• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que você faz quando termina um livro?

Mi Müller disse:
[align=justify]Começo a ler outro :rofl:
Geralmente depois de terminar escrevo a resenha sobre ele, mas isso depende do lugar onde estou, mas começar outro não depende do lugar, quando está perto de acabar um livro eu sempre saio com ele e o próximo da fila.
Quanto as reflexões, eu sempre, sempre mesmo, penso nos livros que estou lendo, que li e nos que vou ler, eu escrevo resenhas mentalmente enquanto corro por exemplo, depois que as escrevo gosto de pesquisar outras opniões sobre o livro e também o contexto em que ele foi escrito.[/align]

|Eu sou igual quenem!
 
Daniel disse:
Liv disse:
Geralmente escrevo pro blog. :dente:
Eu estou devendo muito nesse sentido, já deixei acumular quase uma dúzia de livros lidos depois do último que postei no meu blog, que vergonha :wall:

Ah, não tem porque se envergonhar... Acho legal resenhar os livros e tals, mas não precisa ser com todos. Fica mais bacana resenhar aqueles mais marcantes.
 
Maura Corrêa disse:
Daniel disse:
Liv disse:
Geralmente escrevo pro blog. :dente:
Eu estou devendo muito nesse sentido, já deixei acumular quase uma dúzia de livros lidos depois do último que postei no meu blog, que vergonha :wall:

Ah, não tem porque se envergonhar... Acho legal resenhar os livros e tals, mas não precisa ser com todos. Fica mais bacana resenhar aqueles mais marcantes.
Eu fico meio sem jeito porque é uma falta minha, com que me propus a fazer, que é postar lá sobre os livros conforme vou lendo eles, e isso demonstra uma certa preguiça minha :timido:
Pelo menos mesmo sem postar lá continuo lendo, o que é o mais importante, hehe
 
kika_FIL disse:
Mi Müller disse:
[align=justify]Começo a ler outro :rofl:
Geralmente depois de terminar escrevo a resenha sobre ele, mas isso depende do lugar onde estou, mas começar outro não depende do lugar, quando está perto de acabar um livro eu sempre saio com ele e o próximo da fila.
Quanto as reflexões, eu sempre, sempre mesmo, penso nos livros que estou lendo, que li e nos que vou ler, eu escrevo resenhas mentalmente enquanto corro por exemplo, depois que as escrevo gosto de pesquisar outras opniões sobre o livro e também o contexto em que ele foi escrito.[/align]

|Eu sou igual quenem!

Gêmeas literárias XD
 
e um é que somos????? eu ia responder, mas vc respondeu por mim.... a única diferença é que eu já tenho o próximo na bolsa quando o atual chega na metade...
 
Mavericco disse:
Ashe disse:
Mavericco, então você relê os livros logo após lê-los? Isso acontece com todos? o_O

Depende de muitos fatores... A releitura eu vejo como obrigatória. Mas isso depende do livro e do impacto que ele causa. Nem sempre um livro impactante é, necessariamente, um livro bom; um livro impactante simplesmente exige uma releitura muito próxima da leitura. Li o Fausto e logo depois o reli umas 2 ou 3 vezes. Todas seguidas, bem próximas uma da outra... O mesmo não vai acontecer com Os Lusíadas. Pretendo só daqui a um bom tempo; mas pretendo.

Enfim. É uma bagunça que, às vezes, eu mal entendo. Una isto com o que chamo de "leitura narrativa" e tenha uma loucura e baboseira de alto nível.

E a tua opinião ou visão do livro muda muito quando vc relê?

Ashe disse:
E um outro fator negativo de acabar um livro bom é que você provavelmente irá se esquecer de muita coisa que foi lida, e sim, isso me causa muito pesar. Bate aquela saudade depois e, ao mesmo tempo, aquela melancolia de não se lembrar de tudo o que foi narrado :/

bah se é
eu lembro de algumas partes só, tem livros que achei super legal e não lembro direito, um exemplo é O Retrato do Dorian Gray, eu li aqui no clube, no entanto, não lembro direito mais do livro =/
vontade de reler, porém tem outros livros que quero ler por curiosidade e assim vai prosseguindo a minha vida literária ...:biblio:

Respondendo o tópico agora XD
qdo termino um livro fico refletindo sobre o final, pq eu gosto de finais bons que me surpreendam, caso não for assim, o livro já não é tão "cool" para mim =/
fico pensando na história, depois em alguns eu até me conformo com o final e tá bom, só que fico muito indignada com alguns finais como o fim do livro "O Diário de uma Paixão" do Sparks, "Jorge, um brasileiro"
outros eu veio pesquisar no google de como o pessoal interpretou o final ou o que acharam dele
depois, cadastro no skoob a minha leitura e faço alguns comentários, apesar de sempre estar comentando as leituras q estou fazendo no skoob, site maneiro hehehe :traça::joy:
tb procuro vir no meia palavra para ver se alguém já leio para discutir :happyt:
eu não planejo o próximo livro e nem qdo vou começar Lê-lo o negócio é tudo meio que paraquedas
 
Gabriel Cezar disse:
Atah!
Juro que antes tinha ficado todo embolado tentando entender:rofl:...
Isso que vc falou acontece um pouco comigo, em menor escala(não chego a reler o livro em questãoXD), porém eu acabo me embolando em varios tipos diferentes de midias(filme-musica, livro-musica, filme-livro,tc)
Aí tem vezes eu penso que tal elemento é de uma coisa, enquanto na verdade é de outra.:rofl::rofl:

Também acontece isso comigo. Frequentemente não lembro se li, vi ou ouvi uma história. E costumo me confundir também se li/vi/ouvi em inglês ou português. É bem constrangedor na hora de comentar com alguém.

Quando termino de ler um livro daqueles viciantes, fico meio perdida. Jonathan Strange & Mr. Norrel, por exemplo. Quando estava terminando, li as últimas páginas quase com dó, como que prolongando a despedida.

Admiro quem relê livros como foi comentado aqui, acho corajoso. E se a primeira leitura for a melhor e por reler acabar estragando uma boa impressão?
Alguns livros que gostei quando mais nova não tenho coragem de abrir por causa disso. Gosto da lembrança que tenho deles da época em que li.
 
**Maniaca do Miojo** disse:
Mavericco disse:
Ashe disse:
Mavericco, então você relê os livros logo após lê-los? Isso acontece com todos? o_O

Depende de muitos fatores... A releitura eu vejo como obrigatória. Mas isso depende do livro e do impacto que ele causa. Nem sempre um livro impactante é, necessariamente, um livro bom; um livro impactante simplesmente exige uma releitura muito próxima da leitura. Li o Fausto e logo depois o reli umas 2 ou 3 vezes. Todas seguidas, bem próximas uma da outra... O mesmo não vai acontecer com Os Lusíadas. Pretendo só daqui a um bom tempo; mas pretendo.

Enfim. É uma bagunça que, às vezes, eu mal entendo. Una isto com o que chamo de "leitura narrativa" e tenha uma loucura e baboseira de alto nível.

E a tua opinião ou visão do livro muda muito quando vc relê?

Geralmente quando se lê você se atém demais ao enredo e às novidades que a narrativa te oferece. É tudo novo. O caminho pra casa da vovozinha é novo. Mesmo que você já saiba, como se tivesse decorado, o caminho (por exemplo, ler uma releitura da lenda de Fausto), continua sendo tudo novo, todas as árvores e os bichos.

Agora quando se relê, você passa a perceber os detalhes do livro, seus contornos. Você já conhece o caminho; pode apenas apreciar a paisagem.
 
Na minha opinião, toda releitura traz algo de novo, mesmo que meros detalhes ou algo mais significativo que te escapou da primeira leitura.
Apreender todas as mensagens que o livro quer passar numa primeira leitura é algo muito difícil, já numa segunda, você consegue, além de fixar melhor o que foi apreendido, perceber coisas que nunca passou pela sua cabeça.
 
Isso mesmo! =D
Acho que é o que indica a qualidade de um livro fidedignamente. Um livro ruim, quando relido, é tortura. Um bom livro é prazer.
 
Mavericco disse:
**Maniaca do Miojo** disse:
Mavericco disse:
Ashe disse:
Mavericco, então você relê os livros logo após lê-los? Isso acontece com todos? o_O

Depende de muitos fatores... A releitura eu vejo como obrigatória. Mas isso depende do livro e do impacto que ele causa. Nem sempre um livro impactante é, necessariamente, um livro bom; um livro impactante simplesmente exige uma releitura muito próxima da leitura. Li o Fausto e logo depois o reli umas 2 ou 3 vezes. Todas seguidas, bem próximas uma da outra... O mesmo não vai acontecer com Os Lusíadas. Pretendo só daqui a um bom tempo; mas pretendo.

Enfim. É uma bagunça que, às vezes, eu mal entendo. Una isto com o que chamo de "leitura narrativa" e tenha uma loucura e baboseira de alto nível.

E a tua opinião ou visão do livro muda muito quando vc relê?

Geralmente quando se lê você se atém demais ao enredo e às novidades que a narrativa te oferece. É tudo novo. O caminho pra casa da vovozinha é novo. Mesmo que você já saiba, como se tivesse decorado, o caminho (por exemplo, ler uma releitura da lenda de Fausto), continua sendo tudo novo, todas as árvores e os bichos.

Agora quando se relê, você passa a perceber os detalhes do livro, seus contornos. Você já conhece o caminho; pode apenas apreciar a paisagem.





Fugindo um pouco do tópico, curiosidade: Isso de reler vale para todos os livros? Não os ruins, claro, mas até aquele que gostaram um pouquinho e os que gostaram demais?

( ps.: esqueci de falar que qdo termino coloco no librarything, alguém mais usa? http://br.librarything.com/)
 
eu costumo atualizá-los no skoob
quanto à questão das releituras, não sei, pois até onde eu me lembro, nunca reli um livro:timido:
 
Eu coloquei para mim mesmo como uma obrigatoriedade a releitura de livros que eu não considero como sendo ruins: ou seja, os medianos, os "tô-em-dúvida" e os bons. Mas é uma regra meio que pessoal... Afinal de contas, enquanto releio um livro, eu estou, automaticamente, excluindo outro. Logo, eu leio, teoricamente, metade do que deveria ler. Mas na verdade leio bem menos, pois tem livros que quero reler todo ano, como a Divina Comédia e por aí vai.
 
Entro em depressão e começo a ler outro livro em seguida.Minha reflexão sobre o que leio é automática, se ficar sem ler por muito tempo as coisas começam a ficar meio turvas.
 
Quando eu gosto muito do livro que estou lendo e percebo que está chegando ao fim eu faço de tudo para prorrogar o final da leitura...

Sei que a pergunta não é essa, mas isso acaba influenciando o "quando-termina". Como não tenho o hábito de reler, compenso com uma leitura bem paulatina (página-pausa-página).
 
Geralmente, escrevo sobre ele. Aproveito essa onda em que o livro ainda está reverberando na cabeça pra anotar as impressões finais sobre ele (já que também faço anotações durante a leitura). Quando a história muito me interessa, pesquiso sobre o autor ou sobre suas personagens (caso ele tenha se inspirado em algo real, seja pessoa ou acontecimento). Enfim, tento estender o livro o máximo possível pensando sobre ele e relembrando toda a história =]

Caso o livro seja ruim, tbm escrevo sobre ele dando graças a deus que terminei ele xD
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo