• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor, Por que vocês ODEIAM tanto ele?

Monotonidade? Wtf!!!!
Ele foi um noldor tão odiento q nem o fato de ter desafiado um Vala apagou sua natureza mediocre, apesar de poderoso!

Poxa, "natureza medíocre" !! Acho que Tolkien se reviraria no túmulo com isso. Talvez algum tipo de julgamento moral tenha corrompido sua opinião, Roy. Não entro em méritos sobre a bondade(ou falta dela) no elfo.

Agora, dizer que Tolkien resolveu gastar mediocridade de caráter ao construir o personagem Feanor, me parece algo deslocado da realidade. Primeiro porque o personagem foi bem detalhado, ao contrário de muitos outros grandes seres da obra. Segundo porque todos os detalhes ainda sim eram insuficientes para delinear um caráter definitivo para um personagem tão complexo. Se a intenção fosse construir um personagem com uma alma medíocre(ainda que poderosa), Tolkien poderia ter sido mais objetivo ao discorrer sobre o noldor, mas não foi o que ocorreu.

Ademais, o fato de se ver corrompido e impressionado com os próprios poderes não foi privilégio de Feanor, já que esse mesmo fenômeno também foi vivenciado claramente por Melkor, Sauron, Gollum, por Reis humanos e por anões.

Ademais[2], não é só uma questão de poder, a criação das Silmaris exigiria uma alma grande, criativa, inspirada. Ambição e poder pessoal me parecem muito(muito mesmo) pouco para criá-las. Repito, nada do que disse é uma defesa moral dos atos do caboclo. Para esses atos, não há alibi ou justificativa plausível.

Só não digam que seus atos: 1-foram aleatórios ou que 2-são fruto de pequenez de espírito, ou que 3-são fruto (apenas) de ambição desmedida.
 
Última edição:
A história do Fëanor é uma grande metáfora, desde materialismo (a apegação de Fëanor pelas Silmarills) a revoluções (Fëanor contra os valar)... A história é realmente genial, o fato do noldor ter o ego e o orgulho maior que os próprios deuses, extremamente brilhante..

e para os que não entendem a história... ele foi contra os valar pelo fato de eles não fazerem nada para impedir Melkor de fugir com as pedras, por favor, releiam essa parte do silmarillion que tenho certeza que todos vão acabar se revoltando com as atitudes dos valar também.. pelo menos se eu tivesse no lugar de Fëanor teria feito a mesma coisa, só acho que não colocaria fogo nos barcos :roll:
 
Como assim odiar Fëanor, ele é o personagem q fez eu amar mais do q tudo o Silmarillion.
Desde o nascimento dele eu gostei dele, achei a historia dele muito foda, e ele é um elfo muito foda.

E ainda por mais q ele tenha feito coisas erradas, se fosse eu na pele dele, teria feito a mesma coisa.
Sou muito orgulhoso tbm, dificilmente alguem muda minha opnião sobre algo.
Me indentifico muito com ele, por isso Amo Fëanor.
 
Quando entrei pro Fórum pensei em adotar esse nick, mas já tinha dono...

Caras, Fëanor é o personagem quem mais faz falta em toda a Obra. Sei lá... Depois que ele se foi, de certa forma, as estórias perdem o brilho.
Ele errou? Como disse o [Leon], eu também me indentifico com o Elfo-Mor e aposto que muitos, se não, a maioria, se encantou com ele assim que o encontrou...

Na minha opinião, quem diz que odeia está desdenhando, e morrendo de saudades de Fëanor!!
 
Lol. Não sinto nenhuma falta de Fëanor. Ele fez grandes coisas (as Silmarilli, os Palantíri, e uma pá de outros objetos não-caracterizados), mas todas elas no final se tornaram ou fontes de grande sofrimento ou ferramentas para os Senhores do Escuro: ele forjou armas poderosas, armas estas que mataram os Teleri em Alqualondë, os Sindar em Menegroth, e os Sindar e Noldor nos Portos do Sirion, o desejo pelas pedras preciosas levou Beleriand à ruína, e os Palantíri se tornaram objetos malignos quando a Pedra de Ithil caiu nas mãos de Sauron.

Fëanor está envolvido, diretamente como no Fratrícidio e na queima dos barcos, ou indiretamente através do Juramento que seus filhos fizeram, e dos objetos que ele criou, na maioria dos problemas da Terra-média, em todas as suas Eras.

Mas estaria mentindo se dissesse que odeio Fëanor por isso, ele é um personagem muito interessante. Mas eu o classifico entre os vilões. Sua história é bem semelhante à história do Darth Vader, se você for olhar bem.
 
Sei não! Poderiamos culpar o criador da polvora pelas mortes que aconteceram com sua descoberta?? Ou a Santos Dumont pelos acidentes aéreos??
As obras de Fëanor foram criadas por ele ser um visionário, um sinhador podemos dizer. Se elas geraram cobiça ou foram mau usadas, não posso culpá-lo. É como culpar o criador da TV por espalhar tantas informações e imagens, ou como culpar o criador da internet...
 
Entendo o seu ponto, mas Fëanor não era lá flor que se cheire. Todos os seus atos geraram ao final apenas proveito para o Senhor do Escuro: ele viu elfos matando uns aos outros, homens matando elfos e elfos matando homens, tudo em guerras por ganância e cobiça. O Juramento terrível levou seus filhos à loucura, e eles realizaram atos piores do que os do pai.

A maneira como eu enxergo as Silmarils me leva a crer que elas despertam a cobiça nos outros porque seu próprio criador era ganancioso, e o brilho insuperável reflete sua arrogância e orgulho. É fato que as intenções e desejos do criador de algo passam a suas obras e criações. Vide a influência que o Um tem sobre as mentes, despertando o desejo por poder e domínio. Com as jóias (e as demais criações de Fëanor) não seria diferente.

E a criação das armas por Fëanor (e pelos outros senhores dos Noldor também) não foram criadas por nenhum objetivo nobre.
 
Última edição:
Como já dizia o tio Ben: "Com um grande poder vem uma grande responsabilidade!".
Coloco essa frase só pra embasar a minha opinião sobre o Feanor... E acho que de muitos aqui!
O cara recebeu de Iluvatar dons que ultrapassavam em muito o que os outros elfos tinham! Ele era um artifice exepcional, com grade inteligencia, uma sede de sabe ininstinguivel e ainda por cima vinha de uma linhagem nobre, sendo o principe herdeiro dos Noldor!
Mas o que chama a atenção é a covardia do mesmo! Teve medo de perder seu lugar como herdeiro pra seu meio irmão, e o que fez? Forjou armas e o ameaçãu de morte, um cara desarmado!!!! (Queria ver ele encarar o Filgol armado...)
Incitou a rebelião pra não ter que ir sozinho pra terra media.....(ou pra ter a quem comandar)
Provocou o fraticidio pra nao ter que ir pelo gelo, ou pra nao ficar sozinho.... (detalhe, teleri armados apenas com arcos, e se nao fosse a ajuda que chegou teria sido derrotado)
Queimou os barcos por que sabia que Fingol estava lá.... E ele nao querida ninguem que poderia tomar o poder....
Eu imagino o que seria um Feanor em paz com os outros elfos, vaniar e teleri, lutando na TM em conjunto com Fingolfim... Que pessimo pro Melkor não acham????
Mas a suprema arrogancia de Feanor, unida a sua covardia e sede de poder fizeram do maior do Noldor um vilão.
PS: É um dos meus personagens preferidos, e como ja disseram um persongem dos mais marcantes do silma, senao de toda a obra do professor.
 
Sei não! Poderiamos culpar o criador da polvora pelas mortes que aconteceram com sua descoberta?? Ou a Santos Dumont pelos acidentes aéreos??
As obras de Fëanor foram criadas por ele ser um visionário, um sinhador podemos dizer. Se elas geraram cobiça ou foram mau usadas, não posso culpá-lo. É como culpar o criador da TV por espalhar tantas informações e imagens, ou como culpar o criador da internet...

Alguém culpou as Silmarills ou as obras artísticas de Feanör? :roll:

Em geral, estamos culpando o PRÓPRIO Feanor.

Sendo artista, é no mínimo um paradoxo, no máximo um enorme ego falar "vamos queimar os barcos".

Eram obras de arte insubstituíveis tal qual suas próprias Silmarils. Ao queimá-las, ele não é mais um artista: qualquer artista quando vê outra obra de arte não consegue destruí-las, mesmo sendo de um inimigo.

Se ele consegue destruir os barcos, é por um motivo: ele não vê arte senão em si mesmo e no que fez. Ou seja, não é materialismo, é puro narcismo!

Mas isso em termos de perda de obras de arte.

Em termos de fratricídio é pior ainda. Ele matou pessoas que simplesmente deram a "resposta errada".

Cadê o Feanor para lutar mano a mano contra Manwe?

Porque no final das contas, o que ele fez no Alqualonde foi descontar a raiva que sentia do mundo em um monte de gente que só deu a "resposta errada".

Então a resposta errada justificaria que o monte de gente que mata crianças não ganhe a perpétua ou pena de morte. Afinal, a criança é o ser humano que mais dá "respostas erradas".

O francês que não entende que está sendo assaltado também. É culpa dele, e não do indivíduo à margem da sociedade e totalmente discriminado ter sido baleado e morto, já que deu a resposta errada "Que c´est que ce?"

Mas se parasse aí... então as pessoas que seguiram seu comando começaram a questionar algumas das ordens. Afinal não era uma tropa de combate: eram famílias. Se queriam ter sucesso era melhor pensar em plano B.

Nova resposta errada: não era isso que Feanor queria ouvir.

Então o que ele faz? Tudo em seu poder para que os "traidores" não sobrevivessem à Travessia. Claro que se os traidores fossem apenas os Fingolfin, e outros líderes elfos é até compreensível. Mas não falei sobre mulheres e crianças?

*******

Notem que quando Feanor procurou os barqueiros, sim ele queria seguir Morgoth por conta do juramento, mas principalmente ele queria recuperar as pedrinhas dele. A dor de perder o pai? Sim havia, mas não era o que o movia. Era raiva de perder as pedrinhas!

Se uma pessoa chegasse neles dizendo "quero pegar Morgoth para que meu pai descanse" é uma coisa. Mas não, ele evocou um monte de coisas, entre elas a morte do pai. Então claro que os barqueiros não iam emprestar suas preciosas naus para que um Líder em busca do suícidio com várias famílias sob sua responsabilidade.

Na minha opinião, quem diz que odeia está desdenhando, e morrendo de saudades de Fëanor!!

Você tem saudades de Slobodan Milosevic? De Adolf Hitler?

E nestes dois casos, esses loucos lutaram pelo país em que acreditavam, um mundo deturpado e perfeito deles, erradicando a "escória".

Se estamos com saudades deles, então não é estranho que hoje apareça um monte de sem-noção dizendo que os milhares de corpos dos campos de concentração eram na verdade dezenas... sabe exagero das testemunhas, tão impressionáveis com um ou dois corpos imagina algumas dezenas: já pensaram que tinha centenas e virou milhares.

E ao invés de ir lá contar as ossadas, não ele questiona o holocausto na base do achismo.

Então sim, se estamos com saudades de Adolf, isso justifica porque estamos agora dizendo que o Holocausto foi uma propaganda anti-Hitler.


*******

Vocês confundem a importância do personagem Feanor para a obra, com simpatia por Feanor. Sem ele fazendo tanta idiotice, a obra seria diferente, concordo.

Seria menos épica, diminuiria o papel de todos os Grandes Elfos e Grandes Reis.

Mas isso não significa que temos de gostar dele.

Posso estudar a fundo todos os genocidas da humanidade. Acha-los interessantes até. Mas gostar deles? O que tem de errado nas suas cabeças para concluir que bananas = picanha?

Dustram disse:
Nossa... eu não imaginava que as pessoas realmente brigassem por causa do Fëanor...

Brigar é uma coisa: significa que vou socar você, te xingar, etc..

Discutir é outra completamente diferente. Significa que a gente vai até o fim para defender nosso ponto de vista, usando de argumentos exemplos e contra-exemplos. O que não significa que odeio as pessoas com quem estou discutindo. Aliás é o contrário: gosto muito de pessoas que conseguem pensar diferente de mim, e que não sejam infantis para levar para o lado pessoal.
 
Última edição:
Poxa, "natureza medíocre" !! Acho que Tolkien se reviraria no túmulo com isso. Talvez algum tipo de julgamento moral tenha corrompido sua opinião, Roy. Não entro em méritos sobre a bondade(ou falta dela) no elfo.

Agora, dizer que Tolkien resolveu gastar mediocridade de caráter ao construir o personagem Feanor, me parece algo deslocado da realidade. Primeiro porque o personagem foi bem detalhado, ao contrário de muitos outros grandes seres da obra. Segundo porque todos os detalhes ainda sim eram insuficientes para delinear um caráter definitivo para um personagem tão complexo. Se a intenção fosse construir um personagem com uma alma medíocre(ainda que poderosa), Tolkien poderia ter sido mais objetivo ao discorrer sobre o noldor, mas não foi o que ocorreu.

Ademais, o fato de se ver corrompido e impressionado com os próprios poderes não foi privilégio de Feanor, já que esse mesmo fenômeno também foi vivenciado claramente por Melkor, Sauron, Gollum, por Reis humanos e por anões.

Ademais[2], não é só uma questão de poder, a criação das Silmaris exigiria uma alma grande, criativa, inspirada. Ambição e poder pessoal me parecem muito(muito mesmo) pouco para criá-las. Repito, nada do que disse é uma defesa moral dos atos do caboclo. Para esses atos, não há alibi ou justificativa plausível.

Só não digam que seus atos: 1-foram aleatórios ou que 2-são fruto de pequenez de espírito, ou que 3-são fruto (apenas) de ambição desmedida.

Aistano....:roll:

Já disse várias vezes que o Fëanor é um dos melhores (senão o melhor) personagem de Tolkien, o que não anula o fato de eu odiá-lo.

Não acho nem de longe que Tolkien "tenha gastado mediocridade" ao construir o personagem. Aliás, Tolkien extrapolou em genialidade na criação do mesmo.

Agora, eu acho sim que o Fëanor é um personagem mediocre no sentido da sua natureza, como aqui muitos expressaram ter a mesma visão que a minha. O que não desmerece o personagem enquanto criação complexa.

Só acho que as atitudes do personagem, suas convicções e sua impulsividade são dignas de desprezo, de minha parte e da parte de muitos. Ele é o personagem de que menos gosto; em contrapartida, é com certeza um dos melhores que Tolkien criou.

O fato de eu detestar o personagem, reprová-lo totalmente (a burrice, o materialismo e egocentrismo e as cagad*s dele são de um estreitamento espiritual gigantesco!!!), não quer dizer que eu deixe de notar a genialidade de Tolkien. Claro, como alguém aqui falou, talvez Fëanor seja uma representação de nós mesmos, sendo por isso o que mais comete erros...mas justamente por ele ser um noldor, de uma compreensão e amplitude existencial maior que a de um humano, mesmo com tamanha capacidade criativa e com tamanha habilidade, é que nos desiludimos (eu, particularmente), pelo fato de, opostamente aos seus melhores atributos e qualidades, ter uma natureza desprezível e pequena!

Vc deve estar confundindo as coisas...pois não desmereço Tolkien, pelo contrário, acentuo suas qualidades justamente pela, entre outras coisas, construção de personagens desse tipo, que são capazes de nos despertar esses sentimentos. Caso contrário, o mérito de Tolkien seria menor. Afinal, existe história boa com personagens rasos? Para mim, não....e Fëanor é um desses personagens de profundidade ímpar, que são capazes de inflamar tanto o ódio quanto a admiração, e não somente por um mero aspecto, mas por vários, pois Tolkien genialmente desenvolve não só o bojo exterior, superficial (materialista), mas o psicológico conflitante ( Fëanor tinha um tipo de tormento interior muito foda!). Sendo que, como eu defendo antes a espiritualidade dos personagens, enfim, os nobres valores, eu tenho um certo desprezo imutável por todos eles que vão de encontro aos personagens nos quais eu me espelho!
 
Última edição:
Um ser arrogante, cruel, com grande potencial de ser o sucessor de Melkor ou Sauron.

Potencial para ser um Senhor do Escuro, mas assim uma grande personalidade, com muitas qualidades e que receberia o perdão de Eru, pois somente ele e apenas ele compreendia o coração de Feanor.

Personalidade incompreensível para as mentes de homens e elfos.
 
Alguém culpou as Silmarills ou as obras artísticas de Feanör? :roll:
.

Sim... Mas adiante, sigamos em frente...

Como já dizia o tio Ben: "Com um grande poder vem uma grande responsabilidade!".
Coloco essa frase só pra embasar a minha opinião sobre o Feanor... E acho que de muitos aqui!
O cara recebeu de Iluvatar dons que ultrapassavam em muito o que os outros elfos tinham! Ele era um artifice exepcional, com grade inteligencia, uma sede de sabe ininstinguivel e ainda por cima vinha de uma linhagem nobre, sendo o principe herdeiro dos Noldor!
Mas o que chama a atenção é a covardia do mesmo! Teve medo de perder seu lugar como herdeiro pra seu meio irmão, e o que fez? Forjou armas e o ameaçãu de morte, um cara desarmado!!!! (Queria ver ele encarar o Filgol armado...)
Incitou a rebelião pra não ter que ir sozinho pra terra media.....(ou pra ter a quem comandar)
Provocou o fraticidio pra nao ter que ir pelo gelo, ou pra nao ficar sozinho.... (detalhe, teleri armados apenas com arcos, e se nao fosse a ajuda que chegou teria sido derrotado)
Queimou os barcos por que sabia que Fingol estava lá.... E ele nao querida ninguem que poderia tomar o poder....
Eu imagino o que seria um Feanor em paz com os outros elfos, vaniar e teleri, lutando na TM em conjunto com Fingolfim... Que pessimo pro Melkor não acham????
Mas a suprema arrogancia de Feanor, unida a sua covardia e sede de poder fizeram do maior do Noldor um vilão.
PS: É um dos meus personagens preferidos, e como ja disseram um persongem dos mais marcantes do silma, senao de toda a obra do professor.

Não vejo Fëanor como um covarde. Ele se deixou embebedar pelas emoções. Digamos que estava drogado com adrenalina e não soube/conseguiu se controlar...

Entendo o seu ponto, mas Fëanor não era lá flor que se cheire. Todos os seus atos geraram ao final apenas proveito para o Senhor do Escuro: ele viu elfos matando uns aos outros, homens matando elfos e elfos matando homens, tudo em guerras por ganância e cobiça. O Juramento terrível levou seus filhos à loucura, e eles realizaram atos piores do que os do pai.

Realmente. Ele poderia ter sido o maior de todos os elfos, no entanto, o que conseguiu foi quase se tornar um rival daquele que perseguiu...

A maneira como eu enxergo as Silmarils me leva a crer que elas despertam a cobiça nos outros porque seu próprio criador era ganancioso, e o brilho insuperável reflete sua arrogância e orgulho. É fato que as intenções e desejos do criador de algo passam a suas obras e criações. Vide a influência que o Um tem sobre as mentes, despertando o desejo por poder e domínio. Com as jóias (e as demais criações de Fëanor) não seria diferente.
E a criação das armas por Fëanor (e pelos outros senhores dos Noldor também) não foram criadas por nenhum objetivo nobre.

Bela observação. Acho que você acabou de revelar o que muitas outras jóias fizeram na estória da Humanidade e que não tiveram a mesma fama das Jóias de Fëanor!
Mas quanto às armas, lembre-se que os Noldor foram influênciados a fazê-las. Caso contrário, teriam permanecido mais pacificos e políticos.

Parabéns, Danilo:amem::clap:
 
Obrigado, Húrin.

Só acho que tudo o que Melkor fez aos Noldor foi incitá-los: o que os Noldor causaram a si mesmos eles próprios escolheram. A criação das armas é um reflexo disto. Melkor não chegou diante deles com uma pilha de lanças e disse "Ei, que tal usar isso contra seus rivais?" O Silmarillion é bem claro. "E foi então que Melkor lhes falou sobre as armas". Ele apenas lhes deu as idéias.

Eu concordo plenamente com suas opiniões, Roy. Mas eu não definiria a alma de Fëanor como medíocre. A alma medíocre, por definição, jamais busca glória, poder ou um curativo para seu orgulho. E estes três desejos foram o que moveram o príncipe Noldorin a fazer tudo o que fez.

Eu defino a alma de Fëanor como sendo podre, sem tirar nem por. Assim como Hitler, como foi mencionado acima, não era nada medíocre. Estes dois personagens marcantes têm como principal característica o fato de que com o passar dos tempos (e a consolidação de seus respectivos poderes), eles acabaram por se afogar no próprio orgulho.

Fëanor cria que seu poder era tamanho que ele poderia não só ele próprio se levantar contra os Poderes do Mundo, mas sublevar um povo inteiro em uma guerra que ele almejava ser bem-sucedida, contra um poder muito maior do que qualquer coisa que ele pudesse controlar ou comandar. E no fim Morgoth não precisou mover um dedo, tudo o que precisou fazer foi mandar seus lacaios, que foram mais que capazes de pôr um fim à vida do maior dos Filhos de Ilúvatar que já existiram.
 
Última edição:
Só acho que tudo o que Melkor fez aos Noldor foi incitá-los: o que os Noldor causaram a si mesmos eles próprios escolheram. A criação das armas é um reflexo disto. Melkor não chegou diante deles com uma pilha de lanças e disse "Ei, que tal usar isso contra seus rivais?" O Silmarillion é bem claro. "E foi então que Melkor lhes falou sobre as armas". Ele apenas lhes deu as idéias.

Nesse caso, para Fëanor foi mais dificil resistir a idéia pois, por ser dos Noldor o que Melkor mais odiava, foi o mais incitado por ele. Se todos fossem igualmente incitados, talvez as coisas tivessem acontecido de maneira diferente.
 
Eis um ponto interessante a se relevar, o escolhido a ser cutucado foi justamente Fëanor. E por quê ele? Simples, por ele ser o maior dentre os Noldor. Alguns, depois dos fatos posteriores, sem se colocarem no lugar de Fëanor, até dirão o contrário, de que Fingolfin ou Finarfin eram/foram maiores. Mas como esses teriam agido se eles fossem o líder Noldor em questão??

Fëanor, foi o primeiro de muitos, e dentre os elfos, das 3 Linhagens, ele era o preferido dos Valar. Não havia ou houve outro igual a ele, e assim era pra ser. Digo que ele era predestinado, mas pela própria idiotice dos Poderes, que libertaram Melkor, e Fëanor foi sua maior vítima.

As coisas poderiam ter sido diferentes, sim. Fëanor poderia ter cedido as Jóias, tê-las destruído, recuperado as Árvores e os Valar, covardes, levantado ainda mais as Pelóri e se escondido por longas Eras sem se preocupar com a Terra-média. Ou vocês duvidam disso?? E sabe lá quando surgiriam os Homens.

Comparar Fëanor a Hittler? Pode ser, mas o que vocês fariam se fosse atacar o mais poderoso dos deuses?? Sairiam sozinhos munidos de pedra e um estilingue?? Acho que não!
Fëanor precisaria de suporte e foi isso que ele buscou. Afinal, todos os convocados em Valinor perderam com os atos de Melkor. E porque não dizer, que aquela raça que se achava a mais poderosa e talentosa de todas, aquela que era a dona das Silmarilli, que tinha como seu Principe, O Maior de Todos os Elfos, devía a Fëanor. Ao menos, devíam a ele lealdade, e porquê não dizer, um agradecimento por seus feitos terem elevado tanto seus nomes!

Hittler foi um sanguinário, mas fez o que fez acreditando em seus princípios. Não estou dizendo que estava certo, e aparecerá, logo em seguida quem diga que eu disse o contrário. Mas o mesmo pode ser dito dos judeus, o povo que matou Cristo! Ou dos italianos, que foram seus carascos e hoje tem em seu território o governo da igreja que leva a doutrina de Cristo!

Há um trecho no Silma que diz que Melkor conseguia dizer as coisas e seus ouvintes sairem pensando que eles mesmos haviam pensado ou dito aquelas palavras. Portanto, com as armas e sua forjadura pode ter acontecido o mesmo. Sim, pois quando foi que os elfos haviam tido contato com tais artefatos?? Confesso que minha limitada inteligência e memória não me deixam lembrar...
 
[...]
e para os que não entendem a história... ele foi contra os valar pelo fato de eles não fazerem nada para impedir Melkor de fugir com as pedras, por favor, releiam essa parte do silmarillion que tenho certeza que todos vão acabar se revoltando com as atitudes dos valar também.. pelo menos se eu tivesse no lugar de Fëanor teria feito a mesma coisa, só acho que não colocaria fogo nos barcos :roll:

:yep:
não é por nada não mais da licença, se os valar quisessem já tinham dado um jeito em Melkor..até eu ficaria p* da vida se deixassem roubar meus tesouros.
vou concordar que botar fogo nos barcos foi uma atitude doentia, não precisava tanto.
resumindo : Fëanor é um personagem que possui características boas e ruins , como todo mundo tem. Como diz meu professor de Ed. Física "Se nem Jesus conseguiu agradar todo mundo, não sou eu que vou agradar"
Isso depende do ponto de vista de cada um...não precisamos ODIAR o Fëanor, se ele fez tudo isso ele teve seus motivos. Ele apenas quis tomar o que era seu de volta. Sabe aquele ditado "olho por olho, dente por dente" ? é mais ou menos por ai. Eu não estou me lembrando muito bem, mas Melkor pegou as Silmarills só pra ser enfeite de coroa? o0'
 
Vitimizar Fëanor é absurdo, Húrin.

Não houveram vítimas de Melkor, exceto aquelas que ele matou, como Finwë e Fingolfin. Mas faltou ao mais poderoso de todos os Noldor clarividência suficiente para não agir conforme Melkor esperava.

Ele culpou os valar, como se eles fossem responsáveis pelas ações de Morgoth, mas esqueceu que sua própria tolice e orgulho permitiram ao Vala matar Finwë e roubar as jóias. Analisando as coisas calmamente, a confusão toda começou quando Fëanor decidiu negar a visão das Silmarils a todos em Aman exceto o pai e os filhos. E mesmo depois da "advertência" de Melkor, de que as jóias não ficariam seguras em cofre algum dentro do reino dos Valar, dando um lampejo do plano do Vala, Fëanor decidiu em sua prepotência deixá-las lá mesmo assim.

E a morte de Finwë também foi, indiretamente, causada por ele. Pois quando ele covardemente ameaçou Fingolfin em Tirion, Finwë passou a recusar-se a encontrar com seu povo: se tivesse sido diferente, Finwë estaria na festa quando Melkor atacou Valinor.

E isso era a vontade de Melkor, de fato, mas ainda assim Fëanor optou por realizá-la, por mais que não soubesse o que estava causando a si mesmo e aos Noldor.

A rebelião de Fëanor não é simplesmente porque ele sabia não ser capaz de derrotar Melkor sozinho. Ele queria provar aos Valar que era um senhor poderoso, capaz de levar um povo inteiro de volta às terras que os viram nascer, e corajoso (a palavra correta seria tolo, na verdade) o suficiente para desafiar um dos Poderes. Tanto é verdade que ele simplesmente abandonou a maior hoste dos Noldor em Araman, sem se importar com quaisquer dificuldades que ele enfrentaria, ao levar sua força muito menor para desafiar Morgoth. Ele o fez sem se importar com o destino de todos os que o acompanhavam, pois já havia provado aos Valar que não temia qualquer maldição.

E o pior de tudo não é nem isso. Nos seus últimos momentos, ele viu que poder nenhum abaixo dos Valar jamais conseguiria derrubar as Thangorodrim, e ainda assim não se arrrependeu de seus atos, nem da morte que eles trariam a seu povo, que ele clamava amar tanto.

Em suma, Fëanor, além de arrogante e orgulhoso, era tolo, pois sabia que sua empreitada seria no final um fracasso.
 
A rebelião de Fëanor não é simplesmente porque ele sabia não ser capaz de derrotar Melkor sozinho. Ele queria provar aos Valar que era um senhor poderoso, capaz de levar um povo inteiro de volta às terras que os viram nascer, e corajoso (a palavra correta seria tolo, na verdade) o suficiente para desafiar um dos Poderes. Tanto é verdade que ele simplesmente abandonou a maior hoste dos Noldor em Araman, sem se importar com quaisquer dificuldades que ele enfrentaria, ao levar sua força muito menor para desafiar Morgoth. Ele o fez sem se importar com o destino de todos os que o acompanhavam, pois já havia provado aos Valar que não temia qualquer maldição.

huun..pelo menos ele teve coragem de ir lá..quer disser que Fingolfin também foi tolo? Só por achar que dava conta do recado? Por favor me corrija se eu estiver errada, mas pelo o que eu entendi desse trecho é que Fëanor devia por o rabo entra as pernas e ficar na dele. Ele levou pessoas com ele? Lógico, oras bolas. A diferença dele e de Fingolfin é que um tentou sozinho, ao contrário do outro. Mas as pessoas que seguiram Fëanor com certeza tinham noção do perigo. Foram por vontade própria.
 
Fingolfin também foi tolo de atravessar o Helcaraxë, que ele fez por um certo desejo de vingança contra o meio-irmão:

Então, Fingolfin, ao ver que Fëanor o havia deixado para perercer em Araman ou retornar humilhado a Valinor, encheu-se de rancor. Desejava agora mais do que nunca chegar de algum modo à Terra-média para reencontrar Fëanor. (...)
(O Silmarillion; Da fuga dos noldor

Assim como foi tolice ele cavalgar sozinho até Angband e desafiar Morgoth.

As pessoas que acompanharam Fëanor e Fingolfin tinham sim noção do perigo, mas ainda assim decidiram ignorá-lo, pois eu acho que elas acreditavam que Fëanor seria capaz de deter o Vala. Eles foram por vontade própria, mas foram enganados pelo primogênito de Finwë. Quem pode dizer o que os Valar teriam feito se os Noldor não tivessem feito tudo o que fizeram após a destruição das Árvores e o roubo das Silmarils?

Os atos de Fëanor, no Fratricídio e no Juramento, trouxeram a Maldição de Mandos por sobre todos os elfos, mesmo os que se mantiveram inocentes no Fratricídio, como Finrod e Turgon (e até mesmo Thingol foi envolvido, por ter chego às suas mãos uma Silmaril), e pela arrogância dele os Noldor foram exilados de Aman por toda a Primeira Era.

Além do mais, os Noldor que ficaram para trás não eram covardes. Alguns não desejavam abandonar as belezas de Aman, outros eram sensatos. Há uma grande diferença entre covarde e sensato. Gríma Língua-de-Cobra é covarde. Finarfin é sensato. Ele via através da loucura de Fëanor e dos seus, e isso o levou a abandonar a marcha quando a Maldição foi proferida.

No final das contas, uma coisa é certa: Fëanor não marchou para recuperar as jóias nem para vingar o pai: estas coisas eram apenas uma desculpa. O desejo real de Fëanor era sim curar as feridas no seu orgulho, a qualquer custo (mesmo ao custo das vidas dos próprios filhos).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo