• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Clube de Leitura Escolha do terceiro livro

Qual desses livros deverá ser lido no terceiro Clube de Leitura?

  • O Grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    11
  • Votação encerrada .
Status
Fechado para novas mensagens.
Comprei o livro anterior, Liberdade, mas tive uma péssima experiência com o Submarino (e-books) e aquele seu software exclusivo de leitura (uma carroça). Eles anunciaram o app para iPad e iPhone, mas o bicho se mostrou incompatível com este último, justo onde leio infinitamente mais. Conclusão: li algumas páginas e esqueci.

Voltando à enquete, gostei da indicação do Spartaco (Madame Bovary). Faz muito tempo que li Gustave, ainda era moiçola e morava em Paris. Tudo no francês da gema. :P

Senhora, lembro-me piamente, foi um dos temas do meu vestibular, qd sequer existia ENEM; naquela época, tínhamos uma lista de dez obras para engolir. E, apesar de ter sido uma das minhas preferidas, confesso que não estou muito animada em revê-la nesse momento. Deve ser trauma. :)
 
Última edição:
Votei em Senhora que acabei de ler a alguns dias e é um livro muito bom.
.
O problema da maioria dos romancistas brazucas é que são queimados na escola quando obrigam a turma a ler.
Aí ninguém quer saber desses carinhas e só pensam em E. L. James.
 
Então gente.

E, infelizmente, só não foi um fracasso completo por causa de alguns posts.
(Obrigada, Amy, Analú, Marci e Pips)

Vamos fazer uma nova enquete com livros mais acessíveis?

Digo "acessível" em todos os sentidos mas principalmente no de poder encontrar o livro em domínio público e/ou em bibliotecas, ou a preços camaradas. :yep:

Então, valinoreanos não tinham essa tradição de clube de leitura, vamos devagar, com livros camaradas e não muito extensos. :dente:
Pelo menos até pegar a manha. Estou na metade de Liberdade ainda, não entrava no tópico por medo de spoilers. ><
 
.
O problema da maioria dos romancistas brazucas é que são queimados na escola quando obrigam a turma a ler.
Aí ninguém quer saber desses carinhas e só pensam em E. L. James.

Lima Barreto que o diga.

Votei no O Cortiço, porque é uma grande obra e porque o indiquei. Mas balancei por Senhora.
 
Última edição:
Votei nO Livro do Desassossego. Mas acho que ao mesmo tempo que ele tem vantagens, ele possui desvantagens graves para um Clube de Leitura... Digo assim: como ele é todo fragmentado, todo lacunar (o Massaud Moisés fala em livro-caixa), então você pode abrir ele em qualquer página e ler qualquer coisa quando quiser. Tipo: livro perfeito pra colocar na cabeceira da cama e ler antes de dormir (o Pessoa mesmo dizia que costumava escrever "com" o Bernardo Soares quando estava numa espécie de estágio de sonolência).

O problema é que para um Clube de Leitura, onde o objetivo é fazer com que as pessoas discutam, isso pode se tornar um pouco complicado... Muito complicado. Porque ele não tem enredo (ou um mínimo de enredo e personagens, como o Patrão Vasques etc), tem apenas uma tessitura de pensamento que não são todas as edições que mantêm (e que talvez nem mesmo exista no original, mas apenas na organização). Então, uma discussão sobre O Livro do Desassossego seria uma discussão sobre as coisas, sobre preceitos filosóficos e não exatamente sobre o livro em si. Basta ler estes excertos que a Cia das Letras deixou como prévia. Como elaborar uma discussão em cima disso?
 
Livro do Desassossego. o/
Primeiro porque Pessoa vem ficando frequente nas minha leituras; segundo porque já sei de quem vou raptar o livro. :dente:


Atualizando:
No caso, "Senhora", indicação da Clara V. ganhou. Bora caçar o livro. :cheer:

OBS: Desculpem post duplo.
 
Última edição:
Vou abrir o tópico (com cronograma) para discussão de "Senhora" de José Alencar.

Começamos a discussão no próximo sábado, que tal?

Assim dá tempo do pessoal que quer participar achar o livro e ler a primeira parte.

Lembrando que o livro está em dominio público mas, pra quem não gosta de ler no PC, ele é encontrado em edições baratinhas, seja em sebos ou em livrarias. ;)

- - - Updated - - -

Novo tópico aberto, e este, fechado.[/URL]
 
Última edição:
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo