• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

J.K.Rowling X J.R.R.Tolkien

O que o Sir Vëon postou mostra q é mto plagio da Rowling,mas acho q os elementos q ela usou em sua história são básicos para se fazer uma história sobre bruxaria,algumas coincidencias são inevitaveis como gandalf e dumbledor,os dois magos e mto sabios.
Não quero defende-la,mas realmente ela não tem mta criatividade.
 
Realmente, o que Sir Vëon disse é fato. E contra fatos não há argumentos. Eu acho que a escritora, muito esperta, que hoje é a mulher mais rica da Inglaterra depois da Rainha (!), aproveitou-se da recente moda de misticismo e medievalismo que impulsionou muitos filmes, livros e mesmo o Senhor dos Anéis, e escreveu uma historieta infantil e sem propósito, ao meu ponto de vista, mas que vendesse como Ecstasy numa festa Rave. Claro, isso não é crime, mas é anti-ético, pois contribui para a manutenção da ignorância crescente nas crianças e jovens de todo o mundo. Não dá pra comparar com Tolkien, que não escreveu uma vírgula que não tivesse grande significado moral, em qualquer nível de compreensão, mesmo o de uma criança que primeiro se encanta com a capa do livro. E isso virou febre, tem mais "escritores" que jogam tudo o que confundem com "inspiração alheia", mitologia, folclore e a ignorância que a mídia pede, misturam num saco, distorcem sem nenhuma lógica e vendem com desenhos bonitos. Leia-se Angus, por exemplo.
Triste, SdA devia cair no vestibular...
 
Eu acho que dizer que "sem Tolkien, sem Rowling" e "Rowling imitou Tolkien" são coisas completamente diferentes.

E a Rowling já disse que é fan de Tolkien, qual é o problema? Ela não imitou pq senao seria processada...Simples assim...

:cerva:
 
Última edição:
Até onde eu sei, o Harry é "inspirado" no Tim Hunter! Conhecem? Não, então:

http://www.agalaxia.com.br/universo/especiais/harrypotter_timhunter.htm

Nosso querido professor já inspirou e inspira muita gente, quanto mais livros de fantasia forem publicados melhor, sejam originais, inspirados ou imitados, isso faz o mercado crescer e nós devemos apenas escolher aquilo que queremos ler ou não. Estou lendo "A estilha de cristal" do R A Salvatore, que tem uma história muito legal mas é visivelmente influenciado por Tolkien, tem atá cidade chamada "Nãoseioque Tirith", necromantes e amuletos de poder. Nem por isso larguei o livro num canto.
 
Ecthelion disse:
Eu acho que dizer que "sem Tolkien, sem Rowling" e "Rowling imitou Tolkien" são coisas completamente diferentes.

E a Rowling já disse que é fan de Tolkien, qual é o problema? Ela não imitou pq senao seria processada...Simples assim...

:cerva:

Na boa, em recente entrevista, J K Rowling disse que jamais terminou de ler SdA. Disse tb que detesta a maneira como C S Lewis trata as crianças em sua obra "Crônicas de Narnia". Não acho que ela goste de Tolkien, pelo menos assumidamente...

Fonte: Potterish.com
 
Beleghîn disse:
Claro, isso não é crime, mas é anti-ético, pois contribui para a manutenção da ignorância crescente nas crianças e jovens de todo o mundo.

O que contribui para a ignorãncia do mundo é a falta de distribuição de renda e educação básica para as crianças.

Esse livro não pssa de um passatempo, dificilmente vai melhorar e menos ainda piorar as condições humanas de vida.

Eol disse:
Até onde eu sei, o Harry é "inspirado" no Tim Hunter! Conhecem? Não, então:

http://www.agalaxia.com.br/universo/especiais/harrypotter_timhunter.htm

É, a aparência e a coruja são Tim Hunter, na careta. :lol:

Até a premissa original de ele descobrir do nada que é um bruxo procedem. Mas os caminhos que Livros da Magia e Harry Potter seguem são surpreendemente diferentes.

Eol disse:
Nosso querido professor já inspirou e inspira muita gente, quanto mais livros de fantasia forem publicados melhor, sejam originais, inspirados ou imitados, isso faz o mercado crescer e nós devemos apenas escolher aquilo que queremos ler ou não.

É bem por aí. Seria um lixo se se, de fantasia, só pudéssemos escolher Senhor dos Anéis ou os livros que vieram antes dele.

Eu fico grato de em viver numa época com tanta coisa pra se escolher . Na pior das hipóteses, as obras ruins afiam meu senso de qualidade. :cerva:
 
A Rowling não fez muita coisa diferente de outros autores... na verdade o que ela fez foi mandar um menino-bruxo pra uma escola cool onde coisas cools acontecem.

A implicancia com ela é só porque é sucesso.
 
HP é bem menos complexo do q Sda e as outras obras de Tolkien, chega a ser mais infantil do q O Hobbit (q pra mim é um livro infantil). Só li o primeiro e nas primeiras páginas vc já sabe o q vai acontecer a seguir, nenhuma surpresa, Tolkien já tem uma vantagem aí.

Só q pra criançada continua sendo uma beleza apesar disso, a premissa de um moleque e de mais crianças com poderes sobrenaturais por si só já é o máximo. A Rowling tem os méritos dela, se não por ser uma boa escritora (o q pra mim ela não é), mas por ser uma charlatã brilhante.

Não consigo deixar de pensar q os dementadores são cópias descaradas dos Názgul. :think:
 
popiado não, acho q nao, pelo menos diretamente.......oque pode explicar essas semelhanças nos personagens pode ser o seguinte:

todo mundo quando vai escrever alguma coisa se inspira em alguma coisa, a uma teoria q o professor tenha se inspirado nas guerras e crises politicas daquela época e assim por diante
no caso do hp, bom ela tem q escrever alguma coisa q venda,certo e que tenha um toque de leitura adolecente, o sucesso do sda esta no nosso dia dia é normal que acabe influenciando nos textos dela....... porem é impossivel compara os 2 os textos do professor sao bem estruturados, ja no hp nao..... por ex.. nao entendi se a escola de bruxaria fica em outra dimensao ou nao??? se ela fica como ele vao voando ate la, se nao, pq tem q atravessar a coluna na estaçao sao coisas q sao as imaginaçoes explicao, e se vc pegar as obras do professor des do inicio temos uma linha de raciocino mesmo tratando de um mundo de fantasia!!
 
A Rowling inspirou-se em Tolkien assim como muitos autores de fantasia que vieram depois dele. :think:
Até mesmo os sabres de luz de SW tiveram origem aí (Ferroada, diz a lenda).

Ela apenas criou uma outra forma de apresentar o material que ela tinha a sua volta (folclore europeu, SDA,... :blabla: ).
Gerando assim HP, um livro comum sobre fantasia, que com o pequeno diferencial de ter feito sucesso.


Mas ca entre nos, de J.K.Rowling X J.R.R.Tolkien, SDA é melhor por ser + adulto e + completo, leitura épica. enquanto HP é + engraçado e :lol: mais "aereo", pois é mais facil imaginar o que a porvir, sem muita preocupação.
:cerva: :mrgreen:
 
Faedros disse:
Mas ca entre nos, de J.K.Rowling X J.R.R.Tolkien, SDA é melhor por ser + adulto e + completo, leitura épica. enquanto HP é + engraçado e :lol: mais "aereo", pois é mais facil imaginar o que a porvir, sem muita preocupação.
:cerva: :mrgreen:

sim,concordo com vc!!! eu gosto dos 2 seria legal se mais e mais pessoas se inspirassem no professor.....
 
Olha, gente o negocio é o seguinte.... eu fico p... da vida quando fazem esse tipo de comparação iditota sobre o Harry Potter, na minha opinião é puro fanatismo isso de achar que "a obra do Professor é a melhor que existe". caramba, que ela é, eu sei disso, mais nao podemos dizer que outras coisas que surgiram depois de SDA é relativamente uma copia.... Todas as historias que narram aventuras, com 'seres fantasticos", assim como o senhor dos aneis, terá um mago barbudo que sabe de tudo.
isso me incomoda e por demais, porque estoue screvendo um livro, onde a inspiraçao foi em SDA, e naum vou negar que existe mago barbudo que sabe de tudo, dragoes, guerras estrondosas, homens com mantas negras e tudo o mais....
Dizer que HP é uma copia de SDA??? fala serio... entaum esses que dizem, "odiar" HP deveriam amar o bruxinho, já que se trata de UMA copia....
Dizendo isso, vcs passam a impressao que a fantasia foi criada por Tolkein e que ninguem pode inventar outras historias......
naum podemos negar, é claro, a obra de Tolkien é maravilhosa, assim, como na minha opiniao, HP é tambem, as pessoas temq ue aprender a ler diversas historias e tentar acreditar que é o primeiro livro que elas pegaram na mao pra ler, como se nunca tivessem ouvido ou visto qualquer coisa parecida..
para mim isso é hipocresia de pessoas que naum tem o que fazer.
 
Sinceramente acho que querer comparar Harry Potter e as obras de Tolkien é o mesmo que comparar água e vinho. A única coisa que vejo em comum entre Rowling e Tolkien é o sucesso alcançado e o grande séquito de fãs. Mas em defesa a J.K.Rowling vou fazer meu comentário.

Wendëmahtar disse:
HP é bem menos complexo do q Sda e as outras obras de Tolkien, chega a ser mais infantil do q O Hobbit (q pra mim é um livro infantil). Só li o primeiro e nas primeiras páginas vc já sabe o q vai acontecer a seguir, nenhuma surpresa, Tolkien já tem uma vantagem aí.

Só q pra criançada continua sendo uma beleza apesar disso, a premissa de um moleque e de mais crianças com poderes sobrenaturais por si só já é o máximo. A Rowling tem os méritos dela, se não por ser uma boa escritora (o q pra mim ela não é), mas por ser uma charlatã brilhante.

Concordo plenamente com vc. Harry Potter É um livro infantil e foi escrito visando exatamente a esse público. E ao contrário do que muitos disseram não acredito que a falta de complexidade do livro prejudique as crianças. Crianças são ativas, gostam de ver as coisas acontecendo, livros não são exatamente atrativos pra elas, menos ainda livros complexos e descritivos.

Eu li os 5 primeiros livros e com certeza vou ler os próximos. O que posso dizer é que ela não é uma escritora de todo ruim.. a história é uma narrativa em primeira pessoa, no caso o personagem principal e embora nos primeiros livros a leitura seja extremamente simples, a medida que a história avança a narrativa se enriquece junto do amadurecimento do personagem, ou seja, ela descreve a história da perspectiva de um garoto.. a medida que ele amadurece sua perspectiva muda.

O roteiro continua previsível ( realmente uma pena ) e é o tipo de livro feito pra ser lido apenas uma vez.. você não descobrirá nada de novo com uma nova leitura, diferente do que ocorre com as obras de Tolkien. É um livro simples, de leitura fácil, ideal para a presente geração de crianças que com a convivência constante da Tv e dos computadores não se interessaria por um livro de outra forma ( antes que alguém proteste falando do seu sobrinho, irmãozinho ou filho.. há exceções) e por isso eu acredito que ela merece sim algum mérito.

Tanto Tolkien como Rowling fazem sucesso com várias faixas etárias.. mas se pergunte qual é a faixa etária que compõe a maior parcela de leitores de cada autor. Leitores mais "maduros" preferem obras mais maduras.. mas não há nada de errado em leitores maduros lerem obras mais simples ou vice versa. Como outros disseram, o importante é que temos a opção de escolher que tipo de obra queremos ler.

Agora... antes que alguém me crucifique.. é lógico que prefiro Tolkien.
orangebigrazz.gif
 
No fim das contas, complexidade ou simplicidade pouco têm a ver com qualidade.

Já li histórias do Homem-Aranha com menos de dez páginas que conseguiam ser muto mais criativas do que um livro de mais de cem. :lol:

As intenções e propostas variam, não existe um jeito único de se fazer uma boa obra de arte.
 
uma das minhas amigas e fa doente do hp, e nos varias vezes ja discutimos esse assunto, e ha sim algumas coisas que a j.k.rowling "pegou emprestado do sda"
 
Eu tava, pensando. Essas figuras em mantos negros são coisa antiga, bem mais velha que os nazgul do Tolkien.

São praticamente os arroz de festa das figuras de horror. Sendo o presidente do clube, lógico, a morte.
 
Novamente essa tosquice? Estou sentido que vou precisar de terapia quando essa briguinha tola entre fãs acabar :roll:


Tipo, Harry Potter É diferente de Senhor dos Anéis. É. Pronto.
Alguém, sei lá, já notou que esses livros usam FOLCLORE local? Aquela coisinha simples que define os elementos fantásticos e histórias do povo, que nem o Saci-Pererê ou a Iara daqui? É, tipo, como Monteiro Lobato e Ziraldo -- viva você, Imadofus -- tiraram o Saci do folclore brasileiro (e nem por isso pode se dizer que um é plágio do outro), Tolkien e Rowling tiraram os trolls, dragões, etc, do folclore europeu. É uma cultura, QUALQUER UM tem o direito de usar elementos da cultura local.

Sim, mas porque ela precisa usar especificamente trolls e aranhas, entre outros personagens que Tolkien usa em suas histórias? - eis a questão.

Porque... porque... porque... Peraí, qual é o porquê mesmo? Oh, sim. Eles estão fazendo histórias que usam elementos fantásticos cada um. Eles usaram os elementos da cultura local, assim como uma PENCA de autores daquele lugar. No entanto, por que todos se voltam para a JK Rowling quando o assunto é "Ah mamãe ela está usando os mesmos elementos que titio Tolkien usou nas histórias dele! Plágio! Pra fogueira com ela!"?
É. Tem um bocadinho de autores europeus -- e até brasileiros, diga-se de passagem -- que usam os elementos do folclore de lá. Por que vocês têm de perseguir apenas a JK Rowling? Oras, tem 2478498² autores que usam esse folcore. Persigam esses 24784982² autores também, bolas.
Em resumo: Tolkien não inventou o folclore europeu e qualquer um, incluíndo a Srta. Joanne Kathleen Rowling, podem utilizá-lo para construir suas histórias.

Simples, não?

A própria Rowling admitiu ter se inspirado em Tolkien. Mas, tipo, inspirar não é plagiar. Pelo menos o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa diz que não.
 
Sim.Uma boa parte dos personagens de Tolkien foram copiados por Rowling.Alem disso a historia de Tolkien eh bem melhor pois ele criou uma escrita fantástica como um meio propício a experiências de pensamento ético. Harry Potter pode ser absorvente, imaginativo e levemente sarcástico. Mas ñ é desafiante. Em termos apenas morais, o mundo de Harry é vulgar.
 
a historia eh que Rowling sempre leu muito, desde jovem, e a preferencia dela sempre foi mitologias, segundo ela mesma declarou no comeco da carreira, quando ganhou um premio com A Pedra Filosofal. sem duvida Tolkien estava entre os + cotados em sua leitura, talvez ainda esteja ate hoje, mas eh possivel que ela nao assuma tal para evitar desconfiancas do tipo deste topico (ela evidentemente deve ter percebido que SdA foi uma inspiracao um tanto quanto obvia para muitos de seus personagens e historias).

entrementes, eu nao chamaria HP uma "imitacao" de SdA, ateh pq as diferencas sao muito + significativas do que as homologias. creio que as obras da maioria de nos, a maioria avida e "entupida" pelas historias tolkienianas, se ficassem famosas, gerariam, inevitavelmente, o mesmo tipo de discussao.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo