1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O que você faz quando termina um livro?

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Ashe, 25 Abr 2011.

1. Ashe

Ashe Usuário

O tópico já diz. Quando você conclui um livro, o que você costuma fazer?

Continua seus afazeres normalmente, continua a rotina como se nada tivesse acontecido (kk), fica refletindo sobre o que acabou de ler, relembra passagens bacanas, come um lanchinho, vai pro jardim pra dar uma arejada na cabeça se o livro foi muito denso (eu já fiz isso, e daí? :timido:) ou simplesmente dorme?
    Ou marca um encontro com a(o) namorada (o) pra compensar o tempo gasto em momentos solitários?
    Ou já vai devorando outro livro pra não perder tempo?

No meu caso, eu sempre dou uma folheada básica, paro e penso. Costumo anotar os trechos que gostei em um caderno, pesquiso mais na internet sobre o livro só para enriquecer... Opiniões, debates, resenhas e tal. Não faço isso com todos, mas na maioria das vezes é sempre bom.
    E já vou pensando no próximo que irei ler. Tenho a mania de sempre começar o livro no próximo dia, em vez de já ler no mesmo dia em que terminei a leitura de um. Bem tosco isso, mas enfim.

É meio bestinha o tópico, mas é a título de curiosidade; conhecer um pouquinho mais do pessoal do Meia (:

2. Dindii

Dindii Usuário

Depende muito do livro. Quando eu gosto mesmo, sou que nem vc de anotar, pesquisar e tal.
    Alguns trechos me perseguem pra sempre e eu fico repetindo eles em todo lugar e falando pra várias pessoas. :oops:

3. Mavericco

Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

Procuro urgentemente reler. Após reler, entro num estado vegetativo de correlações e pensamentos. A obra se torna numa Scilla saxi-sonante. Acho que se resenhasse tudo que lesse meus pensamentos domar-se-iam melhores... Mas como leio muito devagar (esse ano eu só li dois!), o verdadeiro fim e o verdadeiro pensar e analisar já está mutilado e deglutido. Termino um livro antes de acabá-lo da mesma forma como começo um livro lendo, tecnicamente, o antigo. Durante muito tempo tudo que li foi escrito por James Joyce, assim como comecei Os Lusíadas escrito por Melville e terminarei Moby Dick escrito por Luís de Camões. Logo após provavelmente lerei Gordon Pym de Melville e Camões com pitadas de Milton -- ou talvez sem pitadas de Milton, visto que há dois meses estou tentando resenhar à altura do resenhado... (O que significa a sepultura máxima em minha cabeça [não a sala de dissecação provisória em gavetas azuladas], num lugar de paz constantemente violado por outras obras e correlações, tal qual Dante, Shakespeare e Goethe horrorizam-se com minhas visitas ultrarromânticas a seus túmulos).

4. Calib

Calib Visitante

Depende da ocasião em que a leitura termina.
    Em geral, vou ao PC anotar na minha lista de livros lidos. =)
    Mas, se eu estiver sentado na cama, e for muito tarde, deito e durmo.

5. G.

G. Ai, que preguiça!

Confesso que não entendi muito o q você disse, Maverico:timido:... mas tal qual você, leio muito devagar: li uns 7 esse ano todo e ainda tem uns 2 em processo:O idiota, que está no finzinho, e a luneta ambar que tenho arrastado desde o ano passado...
    Porém, ao contrário, não costumo refletir tanto assim, só um pouco a fim de prestar a mim mesmo um reconhecimento do que o livro se expressou a mim...
    P.S.: e já vou daqui a pouco ler tbm "Édipo em colono" , pq gostei mt de "Édipo rei" e quero continuar na leitura das outras duas tragédias tebanas(Édipo em colono e Antígona)!

6. Mavericco

Como eu leio devagar, eu analiso bem cada parte. Mas quanto termino, analiso o conjunto, como de praxe. Só que essa análise é lenta e demora a ser realizada; então, quando começo um outro livro (não dá pra ficar esperando a morte da bezerra, né), ou seja, um outro processo de análise, eu, ao mesmo tempo, estou ainda com o final panorâmico da análise do livro anterior. Geralmente no meio do livro é que eu consigo me livrar do livro anterior; geralmente eu simplesmente não consigo. Quando não consigo, aí é hora de reler o livro que está me atormentando até que eu possa, sobrepondo duas camadas de leitura, sepultar o bichano.

Eu sei, é bem louco isso. Porque, na verdade, nenhum livro é inteiramente sepultado. Eles ficam me atormentando toda hora; mas os "livros sepultados" me atormentam de forma ordenada. Se leio uma espada, lembro-me de XXVIII do Inferno, mas lembro-me de relance, controladamente. É diferente d'atualmente, por exemplo, onde começo a vaguear da brancura da espada, de seu caráter marítmo ou que o valha -- pois agora estou digerindo Moby Dick e Os Lusíadas... Mas são divagações fortes e desordenadas. São divagações que possuem força, pois ainda estão vivas. Podem arranhar minha leitura do momento; é diferente de Dante, que se comporta como um fantasma que aparece entre uma cabeça degolada ou uma mão caída -- mas que aparece, não arranhando, apenas contribuindo no panorama que está sendo construído do livro do momento.

Em outras palavras, repito, é bem louco isso. Não sei falar como funciona comigo, mas funciona. É uma forma de pegar os poucos livros que li e fazê-los um time. É. É isso aí.

7. G.

G. Ai, que preguiça!

Atah!
    Juro que antes tinha ficado todo embolado tentando entender:rofl:...
    Isso que vc falou acontece um pouco comigo, em menor escala(não chego a reler o livro em questãoXD), porém eu acabo me embolando em varios tipos diferentes de midias(filme-musica, livro-musica, filme-livro,tc)
    Aí tem vezes eu penso que tal elemento é de uma coisa, enquanto na verdade é de outra.:rofl::rofl:

8. JLM

JLM mata o branquelo detta walker

oq fazer depois do prazer?

se foi ruim, viro para o lado e durmo, se foi bom, fumo 1 cigarro eqto medito, mas se foi excelente, repito qtas vezes conseguir até enjoar.

9. Ashe

Ashe Usuário

Mavericco, então você relê os livros logo após lê-los? Isso acontece com todos? o_O

10. Lucas_Deschain

Lucas_Deschain Biblionauta

[align=justify]Se o livro é ruim ou marromeno eu ponho na estante, olho pra ele e penso que o venci apesar dos pesares, e parto pra outro imediatamente. Talvez uma síndrome de compensação latente...

Quando gosto mesmo do livro, gosto de ficar um tempo fitando o nada, meio em êxtase, meio inerte, para poder estar mais sensível aos ecos que se projetam fundo no espírito, aquelas questões metafísicas e filosóficas essenciais e mais basilares parecem estar se revolvendo nas entranhas trasncendentes do espírito, querendo aflorar e toldar os novos entendimentos para tentarem se saciar.

OK, isso talvez tenha ficado muito poético/confuso/idiossincrático/desnecessário demais. Gosto de ficar aquele tempo parado depois que fecho o livro, fazendo um flashback rápido, assentando aos poucos aquelas novas percepções e dúvidas ao aparato cognitivo e pesando elas de acordo com o que pensava antes do livro em relação ao que penso agora. É nessa hora que as resenhas que faço normalmente ganham mais nitidez.

A experiência de fechar um bom livro é gratificante porém melancólica, pois se por um lado fico feliz de ter acabado e poder então contar com mais aquele conhecimento, por outro lembro-me de minha mortalidade e o fato de que não relerei ele muito em breve, visto que quero conhecer coisas diferentes e novas (embora cada leitura seja nova até certo ponto). Enfim, é um momento muito particular! :timido:[/align]

11. Mavericco

Depende de muitos fatores... A releitura eu vejo como obrigatória. Mas isso depende do livro e do impacto que ele causa. Nem sempre um livro impactante é, necessariamente, um livro bom; um livro impactante simplesmente exige uma releitura muito próxima da leitura. Li o Fausto e logo depois o reli umas 2 ou 3 vezes. Todas seguidas, bem próximas uma da outra... O mesmo não vai acontecer com Os Lusíadas. Pretendo só daqui a um bom tempo; mas pretendo.

Enfim. É uma bagunça que, às vezes, eu mal entendo. Una isto com o que chamo de "leitura narrativa" e tenha uma loucura e baboseira de alto nível.

12. Bilbo Bolseiro

Bilbo Bolseiro Bread and butter

Comigo também varia de livro pra livro. Se eu não gostei muito, só continuei lendo pra não abandonar, eu assim que termino nem penso mais nele, só se me perguntarem a respeito. Mas se eu gostei da estória eu fico pensando sobre ela, sobra as passagens que mais me cativaram e impressionaram, durante meus outros afazeres, volta e meia.

13. Liv

Liv Visitante

Geralmente escrevo pro blog. :dente:

14. Ashe

Ashe Usuário

Concordo nesses pontos (:
    Também costumo ficar "inerte", meio alienada logo após a conclusão de uma leitura.
    E um outro fator negativo de acabar um livro bom é que você provavelmente irá se esquecer de muita coisa que foi lida, e sim, isso me causa muito pesar. Bate aquela saudade depois e, ao mesmo tempo, aquela melancolia de não se lembrar de tudo o que foi narrado :/

15. Quando acabo um livro sinto um vazio, é como se fosse uma companhia agradável que vai embora... Tantos dias lendo sobre vidas, se emocionando com os personagens. Eu gosto de saber o desfecho do livro, mas o vazio está lá! Então começo outro rápido, o mais rápido possível!!! rsrsrsrsrs

16. Bilbo Bolseiro

Bilbo Bolseiro Bread and butter

Eu estou devendo muito nesse sentido, já deixei acumular quase uma dúzia de livros lidos depois do último que postei no meu blog, que vergonha :wall:

17. imported_Wilson

imported_Wilson Please understand...

eu costumo pesquisar sobre o livro antes de ler. busco críticas, leio sobre o autor e tudo mais. considero a pesquisa como uma preparacao.

meu unico ritual para quando acabo um livro é atualizar o perfil do skoob e a lista do censo aqui do meia. depois fecho o livro e ponho de volta na estante. se tiver sido uma leitura mto boa, ganha alguns instantes de meditacao em silencio.

18. Rachel

Rachel Usuário

Adoro terminar um livro, mesmo sendo ele um ótimo livro. Gosto de ler e fico louca de curiosidade para ver o final da história. Espero uns dois dias e começo outro. Se for um livro muito bom, gosto de contar a história pVinício (maridão), que ouve com a maior paciência. Tadinho!!!:timido:

19. Excluído044

Excluído044 Banned

Eu fecho o livro, oras! :seila:

20. Mi Müller

Mi Müller Usuário

[align=justify]Começo a ler outro :rofl:
    Geralmente depois de terminar escrevo a resenha sobre ele, mas isso depende do lugar onde estou, mas começar outro não depende do lugar, quando está perto de acabar um livro eu sempre saio com ele e o próximo da fila.
    Quanto as reflexões, eu sempre, sempre mesmo, penso nos livros que estou lendo, que li e nos que vou ler, eu escrevo resenhas mentalmente enquanto corro por exemplo, depois que as escrevo gosto de pesquisar outras opniões sobre o livro e também o contexto em que ele foi escrito.[/align]

Compartilhar