• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os livros que me deram

Eu já tinha pensado num tópico assim antes, e agora com a coluna da Izze (http://blog.meiapalavra.com.br/2011/12/15/sweet-as-a-bee-meu-primeiro-livro-de-presente/) a ideia ganhou mais força ainda.

A ideia vem do blog The Books They Gave Me (http://thebookstheygaveme.tumblr.com/). É um site sobre os livros ganhos de pessoas que eram ou deixaram de ser especiais, mas que contam uma história maior do que só a história do livro - afinal, a gente sabe que um livro sempre diz mais do que o que está escrito nas suas páginas. Quando aquela pessoa te dá um livro dizendo "é meu livro preferido", você sabe que vai encontrar também algo dela lá dentro. O site é cheio de histórias com finais felizes, tristes, dramáticos, com desencontros e reencontros permeados por livros que foram presentes de namorados/as, amigos/as, amantes, familiares.

O site está todo em inglês, mas ainda assim eu achei a ideia genial. Então queria saber de vocês por aqui, assim como as histórias do site ou da Izze, qual livro você ganhou que significou muito mais do que apenas um livro?

Quem quiser dar uma lida no site, eu recomendo.

Tem até uma história minha lá, mas ela eu conto depois mais pra frente no tópico =]
 
Por enquanto ganhei 3:

As Crônica de Nárnia, vol único - C S Lewis (da minha amiga Mona)
Os Filhos de Hurin - Tolkien (do meu amigo secreto daqui do Meia)
Aura Negra - Michelle Mead (do meu amigo secreto daqui do Meia)
 
Yay, adoro esse tumblr! Mas os textos andam grandes demais e ando com preguicinha de ler hihihi.

Mas vamos contribuir.

Num desses amigos secretos que a família do meu pai sempre faz (e que resolvi cair fora ano passado porque não sou lá muito de amigo secreto), acabei ganhando um livro. Mas diferente do que contei ali no texto no blog, não gostei do livro. Na verdade, odiei. E nem li. Era um desses estilo Sabrina, de banca de jornal, e totalmente desprezei o presente que um dos meus tios deu, joguei num canto e nunca dei bola.

Mas adorei o gesto. Mesmo. Não tinha como meu tio adivinhar o que gosto de ler, né, já que ele não é um leitor e também não moramos na mesma cidade e nunca conversamos sobre literatura. Mas gostei dele ter lembrado que eu gosto de ler e ter se arriscado a comprar o livro (mesmo sendo um desses de banquinha de jornal hehehehe). Aliás, não existia outro lugar pra ele comprar um livro, porque onde ele mora nem sequer existe uma livraria. Por mais que eu tenha odiado o presente, achei muito legal o que ele fez. xD
 
Yay, adoro esse tumblr! Mas os textos andam grandes demais e ando com preguicinha de ler hihihi.

Ai, nem fala. As vezes eu vejo uns graaandes e deixo pra lá. Aí eu pego depois quando estou com mais ânimo (ou com mais vontade de dar uma enroladinha no trabalho) e leio um monte de uma vez. Aí bate aquele "oooowwwwnnnn" e eu lembro pq gosto do site :grinlove:
 
2011

os 8 livros q ganhei em 2011, retirados da minha lista d livros adquiridos.

JANEIRO
1. Prosa de gaveta - Guilherme Tauil - Ar.v Studio - presente do autor, aqui do meia

FEVEREIRO
13. Dexter: design de um assassino - Jeff Lindsay - Planeta - presente da editora depois que reclamei mto dos erros gramaticais do livro. na 2ª versão pude perceber q ainda restavam 60% dos erros q havia contado e apontado.

MAIO
62. Disorder in the Court: Great Fractured Moments in Courtroom History - Charles M. Sevilla, Lee Lorenz - W. W. Nornon & Company - envio em duplicidade
63. Bird by Bird: Some Instructions on Writing and Life - Anne Lamott - Anchor Books - envio em duplicidade
65. Arte & Letra: Estórias C - diversos autores - Arte & Letra - reenvio de livro pois o anterior estava defeituoso

AGOSTO
116. Areia nos dentes - Antônio Xerxenesky - Não Editora - presente de amiga do meia
122. Paz guerreira - Talal Husseini - Edições Nova Acrópole - presente de aniversário de amigos da escola de filosofia

DEZEMBRO
194. ??? - presente da amiga secreta do meia, espero q chegue em dezembro...
 
Gente, só um comentário aleatório... acho que quem vai entender melhor é quem assiste ou assistiu FRIENDS...

O Joey tinha uma namorada por quem o Chandler, seu colega de apartamento, acabou se apaixonando. Mas o Joey é aquele tipo de homem mais "garanhão", valorizando o sexo acima de tudo e nunca chegou a conversar muito com a menina, a Kate. Já o Chandler era mais para "looser", sempre conversava com as meninas que o Joey levava para o apartamento para passar a noite e que tomavam o café da manhã por lá no dia seguinte. Eis que uma vez ele e a Kate tiveram uma daquelas conversas típicas sobre gostos pessoais que mais tarde levam a namoros (hehe, não sei como descrevê-la melhor), e ela diz a ele que gostava muito desse livro "The Tales of Peter the Rabbit" (ou alguma coisa assim). Bom, para encurtar a história, eu sei que no final o Chandler consegue comprar esse livro para ela, embora ele seja muito raro... e a Kate acaba deixando o Joey pelo Chandler depois (mesmo ele sendo looser e muito pior de cama).

Bonitinho como um livro pode começar tantas coisas, né? =)
 
Este ano eu ganhei:

O Rei do Inverno, Bernard Cornwell, presente de aniversário e despedida dos meus amigos da Unicamp.
The Children of Húrin, J. R. R. Tolkien, presente de aniversário do namorado.
Garfield (2582 tiras), Jim Davis, pedido de desculpas do namorado.
Os Três Mosqueteiros, Alexandre Dumas, pedido de desculpas do namorado.
Cotoco (o diário perversamente engraçado de um garoto de 13 anos), John Van de Ruit, do namorado.
O Herói Perdido, Rick Riordan, do namorado.

Para os curiosos que querem entender a culpa do meu namorado: http://isadoesntringabel.wordpress.com/2011/07/02/vale-a-pena/ (é, eu perdoei)
 
O último livro que ganhei, como escrevi em outro tópico, foi O Ano da Morte de Ricardo Reis de José Saramago; este livro foi um presente de Natal que ganhei do meu filho.
 
Bom, o que mais me marcou foi o primeiro livro que ganhei de uma amiga da minha madrasta quando eu tinha uns 12 anos... Não lembro o nome dela... só sei que um dia fui visitá-la com minha madrasta e logo de cara fiquei impressionada com a biblioteca particular que ela tinha em sua casa...

Eram duas paredes completas de livros... achei maravilhoso... e daí, lembro dela abrir uma caixa onde tinha vários livros iguais e me presentear com o "Cem Anos de Solidão". Lembro até hoje dela explicando que tinha comprado vários exemplares para poder presentear seus amigos, e que aquele foi o primeiro livro que ela leu e até então era o que mais gostava....

E até hoje o "Cem anos de solidão" faz parte do meu ranking dos livros prediletos... infelizmente não lembro seu nome, mas nunca mais me esqueci dela e daquele presente..
 
Ganhei mais 2 de natal:

A Vingança de Gaia - James Lovelock (da minha melhor amiga, ela sempre acerta!)
Um Amor para Recordar - Nicholas Sparks (do meu amigo, ok, confesso que eu pedi :vergonha: )
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo