1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O que significa ser fã PARA VOCÊ?!

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por Elriowiel Aranel, 13 Mai 2010.

1. Elriowiel Aranel

Elriowiel Aranel Usuário

Olá amigos Tolkieanos!

Seguinte... não sei se esse tópico já foi criado alguma vez, mas estou criando-o por uma boa causa. Estou fazendo um trabalho para a faculdade e este mês devemos criar uma revista. Eu optei por fazer uma revista de cinema e literatura que terá um espaço para os fãs.

Assim, eu gostaria que vocês respondessem com suas próprias palavras pra ajudar na minha pesquisa [ou seja, na cara de pau vim pedir um favorzão :mrgreen: :lol:].
    Se eu for citar a resposta de alguém pedirei a autorização antes por MP, ok.

Obrigada ;)

Então... o que significa ser fã para você?!

• Gostei! Gostei! x 1
  2. zorba

zorba VAI CORINTHIANS!

ser fã é aprender com seu ídolo(e suas obras), e depois ensiná-las, por considerar que vale a pena...
    ser fã é discutir com o mundo inteiro sobre o assunto e não desistir, mesmo que tenha conclusões contrárias...
    ser fã é brigar com a mãe, o pai e a irmã, porque eles não gostam e fazem brincadeiras sem graças daquilo que vc gosta...
    ser fã éacordar de manhã pensando no que vc vai postar aqui na Valinor... e ir dormir pensando nas respostas que vai ter...
    ser fã é ficar horas preso num livro/desenho/filme/etc..., sendo que a galera tá na praia jogando futebol...

enfim, ser fã é amar e admirar muito...:yep:

• Gostei! Gostei! x 1
  3. Arringa Hrívë

Arringa Hrívë um papo e um bom chimarrão... Usuário Premium

Apesar do Tio Zorba ja ter dito quase tudo....
    Ser fã é :
    Ter as frases marcantes na ponta língua;

É entender as raízes do livro e sair explicando as filosofias presentes(as vezes sem ter nenhuma).

ÉOlhar o filme com a cambada da escola(mesmo eles não gostando)

É discutir até cansar sobre a opnião dos contras e fazer eles retirarem o que dizem;

É falar e tagarelar aos quatro ventos sobre a história;

É atravessar a noite pendurado no livro e durmir pensando que vai ler no outro dia novamente.

É desenhar e rabiscar partes do livro em tudo que é lugar(na classe"pra depois apagar",no verso da prova,na mão,no bilhete...)

Ser fã e demonstrar sem querer,e parecer louco para aqueles que não são.
    Não há como descrever tudo em palavras.

• Gostei! Gostei! x 2
  4. zorba

zorba VAI CORINTHIANS!

essa é minha sobrinha....:abraco:

• Gostei! Gostei! x 1
  5. Snaga

Snaga Usuário não-confiável!!!

Eu resumo tudo o que o Zorba disse em uma única frase: ser fã é gostar muito da obra de alguém e do alguém em específico!

Fui metódico demais, né?

• Gostei! Gostei! x 1
  6. Roderick

Roderick Banned

Ser fã é não saber criticar, é achar tudo perfeito, é fazer de tudo para ter ou ver aquilo que você seja fã, é domir pensando, sonhar e cordar, é ficar furioso quando alguém o critica, é fazer sacrifícios, é conhce-lo desde seu primeiro dia de vida ou desde a sua criação.

Última edição: 14 Mai 2010
    • Gostei! Gostei! x 2
  7. Lalaith.

Lalaith. Usuário

Não sei se ainda tem algo que precise ser dito, mas vou tentar.

Ser fã...
    É rir, chorar, sofrer, odiar e sentir cada emoção de uma personagem como se fosse sua;
    É ler e reler um livro inúmeras vezes e não cansar nunca, pois em cada vez você descobre uma coisa nova e entende melhor a história... embora ninguém entenda isso;
    É defender até ao fim, contra tudo e contra todos;
    É passar a noite tentado aprende um idioma que nem existe;
    É ler no meio de uma aula de física, só porque você não aguente esperar chegar em casa para saber o final;
    É entrar em uma aula de violão só para tentar aprender a tocar as músicas do filme;
    É contar os dias para a estreia do filme;
    É...

Ahhh, eu podia passar horas falando e, na verdade, não estaria dizendo nada, pois não a palavras nesse mundo para expressar o que é gostar de algo ou alguém, que do nada entrou na sua vida e, então, ela mudou completamente...

• Gostei! Gostei! x 2
  8. HFR

HFR Clone

Nem tudo são rosas:

- Ser fã é idolatrar personagens fictícios.

- É provar por A mais B que seu ídolo/obra é perfeito(a), mesmo estando errado.

- É chamar alguém que não gosta de seu ídolo/obra de "invejoso".

É por isso que "fã" vem de "fanático".

• Gostei! Gostei! x 1
  9. zorba

zorba VAI CORINTHIANS!

isso é verdade... cada vez que leio SdA sinto uma emoção diferente... um "outro lado" de enxergar as coisas...uma nova historia "praticamente"...

:mrgreen:

• Gostei! Gostei! x 1
  10. Gerbur Forja-Quente

Gerbur Forja-Quente Defensor do Povo de Durin

Boa pergunta.

Bom, ser fã para mim não é ser fanático.

Ser fã para mim é algo extremamente sadio, enquanto ser fanático chega a ser doentio.

Ser fã para mim não é se anular em prol da existência apenas do seu objeto de admiração, mas encontrar nesse seu objeto querido um pouco de si mesmo. E estabelecer uma conversa sincera entre esse objeto de admiração e essa sua parte especial. Isso é ser fã!

Última edição: 14 Mai 2010
    • Gostei! Gostei! x 1
  11. Lola la Gitana

Lola la Gitana Usuário

Não gosto de fanatismo, então acho que ser fã requer uma "relação" equilibrada com determinado ídolo digamos. Quando se é fã, acho que você acaba se comprometendo em procurar e procurar todas as informações possíveis sobre tal obra, ator, atriz, banda, cantor (a), etc., a ponto de entender compreender o que você idolatra, como por exemplo, de onde veio as inpirações pra tal música, como foi a infância de tal ator, e assim por diante. Então ser fã é se identificar, você se sente satisfeito; correspondido de certo modo.

• Gostei! Gostei! x 1
  12. angiuli

angiuli Mentallion

É quando seus amigos evitam de falar a palavra "anel" perto de você.

É quando você sabe mais sobre uma história do que sobre a matéria da prova.

É ficar sexta-feira à noite discutindo sobre "asas de Balrogs" num fórum na internet.

• Gostei! Gostei! x 1
  13. Bem, acho que a história aqui começa pela seguinte pergunta: "você gosta de _____?"

Não acho que apenas gostar seja a definição de fã. Quando a pessoa gosta 'mais que o normal' (quero dizer, não só olha e diz "nossa! que legal essa estória"), ela passa a querer saber mais sobre o assunto que lhe interessa. Estuda sozinha sobre o assunto para tornar-se entendida.

Acredito que o melhor entendimento por parte da pessoa, já a torna fã de algo que ela esteja estudando. Ora, não vou me matar de ler Tolkien e entrar num fórum Tolkieniano sem gostar e estudar suas obras, não?!

• Gostei! Gostei! x 1
  14. Aluado

Aluado Usuário

Ser fã é gostar anonimamente e incondicionalmente. É semear seu gosto nos próximos, sem ganhar nada com isso. É dedicar seu tempo e dinheiro a algo.

• Gostei! Gostei! x 1
  15. Arringa Hrívë

:lol::lol::lol:
    E fazendo isso todo mundo te chama de fanático e Tu responde.

Melhor fanático por isso do que sem isso.

Melhor louco paixonado;
    Do que Normal acomodado;

Leitura é cultura e Tokien é história.

16. Elriowiel Aranel

Elriowiel Aranel Usuário

Oi pessoal!!!

Agradeço muitíssimo todos as respostas!!! Valeu mesmo!!! :D :abraco: :joy:

Aqui vai, finalmente, o artigo que escrevi para a revista do trabalho. Espero que apreciem e espero comentário [*folgada mode on*] ;)

Última edição: 22 Jun 2010
    • Gostei! Gostei! x 3
  17. Gerbur Forja-Quente

Gerbur Forja-Quente Defensor do Povo de Durin

Ficou muito bom o seu artigo Elriowiel!

Sintetizo bem o que todos disseram e acresceu ainda a sua visão do que é ser fã, muito bonita por sinal. Parabéns!

Ser fã é realmente algo mágico, fico me imaginando sem Tolkien, com certeza seria uma pessoa muito diferente do que sou, absolutamente mais pobre de espírito. É super interessante, parafraseando Boromir nos filmes: "Interessante como algo tão pequeno pode interferir na vida de tantos"... como um livro ou um filme podem ter tanto significado, tanta substância, tanto recheio, cerne, cor e sabor para a vida de alguém?

Acho que ninguém sabe, mas mesmo assim, as vezes tem. As vezes nos encontramos com algumas obras que falam com o nosso espírito, que nos conquistam nos absorvem, nos transbordam.

Ser fã é realmente maravilhoso, ser fã de Tolkien é estupendo.

• Gostei! Gostei! x 1
  18. Snaga

Snaga Usuário não-confiável!!!

Caramba, Aranel, o artigo ficou fantástico! Parabéns! :clap:

• Gostei! Gostei! x 1
  19. Gui.

Gui. Usuário

É ser nerd. :lol:

É venerar Tolkien \o

20. Arringa Hrívë

Elriowiel seu artigo ficou maravilhoso.Alguns pontos que eu não sabia como expressar, como era exatamente o sentimento,logo que iniciou o tópico,eu literalmente não tinha ideia. Ah! Tu expressou de um modo muito perfeito. Muito bom!!!

Como foi a nota na Facul? Afinal o Artigo ficou bom, o resto deve ter ficado melhor...

Compartilhar