• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor, Por que vocês ODEIAM tanto ele?

Não se preocupe... Perdoe-me o radicalismo de minha parte, mas é desproporcional comparar dois personagens com características tão diversas, sendo que chegam a perseguir um sem ter uma visão além da do filme, oque geralmente acontece.

Fëanor tem uma psicologia de ante-herói e poucos são os textos ou trechos deles que demonstram isso. Mas talvez eu sejamais apalermado do que penso. Vai saber...

Sei lá,não consigo ver Frodo como um elfo e dentre os hobbits da estória, acho-o o mais tonto, apesar de o filme te-lo feito parecer maior. A idéia de Tolkien, a meu entender, que não é lá grande coisa diante de grandes versados nerds tolkienianos, é torna-lo justamente uma ponte entre as duas raças, uma espécie de Messias, o que acho errado.

A única semelhança,para não dizer que não vejo nenhuma entre os dois personagens, é a de que ambos fracassaram em seus objetivos. Frodo ao menos foi salvo de sua mediocridade pela ganancia de Gollum, o que lhe foi muita sorte, pois em vez de perder uma falange, poderia ter sido degolado por um assecla de Sauron ou pelo proprio Gollum. Imaginem só que louco seria a cena...:lol:

Enfim, seria interessante ver ou ler uma estória em que os Valar teriam que fazer algo alem de esperar...
 
Última edição:
Então, mas é justamente aí que a gente discorda: eu não acho que foi o filme que fez Frodo parecer maior. Pelo contrário!

Pra mim, o filme até reduziu Frodo à mesma altura que todos os outros hobbits. Mas no livro, sim, que eu vejo a admiração e apreço que todos têm por Frodo [de Gildor a Faramir], e quanto o consideram "superior". Mas aí que tá: ele não era o único herói, e foi uma vítima da sorte.

Sei lá, podemos não concordar nunca com relação a isso :lol:
E também nao importa muito, pq a discussão é sobre Fëanor [:grinlove:], e não Frodo
 
Na verdade, eu gosto dele e também não entendo porque a galera detesta ele.
Se todos na terra média tivessem sido como ele (pelo menos os Noldor e os Dunadain) nem o Morgoth e nem o Sauron tinham se criado! =)
 
pow gnt... tb não odeio Fëanor, ateh gosto dele e concordo em algumas partes de seu penssamento... tipo, ele crio as silmarils (descuem se escrevi errado xP), e os valar queriam toma-las dele para recuperar as arvores, e se me lembro bem ele disse algo parecido com issu... que se ele desse as silmarils pra eles seria como os valar desse a ele as arvores de valinor, pois para Fëanor elas tinha o mesmo significado "sentimental" para os Valar, q as silmarils tinha para ele...

é claro q tb acho Fëanor arrogante e egoista, as silmarils foi o que mais deixou ele assim, e naum soh por culpa dele, pois os valar tb cobiçaram elas (no meu ponto de vista), e assim com o roubo delas, se desencadeou varias das guerras que se passaram em Beleriand... mas não se pod dizer que Fëanor foi um elfo muito chato, e eu não odeio ele :yep:...

FLWW Galeraa!!!:nana:
 
Eu não odeio Fëanor. Para mim, tanto ele quanto Fingolfin estavam sendo enganados por Melkor, e como Fëanor foi banido, as mentiras de Melkor ganharam força em seu coração. E foi banido, porque Fëanor, como se diz n'O Silmarillion era mais aberto e destemido, e portanto não teve medo de sacar a espada na corte da cidade de Tirion. O seu banimento, com certeza piorou a situação, assim como o sistema carcerário boa parte das vezes. Enfim, quando ele decidiu ir para a Terra-média com os noldor, foi usado a retomada das Silmarils e a vingança em nome de Finwë como pretexto, mas acredito que ele estava se sentindo traído em Aman, e principalmente por cause de Melkor.

Enfim, Fëanor não deveria ser mais odiado que Túrin, Húrin, Aredhel e Maeglin.
 
Odiar Fëanor? Ehhhhh...não tô entendendo...:sacou:
Ele é elfo, como é que se odeia elfo?
:iei::rofl:

Ah, é possível. Esse elfo aí, especificamente, foi bem fácil de odiar.
Aliás, perdi a conta de quantas vezes gritei "PORRA, FËANOR!!!", enquanto lia o Silma.


Simples: esse era um mala sem alça. Na verdade, um baú, sem alça.

Sem rodinhas. E encerado.


meme-5863-eu-declaro-iniciada---a-treta!!!.jpg
 
Simples: esse era um mala sem alça. Na verdade, um baú, sem alça.

Sem rodinhas. E encerado.

uhauhauhauhauhauhauhauhahauhauhauhuha! Bem isso. Porém.....Elfo!
2_by_kimberly80-d6lvfsk.jpg
Tá era um tiro nas partes baixas, eu concordo.:rofl:
 
Eu não odeio Fëanor. Para mim, tanto ele quanto Fingolfin estavam sendo enganados por Melkor, e como Fëanor foi banido, as mentiras de Melkor ganharam força em seu coração. E foi banido, porque Fëanor, como se diz n'O Silmarillion era mais aberto e destemido, e portanto não teve medo de sacar a espada na corte da cidade de Tirion. O seu banimento, com certeza piorou a situação, assim como o sistema carcerário boa parte das vezes. Enfim, quando ele decidiu ir para a Terra-média com os noldor, foi usado a retomada das Silmarils e a vingança em nome de Finwë como pretexto, mas acredito que ele estava se sentindo traído em Aman, e principalmente por cause de Melkor.

Cara, não. Fëanor matou elfos a caminho de Beleriand, e depois ainda queimou seus próprios navios depois de navegar apenas pra ferrar com Filngolfin...essas atitudes são injustificáveis. E mesmo antes, sempre foi um arrogantezinho metido a besta. Tão mala que achou que poderia peitar Angband sozinho. A morte dele merecia ser pior.

Enfim, Fëanor não deveria ser mais odiado que Túrin, Húrin, Aredhel e Maeglin.

Húrin merece ódio pelo o quê?! o_O
 
Sob maldição de Melkor, assim como Fëanor, Húrin mostrou à Morgoth a localização de Gondolin. E ele só se tornou arrogante após a libertação de Melkor. Antes não se sabe como era exatamente o comportamento dele. E deve-se lembrar que quando foi banido, seu pai Finwë e varios outros elfos o seguiram até Formenos.
 
Sob maldição de Melkor, assim como Fëanor, Húrin mostrou à Morgoth a localização de Gondolin. E ele só se tornou arrogante após a de Melkor. Antes não se sabe como era exatamente o comportamento dele. E deve-se lembrar que quando foi banido, seu pai Finwë e varios outros elfos o seguiram até Formenos.

Fëanor é descrito como arrogante desde a criação das Silmarili. Melkor não colocou a arrogância em Fëanor, apenas a usou a seu favor. Sabia que ele era um esquentadinho orgulhoso, e tirou proveito da situação.

E cara, repito: Ele cometeu uma das maiores maldades da história dos Eldar em Aqualonde. Isso foi imperdoável. E esse temperamento sombrio foi herdado por alguns de seus filhos, que continuaram causando em Beleriand.

Já Húrin não agiu por mal, não "dedurou" Turgon para Melkor. Pelo contrário, defendeu Turgon durante a Quinta Batalha, e mesmo após 2 décadas de tortura, jamais cedeu a pressão de contar nada sobre os elfos que o salvaram em sua infância. Húrin foi até o fim incorruptível. Se Gondolin caiu foi pela astúcia de Morgoth que sabia que seu velho inimigo procuraria os elfos, e mandou seus servos o seguirem.
 
Fëanor é descrito como arrogante desde a criação das Silmarili. Melkor não colocou a arrogância em Fëanor, apenas a usou a seu favor. Sabia que ele era um esquentadinho orgulhoso, e tirou proveito da situação.

E cara, repito: Ele cometeu uma das maiores maldades da história dos Eldar em Aqualonde. Isso foi imperdoável. E esse temperamento sombrio foi herdado por alguns de seus filhos, que continuaram causando em Beleriand.

Já Húrin não agiu por mal, não "dedurou" Turgon para Melkor. Pelo contrário, defendeu Turgon durante a Quinta Batalha, e mesmo após 2 décadas de tortura, jamais cedeu a pressão de contar nada sobre os elfos que o salvaram em sua infância. Húrin foi até o fim incorruptível. Se Gondolin caiu foi pela astúcia de Morgoth que sabia que seu velho inimigo procuraria os elfos, e mandou seus servos o seguirem.

Apesar da arrogância, Fëanor nunca teve a intenção de causar mal, até ser ludibriado por Melkor. Tanto Fëanor quanto Fingolfin estavam produzindo armas antes do exílio de Fëanor. E Fingolfin também lutou no Primeiro Fratricídio, tendo sido ele o principal fator de vitória dos noldor, pois Fingolfin guiava uma grande hoste de noldor. O Juramento foi maligno, com certeza, mas eu ainda vejo Fëanor como alguém que foi desviado de seu caminho. E como disseram aí em cima, ele era um elfo :dente:, não só um elfo como o mais formídavel de todos os filhos de Ilúvatar, como Tolkien afirma varias vezes no Silma.

Húrin, além de acidentalmente dedurar a posição de Gondolin, levou o Nauglamír, que estava em Nargothrond, para Doriath. Ele não tinha que mexer nos velhos tesouros de Nargothrond. No final da tortura nas Thangorodrim, ele estava afetado pelas palavras de Melkor, e agiu de acordo com elas, assim como Fëanor, Húrin acreditou no que Melkor dizia, e criou rancor pelos sindar liderados por Thingol.
 
Apesar da arrogância, Fëanor nunca teve a intenção de causar mal, até ser ludibriado por Melkor. Tanto Fëanor quanto Fingolfin estavam produzindo armas antes do exílio de Fëanor. E Fingolfin também lutou no Primeiro Fratricídio, tendo sido ele o principal fator de vitória dos noldor, pois Fingolfin guiava uma grande hoste de noldor. O Juramento foi maligno, com certeza, mas eu ainda vejo Fëanor como alguém que foi desviado de seu caminho. E como disseram aí em cima, ele era um elfo :dente:, não só um elfo como o mais formídavel de todos os filhos de Ilúvatar, como Tolkien afirma varias vezes no Silma.

Fingolfin lutou para salvar seu irmão. Ele não sabia dos motivos do início da luta. Fëanor causou, levantando suas espadas por valorizar mais suas pedrinhas e seu orgulho do que a vida de outros elfos.

E aonde ele foi desviado? Ele foi amaldiçoado, como Húrin foi? Não. No máximo Melkor o deixou com dúvidas. O resto foi seu próprio coração que o guiou. E o pior, além de decair, o cara ainda corrompeu vários noldor juntos. E ainda prendeu seus filhos a um Juramento maligno de livre e espontânea vontade.

Ele foi um vilão. Ele, em sã consciência, passou elfos inocentes à espada. Por uma pedra brilhante. Não importa o quão lindas e preciosas elas eram, nunca alguém pode valorizar mais algo assim mais do que valoriza a vida de seu povo, de outros elfos!

E daí que ele era um elfo? São só mais um povo da TM. Maeglin, Curunir, Eol, tudo elfo também. :roll: Aliás, o fato de ser elfo, e ser imortal, deveria servir para ele abaixar a bola e ter mais bom senso.

E Tolkien também afirma que Sauron foi o Maia mais poderoso de Arda. Isso muda alguma coisa sobre ele ser um monstro? Não. Fëanor ser o mais "formidável" de todos os eldar não significa que ele agiu da forma correta.


Húrin, além de acidentalmente dedurar a posição de Gondolin, levou o Nauglamír, que estava em Nargothrond, para Doriath. Ele não tinha que mexer nos velhos tesouros de Nargothrond. No final da tortura nas Thangorodrim, ele estava afetado pelas palavras de Melkor, e agiu de acordo com elas, assim como Fëanor, Húrin acreditou no que Melkor dizia, e criou rancor pelos sindar liderados por Thingol.

Exato. Acidentalmente. Fëanor matou elfos sem querer?

Ele mexeu em tesouros sem dono. Aliás, com um dono que traiu seu próprio filho. E Húrin foi amaldiçoado e sofreu nas prisões de Angband por 20 anos. Fëanor ouviu uma conversa. Não existe comparação plausível entre os dois.

E outra, qual o crime de dar o Nalglamir para Thingol? Quer comparar isso com fratricídio? O que Thingol fez ou não com o "presente" não pode ser colocado na conta de Húrin. Se um rei dos elfos não tem sabedoria o suficiente, ou age de maneira arrogante, a culpa não é do Húrin.
 
Isso é ponto de vista. Por mais que se diga que o Fratricídio foi injustificável, continuo vendo Fëanor como uma arma nas mãos de Melkor. Nenhum filho de Ilúvatar teria a capacidade de resistir à influencia de Morgoth, se ele assim ambicionasse.

PS: Oque eu falei sobre ele ser um elfo, não era um argumento, só uma brincadeira.
 
Isso é ponto de vista. Por mais que se diga que o Fratricídio foi injustificável, continuo vendo Fëanor como uma arma nas mãos de Melkor. Nenhum filho de Ilúvatar teria a capacidade de resistir à influencia de Morgoth, se ele assim ambicionasse.

PS: Oque eu falei sobre ele ser um elfo, não era um argumento, só uma brincadeira.

Assassinato é ponto de vista? O fradicídio tem justificativa?

E Melkor ambicionou que todos os filhos de iluvatar fossem subjulgados. Ele conseguiu?
 
Sim. Se não me engano, Amras.


E Neithan, oque eu quis dizer, e não encontrei forma melhor de dizer, é que individualmente nenhum filho de Eru poderia resistir à sua eloquência.
 
Última edição:
Poderia sim, tanto é que muitos o fizeram, como os vanyar e mesmo elfos entre os noldor. É aquela questão presente na doutrina católica e também existente nas obras, envolvendo o livre arbítrio e a capacidade de resistir ao mal. Tanto é que em entrevista Tolkien usa muitos termos católicos para facilitar o entendimento do ouvinte que não tem familiaridade com sua obra (mesmo porque relata fatos da Primeira Era que só estavam disponíveis ao público nos apêndices de SdA, se muito), e descreveu a rebelião dos noldor como um "rompimento com o paraíso". Temos na queda dos noldor uma certa analogia (ainda que imperfeita, uma melhor analogia seria o conto de Adanel) à queda de Adão e Eva, e nesse sentido valeria aos noldor o fato de que a queda poderia ter sido evitada e não o foi por culpa daqueles que caíram, assim como no caso de Adão e Eva.
 
Tá, era um fdp, mas olha só:
tumblr_mrren8lYQn1s72jefo1_500.jpg
'For Fëanor was made the mightiest in all parts of body and mind, in valour, in endurance, in beauty, in understanding, in skill, in strength and in subtlety alike, of all the Children of Ilúvatar, and a bright flame was in him.' - Of the Sun and Moon, The Silmarillion

by kirasanta
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo