu disse. Eu nao falei que eles eram iguais em tudo mas sim em seu papel na historia. Gandalf tem poder para resolver quase tudo que os seus amigos passaram, mas ele resolveu? Nao, pois nao podia. Ja Dumbledore nao se envolve diretamente por motivos diferentes, que entendo principalmente, é para dar oportunidades a Harry de acender a todo seu potencial.
Quanto aos outros eu só fiz comparações, mas cópias não são, com certeza. Isto é uma visão minha, entendem. É claro que outras pesoas podem ter outros entendimentos, como tudo na vida.
Agora que parecem, parecem. :lol:
 
Peraí gente, eu discordo que a Rowling se inspirou em Tolkien p/ fazer os livros dela.

Tanto Sda quanto HP são livros de fantasia, e ambos tem elementos de fantasia, dragões, magos, elfos etc.

Esses elementos são comuns a muitas obras, e é imposível falar que a Rowling tava se inspirando no SdA quando escreveu o livro dela. Sem contar que os livros do Tolkien são inspirarados em várias obras de muita influencia na cultura ocidental.

:)
 
Mas é claro que sim, até mesmo o vilão Voldemort, Aquele-que-não-deve-ser-nomeado é baseado em Sauron, assim como no SDA eles hesitam falar o nome dele, em HP eles nunca falam. Mas é tudo baseado no fato de não flara o nome.
Sem falar que é como o Fëa de Sauron, o espírito do voldemort que vaga por aí até achar um lugar para se instalar, isso não me parece uma grande coincidência considerando que Tolkien escreveu um livro com um inimigo o qual o espírito(Fëa) se recompõe, praticamente 50 anos antes, tá mais para uma imitação barata.
Sem falar no resto. Ou é muito coincidência, ou é imitação dessa gorda sugadora de dinheiro, que escreveu um conto infantil baseado num livro sério, com um universo inteiro criado, línguas e etc. Essa mulher me irrita, isso é um desaforo a Tolkien e à sua obra, portanto um desaforo para os fãs de Tolkien, HP é um conto infantil, não se compara às obras Tolkienianas, que são sérias.
 
O fato de não se dizer o nome do inimigo é bem comum, não só em Tolkien. Já viu quando as pessoas falam do "Coisa-ruim"? hehehe É a mesma coisa. Preferem assim do que dizer DIABO! Pois dizendo o nome eles estariam invocando ele, o princípio é o mesmo.
Eu acho que JK tem muito mérito. Criou uma história legal, direcionada a um público juvenil. Um objetivo beeeeem diferente do de Tolkien, essa comparação e idéia de "rivalidade" não tem nada haver.

Mas que aqueles Dementadores(é assim mesmo?) são bem parecidos com os Nazgûl... isso são...
 
Tem umas coisas que são iguais demais:

- Frodo x Potter: Dois protagonistas fracos e comuns que tiveram aventuras meio que por acaso, carregando um fardo hereditário.:(

- Gandalf x Dumbledore: Dois magos poderosos, velhos e subestimados, que são de grande influência no próprio universo. :)

- Ungoliant x Aragogue: Duas aranhas grandes, famintas e pouco sociais, de grande prole. ( o nome da aranha lembra alguém?) :evil:

- Sirius x Strider: Má fama, poder, proteção incondicional ao protagonista, sem falar no apoio de seus amigos magos (Dumbledore e Gandalf). 8)

- Gollum x Dobby: Duas pequenas criaturas, feias, de grandes olhos e usando os pronomes errados ao referir-se de si próprios. :mrgreen:

- Rony x Sam: Os fiéis escudeiros do protagonista, estando sempre apoiando Potter ou Frodo, dariam suas vidas por eles. :oops:

- Velho-Salgueiro Homem x Salgueiro Lutador: Preciso mesmo falar algo? As plantas mais invocadas da literatura inglesa... :x

- Sauron x Voldemort: Dois seres malignos que perderam seus corpos ao serem derrotados e buscam retomar o poder. :twisted:

Fora outras semelhanças que deixam óbvia a admiração de Rowling por Tolkien... :roll:
 
Aredhel disse:
Peraí gente, eu discordo que a Rowling se inspirou em Tolkien p/ fazer os livros dela.

Tanto Sda quanto HP são livros de fantasia, e ambos tem elementos de fantasia, dragões, magos, elfos etc.

:)

Influência,sim, mas peraê... É só prestar atenção nos detalhes e personagens...
 
Tudo bem, Tolkien se inspirou em lendas e udo mais, mas com certeza Rowling se ispirou nele. Além de Frodo e Harry serem protagonistas fracos ninguem lembra do valor dos objetos de invisibilidade para eles(Meu Deus ninguem lembra que a capa e o anel dao invisibilidade).
Nao tiro os meritos dela mas acho ridiulo ela falar que nao se inspirou.
E quando li araguogue me lembrei na hora do Bilbo gritando aranhoca no hobitt.
 
tudo bem dizer q foi influenciada .mais eu acho q foi mais indiretamente ....afinal....em historias de fantazia.....existe sembre um mago(q saum todos de barga e bem velhos...representam a logetividade e sabedoria ao passar dos anos.....como os velhos)....sempre tem alguem q é mau e q ataca um indefeso e se mostra naum ser taum indefeso assim......magias,e animais estranho tb fazem parte..afinal saum "animais magicos, fantasticos"
como suas caractericas exageradas......
ela pode na verdade pode ter sido influenciada por varias coisas e naum so tolkien......e digamos assim....se algum leitor de tolkien de hp , ou ate mitologias e historias de ficcao.....quisesse escrever alguma historia de magia...duvido q conseguiriam fazer sem ter caracteristicas de suas leituras....
e ela pode pensar q naum penso em tolkien.....mais se ela ja leu ele e outras historias e ate mmo historinhas bobinha de magia..(umas fraquinhas q existe por ai) entaum ela com certeza foi influenciada mmo q indiretamente......

nussa eu fiz um rolo.espero q entendam o q eu quis dizer.....
:)
 
Ela foi influenciada sim, ta na cara, mas, como li em um lugar aí, Rowling ainda tem que comer muito mingal pra chegar a altura de Tolkien..
Eu li HP, gostei, li SDA, amei.
SdA é bem mais elaborado, bem mais profundo. É claro que ela nao se inspirou só em Tolkien...
Mas eu não a culpo, pois eu tb estou escrevendo um conto, e nao consigo deixar de ver semelhanças com SdA...
:|
 
Petragorn disse:
Tem umas coisas que são iguais demais:

- Frodo x Potter: Dois protagonistas fracos e comuns que tiveram aventuras meio que por acaso, carregando um fardo hereditário.:(

OK. Ambos realmente ficam ofuscados pelos coadjuvantes, mas o Harry aind apossui mais carisma que o Frodo. Além do mais, hereditário é de pai(ou mãe) pra filho... E não de primo pra primo(que é o caso do Frodo)...

- Gandalf x Dumbledore: Dois magos poderosos, velhos e subestimados, que são de grande influência no próprio universo. :)

Só um minuto... Dumbledore subestimado? O Ministério sempr epedia a ajuda dele... Isso fica claro... Tanto que no fim do 4° livro, o Ministro mostra, durante a briga, que na vida toda apoiou o Dumbledore pelo respeitom que ele tem, mas que naquele caso era diferente...

- Ungoliant x Aragogue: Duas aranhas grandes, famintas e pouco sociais, de grande prole. ( o nome da aranha lembra alguém?) :evil:

é... provavelmente rolou uma inspiração em ungoliant sim... Mas monstros gigantes existiam até antes de Tolkien... e aranhas já eram exploradas tb... uma inspiração sim, mas nada demais...


- Sirius x Strider: Má fama, poder, proteção incondicional ao protagonista, sem falar no apoio de seus amigos magos (Dumbledore e Gandalf). 8)

Peraí... Má fama até certo ponto... Sirius era considerado um assassino por praticament TODA a omunidade bruxa.... Aragorn só tinha má fama em Bri... um pequeno e quase insignificante povoado... As outras pessoas que o conheciam o respeitavam...

- Gollum x Dobby: Duas pequenas criaturas, feias, de grandes olhos e usando os pronomes errados ao referir-se de si próprios. :mrgreen:

OK. Gollum e Dobby... e Jar Jar Binks... e personagens de outras centenas de obras....

Rony x Sam: Os fiéis escudeiros do protagonista, estando sempre apoiando Potter ou Frodo, dariam suas vidas por eles. :oops:

Sempre apoiando? Rony e Harry não passaram 1/3 do 4° livro sem se falar?

- Velho-Salgueiro Homem x Salgueiro Lutador: Preciso mesmo falar algo? As plantas mais invocadas da literatura inglesa... :x


Sim. Foi uma inspiração. Mas Rowling soube usar de forma diferente de SdA... uma inspiração que não foi cópia...

- Sauron x Voldemort: Dois seres malignos que perderam seus corpos ao serem derrotados e buscam retomar o poder. :twisted:

Faltou citar que ambos são considerados inomináveis... Mas esse lance de ser malígno, perder corpo e depois voltar tb é comum...


Fora outras semelhanças que deixam óbvia a admiração de Rowling por Tolkien... :roll:

Sim... Tem a penseira... que lembra de alguma forma o Espelho de Galadriel...
 
Nem adianta tentar proteger, Homem-PT, porque essa mulher tonta acha que seus livros são melhores que os de Tolkien, é ridículo o que ela criou, ela se baseou em Tolkien e na realidade, como que alguém não ia ver uma linha de trem que levava pra lugar nenhum , de quem eram os terrenos de Hogwarts no governo, como o beco diagonal cabia num lugar tão pequeno, é simplesmente ridículo, ela nem se compara, não chega nem aos pés das descrições de Tolkien. Sem mais comentários, e, por favor, sem mais gente protegendo essa influenciadora de mente de crianças.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo