• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Fracasso de Frodo

Agora sobre o caráter de Frodo também não concordo que tenha falhado.
Como já disseram antes ele não era nehum nobre ou herói, era um simples hobbit. Sujeito a falhas como qualquer um, até memos um nobre falha.

E acho que mesmo que ele fosse um herói isso não seria uma falha. Tolkien já disse que era impossível para qualquer um resistir ao poder do Um nas Fendas. Isso não pode ser exigido de ninguém, então acho que mesmo que ele fosse um ser bem mais poderoso isso não poderia ser considerado uma falha:yep:
 
Para mim Frodo falhou, e não é porque o anel foi destruído que ele não tenha falhado:
Neste caso a causa (não o "herói") foi triunfante.

Ele se propôs a levar o anel e destruí-lo (no conselho é dito que o anel só pode ser destruido se for lançado no fogo da montanha da perdição, logo frodo se propôs a jogar o anel) e isso ele não fez, foi o puro acaso que destruiu o anel. Na hora H frodo pegou o anel para si e se negou a destruí-lo.
É claro que isso não tira o mérito de Frodo por levar o anel até lá, mas ele fracassou sim!

O que estragou o arrependimento de Gollum? Simples, Samwise. No momento em que ele se arrependia, Sam o incitou e o magoou. Assim, toda chance de arrependimento foi jogada por água abaixo. Nisso, creio eu, falhou Sam..

Sempre me perguntei o que teria acontecido se naquele momento , nas escadarias de Cirith Ungol, Sam não tivesse maltratado gollum, Talvez ele se arrependesse e não os levasse a Laracna.
 
Verdade augustomorgan, Frodo ficou de destruir o anel e na hora desistiu, assim ele falhou, mas não a causa como disse Istimo.
Mas isso não se pode dizer que há falhas em seu caráter, assim como você disse não pode tirar o mérito dele ter carregado o UM.


Agora o que teria acontecido se San não tivesse maltrado Gollum é uma dúvida que nunca terá uma resposta certa, somente sugestões.
 
Ai galera, eu achei o final do SDA Barbaro, mas tipo assim,
tentem mudar só uma coisa, mesmo que Frodo não fosse o escolhido será que alguem poderia ter chegado onde ele chegou, tipo vamos trocar o personagem, digamos o Aragorn ou mesmo o Sam, que demonstrou -se corrompido no resgate de Frodo das Torres de guarda Orcs.
Digamos que o golum seguisse Aragorn de posse do anel, o guardião iria matar o golum ou o deixaria vivo? Pó é muita coisa a se considerar não acham? bem é isso, mas desde que vi o Retorno do rei e li o livro, acho que se não fosse a misericordia de Frodo em deixar o Golum vivo, o final da história não seria tão emocionante como foi...:obiggraz:
 
É claro que isso não tira o mérito de Frodo por levar o anel até lá, mas ele fracassou sim!

Fracasso é, na minha opinião, a última palavra que poderia ser usada nesse caso. Ainda que se considere a falha, frodo foi além das expectativas (apesar da suposição de que deveria levar cabo de tudo que foi planejado no conselho em Valfenda). Tudo foi muito bem arquitetado por Tolkien, desde a presença de Sam lhe incentivando como a tensão da inconstância de Gollum.
Fracasso seria frodo não ter aceito o fardo, ou não ter chegado perto o suficiente para que a missão pudesse continuar.

Sempre me perguntei o que teria acontecido se naquele momento , nas escadarias de Cirith Ungol, Sam não tivesse maltratado gollum, Talvez ele se arrependesse e não os levasse a Laracna.

Se eu pudesse chutar algo nessa hipótese, não seria no sentido de um Gollum arrependido que os levasse ao seu destino. Não mesmo. Eu creio que Gollum apenas mudaria sua estratégia para obter o anel.
 
Fracasso é, na minha opinião, a última palavra que poderia ser usada nesse caso. Ainda que se considere a falha, frodo foi além das expectativas (apesar da suposição de que deveria levar cabo de tudo que foi planejado no conselho em Valfenda). Tudo foi muito bem arquitetado por Tolkien, desde a presença de Sam lhe incentivando como a tensão da inconstância de Gollum.
Fracasso seria frodo não ter aceito o fardo, ou não ter chegado perto o suficiente para que a missão pudesse continuar.



Se eu pudesse chutar algo nessa hipótese, não seria no sentido de um Gollum arrependido que os levasse ao seu destino. Não mesmo. Eu creio que Gollum apenas mudaria sua estratégia para obter o anel.

Perfeito aistano!!!!!!!

Fracasso seria Frodo ou qualquer outro não ter aceito o fardo! O sucesso consistiu em tentar destruir o Anel... e não em conseguir , de fato, destrui-lo, sendo que isto não era uma obrigação imposta!

Fracassar consistiria em esquivar-se de tal tarefa!
 
Falhar não é fracassar. Falar que Frodo fracassou já é zueira.

Frodo pode até ter Falhado, no lugar onde QUALQUER MORTAL OU IMORTAL falharia, mas a missão só teve sucesso graças a sua clemência com Gollum! Fracasso seria Sauron possuir o Um. Se Gollum o destruiu, foi porque muito antes disso, Frodo poupou sua vida, pois sabia que Gollum ainda poderia ser útil.
 
Falhar não é fracassar. Falar que Frodo fracassou já é zueira.

Frodo pode até ter Falhado, no lugar onde QUALQUER MORTAL OU IMORTAL falharia, mas a missão só teve sucesso graças a sua clemência com Gollum! Fracasso seria Sauron possuir o Um. Se Gollum o destruiu, foi porque muito antes disso, Frodo poupou sua vida, pois sabia que Gollum ainda poderia ser útil.

Eis que finalmente o Neithan assume publicamente a falha de Frodo.... :lol:

É exatamente sob este prisma que enxergo a falha de Frodo, ele falhou e isso é certo mas se Elrond, Gandalf, Galadriel, Aragorn, enfim quaisquer outros assumissem esta missão também falhariam e isto é um fato! O que mudaria na história seria o desfecho, talvez se fosse outro não só ocorreria a falha mas também o fracasso da demanda com o Um voltando às mãos de Sauron. A clemência de Frodo para com Gollum, que dificilmente outros teriam (talvez, a não ser o Gandalf) foi o acontecimento que permitiu que mais tarde a tarefa da demanda fosse cumprida.

E galera, falha ≠ fracasso. Nem toda falha conduz ao fracasso,e muitas vezes é uma falha que conduz à vitória.
 
E galera, falha ≠ fracasso. Nem toda falha conduz ao fracasso,e muitas vezes é uma falha que conduz à vitória.


Perfeito Galad!! Acho que agora o pessoal entende. :abraco:

Era isso que muitos estavam tentando dizer, inclusive eu.
Não condeno Frodo por ter falhado na hora de jogar o anel, mas qualquer um falharia também, como o Neithan disse.
Eu admiro Frodo pela força que ele teve para enfrentar o UM. Penso que todos aqui acham o mesmo.
 
Perfeito Galad!! Acho que agora o pessoal entende. :abraco:

Era isso que muitos estavam tentando dizer, inclusive eu.
Não condeno Frodo por ter falhado na hora de jogar o anel, mas qualquer um falharia também, como o Neithan disse.
Eu admiro Frodo pela força que ele teve para enfrentar o UM. Penso que todos aqui acham o mesmo.


Concordo com você Bloody... Frodo, apesar de eu considerar o Sam mais "heroi" do que ele, conseguiu fazer o mais dificil que era suportar o Um durante a trajetoria dele, agora, suportar o Um no fim é obviamente mais dificil do que tudo, pois é claro que o Um ou a vontade do Um não era ser destruido e como ele é muito poderoso, imagino que ele tenha percebido o perigo daquela situação e por isso utilizou a fraquesa de Frodo, assim como a fraquesa de qualquer mortal(como dito acima) para se safar da destruição. Ele fez isso uma vez com Isildur e por que seria diferente?
Mas o importante é que Frodo suportou todos os truques feitos durante a jornada e isso era o importante, ele conseguiu chegar no destino que lhe foi dado mas só o término disso tudo é que foi diferente. Ele não deixou de ser mais importante por causa da falha dele.
 
Falhar não é fracassar. Falar que Frodo fracassou já é zueira.

Frodo pode até ter Falhado, no lugar onde QUALQUER MORTAL OU IMORTAL falharia, mas a missão só teve sucesso graças a sua clemência com Gollum! Fracasso seria Sauron possuir o Um. Se Gollum o destruiu, foi porque muito antes disso, Frodo poupou sua vida, pois sabia que Gollum ainda poderia ser útil.

Realmente falhar não é fracassar, apesar de ele ter falhado ali, ele foi capaz de manter a sanidade (ou quase) ate a montanha, tendo ele sido confiado o peso maior de toda a guerra, nenhum dos esforços de Aragorn, Gandalf e os outros teria resultado em algo se Fordo FRACASSASSE, a questão pra mim da historia era a resistencia ao Poder, dos mais humildes, dos mais simples, e a força da coragem, determinação e amizade. Não há aquele que nunca falhou e provavelmente não haverá. Mesmo que ele tenha abandonado Sam (por assim dizer), ele se arrependeu sinceramante mostrando que todos estão susceptiveis ao erro. E quando ele quis se apossar do Anel na Montanha, por uma felicidade, Gollum fez com que esse fosse destruido. O que pode ser uma recompensa pela sua misericordia, mesmo ele tendo feito algo considerado egoista e mal, ele acabou sendo salvo por seus bons atos. Essa é minha opinião.
 
Eu tenho algumas observações em mente, quanto a isso...

Em primeiro lugar, Gandalf podia muito bem prever o fracasso de Frodo, da mesma forma que previa a obstinação de Gollum em recuperar o anel. Parece haver alguma relação entre a questão da "pena" de Bilbo com o futuro da demanda (além de, é claro, a pena ter suavisado o coração de Bilbo e diminuido a influência do anel, que não provocou, o que era improvável, uma morte muito provável).

Assim, o destino de Frodo, afinal de contas, seria mesmo trair seu destino, no que outra traição, a de Sméagol, consertaria seu erro. Gollum, enfim, "teve algo a fazer". Será?

Bem, por outro lado, pode-se dizer que Frodo não fracassou coisa nenhuma. Ele foi até onde ninguém poderia ir, manteve o ímpeto mesmo em Mordor, e só fracassou à beira das Fendas.

Quem sabe que influência teria o anel no dedo de Sam? A gente pensa que seria a melhor, mas quem sabe? O feito de Frodo foi monumental.

E, por fim, lembro que, quando Frodo teve o dedo arrancado junto com o anel por Gollum (motivo do meu nick! Oê!), na luta os dois caíram no abismo, Frodo se segurando por apenas uns dedos. No livro, Sam o carrega dali, a influência do anel já fora de sua mente (ele reconhece o fracasso).

Já o filme tem uma adaptação que eu considero muito boa (como muitas outras que fazem do filme um filme, não um livro transposto para a tela, tal como a cena em que Gandalf cai de Khazad Dûm): Sam estica a mão para Frodo subir, mas ele reluta. Parece sentir o peso do fracasso, a vergonha pelo que ocorria, o desejo de se punir. Mas depois de hesitar, vai com Sam.

Enfim, é a parte mais emblemática da história, e com certeza ainda dará margem a muitas discussões. Talvez tenha sido a intenção de Tolkien, no fim.
 
Última edição:
Já expressei minha opinião e concordo com tudo o que foi dito (quase tudo), po´rem, só para esclarecer, segundo o dicionário Aurélio (Novo Dicionário Eletrônico Aurélio versão 5.0), fracassar é sim falhar, então acho que houve uma falha ao se expressar e ao se compreender, o que pode ter gerado falsas impressões.
 
Ao meu ver, o final do SdA é perfeito. E a falha de Frodo é crucial no desenvolvimento dele como personagem. No início ele era um simples hobbit gordo que achava que iria passar o Anel adiante para quem quer que pudesse destruí-lo. Mas ao final da história, ele é um verdadeiro herói. Ele não é um herói apenas por ter levado o Anel às Fendas da Perdição. Ele é um herói porque ele aprendeu com os seus erros.

Eu acho que consigo imaginar o que Frodo pensou quando tomou o Anel para si em Amon Amarth. Eu imagino que o hobbit tomou o Anel para si mais do que por simples tentação do poder do Senhor do Escuro. Ele deve ter pensado que clamar o Anel para si (e falhar na missão que se propôs a realizar) seria a única maneira de salvar aqueles que ama. Frodo e Sam não tinham como retornar para casa sem ajuda, imaginava que seus amigos morreriam, tudo parecia perdido em desespero na Terra Negra. A única maneira que Frodo deve ter visto para salvar a todos os que amava seria tomar o poder do Senhor do Escuro para si (algo que ele logicamente não seria capaz de fazer, sob qualquer ótica).

Em outras palavras, ele cria que teria de resolver tudo sozinho. Esse foi seu erro fatal, e a causa de sua falha na missão de destruir o Anel. Mas, de alguma forma, o que teria sido um fracasso mortal para os Povos Livres foi reparado não-intencionalmente quando Gollum caiu com seu Precioso no fogo da montanha. E é aí que entra a lição, não sei se posso chamar assim, a moral da história. E Frodo a aprendeu a duras penas, à custa de um dedo, e quase à custa de tudo aquilo que ele amava e que ele tentou proteger da forma errada.

Eu vejo O Expurgo do Condado como a prova de que Frodo aprendeu essa lição. O hobbit em momento algum toma para si todas as decisões que tocam a todos os hobbits, e não impõe sua vontade nem mesmo a Saruman, e permite que o vilão viva. O que ele faz, e o que o torna um verdadeiro herói, é aconselhar seus conterrâneos. Instigá-los a se defenderem contra aqueles que buscariam retirar deles o que lhes é mais precioso: o livre-arbítrio. E com isso, seu papel se tornou semelhante ao de Gandalf, o "trabalho da vida" do mago foi dar aos Povos-Livres uma escolha.
 
Ao meu ver, o final do SdA é perfeito. E a falha de Frodo é crucial no desenvolvimento dele como personagem. No início ele era um simples hobbit gordo que achava que iria passar o Anel adiante para quem quer que pudesse destruí-lo. Mas ao final da história, ele é um verdadeiro herói. Ele não é um herói apenas por ter levado o Anel às Fendas da Perdição. Ele é um herói porque ele aprendeu com os seus erros.

Eu acho que consigo imaginar o que Frodo pensou quando tomou o Anel para si em Amon Amarth. Eu imagino que o hobbit tomou o Anel para si mais do que por simples tentação do poder do Senhor do Escuro. Ele deve ter pensado que clamar o Anel para si (e falhar na missão que se propôs a realizar) seria a única maneira de salvar aqueles que ama. Frodo e Sam não tinham como retornar para casa sem ajuda, imaginava que seus amigos morreriam, tudo parecia perdido em desespero na Terra Negra. A única maneira que Frodo deve ter visto para salvar a todos os que amava seria tomar o poder do Senhor do Escuro para si (algo que ele logicamente não seria capaz de fazer, sob qualquer ótica).

Em outras palavras, ele cria que teria de resolver tudo sozinho. Esse foi seu erro fatal, e a causa de sua falha na missão de destruir o Anel. Mas, de alguma forma, o que teria sido um fracasso mortal para os Povos Livres foi reparado não-intencionalmente quando Gollum caiu com seu Precioso no fogo da montanha. E é aí que entra a lição, não sei se posso chamar assim, a moral da história. E Frodo a aprendeu a duras penas, à custa de um dedo, e quase à custa de tudo aquilo que ele amava e que ele tentou proteger da forma errada.

Eu vejo O Expurgo do Condado como a prova de que Frodo aprendeu essa lição. O hobbit em momento algum toma para si todas as decisões que tocam a todos os hobbits, e não impõe sua vontade nem mesmo a Saruman, e permite que o vilão viva. O que ele faz, e o que o torna um verdadeiro herói, é aconselhar seus conterrâneos. Instigá-los a se defenderem contra aqueles que buscariam retirar deles o que lhes é mais precioso: o livre-arbítrio. E com isso, seu papel se tornou semelhante ao de Gandalf, o "trabalho da vida" do mago foi dar aos Povos-Livres uma escolha.

O seu último parágrafo diz tudo!

Qualquer palavra que eu acrescente ao que vc disse, seria redundância!

:clap:
 
Sei lá, aí é que é o ponto chave. NINGUÉM conseguiria destruir o Um. Frodo também não. No entando, ele foi destruído, graças a Frodo. O fato dele não conseguir destruir o Um nas Fendas, foi o óbvio, nem ele nem ninguém faria isso. Mas, graças a Frodo, o Um foi destruído (como já disse, graças a clemência de Frodo).

É até engraçado isso. Só porque ninguém conseguiria, Frodo falhou? Sendo que o Um foi de fato destruído, graças as escolhas (como já disseram) do simples hobbit pelo caminho?

Frodo fracassou Neithan... isso de "graças a Frodo o anel foi destruído" não me parece uma justificação para dizer que ele não falhou. Ele falhou na Fenda da Perdição, a coragem que tinha tido até ai, foi-se! No derradeiro momento! Se Gollum não tivesse aparecido, Frodo teria voltado atrás, com o anel, e provavelmente seria apanhado, e o anel retornaria á mão do seu senhor! Claro, Frodo revelou coragem, ele aceitou levar o Um Anel até Mordor! Mas se querem saber, acho que aí, ele não tinha ainda a minima noção de onde se ia meter. Revelou força, também, ao resistir tanto tempo ao anel, mesmo em Mordor, onde o Um estava tão perto do seu senhor. Mas depois, ele chegou em Mount Doom e fracassou por completo! O Um foi destruído graças ás suas escolhas. Isso não quer dizer que ele não tenha fracassado. Pois no fim de tudo, no momento crucial, ele fez uma escolha que podia ser catastrófica! Fez tanta boa escolha, e estragou tudo com a pior das escolhas!
 
O fracasso óbvio seria nas fendas da perdição. É isso que muitos pensam.

Olhando por outro ângulo a história veremos que isso já estava fadado a ocorrer, quem seria forte o suficiente para resistir onde o poder de Sauron era ainda ainda maiorm ou seja na própia Mordor.

Analisando a história veremos que Frodo começa fraco, e que não possui nada de especial. Então como tal criatura poderia ingressar em tal missão. Como todos sabem Frodo provou ser persistente, forte o bastante para resistir até o "final", o que seria o final?? Bem, ao meu o final já estava claro, Frodo seria corrompido.

A missão teria realmente Fracassado se Frodo não tivesse seguido o conselho de Gandalf, se deixasse seduzir pela ira e matasse Gollum.

Ou seja, Frodo não derrotou Sauron por ter sido forte e levado o anel até as fendas da perdição, derrotou Sauron por ser compassivo com Gollum, foi a misericórdia de Frodo que o tornou nobre o suficiente para destruir o senhor do Escuro.

Ou seja, não houve Fracasso, mas não faz sentido ficar defendendo ou não Frodo, já que poucas serão as pessoas que mudarão de opinião.
 
Última edição:
Thorin, o objectivo da missão era destruir o Um Anel. Ele não o fez. Porque não o fez, se haveria alguem que não fracassa-se, isso não interessa. No fundo, ele fracassou
 
Baldwin, é nesse ponto que as opiniões divergem. E como disse Thorin, será difícil mudar de opinião.

A tua opinião(e de outros também) é a de que, se o anel não foi destruido por frodo, ele fracassou.

A nossa opinião é a de que, ninguém realmente esperava que frodo levasse o anel até a montanha, jogasse no fogo e tudo se resolvesse como num conto de fadas. Mas que confiaram uma parte da missão a frodo, que a cumpre acima das expectativas, permitindo que o destino( ou acaso, ou a vontade de gollum, enfim) cumprisse o restante.

Esclarecido isso, fica nítido porque essa discussão talvez não leve a lugar nenhum, a partir de agora. Visto que ambos os pontos de vista tiveram seus argumentos delineados.
 
Vejamos, as pessoas que não viram o filme, e que não fazem a minima ideia de como é o SdA, ao le-lo pensam que Frodo irá conseguir. Eu sempre pensei nisso, quando vi os filmes.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo