Re: Coisas que todo mundo gosta... menos eu!
Sei sei. Mas o termo "alta" também não acho que reflete bem as diferenças literárias. Porque como é possível definir o que é "alta literatura" e o que é "baixa literatura"? Sucesso de vendas? Temas abordados? Desenvolvimento lingüístico ou de enredo? Profundidade das personagens?
Uma "alta literatura pode ter isto mas não ter aquilo enquanto uma "baixa literatura" tem. E vice-versa. No fim, "alta literatura" além de ser bem impreciso é preconceituoso. Quem define que Umberto Eco é melhor (mais alto) que Dan Brown?
Refletir não reflete claramente. Você não consegue separar um escritor fantástico de um escritor realista nessa definição (Dante Alighieri e Machado de Assis se encontram juntos na Alta Literatura, por exemplo), mas você peneira boa parte do que é escrito por aí.
Quem define são os teóricos literários (também conhecidos como críticos) e as teorias literárias que podem ser aplicadas nos livros. Eu não falo de críticos de Veja e coisa do tipo, mas sim aqueles que publicam teses sobre os livros e estudos formais (ou então citam suas fontes).
A partir daí, aplicando as teorias, você vê o desenvolvimento dos personagens (se são personagens planos ou redondos), o enredo se é bem escrito ou não, se tem algo por trás daquele enredo (temas trabalhados e mensagens "escondidas") e o nível lingüístico da obra (que não precisa necessariamente ter um vocabulário complicado, vide Manuel Bandeira).
A obra não precisa conter todas essas características, mas, o principal, é que geralmente ela diz alguma coisa que a maioria não percebe.
Quando se terminar de aplicar as teorias você vê se algo é realmente bom ou não, ou, como dito anteriormente, da alta ou baixa literatura. Claro que isso é completamente diferente de gosto, gosto cada um tem o seu, mas a definição do que é um bom livro ou do que é um livro ruim é feito a partir dessas teorias estéticas (que são ciências, inexatas, mas ciências).
Impreciso não é, porque a estética literária tá aquém do gosto de qualquer um (aliás, a Arte como um todo está aquém do gosto), mas se é preconceituosa ou não, realmente não importa. Geralmente (e erroneamente) se confunde alta literatura com vendagem (aquela velha história de o que o povão consume, não presta). Em boa parte das situações, essa relação não é falsa, mas existem exceções. A estética não se importa com seu gosto, não se importa com vendagens, ela se importa apenas com a obra que é seu objeto de estudo (Saramago é um exemplo de que vende e é da alta literatura).
Sobre Umberto Eco e Dan Brown, eu me referia mais especificamente à dois livros: Pêndulo de Foucault e O Código da Vinci (apesar de que todos os livros do Dan Brown são iguais). Lendo os dois dá pra perceber a diferença entre um autor da Alta Literatura e um autor da Baixa Literatura.
Acho que é só isso (pelo menos pra entender basicamente).