Para estrear a revista fui procurar os principais interessados e perguntei: o que é ser fã para você?
A maioria das respostas que recebi queriam dizer mais ou menos a mesma coisa: ser fã é amar muito uma obra e seu autor; é ler e reler e estudar a obra para extrair dela o máximo possível de conhecimento e lições para a sua vida; é se identificar, se emocionar, sorrir e sofrer junto com seus personagens favoritos, mesmo sabendo que eles são fictícios; e passar-se por louco para aqueles que não entendem o motivo de você gostar tanto assim de algo incomum; é também procurar a companhia e a amizade de outras pessoas com gostos iguais aos seus.
Concordo com todas as colocações. Porém, para mim faltou alguma coisa aí.
Para mim ser fã vai além disso. Ser fã - principalmente se for de algo que marcou a história cultural da sociedade de alguma forma - é um pouco querer fazer parte da história, mesmo que anonimamente. É por isso que vamos a estréias, lançamentos, exposições, encontros... é por isso que colecionamos e fotografamos o máximo possível... é por isso que muitas vezes até viajamos para o exterior. Para que no futuro possamos dizer orgulhosos aos nossos filhos e netos: eu estava lá, eu vi, eu vivi, eu senti, eu tive, eu conheci. Não é uma questão de status ou de simplesmente ter bens materiais... é ter vivido a experiência que conta! E se você faz amizades com outros fãs, melhor ainda... As lembranças desses dias se tornam mais importantes, mais especiais... E a amizade cresce e vai para além do universo do fandom. É coisa que fica para a vida!
Assim, surge também um sentimento de gratidão pelo autor e por 'quem' nos apresentou a obra. Pensamos: "se esta obra não existisse, ou se eu não a tivesse conhecido, jamais teria a oportunidade de conhecer pessoas tão maravilhosas e de viver momentos tão especiais".
Em alguns casos mais extremos - como o meu, aliás - ser fã interfere até mesmo nas escolhas profissionais! E a obra em si, não só influência a vida do fã, como a de muitas outras pessoas que nem sequer tem ou gostariam de ter contato com a mesma. Já parou para pensar em quanto os avanços tecnológicos do cinema influenciaram, por exemplo, na área de saúde? Por outro lado, se nós, os fãs, não existissimos não haveria público e tais avanços poderiam ter morrido na praia.
Pois é... muita gente não entende e não aceita nosso estilo de vida. Alguns apenas continuam suas vidas tranquilamente, mas outras pessoas fazem questão de exibir seu preconceito. Porém, no fim das contas, o que interessa é que somos mais felizes como somos e isso nos basta!!!