• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Fracasso de Frodo

Concordo 100% com este seu último post, Thiago. Só não vejo a corrupção imposta ao Frodo como uma fraqueza dele.

Queria ter dito isso. É exatamente como penso. Se ele fraquejou, isso não implica em falha. Outra coisa, o fato de depender da ação e da ajuda de outros não o faz diferente de muitos outros grandes heróis, não só da literatura como dos quadrinhos ou mesmo desenhos animados.

Ispaine/Estus - Não consigo ver nem mesmo um "vislumbre" de anti-heroi em Frodo. Na minha opinião, poucos heróis foram mais "caretas" que frodo (no bom sentido).
 
Anti-herói não quer dizer que seja alguém careta ou não. Mas imperfeito. Frodo é imperfeito como qualquer ser humano. Tem virtudes e defeitos.

Não acho que o fato de Frodo fracassar seja uma falha de seu caráter ou que ele fosse fraco. Tudo que digo é que Frodo tomou uma responsabilidade: destruir o Anel. E isso ele não fez.
 
Fez sim. O Um foi destruído, graças a Frodo, simples. Como eu disse no meu primeiro post do tópico, Frodo foi sim o grande responsável pela destruição do Um. Isso Tolkien afirma até em uma carta.
 
O Anel foi destruido graças a Frodo, mas não foi ele quem destruiu. Se dependesse dele o Anel não seria destruido. Existe uma diferença entre destruir o Anel (que foi o que aconteceu) e Frodo destruir o Anel. A primeira foi um sucesso, a segunda não.
 
A missão de Frodo foi cumprida. Ele entrou na Sociedade com a missão de salvar a TM, e a TM foi salva. E se Gollum estava lá, foi graças a Frodo.

Agora, Frodo não conseguiu destruir o Um, simplesmente porque NINGUÉM nunca conseguiria. Tolkien, na carta 246 diz :"No último momento a pressão do Anel alcançaria o seu máximo – impossível, eu deveria ter dito, para qualquer um resistir, certamente depois de uma longa possessão, meses de tormento crescente, e quando faminto e exausto.". Mesmo sendo impossível, o Um foi queimado nas Fendas, simples.
 
Carta 181.

"Falhar ela [a Busca] iria e falhou no que dizia respeito a Frodo levado em consideração sozinho."

Esta carta esclarece muita coisa sobre a relação de Frodo com o Anel. Vale a pena a leitura. Inclusive Tolkien diz que desde o começo Frodo não pretendia destruir o Um, ou seja, já em Valfenda o Um tinha vencido a batalha contra o hobbit.

Em outro momento Tolkien diz que Frodo estava fadado a falhar porque não tinha a força necessária para destruir o Um. Ele não tinha escolha. É isto que digo no artigo, Tolkien seguiu a lógica de sua personagem. Frodo não tinha como realizar a tarefa porque para Frodo era impossível realizá-la.
 
Agora, Frodo não conseguiu destruir o Um, simplesmente porque NINGUÉM nunca conseguiria. Tolkien, na carta 246 diz :"No último momento a pressão do Anel alcançaria o seu máximo – impossível, eu deveria ter dito, para qualquer um resistir, certamente depois de uma longa possessão, meses de tormento crescente, e quando faminto e exausto.". Mesmo sendo impossível, o Um foi queimado nas Fendas, simples.

Em outro momento Tolkien diz que Frodo estava fadado a falhar porque não tinha a força necessária para destruir o Um. Ele não tinha escolha. É isto que digo no artigo, Tolkien seguiu a lógica de sua personagem. Frodo não tinha como realizar a tarefa porque para Frodo era impossível realizá-la.

Se você reler a citação do Neithan, verá que a missão de destruir o Anel era impossível não apenas para Frodo, mas para qualquer um. É por este motivo que considero que Frodo obteve sucesso em sua missão. Ele levou o Um ao ponto máximo que qualquer mortal conseguiria. Dali pra frente era impossível que ele prosseguisse - assim como seria para qualquer um. Foi nesse momento que Gollum apareceu. Sorte? Nem tanto. Sam e Frodo tiveram a oportunidade de matá-lo mas não o fizeram. A compaixão e a misericórdia de Frodo para com Gollum contribuíram para que no fim sua missão fosse concluída com sucesso. Não foi o destino que decidiu a salvação da Terra Média, mas as escolhas feitas por Frodo durante toda sua jornada.
 
Esta carta esclarece muita coisa sobre a relação de Frodo com o Anel. Vale a pena a leitura. Inclusive Tolkien diz que desde o começo Frodo não pretendia destruir o Um, ou seja, já em Valfenda o Um tinha vencido a batalha contra o hobbit.

Essa passagem da carta é interessante. Me levou a pensar se Frodo não se ofereceu para a demanda por querer realmente destruir o Um (contrariando assim as palavras do Professor) ou se ele foi apenas porque não queria se separar do Um, que já o dominara naquele momento?

Em outro momento Tolkien diz que Frodo estava fadado a falhar porque não tinha a força necessária para destruir o Um. Ele não tinha escolha. É isto que digo no artigo, Tolkien seguiu a lógica de sua personagem. Frodo não tinha como realizar a tarefa porque para Frodo era impossível realizá-la.

Exatamente o que eu disse. Tolkien criou seu herói hobbit como um hobbit deve ser, com todos os defeitos e virtudes pertinentes a um desta 'raça'.
 
Frodo Fracassa!
Percebe-se que Tolkien dedica um carinho especial por esse personagem, até por que é Frodo que leva o Um até a Montanha da Perdição, seu caminho foi árduo, e sua demanda muito dificil.
Até ai todos concordamos que atravessar a Terra-média, carregando o destino de todos não é tarefa fácil. Mas o fato é a falha de Frodo nos instantes mais decisivos, penso eu que ele falhou, na hora que era para se mostrar, mais corajoso, ele falha, e sua falha acarreta todo o destino de Arda.
Viajar como Frodo viajou, sendo guiado por Gollun, um ser malicioso, e só podendo contar com o apoio de San, não foi fácil. Mas San, esse sim se mostrou um heroi, não vacilou nenhuma vez, e muito pelo contrario, quando Frodo pede para ele voltar ele não volta e continua tentando, ele deu apoio e se sacrificou por que ele acreditava que Frodo poderia cumprir com sua missão.
E Frodo falha, é quando entra Gollum, seu amor pelo Um foi fundamental na destruição do mesmo.
 
Eu fico pensando se Galdalf já não sabia que Frodo falharia (no que tange ser corrompido) ao tentar destruir o Anel. Estava claro pra ele que ninguem conseguiria domina-lo, mesmo ele proprio, com capacidade muito maior de auto controle.
Lá na Sociedade do Anel ele se questiona sobre a possibilidade de Gollun ser curado.

E smepre penso nessa parte do livro em que Gandalf chama a atenção do Frodo para a questão de "dar ou tirar a vida dos outros" (lendo-se aqui principalmente Gollum), como Gandalf mesmo disse ele teria um papel a desempenhar no fim de tudo, fosse esse papel para o bem ou para o mal. O que se passava na mente de Gandalf é um grande misterio; creio eu que ele não tinha conhecimento total do que poderia vir a ocorrer no futuro, acho que para ele as coisas pesavam da mesma forma, tanto para o bem quanto para o mal; para dar certo a demanda ou não.


Não acho que Gandalf tinha certeza que Frodo fracassaria, mas sabia que tinha grandes chances de acontecer. Grandes, mas não maiores do que a de qualquer outro.

Pouquíssimos resistiriam ao Anel como Frodo fez. Acho que é aí que tá o seu maior mérito.

_______________

E assim, no momento em que [Gollum] erguia os olhos para se regozijar com sua presa, deu um passo grande demais, tropeçou, vacilou por um momento na beirada, e então com um grito agudo caiu.
O Retorno do Rei; Livro VI, Capítulo III.

Isso as vezes me parece apenas força do acaso, ou do destino. Acima da vontade de qualquer um.

Afinal, Gollum pegou o Anel, tropeçou e caiu. "Simples assim".


Concordo plenamente com você neste ponto, foi tudo um grande golpe do acaso. E isso não torna o Frodo desmerecedor de qualquer elogio ou coisa do tipo. Não faz de Frodo menos valoroso ou não. Acho que existem certas situações em que não se podem prever o iria acontecer. O que me leva a perguntar: se fosse o Aragorn no lugar do hobbit, ele teria feito diferente? Ele teria conseguido completar a demanda? Acho que essa questão está muito fora do nosso alcance para ser julgada de forma tão ordinária, tão imparcial; oras se ele não conseguiu jogar o Um nas Fendas da Perdição, então ele é um grande merda (com todo o perdão da palavra). Nos dia mesmo em que estava havendo esta discussão no chat, que foi citada acima pela minha querida amiga Deplores, eu estava lá, e vi diferentes opinões (cada um pensa da melhor forma que possa lhe convir) mas acho que poucas pessoas conseguem tentar olhar todos esses acontecimentos como o Tolkien via. Para ele o Frodo era tão digno de respeito quanto o Aragorn, e ele ter oscilado em destruir o Um não o tornava um fraco, o tornava humano (um ser complexo e passível de cometer erros, não é assim que somos todos nós? - o humano a que me refiro, está ligado ao fato de sua natureza interior).



Não vejo assim. Muito pelo contrário, nunca achei que Frodo falhou. Afinal de contas, como Tolkien mesmo afirma, destruir o Um Anel por vontade própria era impossível. Frodo também não se corrompeu. Ficou em posse do Um Anel por anos e anos, e o levou, acima de qualquer espectativa, o Precioso até as Fendas de Sauron, até o coração de Mordor, a Terra das Sombras, onde o poder de Sauron era mais forte do que qualquer outra força na TM.

Frodo recebeu o Um por herança, simples. Apenas continuou sua vida, como um hobbit sábio (para os padrões do Condado) e respeitado. Afirmo que Bilbo teria orgulho de Frodo pós-festa do Bolsão, afinal de contas, veria um hobbit diferente dos demais. Pois, mesmo sendo reservado, se encontrava com elfos ou até anões, e chegou a ser chamado (antes de chegar a Valfenda, vejam bem) um amigo-dos-elfos. Não era um hobbit comum.

Quando soube da importância do Um, fez o que Gandalf o recomendou, e sairia do Condado, abandonando tudo e todos, apenas para salvar aqueles que ele amava. Mas, teve a conspiração e ele acabou partindo do Condado com três companheiros. Conseguiu chegar a Valfenda com Um, e no caminho, feriu o Rei Bruxo, e suportou a vontade dos Espectros por 15 dias (feito pouco lembrado, mas muito importante). Em Valfenda, ele mesmo assumiu a responsabilidade de ser o portador do Um Anel de Sauron. Por vontade própria, decidiu carregar um fardo maior que qualquer outro da TM naqueles tempos.

Quando a comitiva chega em Rauros, Frodo decidi ir SOZINHO em direção a Terra Negra. Só não vai porque Sam o encontra. Por que faria isso? Para poupar (mais uma vez) aqueles quem ele ama. Mais uma vez é movido pelo amor aos seus amigos. Ainda nas Emyn Muil (tá certo?) surge Smeagol. Frodo poderia ter matado. Deveria ter matado Gollum, mas não o fez, pois se apiedou de Gollum, e por misericórdia e pena, decidiu levar Gollum consigo, tentando "resgatar" Smeagol de suas vida "fedegosa".

Após isso, houve o Portão Negro, Ithilien, Faramir, Vale Morgul, Laracna e Cirith Ungol....sabemos o que aconteceu, e em todos esses trechos, Frodo veio conduzindo sua missão da melhor forma possível. Foi pego por Laracna, pois não a tinha visto, mas por fim foi salvo pelo "acaso"(se é que podemos chamar de acaso) de existir uma batalha entre Orcs em Cirith Ungol, onde Sam pôde chegar no Torreão.

Assim, Frodo e seu companheiro conseguem chegar até o Coração de Mordor, atravessando o Morgai e as planícies de Gorgortoh.

Mas, ao chegar lá, enfrentando dezenas de obstáculos, problemas, lutas internas e externas, Frodo não consegue destruir o Um Anel. Por que se corrompeu? Ou por que era impossível, para qualquer um, destruir o Um Anel de Sauron nas fendas da Perdição? Tolkien diz isso. Tolkien afirma que era impossível. Se Gandalf sabia disso, eu não sei. Acho que nem faria diferença. Como Gandalf mesmo disse, foi uma atitude desesperada, a última esperança de destruir o poder de Sauron. E deu certo, o Um foi destruído. Por que? Porque Gollum apareceu, lutou com Frodo, arrancou o Anel de seu dedo (junto com seu dedo) e sem querer, tropeçou, e morreu, levando consigo o Um Anel, e todo o poder que restava a Sauron.

Agora, se analisarmos bem, veremos que Gollum só aparece lá no fim, pois Frodo muito antes disso teve pena dele. O caráter misericordioso de Frodo, fez com que Gollum estivesse ali, para cumprir seu destino. Frodo enfim, cumpriu a missão que ele mesmo aceitou, por vontade própria, como Gandalf mesmo diz: " O reino de Sauron está terminado! O Portador do Anel cumpriu sua Demanda".

Frodo não jogou o Um Anel na Fenda, mas foi o responsável para que isso acontecesse. Sua misericória, sua pena e sua bondade, fez com que Frodo foi "abençoado" pelo destino (ou melhor, recompensado), e o Um teve seu fim.

Agora, Frodo nunca teve como missão JOGAR O UM ANEL NAS FENDAS. Ele teve como demanda destruir o Um. E o Um foi destruído, de fato. Por força? Não. Por pena. Não foi a força de Frodo na hora H que fez com que Sauron fosse derrotado, foi a misericórida de Frodo, muito antes, que fez com que isso acontecesse. Graças a Frodo, e todo o seu caráter, o Um Anel foi queimado.

Temos que analisar TODA a demanda, e não só o último passo. Nas fendas, nem Frodo, nem Sam, nem Aragorn, Bilbo, Gimli...muito menos Galadriel, Gandalf....talvez, (mas Tolkien nunca diz isso, suposição minha) Tom Bombadil e mais ninguém. Mas, pelas atitudes de Frodo, o Um foi destruído. Ele consegue algo que mais nenhum ser conseguiria. É esse o ponto, entendem? Frodo fez mais que qualquer outro, ele conseguiu o impossível, que era destruir o Um! Isso é que é demais, e bem complexo, que deixa de ser clichê! Gollum só destroi o Um, pela misericória que Frodo teve com ele, nas Emyn Muil! E graças a Gollum e Frodo, Sauron teve seu fim.

Aí no final, concordo com o artigo: Tolkien é genial, não só em criar mundos, mas em criar personagens complexos, humanos, completos.

Sem contar a linda mensagem transmitida, em que a misericórdia de um ser, pode mudar o destino de todos. A clemência que é recompensada pelo sucesso.


Neithan nem tenho o que comentar você simplesmente foi sensacional com este post.

Bem para finalizar, queria falar a respeito do Sam; todos você falam que Sam foi realmente o grande herói, e eu concordo com isso. Ele foi um gerói por que conseguiu colocar sua amizade e carinho por Frodo acima de qualquer coisa; nunca se deixando enganar pelas artimanhas do Um; ajudando Frodo em sua viagem e cuidado para que o Frodo não sucumbisse totalmente ao poder maléfico do Anel. Eu tenho para mim, assim como pode ser visto no final do livro que os grandes heróis da Guerra do Um foram aqueles 4 hobbits que sairam de Brandebuque rumo a uma aventura totalmente desconhecida. Pippin e Merry fizeram a floresta marchar; Merry ajudou Éowyn evitando sua morte e ajudando-a a destruir o bruxo Rei de Angmar; Pippin evitou a morte desnecessaria de Faramir; Sam protegeu Frodo e o Anel; Frodo ao se afastar da comitiva protegeu os outros integrantes de serem dominados e sofrer um trágico fim como Boromir, e teve piedade do Gollum que no fim das contas era um miserável; e esse ato de Frodo foi realmente decisivo para o fim da Guerra. Se não fosse assim por que na coroação de Aragorn todos se ajoelharam para aqueles 4 pequeninos seres?
 
Frodo se ofereceu para levar o Anel às fendas justamente, como já foi citado, porquê neste ponto já não suportava mais a idéia dele ser destruído, oras, qual a melhor maneira de ficar próximo ao Anel e ter certeza de que ele não seria destruído? Não digo que isso fosse um pensamento totalmente consciente, talvez um pouco, que se fortaleceu conforme seu avanço, apenas em parte, pois desta forma ele estaria saciando seu lado puro que sabia que o Anel deveria ser destruído e também seu lado já seduzido, que desejava, acima de tudo, permanecer junto ao Um. Frodo resistiu muito antes de chutar o balde, na verdade se lembrarmos bem, o Anel é traiçoeiro, dentro da sua perturbação o portador, ainda mais em um momento como o anterior a destruição do Um, tem vislumbres, ilusões caóticas que tentam fazer parecer a melhor opção ficar com o Anel, até mesmo como uso para o bem. Gandalf e Galadriel conseguiram resistir bem à reivindicação ao Um, vejam o que passou na mente de Sam.

Samwise, o Forte, Herói do seu Tempo, caminhando a passos largos com uma espada flamejante através da terra (...) e a uma ordem sua o vale de Gorgoroth se transformava num jardim (...)

O Anel era maligno e induziria seu portador a qualquer coisa para sua segurança.
 
Frodo se ofereceu para carregar o Anel e ele estava apto para tal tarefa, mas se não fosse pela ajuda de Sam ele (Frodo) seria difícil a história chegar a um final feliz.

Deve-se levar em consideração que Sam também foi o partador do anel. O que aconteceria a Frodo e a TM se Sam fosse capturado ou algo semelhante?

Frodo e Sam: Grandes personalidades imprescindíveis no destino da TM.
 
Frodo se ofereceu para carregar o Anel e ele estava apto para tal tarefa, mas se não fosse pela ajuda de Sam ele (Frodo) seria difícil a história chegar a um final feliz.

Deve-se levar em consideração que Sam também foi o partador do anel. O que aconteceria a Frodo e a TM se Sam fosse capturado ou algo semelhante?

Frodo e Sam: Grandes personalidades imprescindíveis no destino da TM.
Isso mesmo...mas é fato que Frodo tenha falhado sim, ele falhou na parte mais importante de sua missão, ele carregou o Um pela TM com louvores, mas isso era de certa forma uma maneira dele ficar algum tempo a mais com o Anel(como dito antes).
Vô fazer a Campanha Frodo Falhou
Alguem me ajuda?:lol:
 
Concordo que Frodo não tinha o necessário para realizar a destruição do Anel. Mas o fato é que ele assumiu o compromisso de fazer a coisa. E não fez. Ele fracassou.

Não é tirar o mérito dele ou tirar a importância que ele teve. É apenas constatar um fato.
 
Sei lá, aí é que é o ponto chave. NINGUÉM conseguiria destruir o Um. Frodo também não. No entando, ele foi destruído, graças a Frodo. O fato dele não conseguir destruir o Um nas Fendas, foi o óbvio, nem ele nem ninguém faria isso. Mas, graças a Frodo, o Um foi destruído (como já disse, graças a clemência de Frodo).

É até engraçado isso. Só porque ninguém conseguiria, Frodo falhou? Sendo que o Um foi de fato destruído, graças as escolhas (como já disseram) do simples hobbit pelo caminho?
 
Frodo teve todos os méritos com certeza, mas imagine ele viajando para Mordor sozinho na companhia de Gollum. O que teria acontecido? Sucesso?

Todos os méritos a Frodo!
 
É até engraçado isso. Só porque ninguém conseguiria, Frodo falhou? Sendo que o Um foi de fato destruído, graças as escolhas (como já disseram) do simples hobbit pelo caminho?


Não caro Neithan, Frodo foi um grande vitorioso e ele era o mais apto a carregar o Um Anel, sem sombra de dúvida. :D
 
Frodo teve todos os méritos com certeza, mas imagine ele viajando para Mordor sozinho na companhia de Gollum. O que teria acontecido? Sucesso?

Todos os méritos a Frodo!


Não estamos dando todos os méritos a Frodo, mas em boa aprte da viagem, Gollum estava lutando com o lado bom qeu aidna existia dentro de si Sméagol, e você realmente acha que com o Sam se o Gollum tivesse feito tramoias desde o inicio que o Sam o impidiria?
Sam foi essencial e isso não é discutivel. O que está sendo discutivel é se Frodo falhou ou não na hora de destruir o anel.
 
Não caro Neithan, Frodo foi um grande vitorioso e ele era o mais apto a carregar o Um Anel, sem sombra de dúvida. :D
Negativo, mérito aos três...
Sem Frodo levar o Um até a beira da Montanha da Perdição
Sem San dar todo apoio que Frodo precisava
Sem Gollun pra destrui-lo

Mas que Frodo falhou, na hora crucial ele falhou, méritos a ele por ter-se voluntariado a carregar o Um, mas ele falhou...FATO!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo