• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

J.K.Rowling X J.R.R.Tolkien

Beleghîn disse:
Realmente, o que Sir Vëon disse é fato. E contra fatos não há argumentos. Eu acho que a escritora, muito esperta, que hoje é a mulher mais rica da Inglaterra depois da Rainha (!), aproveitou-se da recente moda de misticismo e medievalismo que impulsionou muitos filmes, livros e mesmo o Senhor dos Anéis, e escreveu uma historieta infantil e sem propósito, ao meu ponto de vista, mas que vendesse como Ecstasy numa festa Rave. Claro, isso não é crime, mas é anti-ético, pois contribui para a manutenção da ignorância crescente nas crianças e jovens de todo o mundo. Não dá pra comparar com Tolkien, que não escreveu uma vírgula que não tivesse grande significado moral, em qualquer nível de compreensão, mesmo o de uma criança que primeiro se encanta com a capa do livro. E isso virou febre, tem mais "escritores" que jogam tudo o que confundem com "inspiração alheia", mitologia, folclore e a ignorância que a mídia pede, misturam num saco, distorcem sem nenhuma lógica e vendem com desenhos bonitos. Leia-se Angus, por exemplo.
Triste, SdA devia cair no vestibular...

"historieta infantil e sem proposito", "anti-etico", "ignorancia crescente nas criancas"... Beleghin, velho, francamente, eu nunca vi um misto de tanta incoerencia em relacao ao objeto quanto em seu texto. no momento tow meio com pressa aki, mas mais tarde, se der, vamo voltar a esse assunto, pq eu fiquei realmente perplexo com suas palavras...
 
Última edição:
Quem tiver coragem de falar que Rowling copiou Tolkien depois daquele post do Dark Rider ou tem a cabeça muito fechada ou não leu o post dele.
 
Estë disse:
Sinceramente acho que querer comparar Harry Potter e as obras de Tolkien é o mesmo que comparar água e vinho. A única coisa que vejo em comum entre Rowling e Tolkien é o sucesso alcançado e o grande séquito de fãs. Mas em defesa a J.K.Rowling vou fazer meu comentário.

Concordo plenamente com vc. Harry Potter É um livro infantil e foi escrito visando exatamente a esse público. E ao contrário do que muitos disseram não acredito que a falta de complexidade do livro prejudique as crianças. Crianças são ativas, gostam de ver as coisas acontecendo, livros não são exatamente atrativos pra elas, menos ainda livros complexos e descritivos.

Eu li os 5 primeiros livros e com certeza vou ler os próximos. O que posso dizer é que ela não é uma escritora de todo ruim.. a história é uma narrativa em primeira pessoa, no caso o personagem principal e embora nos primeiros livros a leitura seja extremamente simples, a medida que a história avança a narrativa se enriquece junto do amadurecimento do personagem, ou seja, ela descreve a história da perspectiva de um garoto.. a medida que ele amadurece sua perspectiva muda.

O roteiro continua previsível ( realmente uma pena ) e é o tipo de livro feito pra ser lido apenas uma vez.. você não descobrirá nada de novo com uma nova leitura, diferente do que ocorre com as obras de Tolkien. É um livro simples, de leitura fácil, ideal para a presente geração de crianças que com a convivência constante da Tv e dos computadores não se interessaria por um livro de outra forma ( antes que alguém proteste falando do seu sobrinho, irmãozinho ou filho.. há exceções) e por isso eu acredito que ela merece sim algum mérito.

Tanto Tolkien como Rowling fazem sucesso com várias faixas etárias.. mas se pergunte qual é a faixa etária que compõe a maior parcela de leitores de cada autor. Leitores mais "maduros" preferem obras mais maduras.. mas não há nada de errado em leitores maduros lerem obras mais simples ou vice versa. Como outros disseram, o importante é que temos a opção de escolher que tipo de obra queremos ler.

Agora... antes que alguém me crucifique.. é lógico que prefiro Tolkien.
orangebigrazz.gif

Este, concordo parcialmente com vc. Quando diz que tanto Rowling qto Tolkien fazem sucesso com idades variadas (minha avo adora), que os livros da autora contribuem para a dispersao de muitas criancas em relacao `a TV para algo + produtivo, como o eh a leitura, entre outras coisas. Mas devo discordar do seguinte:

"ela nao eh uma escritora de todo ruim"... acho que ficou meio nas entrelinhas que vc a considera, ao menos em parte, uma ma escritora. aki eh questao de opiniao, mas eu acho impressionante como todos nao veem uma grande genialidade na escrita dela, embora, claro, Tolkien ainda esta niveis acima - mas o modo com que ela escreve atrai e envolve de uma forma que, PESSOALMENTE, nesse criterio, torna a serie HP superior a alguns capitulos, pelo menos! de SdA. (observem que eu estou na defensiva, para que ninguem passe a me odiar desta mensagem pra frente :D)

"eh um livro pra ser lido apenas uma vez"... bem, podem me chamar de fanatico por HP, embora eu nao o seja, talvez seja + falta do que fazer mermo, ou simplesmente um especial gosto pela serie, mas em minhas contas eu jah devo ter lido kda um dos cinco pelo menos umas seis vezes. tenho um amigo que jah leu o terceiro volume, segundo ele, 14. (SdA, li 7) bem, HP eh sim, em conclusao, um livro agradavel para se ler + de uma vez, pq eh certeza de que eu nao sou, definitavamente, o unico. :D

outra coisa, o livro eh escrito na terceira pessoa... a nao ser que vc se refira ao fato de que eh contado da perspectiva direta do protagonista... beijos ;)
 
Última edição:
Eriadorion disse:
acho que ficou meio nas entrelinhas que vc a considera, ao menos em parte, uma ma escritora.
Classificar o trabalho de alguém sempre é algo complicado. Na verdade eu diria que esperava mais dos livros. Entenda.. eu gostei muito da história e em alguns momentos senti falta de mais detalhes, mas como disse também, a narrativa está se enriquecendo a cada livro. Tenho uma grande expectativa quanto aos próximos.
Quanto a eu ter dito que são livros pra serem lidos uma vez me referia ao fato de que não há muito a absorver numa segunda leitura.. mas claro.. se você gosta da história tem mais é que ler mesmo. É como ver a reprise daquele filme que você adora. Você já conhece cada cena mas .. e daí?
orangebigrazz.gif

Eriadorion disse:
outra coisa, o livro eh escrito na terceira pessoa... a nao ser que vc se refira ao fato de que eh contado da perspectiva direta do protagonista... beijos
Sim.. mancada minha..talvez esteja mesmo na hora de eu reler os livros.
icon_lol_2.gif
 
olha pra ser franco,não me importo se foi inspirado ( e não copiado) pra mim pouco importa...é um livro legal de se ler,claro é um mundo totalmente diferente do nosso e tem muito dos contos de fantasia da antiga,já o sda é mais proximo da idade media do nosso mundo mais mistura um pouco de mitologia tbm.... mas que importa,na verdade temos q agradecer por podermos viver pra poder ler esses contos.
 
Estë disse:
Classificar o trabalho de alguém sempre é algo complicado. Na verdade eu diria que esperava mais dos livros. Entenda.. eu gostei muito da história e em alguns momentos senti falta de mais detalhes, mas como disse também, a narrativa está se enriquecendo a cada livro. Tenho uma grande expectativa quanto aos próximos.
Quanto a eu ter dito que são livros pra serem lidos uma vez me referia ao fato de que não há muito a absorver numa segunda leitura.. mas claro.. se você gosta da história tem mais é que ler mesmo. É como ver a reprise daquele filme que você adora. Você já conhece cada cena mas .. e daí?
orangebigrazz.gif


Sim.. mancada minha..talvez esteja mesmo na hora de eu reler os livros.
icon_lol_2.gif

certo... bom, agoro concordo inteiramente com vc. ;) :) :D bj~1.
 
Tolkien utilizou a mitologia nórdica antiga: elfos luminosos, anões, dragões, etc...
Já rowling se baseou na cultura medieval, onde elfos eram demônios.

E smeagol não parece com dobby. Aliás, Dobby é mais aparentado com legolas do que com smeagol, afinal ele era um elfo doméstico.

E um autor não copia outro, e sim cita o outro. É praticamente uma forma de homenagem
 
bm na minha opniao nenhum copia o outro e mesmo pq as historais nem sao parecidas. Os unicos pontos em comum nas 2 historias sao o fato de ter magos, trolls, o fato de os nazgûl se parecerem c/ os dementadores e mais nada alem disso.
Alem do que em HP eles sao crianças que estao aprendendo magia, ñ tm o destino de um mundo inteiro nas maos, ñ possuem lutas no estilo medieval e nem se quer foi feita uma inserçao de outras raças na historia (anoes, elfos, guerreiros, halflings, etc.). Alem do que ñ existe um sistema paralelo de linguagem: a unica lingua diferente da humana e a ofidioglota (haja visto que so e falado no 2º filme, e por uns breves momentos)
 
Tem elfo sim: dobby!

E quanto aos dementadores, devo falar aos ignorantes em hp que eles representam a doença mental conhecida como DEPRESSÃO. Rowling já passou por essa doença. Veja o q ela disse:

"Foi uma coisa inteiramente consciente e totalmente tirada da minha experiência. A depressão foi a coisa mais desagradável que vivenciei. É uma impossibilidade de imaginar que você algum dia será uma pessoa alegre novamente. A ausência de esperança. Um sentimento de apatia muito diferente da tristeza. A tristeza machuca, mas é um sentimento saudável, uma coisa necessária. Depressão é outra história"

Assim, dementadores causam depressão. Nazgûl causam medo.
Alem disso, duvido que chocolate retarde os efeitos de um cavaleiro negro.
 
:disgusti:
Capitão Nemo disse:
Tem elfo sim: dobby!

E quanto aos dementadores, devo falar aos ignorantes em hp que eles representam a doença mental conhecida como DEPRESSÃO. Rowling já passou por essa doença. Veja o q ela disse:

"Foi uma coisa inteiramente consciente e totalmente tirada da minha experiência. A depressão foi a coisa mais desagradável que vivenciei. É uma impossibilidade de imaginar que você algum dia será uma pessoa alegre novamente. A ausência de esperança. Um sentimento de apatia muito diferente da tristeza. A tristeza machuca, mas é um sentimento saudável, uma coisa necessária. Depressão é outra história"

Assim, dementadores causam depressão. Nazgûl causam medo.
Alem disso, duvido que chocolate retarde os efeitos de um cavaleiro negro.

Bm Capitao Nemo eu ñ sei se essa indireta foi p/ mim (espero que eu esteja enganado), quando eu comparei os 2 personagens (nazgûl x dementador) eu quiz dizer que fisicamente eles se parecem, porem cada uma tem a sua caracteristica diferente em relaçao as pessoas a nivel de "ataque" (por assim dizer) :disgusti:
 
em relaçao aos elfos eu devo dizer que a visao de um elfo para J.K.Rowling dentro da historia e bm diferente da real nos mundos de RPG e do proprio Tolkien no SDA.
Pq dizer que aquela criatura assombrosa e um elfo...tenha dó ne!!!
Imagina vc pegar um Elfo no estilo Cirdan ou Luthien e dizer que eles sao da mesma raça que aquele "treco", e exigir d++++ da minha paciencia

Obs: eu gosto da historia Harry Potter, mas nem preciso dizer que ñ se compara ao SDA.
 
Legolas, aquele post foi so um comentário, não quis dizer que vc era um ignorante em HP.

E vai ver q Dobby é um dos elfos q permaneceram na TM e definharam :lol:
 
Capitão Nemo disse:
Legolas, aquele post foi so um comentário, não quis dizer que vc era um ignorante em HP.

Po me desculpe entao, acho que fui um poco grosso ao fala c/ vc... :oops:

post original de Capitão Nemo

E vai ver q Dobby é um dos elfos q permaneceram na TM e definharam :lol:

rsrsrsrsrs...quem sabe pode ser...vai ver ele tenha caida nas desgraças do Valar, quem sabe??????... :lol:
 
Meu amigo se o Alvo nao for uma cópia pefeita do Gandalf...
E os "montros" sao sem duvidas copias doa animais da terra media.
porem o ser humano só pode criar mais ou menos 25 variaçoes de historias, entao claro que algumas se parecem com outras e nem por isso dexam de ser lagal.
Outra coisa as mitologias que os autores tinham eram muito parecidas. :mrgreen:

Porem o SDA é sem duvida melhor que HP. :lol:
 
Capitão Nemo disse:
Seria mais fácil comparar SdA com Caverna do Dragão :lol:

hahahaha, tive que rir!


Bem, eu relutei muito pra ler Harry Potter, justamente por ser apaixonada por Senhor dos Anéis. Sempre pensei que eu fosse odiar. Mas quando peguei o primeiro volume pra ler há um ano atrás, não parei mais. Tem coisas parecidas? Tem, certamente. Mas é como já falaram aqui: Mitologia. Inspiração.
E a narrativa em HP realmente se desenvolve com o crescimento de Harry. Numa comparação entre o primeiro livro e o sexto livro, a diferença é gritante.

Acredito que os dois autores seguem estilos totalmente distintos, e que a leitura dos dois é maravilhosa.
 
Fharallwad disse:
Meu amigo se o Alvo nao for uma cópia pefeita do Gandalf...
Só se você estiver falando do filme, pois no livro, ele tem uma personalidade muito mais ... sociável, se podemos assim definir. Muito mais simpático, gozador, etc., ao contrário do filme, onde ele aparenta ser uma das pessoas mais sérias do mundo.

Acho engraçado essas comparações entre os autores e obras. Na verdade, discute-se muito, às vezes se chega a um acordo, mas logo depois aparecem novos "debatedores", que começam tudo de novo. :lol:

E assim segue a vida.
 
Bem, só vim aqui dizer que gosto de Harry Potter, li todos os livros já, exceto o primeiro, que achei desnecessário ler pois havia assistido ao filme antes. Pode parecer estranho isso vindo de um fã de SdA, mas como a Rowling está viva acho que as inconsistências são bem menores.
De qualquer jeito, li o livro 2 e gostei. Li o 3 e gostei mais, o que me fez ler o livro 4 enquanto trabalhava feito um louco para terminar um trabalho. Foi um dia longo... Passei trabalhando das 8:30 até a 1:30 do outro dia, e continuei lendo até as 10:30, quando acabei o livro.
O livro 5 foi uma façanha a parte, 38 horas quase ininterruptas de leitura no computador. Fui dormir e quando acordei li os dois últimos capítulos novamente.
O livro 6 li aqui no trabalho, dando risadas e quase chorando em algumas partes.

Acho que a defesa do HP já foi feita a altura do que ele é: Uma história que nas mãos de outro autor poderia se tornar banal, mas que a Sra. Rowling trabalhou muito em cima e os resultados estão aí. A medida que a confiança dela foi aumentando, aumentou também a qualidade das histórias, IMO. O que me impressiona é a capacidade dela de imitar a cabeça de um adolescente e todas as suas sensações, que está especialmente genial nesse último livro.

De forma geral, são poucos os livros que me mantém interessado em saber o que vai acontecer no final. A lista é muito menor de livros que o fazem depois de eu ter lido TODOS os spoilers possíveis e imagináveis. O Half-blood Prince foi um deles.


Abraços!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo