• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que significa ser fã PARA VOCÊ?!

Olá amigos Tolkieanos!

Seguinte... não sei se esse tópico já foi criado alguma vez, mas estou criando-o por uma boa causa. Estou fazendo um trabalho para a faculdade e este mês devemos criar uma revista. Eu optei por fazer uma revista de cinema e literatura que terá um espaço para os fãs.

Assim, eu gostaria que vocês respondessem com suas próprias palavras pra ajudar na minha pesquisa [ou seja, na cara de pau vim pedir um favorzão :mrgreen: :lol:].
Se eu for citar a resposta de alguém pedirei a autorização antes por MP, ok.

Obrigada ;)

Então... o que significa ser fã para você?!
 
ser fã é aprender com seu ídolo(e suas obras), e depois ensiná-las, por considerar que vale a pena...
ser fã é discutir com o mundo inteiro sobre o assunto e não desistir, mesmo que tenha conclusões contrárias...
ser fã é brigar com a mãe, o pai e a irmã, porque eles não gostam e fazem brincadeiras sem graças daquilo que vc gosta...
ser fã éacordar de manhã pensando no que vc vai postar aqui na Valinor... e ir dormir pensando nas respostas que vai ter...
ser fã é ficar horas preso num livro/desenho/filme/etc..., sendo que a galera tá na praia jogando futebol...

enfim, ser fã é amar e admirar muito...:yep:
 
ser fã é aprender com seu ídolo(e suas obras), e depois ensiná-las, por considerar que vale a pena...
ser fã é discutir com o mundo inteiro sobre o assunto e não desistir, mesmo que tenha conclusões contrárias...
ser fã é brigar com a mãe, o pai e a irmã, porque eles não gostam e fazem brincadeiras sem graças daquilo que vc gosta...
ser fã éacordar de manhã pensando no que vc vai postar aqui na Valinor... e ir dormir pensando nas respostas que vai ter...
ser fã é ficar horas preso num livro/desenho/filme/etc..., sendo que a galera tá na praia jogando futebol...

enfim, ser fã é amar e admirar muito...:yep:

Apesar do Tio Zorba ja ter dito quase tudo....
Ser fã é :
Ter as frases marcantes na ponta língua;

É entender as raízes do livro e sair explicando as filosofias presentes(as vezes sem ter nenhuma).

ÉOlhar o filme com a cambada da escola(mesmo eles não gostando)

É discutir até cansar sobre a opnião dos contras e fazer eles retirarem o que dizem;

É falar e tagarelar aos quatro ventos sobre a história;

É atravessar a noite pendurado no livro e durmir pensando que vai ler no outro dia novamente.

É desenhar e rabiscar partes do livro em tudo que é lugar(na classe"pra depois apagar",no verso da prova,na mão,no bilhete...)

Ser fã e demonstrar sem querer,e parecer louco para aqueles que não são.
Não há como descrever tudo em palavras.
 
Apesar do Tio Zorba ja ter dito quase tudo....
Ser fã é :
Ter as frases marcantes na ponta língua;

É entender as raízes do livro e sair explicando as filosofias presentes(as vezes sem ter nenhuma).

ÉOlhar o filme com a cambada da escola(mesmo eles não gostando)

É discutir até cansar sobre a opnião dos contras e fazer eles retirarem o que dizem;

É falar e tagarelar aos quatro ventos sobre a história;

É atravessar a noite pendurado no livro e durmir pensando que vai ler no outro dia novamente.

É desenhar e rabiscar partes do livro em tudo que é lugar(na classe"pra depois apagar",no verso da prova,na mão,no bilhete...)

Ser fã e demonstrar sem querer,e parecer louco para aqueles que não são.
Não há como descrever tudo em palavras.


essa é minha sobrinha....:abraco:
 
Eu resumo tudo o que o Zorba disse em uma única frase: ser fã é gostar muito da obra de alguém e do alguém em específico!

Fui metódico demais, né?
 
Ser fã é não saber criticar, é achar tudo perfeito, é fazer de tudo para ter ou ver aquilo que você seja fã, é domir pensando, sonhar e cordar, é ficar furioso quando alguém o critica, é fazer sacrifícios, é conhce-lo desde seu primeiro dia de vida ou desde a sua criação.
 
Última edição:
Não sei se ainda tem algo que precise ser dito, mas vou tentar.

Ser fã...
É rir, chorar, sofrer, odiar e sentir cada emoção de uma personagem como se fosse sua;
É ler e reler um livro inúmeras vezes e não cansar nunca, pois em cada vez você descobre uma coisa nova e entende melhor a história... embora ninguém entenda isso;
É defender até ao fim, contra tudo e contra todos;
É passar a noite tentado aprende um idioma que nem existe;
É ler no meio de uma aula de física, só porque você não aguente esperar chegar em casa para saber o final;
É entrar em uma aula de violão só para tentar aprender a tocar as músicas do filme;
É contar os dias para a estreia do filme;
É...

Ahhh, eu podia passar horas falando e, na verdade, não estaria dizendo nada, pois não a palavras nesse mundo para expressar o que é gostar de algo ou alguém, que do nada entrou na sua vida e, então, ela mudou completamente...
 
Nem tudo são rosas:

- Ser fã é idolatrar personagens fictícios.

- É provar por A mais B que seu ídolo/obra é perfeito(a), mesmo estando errado.

- É chamar alguém que não gosta de seu ídolo/obra de "invejoso".

É por isso que "fã" vem de "fanático".
 
É ler e reler um livro inúmeras vezes e não cansar nunca, pois em cada vez você descobre uma coisa nova e entende melhor a história... embora ninguém entenda isso;


isso é verdade... cada vez que leio SdA sinto uma emoção diferente... um "outro lado" de enxergar as coisas...uma nova historia "praticamente"...

:mrgreen:
 
Boa pergunta.

Bom, ser fã para mim não é ser fanático.

Ser fã para mim é algo extremamente sadio, enquanto ser fanático chega a ser doentio.

Ser fã para mim não é se anular em prol da existência apenas do seu objeto de admiração, mas encontrar nesse seu objeto querido um pouco de si mesmo. E estabelecer uma conversa sincera entre esse objeto de admiração e essa sua parte especial. Isso é ser fã!
 
Última edição:
Não gosto de fanatismo, então acho que ser fã requer uma "relação" equilibrada com determinado ídolo digamos. Quando se é fã, acho que você acaba se comprometendo em procurar e procurar todas as informações possíveis sobre tal obra, ator, atriz, banda, cantor (a), etc., a ponto de entender compreender o que você idolatra, como por exemplo, de onde veio as inpirações pra tal música, como foi a infância de tal ator, e assim por diante. Então ser fã é se identificar, você se sente satisfeito; correspondido de certo modo.
 
É quando seus amigos evitam de falar a palavra "anel" perto de você.

É quando você sabe mais sobre uma história do que sobre a matéria da prova.

É ficar sexta-feira à noite discutindo sobre "asas de Balrogs" num fórum na internet.
 
Bem, acho que a história aqui começa pela seguinte pergunta: "você gosta de _____?"

Não acho que apenas gostar seja a definição de fã. Quando a pessoa gosta 'mais que o normal' (quero dizer, não só olha e diz "nossa! que legal essa estória"), ela passa a querer saber mais sobre o assunto que lhe interessa. Estuda sozinha sobre o assunto para tornar-se entendida.

Acredito que o melhor entendimento por parte da pessoa, já a torna fã de algo que ela esteja estudando. Ora, não vou me matar de ler Tolkien e entrar num fórum Tolkieniano sem gostar e estudar suas obras, não?!
 
Ser fã é gostar anonimamente e incondicionalmente. É semear seu gosto nos próximos, sem ganhar nada com isso. É dedicar seu tempo e dinheiro a algo.
 
Lalaith

É passar a noite tentado aprende um idioma que nem existe;

É ler no meio de uma aula de física, só porque você não aguente esperar chegar em casa para saber o final;

:lol::lol::lol:
E fazendo isso todo mundo te chama de fanático e Tu responde.

Melhor fanático por isso do que sem isso.


Melhor louco paixonado;
Do que Normal acomodado;


Leitura é cultura e Tokien é história.
 
Oi pessoal!!!

Agradeço muitíssimo todos as respostas!!! Valeu mesmo!!! :D :abraco: :joy:

Aqui vai, finalmente, o artigo que escrevi para a revista do trabalho. Espero que apreciem e espero comentário [*folgada mode on*] ;)

Para estrear a revista fui procurar os principais interessados e perguntei: o que é ser fã para você?

A maioria das respostas que recebi queriam dizer mais ou menos a mesma coisa: ser fã é amar muito uma obra e seu autor; é ler e reler e estudar a obra para extrair dela o máximo possível de conhecimento e lições para a sua vida; é se identificar, se emocionar, sorrir e sofrer junto com seus personagens favoritos, mesmo sabendo que eles são fictícios; e passar-se por louco para aqueles que não entendem o motivo de você gostar tanto assim de algo incomum; é também procurar a companhia e a amizade de outras pessoas com gostos iguais aos seus.

Concordo com todas as colocações. Porém, para mim faltou alguma coisa aí.
Para mim ser fã vai além disso. Ser fã - principalmente se for de algo que marcou a história cultural da sociedade de alguma forma - é um pouco querer fazer parte da história, mesmo que anonimamente. É por isso que vamos a estréias, lançamentos, exposições, encontros... é por isso que colecionamos e fotografamos o máximo possível... é por isso que muitas vezes até viajamos para o exterior. Para que no futuro possamos dizer orgulhosos aos nossos filhos e netos: eu estava lá, eu vi, eu vivi, eu senti, eu tive, eu conheci. Não é uma questão de status ou de simplesmente ter bens materiais... é ter vivido a experiência que conta! E se você faz amizades com outros fãs, melhor ainda... As lembranças desses dias se tornam mais importantes, mais especiais... E a amizade cresce e vai para além do universo do fandom. É coisa que fica para a vida!

Assim, surge também um sentimento de gratidão pelo autor e por 'quem' nos apresentou a obra. Pensamos: "se esta obra não existisse, ou se eu não a tivesse conhecido, jamais teria a oportunidade de conhecer pessoas tão maravilhosas e de viver momentos tão especiais".

Em alguns casos mais extremos - como o meu, aliás - ser fã interfere até mesmo nas escolhas profissionais! E a obra em si, não só influência a vida do fã, como a de muitas outras pessoas que nem sequer tem ou gostariam de ter contato com a mesma. Já parou para pensar em quanto os avanços tecnológicos do cinema influenciaram, por exemplo, na área de saúde? Por outro lado, se nós, os fãs, não existissimos não haveria público e tais avanços poderiam ter morrido na praia.

Pois é... muita gente não entende e não aceita nosso estilo de vida. Alguns apenas continuam suas vidas tranquilamente, mas outras pessoas fazem questão de exibir seu preconceito. Porém, no fim das contas, o que interessa é que somos mais felizes como somos e isso nos basta!!!
 
Última edição:
Ficou muito bom o seu artigo Elriowiel!

Sintetizo bem o que todos disseram e acresceu ainda a sua visão do que é ser fã, muito bonita por sinal. Parabéns!

Ser fã é realmente algo mágico, fico me imaginando sem Tolkien, com certeza seria uma pessoa muito diferente do que sou, absolutamente mais pobre de espírito. É super interessante, parafraseando Boromir nos filmes: "Interessante como algo tão pequeno pode interferir na vida de tantos"... como um livro ou um filme podem ter tanto significado, tanta substância, tanto recheio, cerne, cor e sabor para a vida de alguém?

Acho que ninguém sabe, mas mesmo assim, as vezes tem. As vezes nos encontramos com algumas obras que falam com o nosso espírito, que nos conquistam nos absorvem, nos transbordam.

Ser fã é realmente maravilhoso, ser fã de Tolkien é estupendo.
 
Elriowiel seu artigo ficou maravilhoso.Alguns pontos que eu não sabia como expressar, como era exatamente o sentimento,logo que iniciou o tópico,eu literalmente não tinha ideia. Ah! Tu expressou de um modo muito perfeito. Muito bom!!!


Como foi a nota na Facul? Afinal o Artigo ficou bom, o resto deve ter ficado melhor...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo