• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

J.K.Rowling X J.R.R.Tolkien

Bom, eu também não gosto muito de Harry Potter xD

Não irei dizer que odeio, por que tenho que admitir que nunca li os livros, e os filmes, eu assisti até o terceiro apenas.

Que Rowling se inspirou em Tolkien, acho que não há nenhuma dúvida. Mas dizer que copiou... Sei lá... Meio forte isso x.x

Como nosso amigo Brunildo disse ai em cima, SdA é muito mais maduro do que Harry Potter, podemos ver até pela comparação de Ganfalf e Dumbledore ( se escreve assim? xD). São raras as vezes que vemos ( ou lemos) Gandalf usar algum feitiço, ele passa uma imagem mais realista de um mago, mais sábio, conheçedor, sei lá, dificil de explicar. Já Dumbledore, também passa essa imagem de sábio e conheçedor, mas usar todos aqueles feitiços com nomes, o fato de ele ser um professor em uma escola de bruxos, e os mesmos serem todos aluninhos uniformizados, sei lá x.x

Não to criticando a obra de Howling, de forma nenhuma. Mesmo quem odeia a obra, tem que reconhecer o sucesso que fez, e esse sucesso todo deve ter algum motivo. E também não estou dizendo que HP é para crianças, mas que sim, é destinado a um público mais jovem.

Bom, acho que falei o que penso '-'


Bye bye :lily:
 
nao diria imitar...porque o publico alvo, os temas e o enrendo de HP nao dá pra comparar com SDA...como posso dizer?....eles nao abordam coisas que de pra comparar...sao lugares, narrativa e desenvolvimento diferente...
 
Não acho que J.K. Rowling imite Tolkien

A história é diferente, os personagens são diferentes, até o cenário (principalmente o cenário) é diferente, li alguma vez em algum lugar que "As histórias ja estão escritas" e o que um escritor faz é conta-lás ... Se ela se inspirou em Tolkien, qual o problema? são poucos os escritores que conseguem criar um mundo divergente ou paralelo a esse e as histórias hoje em dia estão cada vez mais complexas e simples, pra agradar ao novo público jovem que não está interessado em um livro com um universo diferente, língua diferente, seres diferente características diferentes. Isso acaba com a boa literatura de antigamente.

A respeito de Harry Potter, é um ótimo livro (mas não se compara a Tolkien) e o filme é muito pobre e confuso em relação ao livro, eu recomendo !

Enfim, acho que um não tem nada a ver com o outro e que devíamos parar com esse tipo de coisa pois a literatura de qualidade está se perdendo e os únicos que podem salva-la somos nós.
 
Obvio que J.K. Rowling bebeu na fonte de Tolkien e tentou prestar uma homenagem (inferior). Mas mesmo assim li os livros, e ñ é tão ruim.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo