• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor, Por que vocês ODEIAM tanto ele?

Aahhh...mas sem as guerras, a violência e tudo isso a história ia ficar muito chata!Tem que existir conflitos para prender a atenção do leitor!Fëanor, Melkor e Sauron foram os grandes responsáveis pelo sucesso da obra...eles que "botaram fogo".

Quanto á história do nosso mundo, bem, eu penso da mesma maneira...o que teríamos de interessante pra nos orgulhar?Tipo, com todo esse cenário "imperfeito" nós conhecemos os valores humanos, nós conhecemos heróis....e se não ouvesse isso como saberíamos, como conheceríamos o nosso valor, os nossos heróis?E paz demais cansa! rsrsrs
 
Só pra constar, não estou entre os que odeiam Fëanor. Cada um dos grandes seres era fantástico por suas próprias razões, mesmo os considerados vilões(como Melkor, ou mesmo Fëanor alguns)

Fëanor é um personagem fantástico, parece abalar aquela placidez élfica que se observa em tantos outros personagens dessa raça. Força física e "espiritual" raramente vista e capaz de consumir a energia dos que o acercam.

Ele é assunto para uma bom montinho de artigos.
 
Última edição:
Mas nem vilao ele é! :D

Já vi que só eu e o Gildor nao odiamos ele!:mrgreen:

Imaginem que seu pai é assassinado, a OBRA DA SUA VIDA! e objeto de apreciação INCLUSIVE entre os Valar, é roubado, e ainda vem um cara e te diz que os Valar que "fizeram tudo" ...

Na hora, qualquer um se revoltaria! E falam que eles sao diferentes, Feanor e Turin

Ambos tiveram a Chance de Voltar para "Casa", e Ambos rejeitaram..
Você acha que os teleri auxiliariam Feanor?? De modo algum! Tudo bem, O fracticidio foi uma puta sacanagem, Helcaraxe, entao, nem se fala! Mas ele estava Cego de Odio por Melkor! ou seja, INIMIGO do MEU INIMIGO, é meu amigo..:mrgreen:
Ainda assim, poderia ter dado às costas à loucura e não o fez. E o Finwë também era pai de Finarfin, no entanto este retornou para Aman, percebendo que as ações dos Noldor não gerariam frutos sem o auxílio dos Valar.

Túrin era orgulhoso e voluntarioso, mas desejava proteger os que amava. E a maneira de ele fazer isso era atuar como Gorthol, como Mormegil ou como Turambar. Fëanor não. Ele só tinha as Silmarils em mente, todo o momento. Acho que ele sacrificaria até mesmo os próprios filhos para conseguir as jóias. Túrin poderia ter sido tolo, mas Fëanor era podre.

Aliás, o desejo de Fëanor pelas jóias eu vejo como uma desculpa, de certa forma. Eis minha teoria: poder. Fëanor era o mais poderoso dos Noldor, e ele se rebelou não pelos Valar terem falhado em impedir Melkor, mas para tentar mostrar o seu poder, e angariar mais poder ainda, nas terras estreladas do Leste além-mar. E ele morreu pela sua prepotência. Fëanor tem um papel para os Noldor semelhante ao papel que Ar-Pharazôn teve para os Dúnedain. Se os Valar tivessem posse das Silmarils, Fëanor levantaria armas contra eles, não quão desesperançado uma guerra assim seria. E, aliás, foi exatamente isso que Maedhros e Maglor fizeram: em uma escala apropriada à sua situação naquele momento. Mataram os guardas das duas jóias, e as roubaram para si.
 
Também não estou entre os que odeiam Fëanor.

Concerteza ele sacrificaria os filhos pelas silmarils, aliás ele fez isso ao convocar todos eles mesmo depois das maldições lançadas a ele e todos os que o seguiriam.
Ele não olhou para os filhos e pediu para ficarem. Fëanor exaltou um desejo em todos os Noldor de vigança e poder.
Concordo com Danilo ao dizer que poder era uma de suas buscas. Ele já era muito poderoso e possuindo as luzes das árvores seria mais ainda.
 
Porque odiar?
Aqui está um trecho que descreve suas emoções:

[...]Pois Fëanor era movido pelo fogo de seu próprio coração, apenas; trabalhando sempre com rapidez e em solidão; e não pedia ajuda nem procurava a opinião de ninguém que habitasse Aman, fosse grande, fosse pequeno, à única e breve exceção de Nerdanel, a Sábia, sua esposa.
Silmarillion, pg.71, MF.

Aí está a resposta para a pergunta.Porque não gostar dele?
Porque ele não ligava para os o seu povo, para a opinião dele.Pensava em constante solidão, em palidez; embora fosse um Noldor.
 
Última edição:
De minha parte acho Fëanor uma personagem fascinante (não, não estou puxando saco do meu saitor). Uma personalidade intrigante, surpreendente, impetuosa, dominadora. É o tipo de personagem que enriquece uma história, que faz com que a história valha a pena.
 
Como eu disse em outro tópico, Fëanor era arrogante e prepotente demais!

Era corajoso? Sim....mas e daí? Ele não tinha humildade..não tinha consideração....

É um zero! E daí que ele era foda? Foda num sentido negativo com certeza!

Não gosto e nunca vou gostar...simples! Só pensava em si mesmo....Tolkien criou o Fëanor num dia aborrecente, vai saber...
 
Fëanor foi o maior de todos os Filhos de Iluvatar, arrogante ou não, estourado ou não, mal ou não, suas ações foram tema de um Era inteira da TM e influenciou de certa maneira todas as outras, seus atos poderiam ser invejados até mesmo por um Valar. Independente do que ele foi ou fez, uma coisa é certa...ele é um dos maiores personagens criado pelo Professor.
 
Sim Fëanor foi um grande eldar em poder e conquistas, mas suas ações foram inescrupolosas e condenou todo seu povo e muitos outros
 
Feanor foi um elfo fantástico, o mais poderoso de todos, mas infelizmente ele teve atitudes equivocadas que levaram a ruína muitos de seus parentes.
 
Porque o odeiam? Simplesmente por ter acreditado em Melkor, ameaçado o irmão de morte, matado o povo de Alqualondë, abandonado os parentes que o salvaram em Alqualondë no gelo atritante, por ter criado mal seus filhos, ter negado as silmarils à Yavanna, ter enlouquecido em cólera perante os atos de Melkor e por ter feito seu terrível juramneto. Só por isso.
 
Porque odiar?
Aqui está um trecho que descreve suas emoções:

[...]Pois Fëanor era movido pelo fogo de seu próprio coração, apenas; trabalhando sempre com rapidez e em solidão; e não pedia ajuda nem procurava a opinião de ninguém que habitasse Aman, fosse grande, fosse pequeno, à única e breve exceção de Nerdanel, a Sábia, sua esposa.
Silmarillion, pg.71, MF.

Aí está a resposta para a pergunta.Porque não gostar dele?
Porque ele não ligava para os o seu povo, para a opinião dele.Pensava em constante solidão, em palidez; embora fosse um Noldor.

Mesmop não ligando para seu povo, ainda o arrastou para Beleriand, o que causou a morte da maioria deles, incluindo seus próprios filhos. Além do mais, Fëanor apenas escutava a esposa Nerdanel no início. Quando ele se tornou mau (sim, ele era mau. Quem mata aqueles que chamariam de amigos não é flor que se cheire) Fëanor e a esposa se desentenderam, tanto que ela não o seguiu no Exílio, nem tampouco teria dado razão ao marido no Fratricídio, sendo Nerdanel a mais sábia dos Noldor.

Fëanor foi o maior de todos os Filhos de Iluvatar, arrogante ou não, estourado ou não, mal ou não, suas ações foram tema de um Era inteira da TM e influenciou de certa maneira todas as outras, seus atos poderiam ser invejados até mesmo por um Valar. Independente do que ele foi ou fez, uma coisa é certa...ele é um dos maiores personagens criado pelo Professor.

Causar inveja aos Valar? Acho que não. A bravura dos Noldor os comovia, contudo, ainda mais porque os Valar sabiam que a empreitada deles era impossível de se atingir. Não, os Valar não invejavam os Noldor por sua coragem. Mas se condoíam, pois viam que, em sua maioria, os Noldor estavam desesperados, especialmente após a primeira derrotas nas batalhas por Beleriand: a Dagor Bragollach e a morte de Fingolfin.

Mas foi essa influência que Fëanor causou aos elfos positiva ou negativa? Fëanor e seus filhos só fizeram causar miséria aos elfos na Terra-média. O ataque a Doriath, aos Portos do Sirion e o assassinato dos guardiães das Silmarils são só três destes feitos, mas são suficientes para condenar qualquer um, visto que Fëanor teria tentado as mesmas coisas, e, sendo o Elda mais poderoso, teria obtido resultados muito piores para os elfos; e que os filhos trilharam a mesma senda de orgulho que o pai, uns mais cedo, como Celegorm e Curufin, outros mais tarde, como Maedhros e até mesmo o próprio Maglor, dos filhos de Fëanor, ao meu ver, o mais sábio. Todos os feitos da Casa de Fëanor só aumentavam a dor dos elfos que permaneceram em Endor, não retornando a Valinor. Tanto dos Sindar e Nandor, pelo assassinato covarde de Dior, quanto dos Noldor, pelo ataque aos Portos do Sirion, que trouxe a morte a muitos dos exilados de Gondolin.

EDIT:
*****************


Por isso xinguei Fëanor de careca no meu post passado! Ele tinha tudo para ser "O Cara", "The Big Cheese" em vários aspectos.... Cagou e sentou na merda quando pôs o dedo na cara dos Valar, consentiu o fraticídio, e abandonou a comitiva de Fingolfin literalmente à própria sorte.
Um espírito ardente, como descreveu Tolkien, que poderia ser lembrado por seus irmãos de outra forma.
Amava mais duas pedras e a si mesmo do que a esposa e os próprios irmãos, e isso a meu ver é imperdoável!

Você falou tudo, Seiko-chan. Só que nem o abandono da esposa e a condenação dos irmãos e parentes é tão grave quanto a condenação de seus próprios filhos.

Seus filhos então levantaram o pai e o carregaram de volta, na direção de Mithrim. Mas quando se aproximavam de Eithel Sirion e já estavam na trilha de subida para passar para o outro lado das montanhas, Fëanor pediu-lhes que parassem. Pois seus ferimentos eram mortais, e ele sabia que sua hora havia chegado. E, das encostas das Ered Wethrin, com sua última visão, ele contemplou ao longe os cumes das Thangorodrim, as mais imponentes torres da Terra-média, e soube, com a antevisão da morte, que nenhum poder dos Noldor jamais as derrubaria;(...)

Fëanor era o maior dos Noldor em todos os quesitos, menos sabedoria. Mas mesmo um tolo que tem uma previsão destas não é tolo o suficiente para continuar a tentar derrubar o poder de Morgoth. Mas o trecho continua:

(...) mas amaldiçoou o nome de Morgoth três vezes e incumbiu os filhos de cumprir seu Juramento e vingar seu pai. (...)
(O Silmarillion, Da volta dos noldor)

Para ele, era melhor ter os filhos mortos na tentativa de cumprir seu Juramento insano do que os filhos trilhando caminhos mais sábios e modestos, que poderiam de outra forma ser muito mais proveitosos para todos os Eldar.
 
Última edição:
Porque o odeiam? Simplesmente por ter acreditado em Melkor, ameaçado o irmão de morte, matado o povo de Alqualondë, abandonado os parentes que o salvaram em Alqualondë no gelo atritante, por ter criado mal seus filhos, ter negado as silmarils à Yavanna, ter enlouquecido em cólera perante os atos de Melkor e por ter feito seu terrível juramneto. Só por isso.


Acho que o pessoal odei só por causa disso mesmo. :lol:


Eu não o odeio, apesar de tudo o que ele fez, talvez qualquer um no seu lugar acabaria fazendo o mesmo.
 
Não vejo motivo para odiá-lo. Ele foi imaturo, apesar de ser um elfo e difícilmente alguem tenha usado esse termo antes, ele agiu como uma criança mimada.
Muitos o julgam somente pela trajédia, causada não por "ele" ter acreditado nas mentiras de Morgoth, todos os outros acreditaram, mas a culpa caiu sob seus ombros por ter tomado a atitude de ir atrás do ex-Vala buscar vingança e recuperação de seu maior bem.
Tanto é verdade, que Manwë chorou sua perda! Se ele fosse tão mal e odiado, isso não teria acontecido!!
 
Na minha humilde opinião, Fëanor é o tempero dos Elfos.
É bem aceitavel odiar suas atitudes, sua (suposta) infantilidade, e seus trocentos defeitos.

Mas eu definitivamente não consigo odiar O PERSONAGEM. Ele é, eu penso, um dos únicos Elfos(talvez O único) a romper com aquela placidez, plenitude de certezas, sonhos e nostalgia tão característicos dos Eldar.

Acho que Tolkien escolheu Fëanor para "gastar" as doses de intensidade, fogo, acão, ímpeto e realização que tanto foram economizadas ao se tratar do restante da raça élfica.

Tolkien fez grandes heróis, mas foi especialmente genial ao criar seus anti-heróis e sobretudo seus "vilões", quer você inclua Fëanor entre eles ou não.
 
Acho que não odeio ele não... Foi imaturo como já falaram... sua ambição foi longe de mais ficou obcessado pelas Silmarlis (se me tirassem uma coisa minha também ficava assim :lol:) depois para piorar as coisas ainda caiu na asneira de acreditar em Melkor...
 
Eu não colocaria Fëanor e Turin no mesmo saco não.

Fëanor fez o que fez em sã consciência, ele QUIS ser exilado e levou todo mundo com ele. Ele era egoísta e seus motivos eram sempre egoístas. Ele cometeu o fratricídio e tudo mais, abandou seus irmãos, queimando os barcos...ou seja, o cara tava mais pra competir com Sauron em maldades do que outra coisa. :?

Turin errava também, mas ele sempre visava o bem de seus companheiros e se arrependia dos seus atos que davam errado, muito diferente do Fëanor. Turin muitas vezes cometia erros porque era influenciado pela maldição de Morgoth, que direcionava grande parte do seu ódio para os filhos de Hurin.
A grande diferença está nos motivos que eles tinham. Turin não era egoísta, ele queria ajudar mesmo que as coisas acabassem dando errado e não saíam do jeito que ele queria, ele se esforçava para fazer o certo.

O que vocês precisam se lembrar é que tudo ou pelo menos QUASE tudo que Turin fez de errado não cabia só às más escolhas que ele fez, mas também se deviam à "maldição" ou algo assim que Melkor lançou sobre seu pai e consequentemente sobre sua família.

Já Fëanor... bom, é descrito que quando ele nasceu, sua mãe "foi consumida em corpo e espírito (...) disse ela a Finwë: - Nunca mais terei filhos; pois as forças que teriam nutrido a vida de muitos foram todas para Fëanor." Isso pode ser uma metáfora para um parto difícil, mas também tem algo a ver com o fato de que a criança tinha um "fogo de vida" que seria difícil de ser controlado. Também acho que pelo fato dele ser o filho mais velho de um dos primeiros Primogênitos (Finwë). Ou seja, ele era mais forte, mais poderoso, etc. Claro que o orgulho e o egoísmo dele quanto as silmarils também o levou a só fazer mais escolhas....

Enfim, o que eu quis dizer é que esses dois personagens não deviam ser comparados de forma alguma. São duas raças diferentes e duas histórias mais diferentes ainda.
 
Não odeio Feanor, ele é um dos poucos elfos que tem minha simpatia porque quebrou a monotonidade dos elfos, ele ousou desafiar um Valar e correr atrás do que era dele. Ele mostrou um lado dos elfos que pouco é mostrado, a ambição, o desejo extremo. Ele foi atrás, por pura loucura ou coragem, enquanto os valar ficaram se lamentando.
Ele está entre os meus ppersonagens preferidos do Legendário, porque ele é anti-heróico e foge do padrão de personagens Tolkenianos
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo