• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Inteligência artificial termina livros de Game of Thrones 😂

Béla van Tesma

Nhom nhom nhom
Colaborador

[...]

Desenvolvedor usa IA para terminar livro de GoT​

O desenvolvedor independente Liam Swayne publicou hoje um projeto em que usou o ChatGPT para escrever os dois livros restantes da série Song of Ice and Fire: The Winds of Winter (Os Ventos do Inverno) e A Dream of Spring (Um Sonho de Primavera). Falando ao IGN, Swayne explica que guiou o ChatGPT para escrever os livros por meio de uma série de prompts: primeiro, ele deu ao ChatGPT um único prompt para gerar um esboço para o primeiro capítulo de The Winds of Winter. Então, ele repetiu isso várias vezes para criar 45 capítulos no total. A partir daí, ele colocou esses esboços de volta no ChatGPT e pediu esboços mais detalhados dos mesmos capítulos. E, finalmente, ele usou esses contornos estendidos como prompts para pedir ao ChatGPT que escrevesse os próprios capítulos, transformando cada ponto do esboço em sua própria cena.

Você pode ler a versão do ChatGPT de Os Ventos do Inverno aqui, e Um Sonho de Primavera aqui. É importante ressaltar que eles são exatamente tão longos quanto você espera que um livro dessa série seja. [Ambos em inglês, é claro.]

Um pouco da história que a IA criou​

Se você está pensando que é muito para ler e quer apenas um resumo de como a IA realmente se saiu nessa tarefa, felizmente, Swayne compartilhou alguns destaques conosco. Em primeiro lugar, o crédito é devido, ChatGPT é aparentemente muito bom em rastrear a continuidade do personagem, mesmo com uma teia tão complexa quanto a dos livros de Game of Thrones. Um exemplo que Swayne postou no GitHub mostra o personagem Illyrio nos primeiros parágrafos, depois desaparecendo por mais de cem mil palavras antes de retornar para uma única cena com Varys e, em seguida, desaparecendo novamente por outro grande período de tempo. A IA foi capaz de lembrar de Illyrio e apresentá-lo novamente onde fazia sentido, destacando a capacidade impressionante do programa de "lembrar" informações e chamá-las de volta quando necessário.

Dito isso, o ChatGPT não substituirá Martin tão cedo. Por melhor que seja no mapeamento do enredo, é péssimo no melhor truque de Martin: matar personagens de maneiras surpreendentes. Apesar de ser solicitado especificamente para uma história que inclui muitas mortes de personagens, ChatGPT não consegue matar ninguém interessante em dois romances inteiros. :rofl:

É um pouco melhor em reviravoltas gerais na história, no entanto. Swayne me disse que uma de suas reviravoltas favoritas na IA Os Ventos do Inverno é Lorde Jon Connington se tornando traidor contra Daenerys Targaryen, "uma reviravolta que eu não esperava, mas serviu muito bem à narrativa". Outro momento em Um Sonho de Primavera envolveu Bran recebendo uma visão de que A Muralha não era apenas uma barreira física, mas um escudo místico segurando o poder do Rei da Noite. “Essa reviravolta se encaixa bem no universo e aumenta a tensão para o restante da história”, comenta Swayne.

Quando pergunto a Swayne quais conclusões ele tirou deste projeto sobre IA e textos longos como os romances de Martin, sua resposta foi tranquilizadora para escritores e amantes da literatura real criada pelo homem:

Modelos de linguagem grandes podem ser muito assustadores, mas esse projeto me deixa mais otimista sobre o futuro dos escritores e da IA. Este projeto demonstra que grandes modelos de linguagem como o ChatGPT podem levar centenas de páginas de texto em consideração ao tomar uma decisão narrativa, o que pode ajudar os escritores a corrigir rapidamente os buracos na trama. Também mostra que a IA só pode fazer o que já foi feito muitas vezes antes. Este projeto me deu confiança de que a IA não substituirá obras literárias únicas tão cedo. Acredito que a IA teve problemas para escrever mortes de personagens especificamente porque a maioria dos escritores (e, consequentemente, a maioria dos dados de treinamento) hesita em matar personagens principais. Isso é parte do que separa George RR Martin de outros escritores: suas histórias tomam decisões não convencionais e surpreendentes. Neste ponto, a o programa só pode fazer o que é mais comumente feito, o que significa que se esforça para criar histórias que não estão nos livros. Para minha surpresa, estou mais confiante do que antes de iniciar este projeto de que os escritores que tomam decisões criativas e inesperadas não são substituíveis.

Com certeza, o ChatGPT pode ter fornecido algo para lermos enquanto esperamos Martin terminar os livros (ele disse recentemente que Os Ventos do Inverno está com cerca de três quartos do caminho concluído, em 2022). Mas podemos ter certeza de que o que Martin está inventando é provavelmente significativamente mais interessante do que a versão da IA. E ei, parece que a IA pode acabar sendo uma ferramenta bastante inteligente para escritores que desejam acompanhar seus próprios mapas complexos de enredo e teias de personagens também.

Traduzido por: Vika Rosa
 
É interessante comparar com esse outro projeto, de seis anos atrás, onde um desenvolvedor usou uma rede neural recorrente treinada apenas com os volumes já publicados para gerar o Winds of Winter. O resultado é totalmente hilário e só fica melhor que o plot da última temporada da série :D (sim, repeti a piada de quando postei isso num tópico na época).

Para humanos normais, e ignorando as diferenças de arquitetura das redes, isso dá uma ideia bem palpável da influência do tamanho do conjunto de treinamento -- que é, aliás, uma das minhas preocupações reais com esses modelos: não tem como um usuário normal treinar sua própria rede. Nem mesmo uma pequena empresa ou por um custo razoável ou em um projeto aberto distribuído. Depender dos gigantes e monopólios é aterrorizante.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo