• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

J.K.Rowling X J.R.R.Tolkien

Acho que existem semelhanças mas não é necessariamente uma cópia. O estilo dos dois escritores é muito diferente. Tolkien é de um detalhismo minucioso. Enquanto Rowling é mais direta na narração, o que torna a leitura de HP extremamente fácil. Não creio que ela tenha utilizado o sucesso dos filmes de SDA, pra escrever os livros delas, mesmo porque dedicou praticamente quinze anos na criação de HP.
Como ela é inglesa creio que a cultura anglo-saxônica e mitologia celta influenciou muito os livros o que deixa-os um pouco parecidos com os de Tolkien!
Gosto dos dois escritores mas sem sombra de dúvida Tolkien está muitos níveis a frente de J.K. Rowling.
 
Bom... isso é uma pergunta delicada para mim, que já fui megafã de HP, mas quem leu o livro 6 de HP (que foi o que me fez deixar de ser tão fã) encontra mais semelhanças do que nunca (não vou dizer o quê, para não ser spoiler para quem não leu)... Isso para não referir a coincidência das versões cinematográficas serem protagonizadas por atores que são extremamente parecidos fisicamente (Daniel Radcliffe e Elijah Wood).

Depois, temos os personagens. Alguém disse por aí que o Aragorn lembra o Sirius. Eu discordo totalmente. O Sirius é um crianção irresponsável e impulsivo, bem o oposto do centrado e maduro Aragorn.

Quanto ao Lupin também lembrar o Aragorn, discordo ainda mais. O Lupin me lembra demais o Faramir, isso sim! A bondade, a tristeza, a força, a simpatia... Aliás, até os atores que os interpretam no cinema são parecidos um com o outro! rs

Agora, quanto aos outros, concordo: Harry é Frodo (sim, nos livros também - o efeito do anel é a dor na cicatriz da testa do Harry e tudo! rs) Dumbledore é Gandalf, Voldemort é Sauron, Pippin e Merry são Fred e George, o Snape é o Saruman (mais ou menos), o Ron lembra um pouco o Sam, o Dobby lembra o Sméagol, os Dementadores lembram os Nazgûl e os anéis... bom, os anéis vocês verão o que são quando lerem o livro 6... e o 7 com certeza vai ser mais parecido ainda!

A JKR disse que antes de escrever HP, só leu SdA na adolescência e que nem gostou muito na época e não se inspirou em nada. Eu até acredito que ela não o tenha feito de forma consciente... eu também li SdA há 11 anos, confesso que não virei fã na época, mas anos depois comecei a escrever histórias que, ao ver os filmes de SdA, reparei que tinham muito a ver... ou seja, me inspirei sem querer. Pode ter sido isso que aconteceu com a JK Rowling, se bem que, depois do livro 6 e adivinhando o 7 começo a duvidar um pouco se realmente as semelhanças são mesmo coincidência, mas daí a ser cópia vai uma longa distância. Ela deve ter se inspirado, sim, mas, caramba, quem é que não se inspira em outras coisas, sejam outros livros, vida real, etc, para escrever? O próprio Tolkien teve muitas fontes de inspiração, então para quê crucificar a Rowling? Ela escreve de uma forma maravilhosa, bem acessível e com uma ponta de humor e as histórias dela giram em torno da vida de adolescentes, o que nada tem a ver com SdA (embora tenha certeza que o livro 7 vai ser bem diferente e bem mais tipo SdA, o que não me agrada nada, mas isso já é outra história).

Inspiração, ela deve ter tirado, agora cópia não é.

PS- Quem seria a Éowyn em HP? rs
 
Última edição:
Éowyn, concordo com ckda palavra sua (como vc adquiriu o 6º HP, e por que deiou de gostar da serie por causa desse volume?, acho que alguns, como eu, ficaram curiosos)

E, hum... acho que a Éowyn me lembra um pouco a versão de Hermione madura: inteligente, corajosa, pouco feminina... mesmo assim, acho que é um personagem ded uma complexidade que não acredito que outros já tenham sido capazes de criar um parecido.
 
Éowyn, concordo com ckda palavra sua (como vc adquiriu o 6º HP, e por que deiou de gostar da serie por causa desse volume?, acho que alguns, como eu, ficaram curiosos)

Obrigada por concordar. :)

O que eu não gostei no livro 6 de HP foi o fato de fugir do estilo simpático e meio ingênuo do costume. Tem Voldemort demais para o meu gosto, romance demais (dois deles parecem nouvela mexicana), mortes demais, ambiente pesado demais e ainda tem uma certa morte que... enfim, não vou entrar em detalhes para não ser spoiler, mas HP sem aquele personagem não é HP... e só de imaginar como vai ser o 7 (esse, sim, deve ter sido muito inspirado em SdA), totalmente diferente do que foi até agora... enfim, não gostei. Todos os personagens agindo de um jeito que eu não imaginava (na maioria esmagadora, as suas atitudes me decepcionaram), um ambiente pesado que não condiz com a minha ideia de HP...

Bom, no fundo não gostei porque tinha uma ideia totalmente diferente do rumo da história e do jeito de ser dos personagens.

Ah, e quem diz que HP é para crianças, acho que precisa rever os seus conceitos. Os 2 primeiros volumes, sim, eram bem infantis (apesar do 2º ter uma temática pesada demais para crianças), mas a partir do terceiro tudo mudou. O 6º, é um livro mais adulto, o que eu não estava acostumada em HP e foi disso que eu não gostei, da perda da inocência dos personagens e da própria história. Prefiro algo mais cor-de-rosa. Se for para ser mais dark, que o seja desde o começo, como SdA....

E com certeza HP7 vai lembrar muito SdA, misturado com "Indiana Jones"! rs

E, hum... acho que a Éowyn me lembra um pouco a versão de Hermione madura: inteligente, corajosa, pouco feminina...

Mmmm... não sei... A Éowyn não é pouco feminina, aliás é esse o encanto maior dela, o fato de conviver com um lado muito feminino e outro mais masculino. Ela é muito complexa... e nunca deu mostras de imensa inteligência como a Hermione. O único ponto em comum é a coragem... Mas você está certo, não é fácil incluir uma personagem com a complexidade da Éowyn em HP.
 
.::Éowyn de Rohan::. disse:
Isso para não referir a coincidência das versões cinematográficas serem protagonizadas por atores que são extremamente parecidos fisicamente (Daniel Radcliffe e Elijah Wood).
O que tem aparência física a ver com alguma coisa?

.::Éowyn de Rohan::. disse:
O Lupin me lembra demais o Faramir, isso sim! A bondade, a tristeza, a força, a simpatia...
Isso todo ser humano tem.

.::Éowyn de Rohan::. disse:
Agora, quanto aos outros, concordo: Harry é Frodo (sim, nos livros também - o efeito do anel é a dor na cicatriz da testa do Harry e tudo! rs)

Me explique porque são iguais. Só porque são heróis? Me explique também a cicatriz e o anel, e o que um tem a ver com o outro.

.::Éowyn de Rohan::. disse:
Dumbledore é Gandalf
Que é Merlin, que é TODOS os outros magos de QUALQUER história.

.::Éowyn de Rohan::. disse:
Voldemort é Sauron
Eu não vejo nenhuma semelhança entre os personagens. Eles são os vilões e... mais nada.

.::Éowyn de Rohan::. disse:
Pippin e Merry são Fred e George, o Snape é o Saruman (mais ou menos), o Ron lembra um pouco o Sam, o Dobby lembra o Sméagol
Nesses eu não vejo NENHUMA semelhança.

.::Éowyn de Rohan::. disse:
os Dementadores lembram os Nazgûl
Para mim é claro que figura da Morte serviu de inspiração para ambos.

.::Éowyn de Rohan::. disse:
Ela deve ter se inspirado, sim, mas, caramba, quem é que não se inspira em outras coisas, sejam outros livros, vida real, etc, para escrever? O próprio Tolkien teve muitas fontes de inspiração, então para quê crucificar a Rowling? Ela escreve de uma forma bem acessível e com uma ponta de humor e as histórias dela giram em torno da vida de adolescentes, o que nada tem a ver com SdA.

Inspiração, ela deve ter tirado, agora cópia não é.
Perfeito.

.::Éowyn de Rohan::. disse:
PS- Quem seria a Éowyn em HP? rs

Hermione, é claro! :lol:

Edit: Agora que eu vi que alguém realmente achou que a Eowyn era a Hermione :ahn?:
 
Última edição:
Krebain, respondo-lhe de meu ponto de vista, pq concordei em tudo com a Éowyn; mermo assim, minha interpretação pode ser diferente e ao mesmo tempo compatir.

"O que tem aparência física a ver com alguma coisa?"
Hum, aí c se refere à semelhança física dos atores ou dos personagens? Se for dos personagens, está claro, n? (embora eu nunca tenha visto um relato de Tolkien sobre a aparência específica de Frodo) Rowling se baseou na idéia principal de quem ela tinha para protagonista e, talvez subconscientemente, deu no que deu...

"'Bondade, força, tristeza, simpatia' - Isso todo homem tem'"
Sein não hein? Não, pelo menos, a ponto de poderem caracterizar todo homem.

"Me explique pq Harry e Frodo são iguais; e o que a cicatriz tem a ver com o anel" o modo com que Harry age no livro é pereitamente análogo a Frodo no SdA! Herói, famoso, bom, humilde de espírito... e, quanto à cicatriz e o anel, o Um possuía um poder oculto e estabelecia uma certa relação entre Frodo e Gorthaur. A cicatriz de Harry faz esse mesmo elo entre ele e Voldemort, e tem o poder de "avisar" ao garoto quando o antagonista está próximo ou tem pensamentos ou sensações fortes.

"Dumbledore é Gandalf, que é Merlin, que é TODOS os magos de qualquer história". Aí vou até concordar parcialmente com vc, pq, realmente, todo mago tem barba e cabelos brancos e longos, poderes ameaçadores e indeterminados, sabedoria, idade... mesmo assim, há as peculiaridades. Dumbledore, por exemplo, é meio insano (fãs de HP, vamos admitir! :D) e detentor de uma calma constante que entra em completo paradoxo com Gandalf e Merlin, que têm humor muito pouco estável...

"Não vejo nenhuma semelhança entre Voldemort e Sauron. Sâo vilões e... mais nada."
Fale sério, rpz... ambos eram "bons", "maniqueistamente falando", antes de passaram para o lado do mal; ambos têm um mestre superior (no momento das histórias, ambos inativos) de quem herdam algo e no qual se baseiam; ambos desejam o objeto ou alguém que no passado causou a sua própria ruína; e outras tantas semelhanças...

"Não vejo nenhuma semelhança entre Fred e Jorge/ Merry e Pippin, Dobby/Sméagol e Rony/Sam"
Bom, aí eh sua opinião. Eu acho semelhantes porque: (opinião minha...) Fred e Jorge são o humor-base de HP/ Merry e Pippin são o humor-base de SdA/ Dobby e Sméagol são dois pobres coitados, que, mesmo que durante apenas um período da história, puxam pracas o saco do protagonista, e ainda tem o fato de os leitores já terem tanto amado como odiado ambos em determinados períodos e situações. E entre Rony e Sam, tem de parecido que os dois parecem assumir um papel coadjuvante nas realizações, mas no fim ou na filosofia acaba-se na conclusão de que, sem eles, Frodo e Harry seriam inócuos contra o mal; além disso, são os principais companheiros dos protagonistas.

"Pra mim é claro que a figura da morte serviu de inspiração para Dementadores e Nazgûl"
Concordo com vc. ;)

Então, é isso aí. kda um tem seu ponto de vista, esse eh o meu, e considero que ambas são histórias de ótimo calibre para kem quer sentir prazer em ler. SdA, provavelmente, foi uma das inspirações para Rowling (hoje a mulher + rica da Inglaterra, tão sabendo? + que a rainha!), e é por isso, eu acho, que uns 40% dos fãs da mitologia Tolkieniana que lêem Harry Potter gostam, e vice-versa. Mas, apesar do talento de JKR, kem vai discordar de que Tolkien é inalcançável?
Abraços aê, Krebain, e ao pessoal paciente suficiente pra ler tanto texto num post só. :D;)
 
Última edição:
Eriadorion disse:
Hum, aí c se refere à semelhança física dos atores ou dos personagens? Se for dos personagens, está claro, n? (embora eu nunca tenha visto um relato de Tolkien sobre a aparência específica de Frodo) Rowling se baseou na idéia principal de quem ela tinha para protagonista e, talvez subconscientemente, deu no que deu...

É, eu estava falando dos atores. :mrgreen:

Eriadorion disse:
Sein não hein? Não, pelo menos, a ponto de poderem caracterizar todo homem.
Sim, sim. Mas são argumentos vazios. Diversos homens em Arda e em milhares de outras histórias tem "Bondade, força, tristeza, simpatia". Logo, não vejo como isso pode ser levado em consideração para comparar um personagem com outro.

Eriadorion disse:
o modo com que Harry age no livro é pereitamente análogo a Frodo no SdA! Herói, famoso, bom, humilde de espírito... e, quanto à cicatriz e o anel, o Um possuía um poder oculto e estabelecia uma certa relação entre Frodo e Gorthaur. A cicatriz de Harry faz esse mesmo elo entre ele e Voldemort, e tem o poder de "avisar" ao garoto quando o antagonista está próximo ou tem pensamentos ou sensações fortes.

Eu até pensei nisso quando escrevi, mas acho que foi coincidencia mesmo. :tsc:

Eriadorion disse:
Fale sério, rpz... ambos eram "bons", "maniqueistamente falando", antes de passaram para o lado do mal; ambos têm um mestre superior (no momento das histórias, ambos inativos) de quem herdam algo e no qual se baseiam; ambos desejam o objeto ou alguém que no passado causou a sua própria ruína; e outras tantas semelhanças...

Po, quem é o mestre superior inativo do Voldemort? :think: E Sauron desde a Música de Morgoth se aliou ao Mal. Isso de "desejam o objeto ou alguém que no passado causou a sua própria ruína" é até válido... Mas não chega a ser cópia, é mais uma influência mesmo (talvez até incosciente).

Eriadorion disse:
Fred e Jorge são o humor-base de HP/ Merry e Pippin são o humor-base de SdA/ Dobby e Sméagol são dois pobres coitados, que, mesmo que durante apenas um período da história, puxam pracas o saco do protagonista, e ainda tem o fato de os leitores já terem tanto amado como odiado ambos em determinados períodos e situações. E entre Rony e Sam, tem de parecido que os dois parecem assumir um papel coadjuvante nas realizações, mas no fim ou na filosofia acaba-se na conclusão de que, sem eles, Frodo e Harry seriam inócuos contra o mal; além disso, são os principais companheiros dos protagonistas.

Merry e Pippin são o humor base de SdA???? Como assim? Não deixe os filmes deturparem a sua memória! São raros os momentos de humor envolendo Merry e Pippin, e mesmo assim de maneira totalmente diferente de Jorge e Fred.

Quanto a Dobby e Sméagol, acho que só aparência física mesmo. Eu acho que a complexidade do Sméagol/Gollum nem se compara a do Dobby. A puxação de saco do Gollum é muito mais que mera bajulação, a relação de amor e ódio que sentimos por ele é a mesma relação de ódio que ELE sente por si mesmo... (Embora eu sempre tenha gostado dele :grinlove:)

Sam e Rony não tenho muito o que falar. Eles realmente tem esse tipo de relação com os protagonistas, mas também não chega a ser uma influencia direta. A estória de "amigos leais, enfrentando todos os perigos ao lado do companheiro" é batida e não foi Tolkien que a inventou.

Eriadorion disse:
Abraços aê, Krebain, e ao pessoal paciente suficiente pra ler tanto texto num post só. :D;)
Nada como uma discussão leve e agradável... :D
 
Última edição:
Eu vou discordar apenas no quesito que Voldemort era bom. Tom Riddle nunca foi bom. Desde pequeno, ele sempre aprontava das suas, mesmo sem saber o poder que tinha.

E Ron e Sam, eu acho que exista uma semelhança, mas devemos incluir também a Hermione, pois sem ela o Harry também não iria muito longe.
 
Krebain disse:
Sim, sim. Mas são argumentos vazios. Diversos homens em Arda e em milhares de outras histórias tem "Bondade, força, tristeza, simpatia". Logo, não vejo como isso pode ser levado em consideração para comparar um personagem com outro.
tudo bem, podem ser virtudes e defeitos presentes em todo homem, mas então, quando considerados, leva-se em conta a alta presença de tais valores nos personagens. dizer-se-ía, para ficar + correto, então: BONDADE acima do correto (tal qual Faramir permite que Frodo e Sam continuem a jornada contra as regras da cidade, Lupin libera Harry quanto à ilegalidade do Mapa do Maroto), FORÇA de determinação (deve ter sido difícil para Lupin agüentar sua natureza lobisomem na infância, e Faramir se esmerava nas difíceis tarefas lhe dadas pelo pai), TRISTEZA constante e escondida (quem leu os livros pode identificá-las facilmente: Lupin por sua natureza e Faramir pelo pai e irmão) e SIMPATIA despertada pelo personagem principal em relação a ele, apesar da primeira impressão (Frodo passou a respeitar e admirar Faramir, e assim também foi com Harry e Lupin. quando se viram pela primeira vez, Faramir julgou Frodo, e Lupin dormia como um roto no trem de Hogwarts)

Krebain disse:
Po, quem é o mestre superior inativo do Voldemort? :think:
pelo que interpretei n'A Câmara Secreta, Tom Riddle é o Herdeiro de Salazar Slytherin, de quem vêm seus ideais anti-trtouxas, etc.

Krebain disse:
E Sauron desde a Música de Morgoth se aliou ao Mal. Isso de "desejam o objeto ou alguém que no passado causou a sua própria ruína" é até válido... Mas não chega a ser cópia, é mais uma influência mesmo (talvez até incosciente).
é verdade, Sauron é mau desde a Música, acho vc tah certo quanto a isso... e concordo com vc! não é cópia, é influência inconsciente mesmo! veja bem que eu defendo a idéia de que Rowling não copia nem imita SdA, e sim o contrário... :D

Krebain disse:
Merry e Pippin são o humor base de SdA???? Como assim? Não deixe os filmes deturparem a sua memória! São raros os momentos de humor envolendo Merry e Pippin, e mesmo assim de maneira totalmente diferente de Jorge e Fred.
verdade, os filmes podem me ter confundido um pouco. mesmo assim, quando Merry e Pippin ainda não tinham se envolvido muito na guerra, as piadas emnavam deles direto.... vc pode até não concordar, mas não vamos ficar discutindo isso, senso de humor é uma coisa muito pessoal e subjetiva.

Krebain disse:
Quanto a Dobby e Sméagol, acho que só aparência física mesmo. Eu acho que a complexidade do Sméagol/Gollum nem se compara a do Dobby. A puxação de saco do Gollum é muito mais que mera bajulação, a relação de amor e ódio que sentimos por ele é a mesma relação de ódio que ELE sente por si mesmo... (Embora eu sempre tenha gostado dele :grinlove:)
hum, não deixa de haver uma relação de amor e ódio, concorda? absolutamente, a complexidade de Gollum não se compara com a de Dobby (superficialmente, não sei se Rowling quis fazer dos elfos domésticos alguma alegoria...), mas, independentemente das razões por quais, não há quem não tenha lido os livros que já não os tenha tanto odiado quanto amado em determinados momentos...

Krebain disse:
Nada como uma discussão leve e agradável...
aí eu concordo plenamente!... :D

elanorgamgi disse:
Eu vou discordar apenas no quesito que Voldemort era bom. Tom Riddle nunca foi bom. Desde pequeno, ele sempre aprontava das suas, mesmo sem saber o poder que tinha.

E Ron e Sam, eu acho que exista uma semelhança, mas devemos incluir também a Hermione, pois sem ela o Harry também não iria muito longe.
tem razão, Elanor. ;)
 
Última edição:
Eu acho q naum é pq o esquema d magias é diferente, e o SdA é muito melhor, e ainda ha as batalhas os orcs e um mundo totalmente diferente no SdA!!!!!!
 
elanorgamgi disse:
...mas devemos incluir também a Hermione, pois sem ela o Harry também não iria muito longe.

bm quanto a isso realmente vc tm razao!!!!!E vc apontou, ñ sei se foi sem querer ou ñ, na minha opiniao, uma importante questao para os que ainda acham que SDA e HP sao no minimo parecidos: Se de um lado o Harry tem a Hermione que lhe auxilia e muito, do lado do SDA que figura nos poderiamos colocar no lugar dela???????? :think:
 
Fharallwad disse:
Meu amigo se o Alvo nao for uma cópia pefeita do Gandalf...
Claro, Merlin e todos os outros magos do mundo também são cópias de Gandalf, afinal de contas, Tolkien inventou a imagem do mago bonzinho com barba e cabelos longos e brancos, né? :D

E os "montros" sao sem duvidas copias doa animais da terra media.
Lógico, a mitologia da Europa com certeza copiou Tolkien, né? :D

porem o ser humano só pode criar mais ou menos 25 variaçoes de historias, entao claro que algumas se parecem com outras e nem por isso dexam de ser lagal.
De onde você tirou isso???

Outra coisa as mitologias que os autores tinham eram muito parecidas. :mrgreen:

Porem o SDA é sem duvida melhor que HP. :lol:
Com isso eu concordo :D
 
Gandalf é copia de Merlim :disgusti:
Aranhas Gigantes são supercomuns :disgusti:
Trolls estão presentes no folclore inglês :disgusti:
E nunca uma mitologia copia alguma coisa :disgusti: :disgusti: :disgusti:
 
Post Original de Fharallwad
Meu amigo se o Alvo nao for uma cópia pefeita do Gandalf...

post original de Imadofus
Claro, Merlin e todos os outros magos do mundo também são cópias de Gandalf, afinal de contas, Tolkien inventou a imagem do mago bonzinho com barba e cabelos longos e brancos, né?
bm eu ñ teria tanta certeza disso, pois a historia do Rei Arthur foi escrita bm antes do SDA e as outras historias do Tolkien que envolvam essa historia.
Prova disso: Avallone (sabe aquela cidadizinha de Aman?!) ele tirou do livro "As Brumas da Avalon", tanto uqe se vcs forem no livro "O Mundo Fantastico do Senhor dos Aneis" vcs poderao conferir e comprovar o que digo!!!!!!!!!


E os "montros" sao sem duvidas copias doa animais da terra media.

post original de Imadofus
Lógico, a mitologia da Europa com certeza copiou Tolkien, né?
Acho que vc viajou um poquinho (reparem no eufemismo da resposta) pq 1º: um continente td ñ pode criar sua mitologia em cima de um simples autor, seja para um livro ou seja na vida real; 2º: td bm que ele foi um Grande escritor, historiador professor, porem ele ñ era tao importante assim a ponto de fazer uma revoluçao na historia de um continente inteiro; 3º: se fosse assim houveram varios outros otimos escritores que vieram bm antes dele e nem por isso conseguiram chegar tao longe a ponto de conseguir tal façanha


porem o ser humano só pode criar mais ou menos 25 variaçoes de historias, entao claro que algumas se parecem com outras e nem por isso dexam de ser lagal.

post original de Imadofus
De onde você tirou isso???
Eu tb gostaria de saber de onde vc ouviu ou leu sobre isso!!!!!!!!!


Outra coisa as mitologias que os autores tinham eram muito parecidas.

Porem o SDA é sem duvida melhor que HP.

post original de Imadofus
Com isso eu concordo
Eu tb concordo que o SDA e bm melho que Hp (na verade eu ñ sei nem pq eu to fazendo essa comparaçao :think: ). Porem vcs devem se lembrar que, como ja foi dito por mim e por outros aqui no forum, os 2 livros se passam em tempos diferentes da historia mundial
 
Legolas de Eryn Lasgalen, eu sugiro que você comece a pesquisar sobre o significado de sarcasmo :roll:
 
Imadofus disse:
Legolas de Eryn Lasgalen, eu sugiro que você comece a pesquisar sobre o significado de sarcasmo :roll:

Legolas, acho que Imadofus tem toda a razão! :D no dia que alguem que freqüente este forum achar que a mitologia da Europa, que data desde séculos atrás, é cópia da mitologia de Tolkien, eu sugiro que o dito cujo retorne ao primário ou acrescente em seus conhecimentos que Tolkien nasceu no sec.XIX...

[Dicionário Aurélio Buarque de Holanda Ferreira: sar-cas-mo. sm - Zombaria maliciosa; ironia; escárnio.] ;)
 
Explicando melhor, eu fingi que concordava com a opinião dele enquanto mostrava o quão absurdas elas são :D
É assim que a ironia funciona =]
 
bm tipo q e uma coisa muito diferente vc demonstrar um sentimento (principalmente esse do tipo sarcasmo, ironia ou sadismo) atraves de um COMPUTADOR e pior ainda se vcs ñ colocam EMOTICONS. Alem do q vcs ñ tm o direito d ofender ninguem valeu (pq eu me senti ofendido agora)!!!!!!!! po q historia e essa de vcs dizerem que eu tenho que voltar p/ o primario ou algo assim??? Eu peço aos moderadores que intervenham nessa "conversa" e deem um ponto final nessa historia de um ficar ofendendo o outro
 
Legolas, velho, se ligue no que eu disse!: "Quem ACHA que a mitologia da Europa seja cópia de Tolkien [...] sugiro que volte ao primário [...]" Eu me referi a quem achasse tal, e não a quem achasse que alguém do fórum pensasse o mesmo, como foi o seu caso, se ligou? kra, eu só me referi a vc qndo ratifiquei para que se tocasse no sarcasmo de Imadofus... n se ofenda pq, se vc ler, agora, novamente meu post, c vai ver que n foi essa minha intenção! ;)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo