• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

J.K.Rowling X J.R.R.Tolkien

Eriadorion disse:
Legolas, velho, se ligue no que eu disse!: "Quem ACHA que a mitologia da Europa seja cópia de Tolkien [...] sugiro que volte ao primário [...]" Eu me referi a quem achasse tal, e não a quem achasse que alguém do fórum pensasse o mesmo, como foi o seu caso, se ligou? kra, eu só me referi a vc qndo ratifiquei para que se tocasse no sarcasmo de Imadofus... n se ofenda pq, se vc ler, agora, novamente meu post, c vai ver que n foi essa minha intenção! ;)

Ok!!!!!! po tipo q eu li eu interpretei de um jeito, q realmente ñ estava d acordo c/ o real. Porem eu agradeceria se quando vcs fizerem uso desses "sentimentos", vcs fizessem uso tb dos emoticons que nos temos aqui no forum. :cerva:
 
Bem, eu basicamente não usei emoticons porque julguei que o meu sarcasmo ficaria melhor se eu não usasse :mrgreen:
Aliás, vc não respondeu minha mp. (não é legal discutir em tópicos)
 
Imadofus disse:
Bem, eu basicamente não usei emoticons porque julguei que o meu sarcasmo ficaria melhor se eu não usasse :mrgreen:
Aliás, vc não respondeu minha mp. (não é legal discutir em tópicos)

Po kra me desculpe, mas eu ñ entrei na NET esses dias, mas vai la q hj eu t enviei uma MP :cerva:
 
Eu prefiro o Tolkien, por ter criado essa série tão maravilhosa. Rowling tá no caminho, mas não chegou nem aos pés do Senhor dos Anéis ainda.
 
O gente sem mais o que fazer vocês em?? Rowling e Tolkien usaram personagens criados a centenas de anos: Anões, elfos, dragões etc. só que cada um escreveu uma estória diferente. Tolkien criou um novo mundo, muito mais amplo e JK usou o mundo atual e criou todo o seu mundo num pararelo que, por razões muito bem explicadas no livro, esconde os bruxos dos humanos. Os dois são gênias não tem esse negócio de copiar.
Tolkien é um gênio, mas não é o único gênio no mundo. Pô ele não é um Deus, outros que nem ele podem surgir e vão surgir.

Jedi Solo disse:
Eu prefiro o Tolkien, por ter criado essa série tão maravilhosa. Rowling tá no caminho, mas não chegou nem aos pés do Senhor dos Anéis ainda.

Eu não sei o que você quer dizer com chegar aos pés, mas se se tratar de venda de livros, eu sinto informa-lo mas JK já passou dos pés de Tolkien a muito tempo, já deve estar a uns três metros de altura da cabeça dele se você quer saber.
 
Eu estava vasculhando o limbo da Valinor e achei este tópico.

O que vcs têm a dizer sobre ele? Será que vale o esforço ou a redundância de dizer que Tolkien tem uma visão muito mais bela que a de Rowling?^

Olha só, não é desprezo pela autora dos livros do bruxo....mas quem lê Potter sente que aquela é uma ótima aventura, nada mais...

Enquanto que a obra de Tolkien realmente muda as nossas vidas. Espiritualmente..
 
Seria muito díficil ela ter copiado senhor dos anéis já q ela escreveu o primeiro livro há vinte e oito anos atrás, e certos personagens estão presentes na mitologia de várias culturas diferentes e possuem diversos nomes, e alguns são de seus sonhos. Talvez até exista uma influencia, como existem em outros livros deste gênero, mas naum é igual. Ambos trazem benefício a leitura, quantos naum começaram a ler por terem se interessado por um dos dois livros, cada um tem sua história e suas lições passadas, se formos pensar assim, td livro de fantasia é cópia de Tolkien.
 
diria q eh uma copiazinha em algumas coisas...mas naum tem como comparar o imcomparavel...Tolkien eh o maior genio da literatura na minha opiniao...
 
A gente não pode tirar o mérito da Rowling. Se fosse assim, teríamos de tirar o mérito de Tolkien pq, independentemente de ele ter criado um mundo muito mais crível e complexo, ele não criou tudo do nada...quer dizer, indiretamente ele foi tremendamente influenciado por aquilo que estudou (linguas e culturas anglo-saxãs e aquelas mitologias diversas, como a escandinava. É só pegar o Palácio de Meduseld....típica construção descrita em pormenores no poema-épica Beowulf)
 
Não deviamos conparar escritores totalmente diferentes, Tolkien influcenciou todos os escritores de ficção fantástica atuais, disso não há
dúvida, assim como Tolkien se inspirou em diversas mitologias, não podemos culpar Rowling por se inspirar nele.

Tolkien é um escritor fantástico, e digo, o problema de criticar Tolkien é que não temos com o que compará-lo.

Capitão Nemo disse:
Gandalf é copia de Merlim :disgusti:

Nunca, Tolkien afirma em uma de suas cartas que Gandalf é Odínico, ou seja, semelhante a Odin, mas não igual, afirmação na qual eu concordo.

Em um dos meus posts coloquei:

"Todos dizem que Gandalf se assemelha a Merlin, mas isso é um erro, pois ao julgar pelas aparências isso parece a primeira opção, pois ambos são velhos com vestes fluidas e barbas desgrenhadas, ambos gostam da natureza, mas isso não conta a história toda. Merlin usa a magia, feitiços e encatamentos do mesmo jeito que Dubledore.

Mas Gandalf tem dons sobrenaturais, seus poderes vêm de uma fonte mais elevada que Merlin ou Dumbledore. Como Aragorn diz "Gandalf é maior que vocês, pessoas do condado, imaginam -Geralmente só conseguem enxergar as piadas e os brinquedos dele"

Para compreender Gandalf deve-se observar os deuses, um ponto de partida é Odin.

Odin Também é representado como um velho de barba comprida, freqüentemente com um cajado. Tem poderes sobrenaturais, e pode compreender as runas(como Gandalf)

Porém há diferenças:

Odin é um deus supremo
Gandalf recebe ordens de um superior

Odin é muitas vezes cruel
Gandalf é piedoso, demonstra compaixão e clemência"

Quanto ao termo [cópia] jamais consideria isso uma cópia, inspirar-se em algo não é simplismente copiar. Tolkien é um gênio, digo isso por que pergutarei algo no qual devem refletir, O que seria da literatura fantástica atual sem Tolkien? Pelo menos na minha opinião diria, nada.

Atualmente não há nenhum escritor que se compare a ele, e talvez jamais haverá.

W.H.Auden escreveu ao New York Times: "A primeira coisa que pedimos é que a aventura seja [...] empolgante; sob este aspecto a inventividade do Sr. Tolkien é incansável [...e] o leitor exige que pareça real [...] O Sr. Tolkien tem a sorte de possuir um espantoso dom de dar nomes e um olho [...] exato para descrições. [...] O conto mostra no espelho a única natureza que conhecemos: a nossa própria; também nisto o Sr. Tolkien teve um êxito soberbo. O que ocorreu no Condado [...] na Terceira Era [...] não somente é fascinante em A.D. 1954, mas é também um alerta e uma inspiração." Sobre a capacidade de inventar nomes, O Senhor dos Anéis conta com 301 nomes de pessoas e animais, e 433 nomes de lugares.
 
Não tem comparação, Tolkien escreve para adultos Rowling para crianças.
Ela pode ter se inspirado em Tolkien para escrever sua história, assim como se inspirou em inúmeros outros autores, e assim acontece com qualquer escritor, pois até Tolkien teve suas inspirações.

Acho muito original SIM o mundo criado por J.K. mas é claro que as obras de Tolkien são superiores pra mim.

De qualquer forma acho injusto quem não tenha analisado a obra completa dela julgar com o argumento de que ela copiou tudo, é absurdo isso.

Conclusão: É uma comparação inútil. Tolkien é melhor, mas JK também é ótima e NÃO copiou a obra alheia, apesar da inspiração.

É isso.

Ciryatan ^^
 
O gente sem mais o que fazer vocês em?? Rowling e Tolkien usaram personagens criados a centenas de anos: Anões, elfos, dragões etc. só que cada um escreveu uma estória diferente. Tolkien criou um novo mundo, muito mais amplo e JK usou o mundo atual e criou todo o seu mundo num pararelo que, por razões muito bem explicadas no livro, esconde os bruxos dos humanos. Os dois são gênias não tem esse negócio de copiar.
Tolkien é um gênio, mas não é o único gênio no mundo. Pô ele não é um Deus, outros que nem ele podem surgir e vão surgir.



Eu não sei o que você quer dizer com chegar aos pés, mas se se tratar de venda de livros, eu sinto informa-lo mas JK já passou dos pés de Tolkien a muito tempo, já deve estar a uns três metros de altura da cabeça dele se você quer saber.

Resumiu minha opinião.

Não tem comparação, Tolkien escreve para adultos Rowling para crianças.
Ela pode ter se inspirado em Tolkien para escrever sua história, assim como se inspirou em inúmeros outros autores, e assim acontece com qualquer escritor, pois até Tolkien teve suas inspirações.

Acho muito original SIM o mundo criado por J.K. mas é claro que as obras de Tolkien são superiores pra mim.

De qualquer forma acho injusto quem não tenha analisado a obra completa dela julgar com o argumento de que ela copiou tudo, é absurdo isso.

Conclusão: É uma comparação inútil. Tolkien é melhor, mas JK também é ótima e NÃO copiou a obra alheia, apesar da inspiração.

É isso.

Ciryatan ^^

Resumiu a minha opinião igualmente.
 
Vi na televisão por esses dias, que Rowling criou uma hierarquia, uma espécie de 'árvore genealógcia', assim como existe em abundância em O Senhor dos Anéis.Portanto, nela, está descrito com quem Harry Potter tem filhos, quem são os filhos dos filhos dele e, posteriormente, os filhos de seus amigos, Hermione, Rony.Além disso, existem muitas outras indexações, dos personagens citados nos livros.Ela quis criar uma grande família, uma grande invenção hierárquica de magos e seus sucessores.Não sei se tem relação com Tolkien, afinal, pode-se colocar essas árvores que indicam com quem determinado personagem se casou e seus respectivos filhos em qualquer livro.Um exemplo claro é a série O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo.Conclui-se que não dá pra saber se ela realmente plagiou Tolkien..Mas, uma coisa é certa : ela cita a frase "Quis fazer isso para a minha própria satisfação" várias vezes, ao longo da entrevista.Tolkien já à havia usado, no começo do SdA, para a descrição da construção de uma passagem, ou coisa que faltava na obra dele.Não lembro agora o que foi.Não sei se tem relação com ela, mas, de qualquer forma, é ambígüo.
 
Última edição:
A Rowling já disse q se inspirou em Tolkien, qdo começou a escrever esse negócio aí...
Mas venhamos e convenhamos, q se é uma imitação, é uma imitação mal feita xP
Pronto, falei!
 
Todos que escrevem tem uma inspiração como objeto de criação.Se o dela era sda quem vai dizer.até que se descubra outra obra de notoriedade,é fácil comparar.
 
Essa "richa" é ridícula, cada um tem seu próprio encanto de uma certa forma, e se Rowling imitou Tolkien quantos outros já não o fizeram???
 
É verdade.
Acho que não é a primeira à ter em mente, como navio inicial, uma base Tolkieniana.O que me irrita é a inspiração excessiva.Mas tudo bem, cada um com seus livros.Aliás, houveram muitas vendas dos livros Rowlingnianos (lol..).Portanto, muitos gostaram!Deu na televisão que havia uma fila quilométrica de quase oitocentas pessoas (que foram escolhidas à sorteio) para pegar seu livrinho autografado.
 
Olhem isso aqui, pessoas:

Opinião que li num forum do Harry Potter. Um ex-fã de Harry Potter que virou casaca e passou a preferir SDA. =) .....

"Exatamente, quando eu não conhecia a história do Senhor dos Anéis eu prefeira Hp, mas agora que conheço a história, estou preferindo O Senhor dos Anéis."

Outra ex-fã de Potter que virou totalmente a casaca (essa foi contundente na argumentação):

"Sinto muito mas não dá pra comparar msm! Senhor dos Anéis é mt melhor! Podem me expulsar do fórum, mas eu vou desembuchar tudo! Basicamente tudo de Harry Potter é copiado de Sda! Olha só, os Nazguls (Dementadores), Os Trolls (Trasgos), o Gandalf (Dumbledore), e por aí vai! Lembram-se que Rowling é fã da SdA, ela pegou praticamente tudo de lá! Nossa quando eu descobri isso (eu tinha uns 12 anos) me doeu mt, eu era louca por HP, era tudo na minha vida, ainda bem que eu abri os olhos. The Lord of The Rings Forever!!"

Vão nesse forum do Harry Potter....não sei se é trágico ou cômico. Não sei o que acontece com a falta de maturidade dos fãs de Harry Potter naquele forum...talvez seria a idade?

Vão lá e constatem a falta de cultura (infelizmente) dos fãs de HP:

http://www.pottervillage.com/forum/viewtopic.php?t=220&postdays=0&postorder=asc&start=45


Depois de passar quase 1 hora lendo os posts dos fãs de HP, notei algo realmente lamentável: NENHUM FÃ DE HARRY POTTER demonstrou argumentação consistente...é tudo baseado no "eu prefiro Harry Potter pq eu achei a história melhor" (sem dar motivos) ou "Ah, não tem comparação, os livros de SDA são muito confusos...é tudo mato, mato e mais mato" (:rofl::rofl::rofl:....:jornal:)


Editando****

Encontrei o tal do "melhor forum de Harry Potter" do Brasil:

Tem um tópico exclusivo para discutir SdA (o nível já é um pouco mais "decente")

http://www.oclumencia.com.br/forum/index.php?showtopic=105

(Reparem logo de cara no primeiro post do sujeito fã de HP)
 
Última edição:
Olhem isso aqui, pessoas:

Opinião que li num forum do Harry Potter. Um ex-fã de Harry Potter que virou casaca e passou a preferir SDA. =) .....

"Exatamente, quando eu não conhecia a história do Senhor dos Anéis eu prefeira Hp, mas agora que conheço a história, estou preferindo O Senhor dos Anéis."

Outra ex-fã de Potter que virou totalmente a casaca (essa foi contundente na argumentação):

"Sinto muito mas não dá pra comparar msm! Senhor dos Anéis é mt melhor! Podem me expulsar do fórum, mas eu vou desembuchar tudo! Basicamente tudo de Harry Potter é copiado de Sda! Olha só, os Nazguls (Dementadores), Os Trolls (Trasgos), o Gandalf (Dumbledore), e por aí vai! Lembram-se que Rowling é fã da SdA, ela pegou praticamente tudo de lá! Nossa quando eu descobri isso (eu tinha uns 12 anos) me doeu mt, eu era louca por HP, era tudo na minha vida, ainda bem que eu abri os olhos. The Lord of The Rings Forever!!"

Vão nesse forum do Harry Potter....não sei se é trágico ou cômico. Não sei o que acontece com a falta de maturidade dos fãs de Harry Potter naquele forum...talvez seria a idade?

Vão lá e constatem a falta de cultura (infelizmente) dos fãs de HP:

http://www.pottervillage.com/forum/viewtopic.php?t=220&postdays=0&postorder=asc&start=45

:roll: Creio que o que falta para o grande público é pegar um único livro de Tolkien e ler. Aposto que só 3% deles fez isso, é muito provável que sejam justamente esses que se manifestaram acima.
O negócio é que o Potter ficou POP, isso se deve ao enredo simples, linguagem juvenil e ao giga-apoio da mídia.

Editando****

Encontrei o tal do "melhor forum de Harry Potter" do Brasil:

Tem um tópico exclusivo para discutir SdA (o nível já é um pouco mais "decente")

http://www.oclumencia.com.br/forum/index.php?showtopic=105

(Reparem logo de cara no primeiro post do sujeito fã de HP)

:roll: Aiaiai, povo do fórunzinho assassinando a gramática.:blah:
Depois de passar quase 1 hora lendo os posts dos fãs de HP, notei algo realmente lamentável: NENHUM FÃ DE HARRY POTTER demonstrou argumentação consistente...é tudo baseado no "eu prefiro Harry Potter pq eu achei a história melhor" (sem dar motivos) ou "Ah, não tem comparação, os livros de SDA são muito confusos...é tudo mato, mato e mais mato" (:rofl::rofl::rofl:....:jornal:)

Pois é, ele só aguentam ler a Rowling porque ela é muito simples. Uma coisa com mais "sustança" é muito pesada.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo