• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

RPGista: você tem religião?

Pois é colegas de foruns, eu não quero ofender ninguém e eu acho bacana que as pessoas tenham fé e tal...

mas o problema é que se vc tem algo de poderes ilimitados que é também a personificação do bem, eu preferiria que ele armasse uma ditadura do "bem supremo" do que todo esse problema todo de livre arbitrio

Muitos problemas que se chamam livre arbitrio são impulsos naturais, ambição É um impulso natural, predadores querem o melhor pedaço de carne, hj é dificil encontrar no ocidente uma demonização do sexo, mas foi o pensamento de toda uma epoca

será que os humanos são culpados por praticarem "o dark side" do livre arbitrio?

O cara faz uma guerra não pq ele é MAL, mas pq a situação levou-o a isso, mesmo q seja algo mesquinho, como eu quero riquezas, então talvez o mundo q não trabalhe com BEM e MAL

e talvez nem o(s) deus(es) pensem assim... ^^
 
Obs: desculpem o flood...
Só Ele perdoa.

( :mrgreen: )

- - -

Eu ia tocar nesse assunto agora Margrave. Você leu meu pensamento!

Livre arbítrio pode ser usado para o bem e para o mal...

E o que é o bem e o mal? Senão valores que um dado meio/sociedade valora positiva ou negativamente, e que, na sociedade vizinha pode ter conotações opostas? Tal variação pode ser dar até de indivíduo para indivíduo!

E o pior de tudo: a própria Bíblia é uma salada de valores, ora valorizando escravismo e discriminação, ora valorizando o amor e afeto, ora valorizando guerra, estupro e intolerância, ora valorizando a paz. Um cristão realmente seguidor de cada ensinamento que ali está, seria um louco varrido, provavelmente com pouco discernimento entre bem e mal. (sério!)
 
Última edição:
Só Ele perdoa.

:mrgreen:

- - -

Eu ia tocar nesse assunto agora Margrave. Você leu meu pensamento!



E o que é o bem e o mal? Senão valores que um dado meio/sociedade valora positiva ou negativamente, e que, na sociedade vizinha pode ter conotações opostas? Tal variação pode ser dar até de indivíduo para indivíduo!

E o pior de tudo: a própria Bíblia é uma salada de valores, ora valorizando escravismo e discriminação, ora valorizando o amor e afeto, ora valorizando guerra, estupro e intolerância, ora valorizando a paz. Um cristão realmente seguidor de cada ensinamento que ali está, seria um louco varrido, provavelmente com pouco discernimento entre bem e mal. (sério!)

Sua opinião está um tanto fanática e fundamentalista, justamente aquilo q vc tanto critíca... Está ciente de tal fato? :think:
 
Mas se os humanos pensassem "só deus(es) sabe(m)" "só deus(es) sabe(m)"

ah... o q é aquele raio? "só deus(es) sabe(m)"

Diga adeus a eletricidade, portanto internet, portanto fórum valinor
leva tb a ciencia e a sociedade ocidental no processo

... e ganha uma caverna bem confortavel com o fogo magico que o raio do bem criou :mrgreen:

ps: sem ofensas aki, ok? ^^
 
Sua opinião está um tanto fanática e fundamentalista, justamente aquilo q vc tanto critíca... Está ciente de tal fato

Porque oras? Apenas citei tudo que está na Bíblia, Lobo! Estupro, escravismo, intolerância, discriminação, violência, etc. estão lado a lado com amor, afeto, respeito, etc. Então como você julgaria alguem que seguisse à risca tal conjunto de valores? :think:


edit: exato Margrave, exato. Estaríamos na idade da Pedra até hoje. Aliás, sabe uma coisa que não consigo deixar de pensar? Como seria se a idade das trevas nào tivesse existido, ou seja, se de algum forma, a antiguidade clássica grega não tivesse sido interrompida. Os caras construíram o primeiro computador do mundo (o artefato de Antikitera) !!! Imagine se aquela era tivesse se perpetuado? Talvez estaríamos muito mais à frente em todos os campos do saber!!!

( ps: já sei Lobo - "só Deus sabe". )
 
Última edição:
Mas se os humanos pensassem "só deus(es) sabe(m)" "só deus(es) sabe(m)"

ah... o q é aquele raio? "só deus(es) sabe(m)"

Diga adeus a eletricidade, portanto internet, portanto fórum valinor
leva tb a ciencia e a sociedade ocidental no processo

... e ganha uma caverna bem confortavel com o fogo magico que o raio do bem criou :mrgreen:

ps: sem ofensas aki, ok? ^^

O inventor da eletricidade éra cristão convicto e tinha muita fé. Isto é fato. Pois ele mesmo declarou isto várias vezes no decorrer de sua vida.
 
Porque oras? Apenas citei tudo que está na Bíblia, Lobo! Estupro, escravismo, intolerância, discriminação, violência, etc. estão lado a lado com amor, afeto, respeito, etc. Então como você julgaria alguem que seguisse à risca tal conjunto de valores? :think:

Sim, ainda mais levando em consideração o polêmico livro Levídicos (ou seria Levíticos?).
 
Sim, ainda mais levando em consideração o polêmico livro Levídicos (ou seria Levíticos?).

Qual o problema em relação a Levíticos? A conquista de Canaã? Ou as Leis de Moisés, q seguiam em parte o preceito "olho por olho, dente por dente", como a Lei de Talião? Para tudo isto existem explicações, eu garanto, e não contradizem outros trechos bíblicos...
 
O inventor da eletricidade éra cristão convicto e tinha muita fé. Isto é fato. Pois ele mesmo declarou isto várias vezes no decorrer de sua vida.


sim kra, vc entendeu errado

mas se a ciencia vem do questionamento da doutrina, vc não pode me dizer que desde o cristianismo fundado de Constantino, ou até antes mesmo dele, a doutrina cristã não mudou, certo?

pq pela doutrina original o arco iris é um simbolo q deus colocou na nuvem que nunca mais mandaria um diluvio para a terra...

então alguém que (independentemente de sua religião) estudou a refração da luz na água, ele questionou a doutrina

progresso cientifico e religião podem caminhar juntos ué ? oo
religião pode caminhar ao lado de tudo alias até as coisas desagradaveis que o armitage falou
 
Post original de Armitage
Porque oras? Apenas citei tudo que está na Bíblia, Lobo! Estupro, escravismo, intolerância, discriminação, violência, etc. estão lado a lado com amor, afeto, respeito, etc. Então como você julgaria alguem que seguisse à risca tal conjunto de valores? :think:

Onde na Bíblia estão estes casos q vc menciona?

Post Original de Armitage
edit: exato Margrave, exato. Estaríamos na idade da Pedra até hoje. Aliás, sabe uma coisa que não consigo deixar de pensar? Como seria se a idade das trevas nào tivesse existido, ou seja, se de algum forma, a antiguidade clássica grega não tivesse sido interrompida. Os caras construíram o primeiro computador do mundo (o artefato de Antikitera) !!! Imagine se aquela era tivesse se perpetuado? Talvez estaríamos muito mais à frente em todos os campos do saber!!!

A maioria dos historiadores modernos repudia a antiquada visão de q a antiguidade clássica éra uma idade das maravilhas, e a idade média uma idade das trévas, isto é fato.

Post Original de Armitage
( ps: já sei Lobo - "só Deus sabe".)

Vc está aprendendo... :mrgreen:
 
sim kra, vc entendeu errado

mas se a ciencia vem do questionamento da doutrina, vc não pode me dizer que desde o cristianismo fundado de Constantino, ou até antes mesmo dele, a doutrina cristã não mudou, certo?

pq pela doutrina original o arco iris é um simbolo q deus colocou na nuvem que nunca mais mandaria um diluvio para a terra...

então alguém que (independentemente de sua religião) estudou a refração da luz na água, ele questionou a doutrina

progresso cientifico e religião podem caminhar juntos ué ? oo
religião pode caminhar ao lado de tudo alias até as coisas desagradaveis que o armitage falou

O arco-íris é um símbolo que Deus colocou, através da refração da luz na água, cientificamente falando, afinal ele é onisciênte, lembra-se... ? :mrgreen: :cool:
 
Eu sou agnóstico, assim como todo meu grupo de RPG. Me tornei agnóstico quando comecei a perceber inconsistências na minha religião anterior. Perceber que as escrituras sagradas que minha religião pregava não tinha nada de "sagrado" - era tudo ficção de homens de povos antigos, que ainda por cima teimavam em enfiar seus valores arcaicos pela minha guela abaixo (submissão da mulher, escravismo e servidão, intolerância religiosa, negativismo sexual, etc). E ao comparar com as crenças de outros povos do planeta, percebí que tudo não passava de mais uma mitologia - essa necessidade do homem antigo de inventar uma explicação para o que não entende ( que aliás nunca mais vai voltar a acontecer pelo simples fato de que a ciência e , principalmente, os meios de registro de hoje em dia - câmeras, gravadores, etc. - não dão mais espaço para tais lendas. )

Cuidado Armitage. Parece que está dizendo que crença religiosa e razão são contrários e isso não é verdade. Einstein era extremamente religioso e o que impulsionava seu trabalho em física era saber como Deus fez o universo. O Cristianismo prega que a religião deve se rebaixar à razão: "Bento XVI acusou o Islamismo de se colocar acima da razão..."

Kurt Gödel, o maior matemático do século passado, estudava a possibilidade de uma teologia racional, onde conceitos como alma, Deus... fossem definidos formalmente. Chegou a elaborar uma prova da existência de Deus, reformulando um argumento famoso criado por Santo Anselmo em 1100 mais ou menos...

Precisa entender tambem que religião não significa apenas instituição religiosa. Pode-se ser extremamente religioso e não ser filiado a nenhuma instituição religiosa. Muitos tem uma concepção pessoal de religião e de Deus.

O Termo religião, alias, significa re-ligar. Estavamos ligados a Deus no passado e, com o pecado original, houve uma separação e agora precisamos nos religar a Deus. Religião pode ser definida como:

"relação do homem com o fundamento do seu ser"

"crença em seres espirituais"

"o ópio do povo" (Karl Marx)

Mas se os humanos pensassem "só deus(es) sabe(m)" "só deus(es) sabe(m)"

ah... o q é aquele raio? "só deus(es) sabe(m)"

Diga adeus a eletricidade, portanto internet, portanto fórum valinor
leva tb a ciencia e a sociedade ocidental no processo

... e ganha uma caverna bem confortavel com o fogo magico que o raio do bem criou :mrgreen:

ps: sem ofensas aki, ok? ^^

Claro que precisamos questionar o nosso meio, sem isso não haveria ciência, mas a fé não é nenhum empecílio a isso, Não a fé de verdade, não podemos levar os atos de um fanático a séroio... Tambem não estou certo de que a ciência vai acabar com a religião. Muita coisa da ciência foi feita por homens religiosos e espiritualizados. Se for contar a mais crentes que ateus nos grandes nome da ciência...

Na filosofia atual não se fala mais em Deus. Deus é um problema da fé, da teologia. Acontece que mesmo que Deus exista, isso não resolve nossos problemas. Um argumento imbativel a favor da existencia de Deus não resolveria nada em termos práticos, temos que continuar a viver com nossos problemas... E sempre haverá alguem que não crê com um argumento contrario e seus seguidores...

Quanto a mim, sou agnóstico. Não tenho base nem para afirmar e nem para negar, por isso suspendo o juizo, mas tenho uma grande inclinação ao ateísmo. Só não sou ateu pq me falta um pocuo mais de base para negar os diversos tipos de religião. Agora quanto ao Deus cristão, estou certo de que não existe. Tenho inumeros argumentos contra ele (alguns a favor tambem).
 
Última edição:
Po kra... beleza

Eu acho que foi o Dragão prismatico q fez o arco iris(ele tem ND 56, ele consegue), então deixa para lá =D

-----
"Agora vai e tens e devota-lo a destruição, junto com tudo que ele tem, tanto o homem quanto a mulher, quanto a criança e o bebe de colo"

-ordens de deus tiradas da biblia, não cairia mto bem nas leis de guerra atuais convenhamos (e muitos generais são cristãos... oO)

Agora o cristianismo tem seus meritos ué, manteve a europa unida durante a queda do império romano, serviu para reter as invasões do oriente, serviu para criar um estado unido na idade média, e prega também mensagens de amor, caridade e aceitação que são a base da etica atual... ^^
(nenhum clerigo prega hj estupros, chacinas etc, etc, etc...)

-----
a culpa não é da religião é do ser humano que é um animal predador, não houve um unico dia na história da humanidade sem guerras, nem nenhuma epoca das maravilhas em cinco mil anos de civilização com recursos e tecnologias q nenhum outro ser no planeta teve

... mas o ser humano criou a religião então =D


eu tava me referindo ao post do lobo nobre acima ok?
 
Última edição:
Quanto a mim, sou agnóstico. Não tenho base nem para afirmar e nem para negar, por isso suspendo o juizo, mas tenho uma grande inclinação ao ateísmo. Só não sou ateu pq me falta um pocuo mais de base para negar os diversos tipos de religião.

Aqui está um ponto que não me faz ser agnóstico. Afinal, eu não preciso desmentir nem negar nada. São elas (as religiões) que devem provar, afinal, como diz a regra de ouro, o ônus da prova cabe ao proponente.
 
Para tudo isto existem explicações, eu garanto, e não contradizem outros trechos bíblicos...

Ok, Lobo então vamos lá:

- contradição 1:

Gênese 2: versos 16-17 lê-se: "E o Senhor Deus, comandou o homem e disse "de toda árvore do jardim tu podes comer livremente: (17) Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, tu não deves comer: pois no dia que tu comeres tu irás certamente morrer."

Só que, de acordo com a mesma Bíblia, o homem, Adão, não morreu no dia que ele comeu da árvore proibida. A Bíblia diz que Adão e Eva foram expulsos do jardim e; Gênese 5: verso 5 lê: "E todos os dias que Adão viveu eram novecentos e trinta (930) anos ; e ele morreu."



- contradição 2:

Êxodo 33: verso 20, é dito que Deus disse: "Tu não podes ver minha face; por isso nenhum homem pode me ver e viver."

Êxodo 33: verso 22 lê: "E o Senhor falou cara a cara com Moisés, como um homem fala com seu amigo."


- sexo com o próprio pai (amoralidade?):

Em Gênese 19:31-32, estão falando as filhas de Ló: "E a mais velha disse á mais jovem, Nosso Pai é velho, e não há um homem na terra com quem possamos casar, segundo o costume de todoo mundo: (32) venham vamos fazer nosso pai beber vinho, e deitaremos com ele, que podemos preservar a semente de nosso pai."

E esta história indigente vai até Gênese 19:36 lê: "Assim estavam ambas as filhas de Ló esperando um filho de seu pai."



- intolerância seguida de morte:

Êxodo 22:18 lê: "Tu castigarás de morte aqueles, que usarem de sortilégios, e de encantamentos."

Deuteronômio 13:6-8, lê-se: "Se teu irmão, o filho de tua mãe. Ou teu filho, ou tua filha, ou ... te quiser persuadir, dizendo-te em segredo, vamos servir outros Deuses que tu desconheces e teus pais desconheceram, (7) isto é, dos Deuses das pessoas que estão perto de ti, ou longe, desde uma extremidade da terra até a outra (8) não esteja para o que ele te diz, nem o ouças; nem o teu olho lhe perdoe de modo que tenhas compaixão e o encubras (9) mas logo o matarás; seja a tua mão a primeira sobre ele para morte, e depois a mão de todas as pessoas. (10) Morrerá coberto de pedras; porque ele quis apartar-te do Senhor teu Deus, que te tirou da terra do Egito da casa da servidão."

.


- escravismo:

Êxodo 21:2 se lê "Se tu comprares um escravo hebreu, ele te servirá seis anos,: e no sétimo ele será libertado de graça..." Êxodo 21:4 lê "Se o seu senhor lhe deu uma esposa, e ele teve dela filhos ou filhas; a esposa e as crianças dele serão de seu senhor e ele escravo sairá apenas com suas roupas do corpo." Lembre-se, que estas são as Ordens de Deus, e a justiça de Deus, de acordo com a Bíblia. Êxodo 21:5-6 se lê "E se o escravo disser claramente, amo meu senhor, minha esposa, e minhas crianças: Não sairei livre: (6) então o mestre o trará até os juizes... e o mestre dele furará a orelha dele por com um sovela; e ele o servirá sempre."


E aí Lobo, qual a explicação para isso tudo aí? :roll:
 
Post Original de Margrave
Po kra... beleza

Eu acho que foi o Dragão prismatico q fez o arco iris(ele tem ND 56, ele consegue), então deixa para lá =D

Eu não mencionei nenhuma fábula sobre dragões, mas dispenso vosso ácido sarcasmo, caro amigo Margrave.

Post Original de Margrave
-----
"Agora vai e tens e devota-lo a destruição, junto com tudo que ele tem, tanto o homem quanto a mulher, quanto a criança e o bebe de colo"

-ordens de deus tiradas da biblia, não cairia mto bem nas leis de guerra atuais convenhamos (e muitos generais são cristãos... oO)

Todos os povos da época, especialmente os pagãos, praticavam a destruição de seus inimigos sem distinguir idade ou sexo, só pra lembrar (não éra uma época fácil). Mas então vc quer me dizer q em uma guerra, não importa a época, os generais cristãos ou q crêem em Deus foram cruéis na guerra, e os outros não? E finalmente e mais importante, creio eu q Deus deu esta ordem para q a os judeus não se corrompessem com os ritos pagãos dos povos q deveriam desalojar. Afinal, Ele tendo poder sobre a vida e amorte de qualquer criatura, pode decidir quem vive e quem morre, e em se tratando do antigo testamento, a misericórdia de Deus, resgatado por Jesus Cristo na cruz, ainda não havia chegado, portanto apenas os judeus estavam no caminho de Deus, (segundo a visão cristã, claro), e os outros povos estavam desviados. (Quanto a este fato, entra em cena mais uma vez a fé)

Post Original de Margrave
Agora o cristianismo tem seus meritos ué, manteve a europa unida durante a queda do império romano, serviu para reter as invasões do oriente, serviu para criar um estado unido na idade média, e prega também mensagens de amor, caridade e aceitação que são a base da etica atual... ^^
(nenhum clerigo prega hj estupros, chacinas etc, etc, etc...)

-----
a culpa não é da religião é do ser humano que é um animal predador, não houve um unico dia na história da humanidade sem guerras, nem nenhuma epoca das maravilhas em cinco mil anos de civilização com recursos e tecnologias q nenhum outro ser no planeta teve

... mas o ser humano criou a religião então =D
[/QUOTE]

Isto é verdade, q bom q reconhece q não houve uma época dourada na história humana.
 
Última edição:
Resposta a um ponto que o Lobo levantou anteriormente e que esqueci de fazer no post anterior:

Eu sei apenas o suficiente sobre Deus, para crêr nele e em sua palavra, mas isto é uma questão de fé, não de razão.

Vc acha q eles deveriam crer em sí mesmos, e não nas religiões que crêem, ou no Deus ou deuses em que crêem, não é? Então se esta é sua convicção, é uma forma de fé. Fé é a convicção de vc crer em algo, se vc cre q Deus não existe, e q a humanidade surgiu de uma explosão gasosa a milhares de anos, e tudo mais, isto é fé na suas convicções formuladoas de acordo com suas crenças, entende? Então todos creem em algo, até os ateus, os budistas, os hinduístas, os cristãos etc, e cada qual acha q está certo.

Perceba como há uma incosistência aqui Lobo, afinal, essa tal "fé" dos ateus e de quem acredita na ciência, é uma crença baseada unicamente na razão. Chamar a crença na ciência de fé só está correto se você considerar "fé" unicamente com o significado de confiança. Não é uma fé abstrata, incapaz de ser provada, etc., tal como a das religiões, e sim uma fé sólida, fundamentada em fatos comprovados cientificamente.

O mesmo vale para o exemplo citado do budismo. Se o budismo se coloca numa posição alheia a qualquer suposta divindade, ele não está usando de uma fé abstrata para tal crença, e sim numa constatação prática da realidade. Ou seja: sendo que o conjunto de valores morais do budismo se baseia nos atos humanos, então isso não é nenhuma fé irracional. Contudo acreditar no aspecto budista que diz que vivemos vários ciclos de vida, até conseguirmos nos desprender totalmente do mundo material, aí sim é uma fé como a das demais religiões.
 
- contradição 1:

Gênese 2: versos 16-17 lê-se: "E o Senhor Deus, comandou o homem e disse "de toda árvore do jardim tu podes comer livremente: (17) Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, tu não deves comer: pois no dia que tu comeres tu irás certamente morrer."

Só que, de acordo com a mesma Bíblia, o homem, Adão, não morreu no dia que ele comeu da árvore proibida. A Bíblia diz que Adão e Eva foram expulsos do jardim e; Gênese 5: verso 5 lê: "E todos os dias que Adão viveu eram novecentos e trinta (930) anos ; e ele morreu."

Morreu muito tempo depois de ter comido o fruto, pois o pecado entrou na vida do homem, e ele se tornou mortal. Deus não disse q o homem morreria imediatamente, disse q "certamente morreria", não é?



- contradição 2:

Êxodo 33: verso 20, é dito que Deus disse: "Tu não podes ver minha face; por isso nenhum homem pode me ver e viver."

Êxodo 33: verso 22 lê: "E o Senhor falou cara a cara com Moisés, como um homem fala com seu amigo."

Falou cara a cara no contexto de Moisés ouvir a voz de Deus e responder, como duas pessoas conversam normalmente se referindo apenas ao som das palavras, mas não no sentido de ver a face, mas não diz q Moisés viu a face de Deus. Deus pode também ter se mostrado a Moisés com uma forma qualquer q Ele desejásse assumir, inclusive de uma pessoa, e aí conversariam face-a-face, sem Moisés ter visto a Verdadeira face de Deus.


- sexo com o próprio pai (amoralidade?):

Em Gênese 19:31-32, estão falando as filhas de Ló: "E a mais velha disse á mais jovem, Nosso Pai é velho, e não há um homem na terra com quem possamos casar, segundo o costume de todoo mundo: (32) venham vamos fazer nosso pai beber vinho, e deitaremos com ele, que podemos preservar a semente de nosso pai."

E esta história indigente vai até Gênese 19:36 lê: "Assim estavam ambas as filhas de Ló esperando um filho de seu pai."

Desculpe, mas Deus não deu ordem as filhas de Ló para fazerem este ato, elas escolheram isto por vontade própia (livre-arbítrio), demonstrando q elas não seguiam a vontade de Deus.



- intolerância seguida de morte:

Êxodo 22:18 lê: "Tu castigarás de morte aqueles, que usarem de sortilégios, e de encantamentos."

Deuteronômio 13:6-8, lê-se: "Se teu irmão, o filho de tua mãe. Ou teu filho, ou tua filha, ou ... te quiser persuadir, dizendo-te em segredo, vamos servir outros Deuses que tu desconheces e teus pais desconheceram, (7) isto é, dos Deuses das pessoas que estão perto de ti, ou longe, desde uma extremidade da terra até a outra (8) não esteja para o que ele te diz, nem o ouças; nem o teu olho lhe perdoe de modo que tenhas compaixão e o encubras (9) mas logo o matarás; seja a tua mão a primeira sobre ele para morte, e depois a mão de todas as pessoas. (10) Morrerá coberto de pedras; porque ele quis apartar-te do Senhor teu Deus, que te tirou da terra do Egito da casa da servidão."

Antes da vinda de Cristo, o homem estava mais distante de Deus, devido ao pecado natural, (q ainda perdura té hoje, mas hoje é o chamado Tempo da Graça, pois por meio da morte e ressurreição de Cristo, a misericórdia se estende a todo q se arrepende, e naquela época ainda não éra assim), o q prevalecia éra a Lei. Dura lex, sed lex.


.

- escravismo:

Êxodo 21:2 se lê "Se tu comprares um escravo hebreu, ele te servirá seis anos,: e no sétimo ele será libertado de graça..." Êxodo 21:4 lê "Se o seu senhor lhe deu uma esposa, e ele teve dela filhos ou filhas; a esposa e as crianças dele serão de seu senhor e ele escravo sairá apenas com suas roupas do corpo." Lembre-se, que estas são as Ordens de Deus, e a justiça de Deus, de acordo com a Bíblia. Êxodo 21:5-6 se lê "E se o escravo disser claramente, amo meu senhor, minha esposa, e minhas crianças: Não sairei livre: (6) então o mestre o trará até os juizes... e o mestre dele furará a orelha dele por com um sovela; e ele o servirá sempre."

Isto éra um ato de misericórdia, se comparado com a forma de escravidão aplicada pelos outros povos.


E aí Lobo, qual a explicação para isso tudo aí? :roll:

Pelo menos eu tentei... :mrgreen: Mas aqui se faz necessária a fé.
 
Última edição:
Resposta a um ponto que o Lobo levantou anteriormente e que esqueci de fazer no post anterior:





Perceba como há uma incosistência aqui Lobo, afinal, essa tal "fé" dos ateus e de quem acredita na ciência, é uma crença baseada unicamente na razão. Chamar a crença na ciência de fé só está correto se você considerar "fé" unicamente com o significado de confiança. Não é uma fé abstrata, incapaz de ser provada, etc., tal como a das religiões, e sim uma fé sólida, fundamentada em fatos comprovados cientificamente.

O mesmo vale para o exemplo citado do budismo. Se o budismo se coloca numa posição alheia a qualquer suposta divindade, ele não está usando de uma fé abstrata para tal crença, e sim numa constatação prática da realidade. Ou seja: sendo que o conjunto de valores morais do budismo se baseia nos atos humanos, então isso não é nenhuma fé irracional. Contudo acreditar no aspecto budista que diz que vivemos vários ciclos de vida, até conseguirmos nos desprender totalmente do mundo material, aí sim é uma fé como a das demais religiões.

Eu entendi seu ponto de vista, mas perceba q a fé científica q eu me referí é justamente achar a razão humana como a verdade suprema sobre o universo... Mas não foi o homem q criou o universo, como ele pode querer ser o juiz de todas as cousas? Para crer nisto, é preciso fé, de algum tipo, não?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo