• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Peru natalino faz Turquia mudar nome na ONU para Türkiye

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Palavra Turkey, como é pronunciado o nome oficial do país em inglês, também é usada para designar a ave


A Organização das Nações Unidas aceitou o pedido | Reprodução/Unsplash

A Organização das Nações Unidas aceitou o pedido | Reprodução/Unsplash

A Organização das Nações Unidas aceitou o pedido da Turquia para mudar o nome oficial do país em inglês, afirmou a agência de notícias estatal Anadolu. A partir de agora, o país deixa de ser Turkey e passa a ser chamado de Türkiye, como é escrito e pronunciado em turco.

O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, enviou a solicitação de mudança para a ONU e outras organizações nesta semana, e o porta-voz do secretário-geral das Nações Unidas confirmou a aprovação nesta 5ªfeira (2.jun). A medida é vista como parte de um esforço de Ancara para renomear o país e dissociar seu nome do pássaro peru (turkey em inglês) e algumas conotações negativas associadas a ele.

Em dezembro, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan Erdogan, ordenou o uso de "Türkiye" para melhor representar a cultura e os valores turcos, inclusive exigindo que "Made in Türkiye" fosse usado em vez de "Made in Turkey" em produtos exportados. Os ministérios turcos começaram a usar "Türkiye" em documentos oficiais. No início deste ano, o governo também divulgou um vídeo promocional como parte de suas tentativas de mudar seu nome em inglês. O vídeo mostra turistas de todo o mundo dizendo "Olá Türkiye" em destinos famosos.

A Direção de Comunicações da presidência turca disse que lançou a campanha "para promover de forma mais eficaz o uso de 'Türkiye' como o nome nacional e internacional do país em plataformas internacionais".

Não ficou claro se o nome, com uma letra que não existe no alfabeto inglês, vai se popularizar no exterior. Em 2016, a República Tcheca registrou oficialmente seu nome abreviado, Czechia e, embora algumas instituições internacionais o usem, muitas ainda se referem ao país por seu nome mais longo.

A emissora estatal de língua inglesa da Turquia, TRT World, passou a usar "Türkiye", e explicou a decisão em um artigo no início deste ano, dizendo que pesquisar "Turkey" no Google traz um "conjunto confuso de imagens, artigos e definições de dicionário que confundem o país com Meleagris -- também conhecido como peru, um grande pássaro nativo de América do Norte -- que é famoso por ser servido em menus de Natal ou jantares de Ação de Graças.". A rede continuou: "Folheie o Cambridge Dictionary e "peru" é definido como "algo que falha" ou "uma pessoa estúpida ou tola".

 
Eu vi isso e achei bizarro, mas, a correlação com o nome em outro idioma tem mais apelo popular, mascarado, no fundo, a razão é política, e o governo turco quer desfocar outros problemas da sociedade, aliás, estratégia essa, usada por outros governos também.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo