• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

J.K.Rowling X J.R.R.Tolkien

Antes de mais nada...
Krebain disse:
Here we go again...
Putz, eu não acredito. Eu pensei exatamente essas palavras quando vi o título do tópico.

Agora, gente, nesse tópico, de 9 páginas, não houve um único item em Harry Potter que as pessoas dissessem foi copiado de SdA que não fosse algo de uma mitologia anterior, ou algo assim. Dêem uma lidinha nas últimas três páginas do tópico, pelo menos.

Ah, uma frase minha que eu adoro ( :mrgreen: ): não se pode acusar Ziraldo de plagiar Monteiro Lobato só porque esse último usou Saci-pererê em suas histórias antes do outro.

(bizarro, o Cacho naquele tópico disse que JK copiou os Trolls de Tolkien, e aqui ele fala do folclore... hehehe como a opinião das pessoas varia com o tempo)

Será que eu chamo o DarkRider? :think:
 
Talvez ela tenha tirado algumas idéias, mas a historia principal é bem diferente. Algumas coisas até parecem, mas eu acho que é um pouco mania as pessoas ficarem comparando os dois... :roll:
 
Débora Elbereth disse:
Sr. Cachopardo disse:
Débora Elbereth disse:
Fora outros personagens como aranhas, e aquele fulano igualzinho a um troll.

Trolls... hum, bem, eles são do folclore da europa :roll:

Sim, mas porque ela precisa usar especificamente trolls e aranhas, entre outros personagens que Tolkien usa em suas histórias? :roll: - eis a questão.

Pela mesma razão que Tolkien os usou. Tolkien não inventou magos, dragões, aranhas, trolls, goblins, elfos....
 
Acho que você não entendeu bem o que eu quis dizer. Tolkien não inventou os personagens folclóricos, mas a maneira que eles foram encaixados em suas histórias é original: é aquela história do ovo de Colombo, depois que alguém faz, parece óbvio pra todo mundo.

(Ok pessoal! Cada um tem direito de ler o que quiser, apenas deixo minha opinião sobre o assunto... mas acho que esse tópico foi criado exatamente pra isso, não? :mrgreen: )
 
1º, voce nao comentou todo meu post, isso mostra que faltou argumento....

2º, eu me baseio NAS CARACTERÍSTICAS DAS PERSONAGENS CITADAS para formular meus argumentos.

Não precisa ser perito em em SDA ou Harry Potter pra notar as semelhanças de personalidade e físicas das personagens.

As semelhanças entre as histórias são notórias, a diferença é que Harry Potter é muito "pobre", se comparada com SDA.

O Harry Potter, por exemplo. Um menino que ninguém dá nada, que demonstra um grande poder, inesperadamente, blábláblá. Não te lembra ninguém?!?

Eu acho que é desnecessário fazer mais comentários, pra mim é muito clara a falta de originalidade dessa história. Não que a história seja a mesma, a autora, como fã declarada que é, "sugou" características do Universo de Tolkien pra formular o seu.

Quando digo que é uma IMITAÇÃO BARATA, significa que concordo com a questão proposta pela própria criadora do tópico.


Aliás, a palavra IMITAÇÃO nao tem o mesmo significado de CÓPIA.

Será que ficou mais detalhista e menos hipócrita agora (apesar de eu não entender porque meu comentário foi hipócrita... )?
Humm..ok,eu entendi o seu ponto de vista...sem stress. 8-)
Ta bom,concordamos pelo menos que é inegavel que a Rowling tenha se inspirado nas obras de Tolkien :grinlove:
Ah,a ultima coisa que eu quero é ficar defendendo hp...(para mim,hp= :tsc: ,então...) :mrgreen: :obiggraz:
 
Rowling inspirou-se nas mesmas mitologias que Tolien para escrever os seus livros, por isso parecensas são incontornáveis... não é imitação.
 
Acho que eu vou ter que mudar o início do tópico! Eu me refiro aos personagens e não a história!
Rowling podia ter se inspirado em outras mitologias (não existem só as que Tolkien usou neste mundo!)!
Mas que saco! Eu odeio HP! A mulher não perdeu tempo e acha que agente não vai reparar! Ela que vá pro lugar que ela sabe muito bem onde é!

Mirk :fire:
 
Ok, ganhe milhões em uma série de fantasia, fazendo milhões de jovens se inicarem na leitura para depois julga-la desse modo.

Repito: Tolkien usou tanto qnto a Rowling para fazer a sua mitologia.
 
J.R.R. Tolkien é o " fundador" da Alta Fantasia, não há como fugir disso. A obra dele é repleta de memórias, lembranças e coisas que nos são familiares mas não vou entrar nesse aspecto, se quiserem, posso fazê-lo, basta citarem o que chamo de "Mitologia das Mitologias".

Sem Tolkien? Nada de Gaiman, nada de Rowling (que vem perdendo seriamente a mão...)
 
Não acho que imita, mas como tanto Tolkien quando Rowling são ingleses teem a mesma cultura mesmo sendo de épocas diferentes e acredito que ela pode ter se baseado nas obras do professor para criar alguns de seus personagens... :roll: Não tenho nada contra, a menos que fosse uma cópia descarada!
 
Deriel disse:
J.R.R. Tolkien é o " fundador" da Alta Fantasia, não há como fugir disso. A obra dele é repleta de memórias, lembranças e coisas que nos são familiares mas não vou entrar nesse aspecto, se quiserem, posso fazê-lo, basta citarem o que chamo de "Mitologia das Mitologias".

Sem Tolkien? Nada de Gaiman, nada de Rowling (que vem perdendo seriamente a mão...)

Sim, Tolkien influenciou Rowling (que nunca teve mão) e outros tantos escritores. Porém, qual o problema disso? Qual o problema de um escritor usar as idéias de Tolkien como inspiração? Se fosse plágio, ou obras muitos similares, essas comparações e reclamações todas são válidas, mas como não é o caso...
 
Krebain e Manú Arwen falaram tudo! Provavelmente Rowling se inspirou em Tolkien quando criou os personagens do HP. MAS E DAÍ??? A Rowling e o Tolkien são escritores diferentes, de épocas diferentes, e seus estilos são diferentes. Enquanto a Rowling preferiu abordar suas obras para uma linguagem mais infantil, o Tolkien optou por escrever complexidamente, com detalhes, em uma linguagem mais adulta.
 
Ué, mas ninguém disse que tinha problema... estamos discutindo a criatividade e a originalidade da escritora... o que eu não considero um problema; um infortúnio, talvez.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo