• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pronúncia

Olá!

Como se pronuncia a palavra TAUR? E qual seu significado? Pois procurando escontrei vários, e fiquei em dúvida.
 
Em Sindarin? Existem três significados segundo o dicionário Dragon Flame 2.0: rei; floresta; (adj.) poderoso, vasto, grande, terrível, alto, sublime.

A pronúncia seria dessa exata maneira. A palavra possui apenas uma sílaba, "au" é um ditongo decrescente.


Tenn' enomentielva!
 
Oi pessual, será que alguém poderia tirar uma dúvida minha que não quer calar... :think:

Já fiz o curso de Quenya e Refiz algumas vezes, mas por se tratar de um curso escrito as dúvidas de pronúncia acabam ficando sem muitas soluções...

Logo na introdução, Helge Fauskanger cita a existência de consoantes duplas como nn, pp, ll ,mm, cc, tt, rr e ss.
Ele explica que elas são uma prolongação da consoante, o que é fácil entender nos casos de ss, rr, mm, nn e ll. Agora.. Como é que algém pode prolongar um som como os de cc, pp e o pior de todos tt. São sons que se craim justamente com a interrupção do ar que sai da boca.
Sinceramente não consigo pronunciar com a devida diferenciação as palavras atta (dois) e atan (homem), com relação ao t, é claro. E o pior é que o autor do curso fala que essas duplas consoantes são óbvias!!!. Pô to me sentindo ,muito burro!!! :loser:

O que devo fazer? Acentuar a tonicidade do primeiro a de Atta, ou ... derrepente falar os doi tt pausadamente a...tta... Me respondam por favor, já estou procurando esta resposta faz tempo e nem na net consegui achar.

Valeu mesmo

Abraços
 
Tecnicamente falando, para pronunciar um t duplo, após pronunciar o ar normalmente, segure o fluxo de ar sem produzir nenhum som por alguns instantes e em seguida pronuncie o t. É meio estranho descrever assim, mas é assim que eu percebo as consoantes duplas.
 
Cildraemoth disse:
Tecnicamente falando, para pronunciar um t duplo, após pronunciar o ar normalmente, segure o fluxo de ar sem produzir nenhum som por alguns instantes e em seguida pronuncie o t. É meio estranho descrever assim, mas é assim que eu percebo as consoantes duplas.


Valeu, acho que deve ser algo assim mesmo, e se entendi sua explicação é mais ou menos o que eu tinha imaginado e tentei explicar como uma pausa para pronunciar o t de a..tta!

Né não?

De qualquer forma , Valeu!
 
Discussões antigas sobre pronúncia

Êl síla ned lû e-govaded vín!

Estava me lembrando de algumas conversas antigas ocorridas neste tópico e em outros com relação a pronúncia. Fiquei abismado que há mais de 45 dias não se tem uma só mensagem aqui, o que significa que a) as pessoas atingiram um certo grau de maestria na fonética élfica ou b) o tópico precisa de um bump.:obiggraz:
Por isso resolvi dar uma olhada nos 404 posts deste tópico e selecionar alguns tópicos mais antigos que dão uma boa visão geral da fonética tolkieniana.

Espero que esta lista seja útil para todos. Se acharem outras mensagens que expliquem melhor alguma área da fonética é só postar. Lembro melhor destas que coloquei aí em cima porque fui eu que as escrevi, mas existem incontáveis do Lingwilóke e do Tilion que foram muito úteis na época também.


Mîn adovaded celeg telitha aen!
 
Lembra de pronunciar Má-nwe, não Má-nu-e.
Não é realmente estranho, só é "inglês". :mrgreen:
 
Aew galera, desculpem se já tiver um post igual (admito q naum tive saco para procurar), e, se já tiver, por favor me direcionem. :) mas como é a pronúncia correta de GANDALF? deve-se ser fiel ao Quenya ou Sindarin, mesmo nao originado dos mesmos (Gà-n-da-l-v), ou pronuncia-se ingleisado (Gên-dou-f) ou aportugueisado (Gan-dàu-fi)?; ou ainda, è "optatorio", como diria Popó? ???
 
Eriadorion, eu gostaria de pedir misericórdia! :lol: Já fiz uma "geral" neste tópico para achar algumas das dúvidas mais comuns. Certamente Gandalf já foi discutido neste local, de maneira bem simplória por vários (não pejorativamente) e de maneira bem técnica, mais notavelmente pelo Lingwilóke. É só dar uma olhada, você achará.

Tenn' enomentielva!
 
E misericórdia eu lhe darei! :D o negócio é que eu acho um SACO fazer essas pesquisas, como o Gabriel, se bem se lembra de meus velhos posts repetidos, vai poder confirmar. mas assentirei dessa vez, em q meu tempo e paciência estão disponíveis...
 
Aproveitando o tópico, alguém sabe como se pronuncia meu nick? :P
Eu pronuncio "Éô Cálmcátchil"... Correto? (provavelmente não...)
 
Eo: Use o _e_ de "dedo"; essa também é a letra onde deve estar a tonicidade, já que Eo não é ditongo. Já o _o_ deve ser o primeiro _o_ da palavra "bolo".
Calmacil fica mais simples de se imaginar se for escrito de uma maneira também válida, Kalmakil. A palavra é proparoxítona. Cuidado para não transformar os _L_ em _U_, todo _L_ nas línguas tolkienianas deve ser pronunciado como na palavra "lei", não importa a posição.


Tenn' enomentielva!
 
Slicer disse:
Eo: Use o _e_ de "dedo"; essa também é a letra onde deve estar a tonicidade, já que Eo não é ditongo. Já o _o_ deve ser o primeiro _o_ da palavra "bolo".
Calmacil fica mais simples de se imaginar se for escrito de uma maneira também válida, Kalmakil. A palavra é proparoxítona. Cuidado para não transformar os _L_ em _U_, todo _L_ nas línguas tolkienianas deve ser pronunciado como na palavra "lei", não importa a posição.


Tenn' enomentielva!
Muito obrigado! Agora já posso me identificar verbalmente sem medo de errar :g:
 
Lingwilóke disse:
[dÚÚnêdáin] ( longo e desnasalizado, [e] fechado, [ai] aberto e desnasalizado, [n] pronunciado claramente como em "navio").


a sílaba tônica no caso, fica no Ú, no Ê ou no Á?

aproveito para tirar uma outra dúvida: como se pronuncia o H de Hador, Húrin, Huor, Huan...? o H tem sempre a mesmo fonética ou ora é mudo, ora é aspirado, etc...?
 
A sílaba tônica fica no Ú.

Quanto a Hador, Húrin, Huor e Huan, o H é pronunciado como no inglês "High, Heat". Essa é a regra para H inicial e intervocálico.

Tenn' enomentielva!
 
Ok, agora tenho mais uma :mrgreen: : Denethor. Segundo as regras de pronúncia, a sílaba tônica recai na penúltima se esta contiver um ditongo, uma vogal longa ou uma consoante seguida de duas ou mais consoantes, regra que definiria a pronúncia certa como "denEthor". Mas nesse caso, o th tem um único som. Qual a conclusão?
 
Eriadorion disse:
Ok, agora tenho mais uma :mrgreen: : Denethor. Segundo as regras de pronúncia, a sílaba tônica recai na penúltima se esta contiver um ditongo, uma vogal longa ou uma consoante seguida de duas ou mais consoantes, regra que definiria a pronúncia certa como "denEthor". Mas nesse caso, o th tem um único som. Qual a conclusão?

Muito bem observado. O "th" tem um único som, ou seja, nas tengwar tem somente um símbolo para representar "th", o que nos faz concluir que na verdade isso é somente uma consoante. A pronúncia correta então é dÊnêthor (th de think, do inglês).

Abraços!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo