• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pronúncia

NeoDeSampa

Usuário
Bom,
eu era uma pessoa que falava "eu visito o site da Valinor"..
porém depois de frequentar encontros descobri a pronuncia correta que tem uma leve diferença...dando mais enfase no "a". Algo como Válinor
e travando no r.

Então achei interessante uma area para discurtimos a pronucnia dos nomes (personagens e outras coisas).

Se houver um outro tópico assim, me desculpe, peço que mergee.. do contrário. Deem continuidade na idéia.

ps. Fiz isto pois não pensei numa maneira de achar pela busca.
 
Acho que não tem tópico sobre pronúncia não...

Quem me conhece bem sabe que eu encho MUITO o saco com pronúncia errada. Nos encontros aqui em Porto Alegre tô sempre corrigindo o pessoal quando alguem fala errado. :obiggraz:
 
Til, é só o Gwaith. O resto eu acerto tudo! 8-)
Eu ainda vou aprender como pronunciar esse treco certo... Ou eu só falo Gwaith mesmo. :obiggraz:

Eu achava que era Gwaith-i-Phthedain. :roll: 8-)
 
rápido e rasteiro:

Erú e Válinor

Mas pelamordedeus... escrevam sem o acento , eu só coloquei ali pra indicar a silaba tônica...
 
huehueah sempre pensei q fosse vaLInor mas blz :disgusti:

Querem conhecer a palavra que deixou o Miffff cafuso? AINULINDALE! Afinal, ainuLINdale ou ainulinDAle?
 
Pois é... E tb funciona como o Slicer falou, no encontro aqui... Vai eliminando as opções e no fim fica óbvio que é uma proparoxítona. AinuLINdalë mesmo, eu acho. Sei lá, acho que é isso sim. Eu nao comecei nem acabei essa discussão, viu Bard? Invenção tua isso aí... 8-)

Bard, é VAlinor e eRU. :wink:
 
não... é eru pq as palavras em quenya são na sua maioria oxítonas... correto caro Tommy?

É elementário, caro Watson... :obiggraz:
Mas acho que é verdade sim... Posso citar de cabeça algumas raridades (proparoxítonas e tal), mas a maioria é oxítona, eu acho. Sei lá (venho querendo falar isso desde que comecei a responder as perguntas aqui :mrgreen: ).
 
akele Gwaith-i-Pethdain
nao se fala Guaif (meio f eheheh) i Pef (meio f tbm)dain?

eu digo meio F pq nao chegamnos a pronunciar o f em si

Não, Bard. O th se pronuncia como o th do inglês. Ele é exatamente como th de the, th de athlete, th de arthritis. Entende? Bota a língua entre os dentes e assopra. Simples assim. Esse som não existe no português, então complica, e é por isso que muitos brasileiros que falam inglês não conseguem falar o th de the, por exemplo. :wink:
 
Opa, esse negócio da oxítona me deixou encucada. Vocês têm certeza que oxítona é o padrão? Acho que está dito no Apêncide E do SdA que as palavras são proparoxítonas, exceto em determinados casos (por exemplo vogais longas como em findakÁno, ou quando tem duas consosantes, como em elEndil).

E aproveitando, queria confirmar uma coisa... as regras sobre sílabas tônicas são as mesmas para o Quenya e para o Sindarin? Eu não lembro de que naquele apêndice houvesse regras diferentes para Quenya e Sindarin.
 
Swan, vou dar uns quotes de uma lição aqui:
Curso de Quenya disse:
As palavras polissilábicas mais simples, as dissílabas,
também não são problema: no Apêndice E do SdA, Tolkien apontou que “em palavras de
duas sílabas [o acento] cai, em praticamente todos os casos, na primeira sílaba”. Como esta
expressão indica, pode haver muito poucas exceções; a única exceção conhecida parece ser
a palavra avá “não!”, que é acentuada na última sílaba: “aVÁ”.

outro quote...

Curso de Quenya disse:
Palavras mais longas, com três ou mais sílabas (trissílabas e polissílabas), são
levemente mais complexas. Muitas delas são acentuadas da segunda (paroxítonas) para a
última (proparoxítonas) sílaba. Contudo, em alguns casos tal sílaba não é “capacitada” para
receber o acento: esta sílaba não pode ser acentuada se for curta. Então como
reconhecemos uma sílaba curta? Se ela não possui nenhuma vogal longa (nenhuma vogal
marcada com um acento), isto é obviamente um indício. Então a própria vogal é
necessariamente curta. Se esta vogal curta é seguida por apenas uma consoante, ou mesmo por nenhuma consoante, esta sílaba tem pouca chance de receber o acento. Sua única
oportunidade de ser vista como uma sílaba longa é se, ao invés de uma simples vogal curta,
ela possua um dos ditongos do quenya: ai, au, eu, oi, ui ou iu.

:wink:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo