• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pronúncia

Puxa, esclareceu muito!!!! Pensei q Eärendil pronunciava-se como oxítona.
No caso de Anameletya, eu digo AnamelÉtya ou AnamelÊtya??? :o?: :o?: :o?:
Obrigado, Heru!!

Pelo q estou vendo, praticamente ñ existe oxítonas em quenya.
 
Pessoal .. eu sempre pergunto em todas as partes do fórum a pronuncia da mesma palavra e nuunca obtenho resposta . tou começando a achar que essa palavras é impronunciável . Como é que se pronuncia "Ayia" , ou "Aiya" ? não lembro como se escreve .... mas vcs sabem o que é
 
Por favor, tenho uma dúvida quanto a pronúncia. Alguem poderia me ajudar?
1)De fato, eu nunca consegui entender realmente a pronúncia do hy e do hw. Eu leio e releio o livro de Quenya mas não entendo.
2)O som do g seria sempre como "gue, gui, ga, go, gu"?
3)O Ty deve ser pronunciado como o t normal?
4)O ny é pronunciado como "nh"?

Muito obrigado pela atenção.
 
O Ty não deve ser pronunciado como nosso T, porque ele é palatizado. Veja a imagem em http://www.zompist.com/kitcons.gif para ter uma idéia de onde fica o palato. É lá que a sua língua deve encostar enquanto pronuncia o TY, da mesma maneira que você faz quando pronuncia o nosso NH e LH.


Tenn' enomentielva!
 
Ee acho que já perguntei isso, mas não achei meu post passado (o coisa de doido!), mas no Livro do Curso de Quenya, aparece logo na 1ª lição assim:

As consoantes do quenya da terceira era podem ser listadas como c(=k), d, f, g, gw h, hy, l ly, m, n, nw, ny, p, qu, r, ry, s, t, ty, v, y e w.

E mais pra frente:

Embora as consoantes hy, gw, hw, nw, ly, ny, ry, ty e qu (e hr, hl)....

Tipo, como eu pronuncio essas sílabas que tão em negrito? E essas, por exemplo, t e ty? Qual a diferença entre elas? o_O Alguém me helpa!
 
Regra geral: todas as sílabas que têm alguma letra + y são pronunciadas com o palato, como descrevi acima. Todas as que têm alguma(s) letra(s) + w são labializadas. Ou seja, o gw é pronunciado como o gü português da palavra "agüento".
Como disse o Lingwilóke, já repetimos isto exaustivamente. Não há como explicar melhor do que já está explicado aqui e no próprio Curso por meio de texto.


Navaer!
 
Débora Elbereth disse:
Como se pronuncia corretamente Elbereth? eu tenho duvidas em relação ao TH finais... 8O

Se conhece o inglês posso ajudar um pouco. O th (se não me engano) se pronuncia como em thin.

Se você não sabe muito de inglês o th é quase um z português.
 
A minha dúvida é quanto ao QU, a dúvida mais básica, pq compromete até a pronúncia do nome do idioma. Afinal, todo QU é pronunciado como se houvesse um trema?
 
Infelizmente, amigo, os dois arquivos, o guia de pronúncia alta-élfica e o de élfico-cinzento, encontram-se agora longe de mim, não me é possível enviá-los a ninguém, mas várias pessoas o adquiriram, assim que você poderia pedir-lhes uma versão.
 
A palavra Silmarillion é Quenya ou Sindarin? Qual a tonicidade desse nome?
O tópico é meio grande por isso não li todo, então se já responderam isso desculpa.
 
Silmarillion é uma palavra em Quenya. Essa é um palavra proparoxítona, ou seja, Silmarillion. Ela é pronunciada dessa maneira por causa da consoante dupla, os L's.
 
Olá!

Eu tenho algumas dúvidas em algumas questões, então resolvi escrever e ver se alguém pode confirmar ou corrigir o que entendi sobre a pronúncia do sindarin. Até onde estudei este idioma, aprendi que o ch deve ser pronunciado como o r, sendo este aspirado em palavras como falar, pedir, etc (nos filmes do SdA pode-se notar claramente tal pronúncia). Só que de acordo com o Mormegil da lista O Condado, o ch deve ser pronunciado como k seguido por uma baforada, daí veio minha dúvida. Outra coisa, o y deve ser pronunciado como um 'u' enfatizado ou como um 'i' fazendo o biquinho para se pronunciar um 'u'? Hannon!

Luciano - BH
 
O CH deve ser pronunciado como os cariocas pronunciam o R de espeRto.
O Y deve ser pronunciado como um 'i' fazendo biquinho para se pronunciar um 'u' mesmo. Faça uma pequena busca por alguém falando a palavra francesa "lune" e você vai achar um exemplo ainda melhor.


Tenn' enomentielva!
 
como prununcio quenya? qüenya (falando o u) ou qenya?

o h em sindarin eh mudo ou tem som de r?

o lh em sindarin, como em lhûg, como eh pronunciado? e o dh?

c puderem me responder, agradeço...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo