• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Prometheus (Prometheus, 2012)

Sua nota para o filme


  • Total de votantes
    35
Ainda quero ver esse filme. Quando fui assistir, os horários para o filme eram poucos e assim acabou não dando para assistir.
 
Esse filme mostra bem o cenário apocalíptico que está por vir. Não falo da atmosfera sombria nem do possível conteúdo mitológico do filme, mas do fato de que, mesmo não parecendo ser voltando especificamente para o público infantil, as cópias legendadas por aqui só chegaram em 1 ou 2 horários, tarde da noite, como estávemos discutindo no outro tópico.
 
Infelizmente tenho que concordar com a crítica do Pablo.

O único defeito do filme foi a expectativa, eu acho que teria sido muito melhor se tivessem focado mais no suspense e no clima sombrio (como fizeram nos diversos trailers) e não tanto nessa questão da nossa origem, que ficou muito fraco no roteiro, a idéia é boa, eu gostei de tudo o que foi pretendido, mas não conseguiram alcançar o máximo que a idéia permitia.
 
Nem falo do filme, que achei horrível. Não é tão ruim quanto a maioria dos últimos do Ridley Scott (o irmão dele anda numa fase mais interessante) mas está longe do tempo em que ele conseguia criar atmosfera visual, tensão, etc.
Mas quero falar do maior momento TEAM AMERICA que eu já vi fora de um filme do Michael Bay nesse filme:

A CHARLIZE THERON monitorando o FASSBENDER. De repente, ele desliga sua câmera. Vemos ele claramente desligando o botão, o monitor se apagando, etc.
Charlize: Filho da mãe!
PAUSA

PAUSA

PAUSA

PAUSA

PAUSA

PAUSA

Theron: Ele me cortou!
 
Olha. Creio que uma das melhores análises que vi do filme (o conteúdo manifestado pelos seus supostos "temas") decorreu deste post de João Guilherme no site do omelete:

Pessoal, essa vai ser longa. E LOTADA DE SPOILERS!

Mas muito, muito interessante! Acho que vale a lida.

Baseado no que eu li no aintitcool.com e em http://cavalorn.livejournal.com/584135.html.

Prometheus basicamente, trata de três temas: Sacrifício, Criação e Preservação da Vida.

SACRIFÍCIO:

Fixem uma imagem em suas mentes: "O doador da vida."

O sacrifício em prol da vida, é base de inúmeros mitos e religiões e é visto várias vezes durante o filme: o engenheiro dando início a vida ao se desintegrar no alto de uma cachoeira ; a pintura na parede do "templo" em que um engenheiro tem seu ventre aberto(não se lembra? http://dejanno.files.wordpress.com/2012/04/prometheus.jpg); o nascimento do alien (ela chama o procedimento de cesariana e não de aborto) de Elizabet Shawn; o sacrifício de Holloway ao perceber que estava contaminado com algo que poderia prejudicar a todos; a explosão da nave no final; enfim...
Essa alegoria inicial transpassa todo Prometheus e é explicada por Ridley Scott através da primeira cena citada:

'That could be a planet anywhere. All he’s doing is acting as a gardener in space. And the plant life, in fact, is the disintegration of himself. If you parallel that idea with other sacrificial elements in history – which are clearly illustrated with the Mayans and the Incas – he would live for one year as a prince, and at the end of that year, he would be taken and donated to the gods in hopes of improving what might happen next year, be it with crops or weather, etcetera.'

Na mesma cena do mural que mostra o "doador da vida", também é visto uma figura xenomorpha, o "Destruidor" que reflete o "Criador", e que destrói os outros a sua volta apenas para preservar a si mesmo, mas voltaremos a isso mais a diante.

CRIAÇÃO:

Durante a investigação de Shawn e Holloways fica-se sabendo que os Engenheiros não só criaram a vida humana, mas também supervisionaram nosso desenvolvimento, sendo as imagens nas cavernas um claro indício de que eles nos disseram:" Hey, humanos, quando vocês se desenvolverem tecnológicamente o bastante, venham nos encontrar!"

Assim sendo, provavelemnte os Engenheiros estiveram bem felizes com nosso caminhar, por alguns milênios ao menos, já que na perspectiva deles, enquanto mativéssemos a noção de auto-sacrifício como algo central a evolução espirito-social, não estaríamos completamente longe da "salvação".

Só que nós fomos lá ferramos com tudo, se não porque os Engenheiros na base morreram cerca de 2.000 anos atrás? Esqueceram dessa cena crucial né pessoal do OMELETE. Em que é feito o teste de carbono no corpo do engenheiro decapitado, logo após a passagem de um holograma que mostravam a sua fuga desesperada de sabe-se lá o quê.

Bem , se você leu ate aqui, deve estar se perguntando, o que pode possivelemente ter acontecido na Terra a cerca de 2.000 anos atrás? Veja a resposta de Ridley Scott na entrevista do movies.com

Movies.com: We had heard it was scripted that the Engineers were targeting our planet for destruction because we had crucified one of their representatives, and that Jesus Christ might have been an alien. Was that ever considered?

Ridley Scott: We definitely did, and then we thought it was a little too on the nose. But if you look at it as an “our children are misbehaving down there” scenario, there are moments where it looks like we’ve gone out of control, running around with armor and skirts, which of course would be the Roman Empire. And they were given a long run. A thousand years before their disintegration actually started to happen. And you can say, "Let's send down one more of our emissaries to see if he can stop it." Guess what? They crucified him.

É meus camaradas, a razão dos Engenheiros nos odiarem é porque eles enviaram um Jesus Espacial, e a gente foi lá e arrebentou com ele. Crucificamos o infeliz!

Mais uma vez, Jesus crucificado, seu abdomen aberto, o "doador da vida" é, eu sei...eu sei...

Mas como esse acontecimento na Terra, levou a destruição observada na base mantida pelos Engenheiros na lua LV-233?
Pode-se presumir que tenha algo a ver com ao "óleo negro" que evidentemente se molda através do estado mental daqueles que o circundam. Note que nada acontece a esse líquido quando da presença solitária do andróide David.

Note que ao entrarem no "Altar" dos Engenheiros o "óleo negro" começa a se transformar, formas de vida começam a surgir, a atmosfera muda para uma mistura respirável, permitindo com que todos tirem seu capacetes. Por outro lado nunca nos é mostrado o que de fato trucidou aqueles Engenheiros a 2.000 anos atrás, o que pode indicar que independente do que foi que os perseguiu, retornou ao estado líquido esperando o estado mental característico dos comportamentos humanos para novamente se manifestar. Entendam isso como a presença dos humanos matadores do Jesus Engenheiro do espaço-sideral.

Sem falar na "cobra" que ataca o geólogo e o biólogo que querem ter acesso ao "fruto da árvore do conhecimento" e assim provam da mortalidade...

A recusa em se aceitar a morte é recorrente em Prometheus, por isso a cena da Cesariana é vital aos temas que transpassam a película. Sem citar que mostra novamente o abdomen aberto tão caro a alegoria do "doador da vida".

Aqui é onde as alegorias Cristãs ressoam com mais força.

Elizabeth Shawn, a unica personagem (cientista, é bom lembrar) que carrega um crucifixo, tem um tipo de "parto virgem" já que nunca pode ter filhos, no qual é intercalada pelo androide David de que esse "não é um filho qualquer", de forma calma, tranquila, e quase angelical. Como na Anunciação. E isso não é tudo: preste atenção na data em que eles chegam ao seu destino. O Nascimento do bebê-alien se dá em 25 de Dezembro. Preciso dizer mais alguma coisa?



Enfim...tem muito mais coisas a dizer sobre esse filme...mesmo com seus defeitos ( e são muitos), as discussões que ele trazem a mesa nerd são muito divertidas...

Para mais descobertas leiam o artigo indicado no início desse comentário.

Ufa, essa foi longa, como é bom estar de férias! Abraço!

O legal é que de apenas um tema referente à hipótese (pseudo-científica) do Chariots of the gods (Deuses Astronautas), venha a gerar tantos questionamentos no universo do filme:
Os engenheiros nos criaram, mas até então não tivemos um contato pleno de seus objetivos, do motivo da "criação", etc: o interessante é que podemos vislumbrar como seria a expectativa e um pouco das consequências (uma espécie de especulação, por óbvio) deste contato justamente com o diálogo belíssimo do Android David com o cientista Charlie: "Então porquê vocês me criaram? - Porque nós podíamos. - O que você acharia se seu criador te desse esta resposta?" Ou seja, uma criatura que vê seu criador em busca de sua origem. Um criador do seu criador. E quem criou o criador do criador do criador? É isso que é bacana no filme. E a maluquice do final é a criatura engenhada por um ser que também foi engenhado no passado, testemunhado essa busca pelas origens. De forma quê, pode haver uma implicância filosófica-religiosa: Sendo os humanos advindos de uma outra criatura viva, com o mesmo material genético, sem poderes divinos-metafísicos ou sobrenaturais, gera a dúvida: o homem tem alma? Então como diferenciar o David de nós? Uma vez que sua origem e existência é um paralelo com este conceito-processo passado pela espécie humana. Estaria ele, então, em pé de igualdade? Já que categoricamente ele não tem uma alma. E como definir essa alma (na proposta e questionamentos levantados no filme, e que pode muito bem ser que surja da interpretação de cada indivíduo e a interação com seu conteúdo)? Isso até remete um pouco ao questionamento levantado pelo filme Blade Runner. Enfim, na minha opinião estamos carente de filmes que possam gerar tais perguntas. Por isso nota 9, no mínimo.
 
Última edição:
Cara eu adorei o filme.
Não sei o que se passa na cabeça da maioria, mas fui no cinema ver o prequel do Alien o 8° Passageiro e achei muito bom o que vi dentro desta proposta.
Só espero que a sequência saia logo e acabe por fechar as dúvidas que ficaram em aberto do primeiro.
Como o crítico falou no outro post, não dá pra ficar criando expectativas demais de um filme, sonhando com coisas que não tem confirmação.
Depois eu também vi uma entrevista que Ridley Scott não tinha a intenção de fazer um outro 2001, nas palavras dele:
"… Mas não pensava: "Vou fazer o meu 2001". Seria muita presunção, mesmo que Alien e Blade Runner sejam consideradas duas das ficções científicas mais influentes...."
Entrevista na integra:
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/c...retor-de-prometheus-ridley-scott-3792939.html
 
Eu já revi o filme algumas vezes, e não consigo parar de rever, já vi um video com o Saldanha falando sobre o filme com outras pessoas, já li algumas teorias no fórum do filme, já cheguei até a ver videos paranóicos ligando o filme com os Iluminati (:lol:), e to percebendo que existe muita coisa ainda a ser entendida e analisada no filme, a única coisa que me atrapalhou no inicio foi a expectativa, eu esperava por algo assim:
E o filme mostrou isso:
O que também é bom, só não era o que eu queria ver, mas talvez alguns detalhes e idéias apresentadas no filme tenham servido como um bom substituto para o suspense, eu to gostando de rever.
 
Última edição por um moderador:
Tentei seguir tua linha de raciocinio mas não encontrei bem o que representa o que eu vi no cinema, mas talvez seja parecido com isso:


Mas acho que fui incluenciado mais pelo título mesmo...eheh..
Fora que me gusta...
 
Última edição por um moderador:
.

Hollywood pegou ojeriza de novas ideias, mesmo.

Nada se cria, tudo se requenta.

E vem aí a continuação de "Raging Bull" ("Touro Indomável")... PQP! Querem acabar mesmo com as minhas mais queridas lembranças cinematográficas.

.
 
Última edição:
Eu iria falar a mesma coisa que o Ilmarinen falou,

Além disso, originalmente a franquia Alien foi concebida para ter subliminaridade, uma representação das trevas que se alimentam de luz. Lembro que uma vez um designer do filme comentou que se ficassem olhando muito tempo para os monstros as pessoas poderiam cair na risada e por isso ele os mantinha escondidos. Nesse ponto é bem parecido com o anime de Evangelion que usa uma estética como ferramenta de atração psicológica.

No humorismo uma das definições de humor é a percepção daquilo que deveria ser em relação àquilo que realmente é. A pergunta que o filme faz é rir de uma desgraça é uma coisa, será que rir de uma desgraça maior ainda continua sendo engraçado? É parecido com o movimento superflat. Quer dizer, ao analisar o álbum original da trilogia é possível ver que há 2 contrastes repetitivos e recorrentes, o da tristeza preguiçosa e indecisa e o da brutalidade sexualizada que ataca esse vazio (numa mensagem de um futuro que destrói as pessoas porque é um universo ficcional aonde as pessoas não valem nada).

Essa construção de futuro cria um ambiente deteriorado, muito propício a piadas e sátiras com assuntos sérios ou perigosos, bastante comuns no humor britânico.

Nesse ponto achei o filme Agentes do Destino, baseado no livro de Philip K. Dick (o mesmo de Blade Runner) mais fiel a conceitos de filosofia e metafísica. Apesar do hype negativo na net decidi assistir em homevideo para evitar o hype de quem vê no cinema (algumas pessoas até mesmo retiram o áudio para não influenciar) e deu para constatar que enquanto um sofreu hype negativo o outro sofreu hype positivo.

Atualmente eu quero assistir pelos cenários, pelo visual, pelos atores e os designs de máquinas. Já a mensagem é a mesma dos anos 70. A abordagem apresenta uma distorção ou distopia da natureza e em conseqüência do conhecimento humano (ciência, religião, etc...). Se há vida humana no espaço, a ficção cria vida sub-humana num sub-espaço, assim como o comentário poderia ter dito que biblicamente a vida no paraíso trata não de vida num hiper/super-espaço mas de hiper/super-vida num hiper/super-espaço. O que daria também um bom filme com boas perguntas mas não daria um filme de Alien bom.
 
Última edição:
Todas as referências esquadrinhadas aí ó

Decoding the cultural influences in Prometheus

015244_1.jpg


Da mitologia grega, passando por William Blake até Lovecraft e Nas Montanhas da Loucura.

E eu ADOREI o filme. Pra mim se fosse inteiro uma grande M mas ainda tivesse a
cena do parto
já valeria o filme todo.Hauhauhau.

E pra quem tava esperando mais tem a continuação direta que provavelmente se chamará... Paraíso. E acho que eu já adivinhei o que vem adiante...
 
Última edição:
Valeu o link! Os paralelos e interpretações são sempre muito úteis para destrinchar a história em off e a história em on.

Por causa deles, para mim, a parte mais interessante tem sido "os arredores do filme". Depois de 8 anos de leitura sobre sistemas de memes e vértices semânticos eu começo finalmente a ter frutos no trabalho e vai servir de medidor ou de laboratório para estudar pela primeira vez como se movem algumas forças da web.

Atualmente existe um vórtice semântico estacionado bem em cima desse filme que tem gerado uma árvore de significados e interpretações (as artísticas são muito interessantes). Parte dessa árvore de símbolos e significados tende a servir de substrato e termômetro do que significa desejo e a diversão. Como eu dizia é um laboratório para quem souber procurar.
 
Última edição:
Achei o filme excelente. Estava coma expectativa lá em cima, e mesmo assim me surpreendi, principalmente com a série de mistérios que continuaram sem respostas com o final do filme. Na minha opinião, essas lacunas deixadas para que a gente se pergunte as reais motivações do Engenheiros, da Weyland Industries e até mesmo das questões filosóficas, são a real magia deste filme, assim como em Alien.
Alguns momentos me fizeram lembrar do filme 2001: O androide falando com o computador que responde "olá David", me pareceu muito com HAL 9000 conversando com o astronauta Dave em 2001 hehe. Algumas cenas também mostram alinhamentos de planetas, que lembram 2001 de maneira sutil. Mas acho que nada disso tenha sido intencional hehe :P

Eu recomendo, apesar de haver tanta gente falando mal do filme. ;/

Outro dia ouvi alguém dizendo: "Prometheus é um lixo! Muito fantasioso.. Prefiro ir assistir Homem aranha."
wtf?
 
Assisti e achei fantástico. Se perde um pouco no meio para o fim (que deveria ter se mantido a pegada mais sombria e tals, mas no geral eu gostei.

LEMBRANDO: Não sou nenhum especialistas em filmes e nas partes burocráticas para dizer se um filme é bom ou não.


Primeiro: Não sabia mesmo que era um prelúdio de Alien. Então pra mim a coisa ficou melhor quando eu comecei a entender que seria. (CRITICA: Acho que hoje, antes do filme ser lançado, sabemos muito, ou quase tudo, sobre ele. Tira a graça. Fui eu lá sem saber que o que era e aquilo me encantou.)

Lendo as explicações acima, pude entender algumas coisas que (logicamente seriam explicadas em outro filme) não entendi. Como por exemplo: Porque os Engenheiros ficaram fulos da vida com os humanos?

Fora outras coisas que ficaram sem explicações (que também são respondidas no post do Ragnaros) como o que é aquele líquido preto.

Para o leigo aqui, o filme tem umas cenas de tirar o folego, e bonitas para se ver em 3D. A pegada de suspense vai bem, a cena do parto é foda, a Teron só ta no filme para dar o ar da sua gostosura. Ela é uma personagem significativa para o filme? Não. A impressão que tenho é que enfiaram a personagem dela lá só para ela aparecer no filme.

Já quase no fim, vira uma luta e não me agradou. E o fim é bom, mas é o fim para dizer: Ei, não deixem de assistir a continuação, logo mais...
 
Lendo as explicações acima, pude entender algumas coisas que (logicamente seriam explicadas em outro filme) não entendi. Como por exemplo: Porque os Engenheiros ficaram fulos da vida com os humanos?

Fora outras coisas que ficaram sem explicações (que também são respondidas no post do Ragnaros) como o que é aquele líquido preto.

Acho que a explicação do motivo que levou os Engenheiros a ficarem putos com os humanos é uma das brechas que não serão tão facilmente respondidas. O povo pode dizer que é porque a humanidade se corrompeu ou coisa do tipo, mas acredito que o verdadeiro motivo vai muito além disso. Enfim, essa mesma dúvida foi a que levou ao final do filme ser como ele é (sem spoilers hehe).

Já ao líquido, acho que ficará para o Prometheus 2. Minha dúvida é: Ele é invenção dos Engenheiros, ou é algo que eles encontraram e guardaram para utilizar como arma contra nós? O líquido gera os aliens, que são hostis aos Engenheiros, então nesse ponto o filme me lembra um pouco Alien x Predador..
Enfim, por enquanto só podemos especular sobre estas questões :)
 
Olha. Creio que uma das melhores análises que vi do filme (o conteúdo manifestado pelos seus supostos "temas") decorreu deste post de João Guilherme no site do omelete:

Cara muito interessante a análise do João Guilherme do Omelete, não tinha relacionado muitas coisas que ele disse ali. E me pareceu fazer sentido, vale a lida.
Já espalhei pela web...;)
Cada vez fico mais intrigado com o filme...
 
Olha, realmente lendo sobre as várias referencia e entendendo as coisas que não havia entendido... posso dizer que esse filme é melhor ainda quando você está numa roda de amigos para conversar sobre cada coisa.

Ele deixa a possibilidade de pensarmos várias coisas a respeito dos mais váriados temas. Sim, como diz o artigo do Ragnaros, só de referencia sobre Jesus, cristianismo e outras religioões e ritos...dá pra ir colocando as pessas desse grande quebra-cabeça.

O filme é ainda melhor depois que acaba.
 
Eu acho que o objetivo dos engenheiros pode sempre ter sido a criação dos aliens... como o ser humano é uma raça bem parecida com a deles eles podem ter nos desenvolvido com o intuito dos aliens nos tomarem como base genética para se desenvolver.

Afinal de contas, ficou mais do que claro que os Aliens são armas biológicas, certo?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo