• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Reforma da Língua Portuguesa

Re: Reforma ortográfica

Pois é... é muito mais fácil mudar a língua do que ensinar as pessoas a falar e escrever corretamente.... E o que eu li (não sei se é fato) é que a idéia era "unificar" o idioma português... bobagem. Cada país tem sua cultura e sua língua. Por mais que aqui se fale português e em Portugal se fale português, são povos diferentes que transformaram a língua para chegar onde ela chegou... e ela chegou numa reforma ortográfica... ¬¬
 
Re: Reforma ortográfica

E as bibliotecas que duma hora para outra terão livros com erros ortográficos? E as gramáticas que terão todas que serem revisadas? Qual será o custo de tudo isso?
 
Re: Reforma ortográfica

Nisso que eu tava pensando...tudo que a gente estudou, agora é errado...e também..não acho que tenha necessidade...
 
Re: Reforma ortográfica

acho que podia ficar do jeito que tá...
a não ser como disse meu professor "quem a mudança importe mto e que vá só facilitar"
 
Eu creio que tinha tantas outras coisas pra ser mudadas como por exemplo: O uso idiota dos "porquês",e mudar as regras de forma simplificada, porque no nosso idioma tem mais excessões do que regras.
 
Bom, sou estudante de Letras e acho essa história de unificação da língua ridícula.

Sou completamente contra por que cada povo, cada língua, tem sua riqueza, suas características, sua marca, sua história... Não é do nada que tudo muda e que a língua é um "órgão" vivo, que se modifica com o passar do tempo e com as evoluções.
Mas querer simplesmente mudar tudo é dose.
TODAS as gramáticas terão que ser re-impressas, sem contar que TODO MUNDO vai ter que re-aprender a escrever e a falar também.
Pelo que li, o país que mais vai sofrer é Portugal.

Mas no final das contas, todos vão sofrer, por que essa reforma é de uma certa forma um pouco de assassínio a história da língua de todos os países, por que o nosso português deriva sim de Portugal, mas é uma língua que tem vida própria e símbolo brasileiro.
 
Não querer unificar a lingua é uma coisa.
Agora, não querer que ela mude... Ela é viva e vai mudar.
Os livros vão se tornar obsoletos, terão de ser reescritos. Os estudantes terão de aprender regras novas. Inevitável.
É claro que existem linguas que não mudam. O latim é uma delas.
A vida não é justa, não é mesmo?
 
Não querer unificar a lingua é uma coisa.
Agora, não querer que ela mude... Ela é viva e vai mudar.

Mas é um processo lento e gradual, de fácil adaptação.

Os livros vão se tornar obsoletos, terão de ser reescritos. Os estudantes terão de aprender regras novas. Inevitável.

Sim, como já acontece há tempos. A questão é: com a reforma, é tudo da noite para o dia. Não é natural como é natural a evolução da língua. Não está acompanhando, mas impondo um processo de mudança.

É claro que existem linguas que não mudam. O latim é uma delas.

Em teoria o latim mudava enquanto era usado. Mas enquanto falada/usada/whatever, toda língua sofre mudanças. Mas volto a insistir: naturais, não impostas.
 
O latim tanto mudou ao ser falado que o latim clássico (o que é estudado em universidades, por exemplo) acabou se tornando o latim vulgar na boca do povão - e foi justamente do vulgar que as línguas românicas derivaram, entre elas o português, claro.
 
Para mim é uma ideia ridicula - o português e o português do brasil sao diferentes, cada idioma tem o seu próprio desenvolvimento, mas isto é forçado, nao é natural. Para mim é só uma manobra para facilitar a venda de livros de traduções brasileiras no mercado português - digo isto pq vejo, principalmente em livros técnicos: muitos só têm tradução em portugues do Brasil.

Acho uma afronta à língua portuguesa, pois foi em Portugal que nasceu, e não deveria ser unificada com outro idioma que se desenvolveu a partir do idioma principal! É até revoltante e uma ideia sem pés nem cabeça.... Já que queriam fazer mudanças, pq nao ao contrário? Tornar o português do Brasil mais parecido com o portugês de Portugal?

Por mim, vou continuar a escrever como sempre... Estou-me a lixar para essas mudanças de treta!
 
Última edição:
Acho uma afronta à língua portuguesa, pois foi em Portugal que nasceu, e não deveria ser unificada com outro idioma que se desenvolveu a partir do idioma principal! É até revoltante e uma ideia sem pés nem cabeça.... Já que queriam fazer mudanças, pq nao ao contrário? Tornar o português do Brasil mais parecido com o portugês de Portugal?

Na verdade não seria o contrário, já que a idéia foi chegar a um meio termo. Mas acredite, mesmo que não pelas questões envolvendo "idioma principal", alguns brasileiros estão igualmente fulos com a mudança (tipo eu).

Como curiosidade, deixo aqui um artigo sobre o assunto que foi publicado no Meia Palavra (mostrando basicamente o que mudará) e uma notícia recente: Editoras começam adequar publicações com as novas regras ortográficas.
 
Novas regras ortográficas entram em vigor em 2009!

Em 1º de janeiro de 2009, entra em vigor o Acordo Ortográfico. Novas regras povoarão o nosso já complicado idioma.
Isso dará belos nós nas cabeças dos pimpolhos que estão aprendendo a ler e escrever.

Resumidamente: Mataram o trema(¨), incluíram um monte de regras sobre o hífen(-), eliminaram acentos e decretaram que agora o alfabeto tem 26 letras :think:.
No link abaixo tem todas as regras de cada país no acordo, além de uma enquete sobre o assunto.

Maiores detalhes: http://educacao.ig.com.br/acordo_ortografico/

E aí, já compraste o teu caderno de caligrafia? :hihihi:



EDIT... ENCONTREI UM POST IGUAL A ESSE NA SEGUNDA PÁGINA DO SUBFÓRUM ( http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=55735 ).. ALGUÉM PODERIA APAGAR ESSE AQUI POR FAVOR? DESCULPEM A DISTRAÇÃO! XD
 
Última edição:
Eu não apaguei, eu uni ambos os tópicos. Você deu uma informação nova: o presidente Lula assinou o decreto e até 2012, ambos poderão ser considerados corretos.

Portugal vai ter que mudar algumas coisas também, pra ficarmos com o mesmo padrão.
 
Eu acho que surtam demais por bobagem. Não é a primeira reforma ortográfica e não será a última. A unificação gramatical do português trás uma série de benefícios - grandes coisas ter que aprender algumas regras novas.

Não muda "caligrafia" nem pronúncia, nem jeito de falar nem impõe maneira de falar ou de pronunciar. Nada disso. Só ortografia.
 
Megara disse:
Bom, sou estudante de Letras e acho essa história de unificação da língua ridícula.

Sou completamente contra por que cada povo, cada língua, tem sua riqueza, suas características, sua marca, sua história... Não é do nada que tudo muda e que a língua é um "órgão" vivo, que se modifica com o passar do tempo e com as evoluções.
Mas querer simplesmente mudar tudo é dose.
TODAS as gramáticas terão que ser re-impressas, sem contar que TODO MUNDO vai ter que re-aprender a escrever e a falar também.
Pelo que li, o país que mais vai sofrer é Portugal.

Mas no final das contas, todos vão sofrer, por que essa reforma é de uma certa forma um pouco de assassínio a história da língua de todos os países, por que o nosso português deriva sim de Portugal, mas é uma língua que tem vida própria e símbolo brasileiro.
Concordo em todas as palavras. :yep:

E maldição, eu quero que deixem meus tremas no lugar! :hellboy:
 
Última edição:
O latim tanto mudou ao ser falado que o latim clássico (o que é estudado em universidades, por exemplo) acabou se tornando o latim vulgar na boca do povão - e foi justamente do vulgar que as línguas românicas derivaram, entre elas o português, claro.


Faço minha as suas palavras, e acrescento faz parte do perfil dos povos e "criaturas" a sua maneira de se comunicar, de se expressar, de falar, e de que adianta mudar a gramática se o modo de falar sai errado ...:no:tststs
 
Eu acho que surtam demais por bobagem. Não é a primeira reforma ortográfica e não será a última. A unificação gramatical do português trás uma série de benefícios - grandes coisas ter que aprender algumas regras novas.

Não muda "caligrafia" nem pronúncia, nem jeito de falar nem impõe maneira de falar ou de pronunciar. Nada disso. Só ortografia.

Hum... bem, eu não gostei nenhum pouco de alguns itens desta reforma em específico.
As regras com hífen ficaram ainda mais confusas e o corte da trema atrapalha a pronúncia sim, como explicar (por exemplo) pra alguém em alfabetização que "cinqüenta" e "queijo" se pronuncia de maneiras diferentes?
O acréscimo das letras w, y e k pra mim não faz diferença alguma, elas não existiam antes e esta norma era ignorada.
Baixem o manual no link que eu passei no post anterior, e vão ver que uma nova regra foi criada para designar sílabas tônicas nas palavras que usariam o acento que foi retirado, ou seja, substituir uma regra só pra tirar um "risquinho" que já se justificava sem muitas explicações.
 
Última edição:
O por trás dessa eforma é unificar a ortografia dos vários portugueses que existem: de Portugal, brasileiro, africano. Mais nada. Da mesma forma que você tem que decorar que a trema vai em algumas palavras sabendo a pronúncia delas, vocêcontinua tendo que saber a pronúncia da mesma. Uma coisa não implica em outra, são apenas diferentes maneiras de escrever.

O objetivo continua válido: uniformidade ortográfica.

Sabia que português não é uma das línguas oficiais da ONU? Essa reforma vai fortalecer a posição de que venha a ser - muito mais fácil do que fazer três ou quatro documentos com pequenas diferenças, todos em português. Mesma coisa pra FIFA. E o COI.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo