• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pedidos de tradução para élfico

Ótimo! Uma dica que posso te dar é que pensar a frase em inglês ajuda muito. Por exemplo, as línguas élficas não têm artigo indefinido, então a frase "Um cavaleiro jura ser bravo" pode te induzir ao erro porque "um" pode significar o numeral 1 ou o artigo indefinido, assim como "cavaleiro" pode significar uma pessoa que é parte de uma Ordem assim como pode significar o mesmo que uma pessoa que anda a cavalo.

A frase em inglês deixa poucas dúvidas: "A knight swears to be brave" é bem diferente de "One horseman swears to be brave". Gosto da escolha de arquen para knight neste contexto. O verbo vesta está corretamente no tempo verbal aoristo (se foi por sorte, estude mais, porque o presente seria vestëa). A palavra verya está correta.

ia como tentativa de trazer "everlastingly" foi ruim porque:
  1. a definição no dicionário está riscada, mostrando que a palavra foi descartada por Tolkien
  2. a palavra é do "Middle Quenya", que foi um estágio imaginário na evolução do Quenya, assim como o português do Camões não é o nosso português atual. Veja que nas definições tem MQ para Middle Quenya e EQ para Early Quenya, que são esses passos evolutivos para o (Late) Quenya.
  3. Além disso, o verbo no aoristo já indica algo que "foi, é e sempre será verdade".
Use o verbo na no infinitivo. Aproveite muito funções do Eldamo para achar categorias semânticas. Queria muito ter isso quando comecei a estudar em 2002. Por exemplo, ao entrar na definição desse verbo, você pode ver que ele pertence à categoria "Be", que pode ser aberta no link https://eldamo.org/content/category-indexes/categories-nq.html?neo#PA_BV.

Parabéns pelo progresso, continua assim e tenta concluir o máximo desse texto. No mínimo, tu vai aprender mais sobre linguística do que pensaria que iria precisar.
Peço desculpas pela demora.
Muito obrigado pelas correções e orientações. Essa dica de usar o Eldamo para as funções semânticas vai ser de grande ajuda para os meus estudos. Eu não sabia que podia filtrar as palavras por categoria no Eldamo.
Quanto a situação com o verbo, foi um erro de conjugação mesmo... Vou estudar um pouco mais essa parte.
Conforme eu for traduzindo (ou tentando) as demais partes eu publico aqui para atualizar o progresso.

Muito obrigado por toda a orientação e ajuda! Uma boa virada de ano.
 
Pretendo fazer uma tatuagem.
Queria uma ideia de letras para fazer nos 5 dedos
Queria algo em tengwar.
Poderiam me ajudar?
 
Pretendo fazer uma tatuagem.
Queria uma ideia de letras para fazer nos 5 dedos
Queria algo em tengwar.
Poderiam me ajudar?
Indu, a correspondência dos tengwar é mais com sons do que com letras, o que pode complicar um pouco. As vogais, por exemplo, são sinais grafados sobre as tengwar, e não funcionam muito bem sós. Mas diz aí qual é a sua ideia. Seriam iniciais, ou uma palavra de 5 letras?
 
Eu entendo esse problema. Como no árabe, letras separadas não formam palavras.

E sobre isso eu pensei numa palavra.
 
Eu entendo esse problema. Como no árabe, letras separadas não formam palavras.

E sobre isso eu pensei numa palavra.
Pessoalmente, acho que o Tengwar fica mais estiloso escrito em continuidade... Mas dá pra fazer sim. Pense em palavras de 7 a 10 letras pra gente ver quais fechariam 5 marcações em Tengwar.

Uma ideia que você pode considerar é escrever em Angerthas (aquelas runas do túmulo de Balin). Acho que funciona melhor. Nesse caso, pense em 5 letras, mesmo.
 
Ah, estamos falando só em transcrição, de português para Tengwar, ou você quer traduzir para élfico primeiro?
 
Pretendo fazer uma tatuagem.
Queria uma ideia de letras para fazer nos 5 dedos
Queria algo em tengwar.
Poderiam me ajudar?
Só pra entender: tu quer que seja em uma língua élfica e também escrito em Tengwar? Ou pode ser português/inglês, desde que seja escrito em Tengwar?
 
Eu queria uma palavra de 5 letras (uma pra cada dedo).
se fosse em élfico seria legal.

OU

em runas, eu acho mais fácil.
 
Última edição:
Eu queria uma palavra de 5 letras (uma pra cada dedo).
se fosse em élfico seria legal.

OU

em runas, eu acho mais fácil.
Então, mas é isso: você quer tanto a inscrição quanto o idioma em élfico, ou só a inscrição em élfico, podendo ser em português mesmo, ou inglês? No primeiro caso, você vai dar uma palavra, a gente vai traduzir e depois transcrever; no segundo, a gente vai só transcrever.
 
Qual ficaria mais dahora?
Em élfico, acho que vou esquecer a palavra.

Português seria mais legal, longe do inglês imperialista ⚒️
 
A vantagem de escrever em português é que podes experimentar tu mesmo. Vai ali no tecendil.com e coloca o Modo Tengwar Português, escolhe a fonte que mais te deixar feliz e pronto.
 
Tá.

Agora me arrumem uma palavra bonita que renda 5 caracteres em tengwar.
Em Tengwar, basicamente qualquer palavra com 5 consoantes, ou 4 consoantes começando com vogal. Em Angerthas, basicamente qualquer palavra com 5 letras.
 
Eu tava acompanhando a saga da tatuagem do Indu, mas aí passei a não entender mais nada e parei de ler os posts. Quando as letrinhas estiverem prontas, cês me marquem aqui pra eu ver. :dente:
 
E aí @Loconte, fez algum progresso?
Opa senhor! Perdão pelo sumiço.
Fiquei afastado da internet por um tempo!.. Tive progresso sim, depois compartilho aqui com contigo. Inclusive gostaria muito de uma ajuda para saber se tem algo errado (provavelmente a conjugação verbal... Ainda não matei essa parte).
Muito obrigado!
 
Opa senhor! Perdão pelo sumiço.
Fiquei afastado da internet por um tempo!.. Tive progresso sim, depois compartilho aqui com contigo. Inclusive gostaria muito de uma ajuda para saber se tem algo errado (provavelmente a conjugação verbal... Ainda não matei essa parte).
Muito obrigado!
Às ordens!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo