1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Mario Vargas Llosa ganha o prêmio Nobel de Literatura

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Morfindel Werwulf Rúnarmo, 7 Out 2010.

  1. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    O escritor peruano Mario Vargas Llosa ganhou hoje o Prêmio Nobel de Literatura 2010 por sua "cartografia das estruturas de poder e suas imagens vigorosas sobre a resistência, revolta e derrota individual", justificou a real Academia sueca.

    Autor de "A cidade e os cachorros", nascido em 1936 em Arequipa (Peru) e que tem também nacionalidade espanhola, nas apostas dos favoritos do Nobel há anos, é o primeiro escritor latino-americano a vencer o Nobel de Literatura desde o mexicano Octavio Paz, em 1990.

    Em uma primeira declaração, transmitida pelo presidente do júri do Nobel de Literatura, Peter Englund, Vargas Llosa disse sentir-se "muito comovido e entusiasmado" pelo prêmio.

    O escritor está em Nova York, onde ministra aulas na Universidade de Princeton.

    contou Englund.

    Vargas Llosa irá à cerimônia de entrega do prêmio em 10 de dezembro, em Estocolmo, e de acordo com a tradição dos prêmios será o encarregado de fazer o discurso em nome de todos os premiados, com exceção do Nobel da Paz, realizado em um ato paralelo, em Oslo.

    O Nobel de Literatura recebe uma quantia de 10 milhões de coroas suecas (1,1 milhão de euros) e, como os demais premiados, será entregue em 10 de dezembro, coincidindo com o aniversário da morte de seu fundador, Alfred Nobel.

    O anúncio de hoje precede o do correspondente à Paz, o mais esperado e prestigioso junto ao de Literatura, será divulgado amanhã em Oslo.

    Nos últimos dias foram divulgados os vencedores nas categorias científicas, começando pelo de Medicina, na segunda-feira, para o britânico Robert G. Edwards; ao que seguiu o de Física, na terça-feira, partilhado pelos russos Andre Geim e Konstantin Novoselov.

    Na quarta-feira foi anunciado o de Química, para o americano Richard Heck e os japoneses Ei-ichi Negishi e Akira Suzuki.

    A rodada de anúncios será fechada na próxima segunda-feira, quando se comunicará o de Economia.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

     

Compartilhar