• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Fracasso de Frodo

Acho injusto alguém passar 6 décadas de sua vida construindo toda uma trajetória literária única, para depois se deparar com argumentos tentando provar que sua originalidade reside num lance conclusivo de uma de suas histórias.

Acho que você entendeu mal o que se passa aqui. Em nenhum momento foi dito que este detalhe resume a obra de Tolkien. Muito menos que a falha de Frodo é o ponto chave do livro. Seria absurdo afirmar isso.

O que está sendo colocado é que o fato de não ter sido Frodo quem destruiu o Anel, é mais um, dentre muitos outros, pontos da genialidade de Tolkien.
 
Última edição:
Creio que vocÊ foi quem me entendeu mal. Foi dito sim (mas não por você) e mais de uma vez, que a conclusão do livro é o que faz dele uma obra superior e interessante (ou outros adjetivos.)

Se, nos posts em questão, tivessem deixado claro que isso seria apenas um ponto, eu não teria porque postar novamente minhas ''opiniães'' sobre o assunto. O seu post, alías, foi exemplar nesse sentido, e por isso eu o havia indicado ao prÊmio da semana.

E mais, se observar bem, o próprio título do tópico leva a um tipo de pensamento contra o qual tenho tentado argumentar. Fracasso é, na minha opinião, ainda pior do que falha.

Sim, a imagem de um herói com fraquezas e defeitos é algo fantástico e vejo isso em Frodo. Eu só não vejo a possessão pelo anel como prova disso. Esta passagem, ao contrário, mostrou o lado forte de Frodo, já que a possessão se concluiu apenas na região de poder máximo do anel. E após uma longa, ininterrupta e fatigante viagem, que debilitava ainda mais a capacidade de resistência psíquica do personagem.
 
Essa talvez seja a pior passagem, era inevitável a corrupção pelo Um, impossível a ele resistir. Assim fica fácil de justificar o hobbit, não é uma falha dele, mas um mérito de Sauron. Na verdade, uma covardia sem tamanho.

Frodo era pequeno, gordinho, fraquinho, morava na roça longe das guerras: um hobbit e todas as fraquezas vêm daqui.
 
Última edição:
Mas vocês encanaram com isso...Ele Falhou...era para ele destruir o Um, e não o fez.
É louvavel ele ter-se mostrado util para enfrentar a demanda, para atravessar a TM, guiado somente pela malicia de Gollum, mas na hora exata, na hora que era para ele fazer valer a pena cada dia de sua viagem ele falha.
Não o culpo por isso, o Um era irressistivel, até Gandalf tinha receios para com ele, mas Frodo Falha, Tolkien quebra de fato o clichê de herói perfeito, afinal Frodo tinha seus defeitos, e falhas, tanto que falhou...
Repito, esse tema virou Tabu como o Fëanor disse, uma coisa simples de admitir.
 
Mas vocês encanaram com isso...Ele Falhou...era para ele destruir o Um, e não o fez.
É louvavel ele ter-se mostrado util para enfrentar a demanda, para atravessar a TM, guiado somente pela malicia de Gollum, mas na hora exata, na hora que era para ele fazer valer a pena cada dia de sua viagem ele falha.
Não o culpo por isso, o Um era irressistivel, até Gandalf tinha receios para com ele, mas Frodo Falha, Tolkien quebra de fato o clichê de herói perfeito, afinal Frodo tinha seus defeitos, e falhas, tanto que falhou...
Repito, esse tema virou Tabu como o Fëanor disse, uma coisa simples de admitir.

Em nenhum momento, repito, em nenhum momento o livro ou as cartas de Tolkien deixam claro que "era para Frodo destruir o Anel". Há um erro de interpretação sem embasamento in loco daquilo que Tolkien sentiu ao imaginar o papel de Frodo.

Oras, Tolkien escolheu Frodo para a missão porque, nas entrelinhas, queria mostrar que a grandeza e a vitória estão nas atitudes corretas e bem-intencionadas mesmo na pessoa que se acha menos capaz.

Parece que ninguém percebeu isso, Tolkien deixa subentendido em toda sua obra a relação de cada um dos personagens com nós mesmos! E Frodo, não interessando se ele fracassou ou não, não tinha sido o escolhido abertamente, ou ninguém disse para ele fazer isso; destruir o Anel. Então não há como jogar essa responsabilidade nas costas dele. Oras, quem confiaria a um Hobbit essa missão tão insana? O que ocorreu é que a ninguém fora dado a onisciência de saber quem iria destruir o Anel. Por isso, como vc pode dizer "Era para Frodo ter destruido o Anel", se nem mesmo Gandalf teve certeza, a não ser por mera intuição? Como se impõe algo como "vc deve destruir o Anel" sem que alguém chegue para vc e lhe diga isso detalhadamente? Todos estavam perdidos na sociedade....até mesmo Gandalf...eles só sabiam que precisavam seguir adiante, apenas isso! Não foi dado a nenhum membro, nem mesmo a Frodo, o próprio papel a desempenhar!

Quando alguém fala que era para Frodo destruir o Anel, não entendeu a mensagem que Tolkien quis passar. Não era sabido quem deveria ou iria destruir o Anel...então, ficaremos atirando no escuro.
 
Última edição:
Eu acho sensacional o jeito que tolkien deu esse desfecho à historia, como muitos ja disseram frodo foi um heroi.. mas com falhas.. e naum um hobbit idealizado.. ele como muitas outras pessoas de outros povos poderiam cair em tentação pelo Um e foi o que aconteceu.. Acho tbm que tolkien ressalta a importancia da amizade.. visto que sem a ajuda de Sam frodo naum conseguiria chegar aonde chegou.. e tbm.. que mesmo gollum sendo uma criatura ruim.. teve um papel importante para a destruição do anel.. o que confirma uma passagem dita por gandalf a frodo.
Naum axo que frodo falhou.. a meu ver a missão dele era levar o anel a montanha da perdição e isso ele fez
 
Em nenhum momento, repito, em nenhum momento o livro ou as cartas de Tolkien deixam claro que "era para Frodo destruir o Anel". Há um erro de interpretação sem embasamento in loco daquilo que Tolkien sentiu ao imaginar o papel de Frodo.
Não entendi então, se era para Frodo ir a Mordor destruir o Um, então era para ele fazer o que então?:think:
 
O Um não foi destruído, Industrial?


Se Frodo tivesse fracassado em sua missão, o Um Anel ficaria com Sauron. Se o Um foi destruído, significa que Frodo cumpriu sua missão. Só isso.
 
É Neithan, acho que voltamos a um ponto muito discutido em outro tópico...

Frodo falhou ou não falhou?

Como disse antes e repito, falhou ao não conseguir jogar o anel nas fendas da perdição, no fim o poder dO Um foi maior que sua vontade e de certa forma o corrompeu. A missão não foi falha, afinal, no fim O Um foi destruído. Em decorrência do que?
Da pena de Frodo que assim como Bilbo poupou a vida de Gollum e aceitou que este os "ajudasse" chegar a Orodruin. Se não fosse por este episódio e tudo que decorreu a partir dai, Frodo não destruiria O Um e duvido muito que Sam o tivesse feito.
Isso torna Frodo menos digno?
De jeito nenhum, toda sua história e todos os acontecimentos durante o empreendimento de destruição dO Um só demontram que Frodo era um hobbit de muita fibra, digno de ser chamado de herói. Heróis sabem perdoar e não julgam inconseqüentemente, se assim o fosse... Gollum morreria em Emyl Muil, e acima de tudo heróis também erram, principalmente quando todos os fatores jogam contra ele.
Anyway,
Todos esses acontecimentos contribuíram para deixar a história mais bela, mais realista (afinal se um hobbit não fosse corrompido pelO Um ele seria o Super-Hobbit né?) e com um desfecho surpreendente. Mais uma das genialidades do professor.
 
Eu acho que Frodo não falou. Se você olhar de uma forma simplificada, ele realmente não foi aquele que jogou o anel nas fendas. Mas isso é uma visão muito simplificada e olha apenas para o resultado - que mesmo assim foi a destruição do anel - é desconsiderar tudo que Frodo fez, desde a já citada pena do Gollum até a sua jornada - que, sinceramente, duvido que algum outro ser conseguiria realizar -.
Nada disso pode ser desconsiderado. Se não fosse pelo hobbit, o Um provavelmente estaria nas mãos do Sauron. Daí eu afirmo: Frodo NÃO fracassou.
 
putz, acho que o tabu está na insistencia de encarar a possessão como uma Falha. É o que penso.

Acho que essa passagem final mostrou uma qualidade, e não uma falha. Mostra a resistência do personagem que resistiu ao anel até que este estivesse em seu ponto de maior poder.

Não se trata de defender ou não Frodo. É só uma questão de não ver as coisas de forma simplista: Anel vence frodo -> frodo falha.
 
Numa discussão que envolve Frodo e o Anel até Mordor, automaticamente Sam é envolvido :yep:
Depende o sentido da palavra, falhou em quê?
Na hora H não quis jogar o Um Anel? Falhou sim!
Mas o seu objetivo foi cumprido? Com certeza foi! Então sua missão não falhou e ele não falhou.

O Um não foi destruído, Industrial?
Se Frodo tivesse fracassado em sua missão, o Um Anel ficaria com Sauron. Se o Um foi destruído, significa que Frodo cumpriu sua missão. Só isso.


Acho que vocês dois responderam a questão da discussão.

Frodo no seu objetivo principal não falhou porque ele era o único (mais o Sam) capaz de levar o anel até Mordor. O anel foi destruído e por isso teve êxito e saiu vitorioso.

Como humano Frodo falhou assim como outro qualquer teria falhado em no momento H hesitar em jogar o um anel. Mas o um anel foi destruído e ponto final :D
 
A falha se consumiria se Frodo não tivesse saído do Condado!

Quando, em seu coração, decidiu levar consigo o Anel para um lugar seguro (antes de imaginar que seria ele quem teria a incumbência de destruir o Anel), ele já tinha vencido!

Pensem nisso! A falha estaria em não dar o primeiro passo e continuar no Condado esperando os Nazgûl pegá-lo...

O que Frodo encontraria no final já não importava tanto...incluindo o fato de ele ter sucumbido....mas, com certeza, Eru já tinha em mente que Frodo falharia, Manwë, talvez não. Então, como não encarar isso como um enorme êxito de Frodo???? Pois ele tinha o livre-arbítrio....e acabou escolhendo o caminho certo...mesmo que ele estivesse predestinado a ser o Portador, nada o impediria de escolher outro caminho. Então, o fato dele ter dado o primeiro passo ao sair de Bolsão rumo à jornada, anula até mesmo a "falha" que ele teve ao se deixar corromper..
 
Na minha opinião Frodo no momento nenhum ele foi "fraco".
Ele somente demonstrou fraqueza porcausa do Anel.
Para mim ele foi muito forte, pensa só! Ele carregou o Um, superou a fome, etc... Foi da fraqueza que ele mostrou o mais forte dele.

Dos fracos que vem os fortes...:D
 
Frodo Falhou, respeito por ele ter caminhado a Terra-media toda com o Um, ele sucumbiu o poder do Um, ele era falho, caracteristica essa que Tolkien deixou oculta até na hora final da Demanda, mas falhou, o fato de Gollum ter caido nas Fendas com o Um, não faz mudar nada. Somente o fato que ele cumpriu com sua parte na historia. Seu trabalho para o bem...
 
Um ponto que percebi que para talvez chegar a um acordo é definir de que falha estamos falndo.
A falha na missão??
Ou a falha no caráter??

Como já disse no meu post anterior Frodo não falho na missão. Sei que no final ele desistiu de destruir o UM e por um acidente o Anel caiu na fenda, mas ele foi destruido isso que importa.

Agora sobre o caráter de Frodo também não concordo que tenha falhado.
Como já disseram antes ele não era nehum nobre ou herói, era um simples hobbit. Sujeito a falhas como qualquer um, até memos um nobre falha.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo